Goiás

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana

Hoje estamos participando de mais uma Blogagem Coletiva. Vários blogueiros de viagens se uniram, fizeram  uma enquete e elegeram o tema “Viagens Gastronômicas” para  escrever dando suas dicas. E aqui vai a nossa: Culinária Goiana.

A Culinária Goiana tem sabor daquela comidinha caseira feita com muito amor preparada pela mãe ou pela avó, de preferência num fogão a lenha. Os pratos típicos de Goiás são: Galinhada, Frango com Pequi, Frango com Guariroba, Galinha Caipira, Empadão Goiano, Pamonha, Arroz com Suã, Arroz a Puta Rica, Carne na Lata, Chica Doida, Paçoca, Peixe na Telha, Tutu de Feijão, Pão de Queijo entre outros. Você conhece? Caso a resposta seja negativa, te convido a conhecer, pois a comida é deliciosa!

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 1

Tendo origem indígena, carregou a influência da culinária mineira e paulista no final do Século XVIII. Devido a escassez de alimentos, que eram trazidos de outras capitanias, tiveram que arranjar substitutos. Não tinha batata, usavam mandioca. A couve foi substituída pela taioba, entre outros. Com isso, a culinária goiana ficou diferenciada, pois utilizava os frutos do Cerrado.

Galinhada

O Prato preferido do Goiano é a Galinhada. E não é só arroz com galinha, mas pode ser acompanhada também com milho e o famoso pequi ou guariroba, açafrão, pimenta de cheiro e muita cebolinha verde. É uma combinação divina!

Para quem nunca comeu Pequi, não se esqueça, não morda nem parta o pequi! Ele deve ser segurado com as mãos e tem que ser roído. O fruto tem um cheiro forte, o sabor é adocicado, tem uma polpa de coloração amarela que envolve uma semente dura e nela existe uma grande quantidade de espinhos. Tenha muito cuidado ao roer, nunca crave os dentes, pois tem muitos espinhos. Eu nunca me aventurei a roer um pequi, pois sou Pernambucana, mas gosto principalmente do sabor que ele deixa no arroz e no frango. Geralmente uso a polpa do Pequi em conserva. O Pequi ainda é usado em doces, licores e sorvetes.

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 2

Empadão

Quem visita Goiás não pode deixar de experimentar o famoso Empadão Goiano. É uma torta salgada típica da região. Fico com água na boca só de pensar naquela massa fina recheada com frango, queijo minas em cubos, azeitona e linguiça. Bem temperado e bem suculento que é uma das características da comida de Goiás. Também existe a opção de empadão com carne de porco, guariroba, entre outros mais.   Veja na imagem abaixo:

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 3

Pamonha

Outra maravilha é a Pamonha. Em quase toda esquina de Goiânia existe uma Pamonharia. É tradição em Goiás reunir a família para fazer pamonha. Tem Pamonha doce, sal, a moda (geralmente com linguiça, queijo minas, muita cebolinha verde e pimenta). Com frango e catupiry, com creme de pequi, de jiló etc. E ainda tem pamonha frita. Gosto muito da Pamonha a Moda e sempre aos domingos vou no Frutos da Terra que além das pamonhas serem divinas nunca resisto ao Chica Doida que também é uma comida típica de Goiás. Ela é feita com Creme de Milho, Calabresa, Bacon, Linguiça Defumada, Mussarela e Pimenta. Frutos da Terra: R. C. 234, 969 – Nova Suiça, Goiânia – GO

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 4

Não posso deixar de falar da Guariroba também conhecida como Gueroba, que é uma palmeira nativa da região do cerrado brasileiro e conhecida pelo sabor amargo do seu palmito. Ela é muito usada na culinária de Goiás. Frango com Guariroba, Guariroba refogada, Salada de Guariroba, no Empadão, Pamonha e Pastel.

Arroz de Puta Rica

Outra comida famosa é o Arroz de Puta Rica. Dizem que antigamente, nas casas de programa em Goiânia, as moças que ali trabalhavam tinham que fazer a própria comida. Faziam arroz e colocavam todas as sobras que encontravam na geladeira. E os clientes também comiam. Esse arroz ficou conhecido como arroz de puta pobre. Uma cafetina francesa, rica, que morava na cidade, resolveu fazer a diferença e  acrescentou ao prato açafrão, pedaços de frango, costelinha defumada, calabresa, ovo, milho e legumes, com a quantidade de ingredientes acrescentados a receita, o prato ficou conhecido como Arroz de Puta Rica. Pense num arroz gostoso!

Peixe na Telha

O Peixe na Telha é também muito tradicional na cidade. Esta sempre presente nos restaurantes e nas casas dos goianos. Na receita tradicional é usado peixe de água doce, de couro e em postas, geralmente Pintado ou Surubim com molho de tomate, açafrão, leite de coco e creme de leite. Acompanha arroz branco e um pirão feito com o caldo da cabeça e da espinha do peixe. Foi servido pela primeira vez na inauguração do restaurante Forno de Barro em Goiânia e fez o maior sucesso.

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 5

Onde Comer Comida Goiana em Goiânia

Quem quiser saborear a Culinária Goiana recomendo os seguintes restaurantes: Chão Nativo, Fogão Caipira, Mau Nenhum, Jerivá, Frutos da Terra e o delicioso Peixe na Telha do Marronzinho.

Restaurante Chão Nativo

Se você quer experimentar a tradicional comida goiana, não deixe de ir neste restaurante. Ele é um dos mais tradicionais da cidade. 

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 6

O Chão Nativo tem uma variedade enorme em pratos da culinária goiana, inclusive sobremesas como Ambrosia que é típica de Goiás. Com uma decoração aconchegante, pequi e pimenta em conserva, cachaça e muitas outras iguarias da região. Vale a pena conhecer. 

Se você pretende conhecer este restaurante, vou te dar uma dica, dê uma olhada antes no Peixe Urbano ou no Groupon, pois normalmente encontrará desconto para uma das duas unidades. 

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 7

Unidade 1: Av. República do Líbano, nº 1809 – Setor Oeste

Unidade 2: Av. T-11, esq. c/ T-4 – Setor Bueno

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 11 às 15 hs.

Pamonharia Frutos da Terra

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 8

Esta pamonharia já ganhou inúmeros prêmios. Já foi eleita inúmeras vezes pela Revista Veja como a melhor pamonha da cidade. Realmente a pamonha é deliciosa. Além de pamonha você encontra milho, curau, empadão goiano, chica doida entre outros. 

Unidade 1: Av. C- 234, esq. com a rua C-247, nº 969 – Setor Nova Suíça

Unidade 2: Avenida Perimetral nº 2110, Setor Oeste

 

Confira também os outros blogs que participam de nossa Blogagem Coletiva #ViagensGastronomicas e descubram muitas outras dicas!

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 9

Atravessar Fronteiras – Os deliciosos chocolates de Bariloche
Descubra BR 468x60
Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, faça sua Reserva de Hotéis ou Compre sua Passagem na Guia de Passagens e Hotéis, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Mãe e avó que sempre colocou sua família em primeiro lugar. É uma pernambucana, que virou goiana, pois mudou-se para o Cerrado há mais de 20 anos. Sempre teve o espírito aventureiro e ama viajar, principalmente para destinos com praias, sua paixão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Tem Alguma Dúvida? Gostou? Então Fale Com a Gente:

33 Comentários

  1. Ai, que delícia! Contando os dias pra voltar pra casa no final do ano e me empanturrar de pamonha e enroladinho de queijo!! Hmmmmm! Beijos.

  2. Andrea disse:

    Carol, não sabia absolutamente nada sobre a culinária goiana! Me deu água na boca! Só não sei se encaro o pequi… já tinha ouvido falar dos espinhos.

  3. Nossa senhora! Viajando para a Goiana em 3, 2, 1… Mas primeiro a gente fica 1 semana em jejum, neh? rsrs

  4. Nossa! babei muito aqui. Eu ADORO pamonha. Uma das melhores recordações da minha infância é justamente a da minha vó fazendo pamonha. Não conheço Goiânia, mas já sei que vou engordar uns 3 kg quando for. Amei tudo!

  5. Que postagem deliciosa!!! Adorei os pratos e as dicas, a culinária Goiana é realmente maravilhosa!

  6. Lidiane Albuquerque disse:

    Nossa, que delicia, vontade de experimentar vários pratos típicos !!! O empadão goiano … hummmm … Deu fome …

  7. carlaalexmota disse:

    Bem este post é óptimo! A comida tem um aspecto delicioso! Dá vontade logo de comer qualquer coisa. Esse empadão é qualquer coisa! 😀

  8. cissaferreira disse:

    Ótimo post! Conheci pratos que nunca tinha ouvido falar e agora estou com uma fome tremenda! hahahah!!

  9. Que delicia, nunca comi nada de Goiânia. Tudo parece muito bom ainda mais feito no fogão a lenha.

  10. hmmm aguei nesse empadão goiano heim!!! Adoro viagens gastronômicas! Ainda não conheço Goiania, mas esse post me deu um vontade doida de pegar a mochila rs

  11. Nunca comi um prato da culinária goiana, mas tá na hora de experimentar. Na próxima vez que for ao Brasil, se der tempo, vou usar isso como desculpa pra conhecer Goiás.

  12. Mapa na Mão disse:

    Hum, adoro pamonha e pão de queijo. Essas pamonharias me deixaram com água na boca… Ainda não conheço Goiás, nem muito de sua culinária, mas agora, lendo este post, vai para a lista sim! Abraços…

  13. Simplesmente ADORO a culinária goiana! Já provei quase todos os pratos do post. Só de ler já fiquei com água na boca! Gostei bastante de conhecer a história dos pratos. Parabéns!

  14. Cynara Vianna disse:

    Experimentei o arroz de pequi e não gostei muito, mas não foi em Goiânia e nem foi feito por uma goianiense (é assim que chama quem nasce lá?). Nunca comi nenhuma dessas comidas típicas mas suas fotos estão lindas e deram água na boca.

  15. Gê Azevedo disse:

    Adorei, Carol. Salivei com o empadão e achei super interessante a história do arroz de puta rica.

  16. Muito bom, desconhecia muitas informações que você conta aqui 🙂 Dicas anotadas 😉

  17. Carol, não sabia que galinhada era típico de Goiás… sempre achei que fosse mineiro!
    Ah, como é bom ter contato com blogueiras de várias regiões do Brasil… ando aprendendo tanto! Bjs

    • Carol Miranda disse:

      Liliane, a culinária goiana foi inspirada na mineira e na paulista, tendo muita coisa parecida. A galinhada é um prato que não pode faltar na casa dos goianos. Que bom que gostou de saber um pouco mais sobre nossa comida! Bjs

  18. Viajonários disse:

    Gente, que delícia! Fiquei com vergonha por não conhecer praticamente nada da culinária goiana! E essa “Chica Doida” parece ser demais! Adorei o post e as dicas! 😀

  19. Debora disse:

    Adoro Galinhada!! Nunca tive coragem de experimentar Pequi!! E não sabia que pamonha era uma especialidade goiana!

  20. ferscafi disse:

    Fiquei curiosa com a guariroba! Pequi eu experimentei em janeiro – achei ok, nem maravilhoso e nem ruim… Minha família do interior de SP (de origem mineira) tb é dessas que se junta pra fazer pamonha hehehe.

  21. Me diverti com os nomes: Puta Rica e Chica Doida kkkkkk. Seu post está completo, muito informativo e me deixou com água na boca de tanta coisa boa que tem nesse lugar! Parabéns!

  22. Eu adoro empadão goiano e pamonha, mas pequi eu não gosto não… Fiquei com saudade do Jerivá lendo seu post
    o meu post deu erro, sei lá por que mudou… Bom, o link correto do Atravessar Fronteiras é esse aqui embaixo. Por favor, mudem e desculpem-me essa confusão http://www.atravessarfronteiras.com.br/2016/10/os-deliciosos-chocolates-de-bariloche/

    • Carol Miranda disse:

      Adriana, já atualizei seu link. Que bom que ficou com saudades da comida goiana. Toda vez que vou à Brasília, dou uma paradinha no Jerivá. Também adoro a comida de lá!

  23. Washington disse:

    Gostei muito do Post. Aprecio muito a culinária Goiana, sou carioca mais moro em Goiânia tem muito tempo e na minha casa nunca falta pão de queijo, pamonha, galinhada, pequi ao molho e um peixe de água doce. Claro que tive que aprender a usar muitos temperos com eles. Parabéns, o site de vocês é excelente.

  24. Cloê disse:

    Excelente post sobre a culinária Goiana, falou realmente sobre tudo que os goianos comem de bom! E tem boas dicas pra quem quer experimentar essa comida típica bem caseira, preparada com carinho e bem temperada! Parabéns ao site pela matéria! ??