Minas Gerais

11 Coisas para Fazer em Belo Horizonte

Entre os dias 25 e 27 de novembro de 2016 aconteceu em Belo Horizonte o Encontro da RBBV – Rede Brasileira dos Blogs de Viagens. O evento teve apoio da Secretaria de Turismo de Minas Gerais e da Belotur. Estiveram presentes mais de 150 blogueiros de viagens. A programação foi ótima, com palestras, passeios e happy hour. Agora compartilhamos com vocês nossas dicas sobre coisas para fazer em Belo Horizonte. 

Ah, durante este evento não foi só BH que conhecemos não! Aproveitamos para conhecer Ouro Preto. Veja este post contando nossa experiência O Que Fazer em Ouro Preto.

Mercado Central

O Mercado Central funciona há mais de oito décadas, possui 400 lojas. Lá podemos encontrar de tudo, queijos, doces, temperos, artesanato, restaurantes, entre vários outros produtos.

Um dos pratos tradicionais servidos no mercado é o “Fígado com jiló”. É lógico que não poderíamos deixar de experimentar, pois a mistura de sabores é diferente, mas adoramos! Veja na foto abaixo o prato preparado no Bar do Júlio. 

11 Coisas para Fazer em Belo Horizonte

No mercado é possível fazer uma visitação guiada, com guias bilíngues. Elas são realizadas de segunda a sábado das 9 às 17 horas e aos domingos e feriados das 9 às 13 horas.  Ficou interessado? Entre em contato pelo e-mail informacoes@mercadocentral.com.br ou pelo telefone (31) 3277-4691.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Tam nas Nuvens o mercado central de BH está classificado como o 3º melhor mercado do mundo. Estando atrás do Mercat de la Boqueria em Barcelona e o Brough Market em Londres.

Veja na foto abaixo a Sylvia do blog Sentidos do Viajar experimentando vários tipos de molhos de pimenta. 

11 Coisas para Fazer em Belo Horizonte 2

Horário de Funcionamento: De segunda a sábado das 7 às 18  horas; Domingos e feriados das 7 às 13 horas.

Endereço: Av. Augusto de Lima n 744 – Centro.

Site: Mercado Central

Jantar no Restaurante Maria das Tranças

É um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. Funciona há mais de 60 anos oferecendo o que há de melhor na comida mineira. O prato mais tradicional é o frango ao molho pardo, considerado um dos melhores da cidade.

Todos os blogueiros que participavam do evento foram convidados para o jantar no Restaurante Maria das Tranças.

Foi uma boa oportunidade para podermos experimentar vários pratos, e confirmamos que a comida de lá é uma delícia! Adoramos!

Veja na foto abaixo a Cláudia, fundadora da RBBV, do blog Aprendiz de Viajante, recebendo os blogueiros com muito carinho. 

11 Coisas para Fazer em Belo Horizonte 3

Horário de Funcionamento: De segunda a sábado das 11 às 22 horas e domingo das 11 às 18 horas na Unidade de São Francisco.

Endereço: Rua Estoril, 938 – São Francisco e Rua Professor Moraes, 158 – Savassi.

Site: Maria das Tranças

MAP – Museu de Arte da Pampulha

Foi projetado por Oscar Niemeyer para ser um cassino no início da década de 40.

Possui um acervo de 1600 obras, dentre elas a mostra de Arte Contemporânea brasileira. O local é lindo e ideal para aproveitar a bela vista da Lagoa da Pampulha.

Museu de Arte da Pampulha

A vista que temos da lagoa é incrível e rende belas fotos! Aproveite para fazer uma caminhada e curtir muito verde!

11 Coisas para Fazer em Belo Horizonte 4

Horário de Funcionamento: De terça a domingo das 9 às 17 horas.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585 – Pampulha.

Igreja de São Francisco de Assis – Igrejinha

Este é um dos pontos turísticos mais visitados de Belo Horizonte. A Igrejinha, como é conhecida, é considerada a obra-prima do conjunto da Pampulha. Foi projetada por Oscar Niemeyer na década de 40.

Foi considerada uma grande inovação arquitetônica. Seu interior abriga a Via-Sacra, composta por quatorze painéis de Cândido Portinari. Suas curvas, junto com seu painel de azulejos dão um charme ainda maior ao local.

Igrejinha da Pampulha

Está localizada às margens da Lagoa da Pampulha, o local é lindo! De lá podemos ter uma visão privilegiada do Estádio Mineirão.

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Igreja de São Francisco, Museu de Arte da Pampulha, a Casa de Baile e o Iate Tênis Clube) recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em julho de 2016.

11 Coisas para Fazer em Belo Horizonte 6

Horário de Funcionamento: de terça a sábado das 9 às 17 horas; Domingos das 9 às 14 horas.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha.

Pampulha Retrô Tour

Uma ótima forma de conhecer os atrativos da região da Pampulha, é fazendo um Tour no Pampulha Retrô. O passeio é feito numa  jardineira Chevrolet de 1957. Não tem quem não pare na frente da jardineira para fotografá-la, pois é um encanto. 

11 Coisas para Fazer em Belo Horizonte 7

O passeio contempla a Igrejinha São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, Casa Kubitscheck, Parque Ecológico e o Iate Tênis Clube, que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha. O tour custa R$20,00 e dá direito a quatro embarques/desembarques. Durante um percurso, um guia conta a história e curiosidades da Pampulha.

Horário de Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha – Em frente a Igrejinha da Pampulha.

Valor: R$ 20,00

Estádio Mineirão

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão é o quinto maior estádio de futebol do Brasil. Ele foi inaugurado em 1965. O estádio é parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Uma boa pedida é fazer um tour guiado, para saber mais, acesse MineirãoLá está localizado o Museu Brasileiro de Futebol, que possui diversas exposições interativas. O Museu e as visitas ao estádio não acontecem em feriados e tem um horário diferenciado em dias de jogos e eventos.

Coisas para Fazer em Belo Horizonte

Horário de Funcionamento: de terça a sábado das 9 às 17 horas; sábados e domingos das 9 às 13 horas. 

Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José.

Site: Mineirão

Casa do Baile

Foi inaugurada em 1943 para ser um local destinado à valorização artística da Pampulha, onde aconteceriam shows e bailes.

Está localizada numa pequena ilha artificial ligada por uma pequena ponte de concreto à orla. Atualmente funciona lá o Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design. 

Casa de Baile

Foto tirada do site Wikipédia

Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 9 às 18 horas, sendo que na quinta-feira o horário estende-se até as 21 horas. 

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha.

Mirante do Mangabeiras

O local é considerado área de preservação ambiental e proporciona aos visitantes uma visão privilegiada da cidade. Possui uma área de 35.400 m2 e dois decks de madeira, de onde podemos apreciar a bela paisagem.

Mirante do Mangabeiras

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 10 às 22 horas.

Endereço: Rua Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras.

Valor: gratuito

Praça da Liberdade

É um dos principais cartões postais da cidade. Lá funcionou durante anos a sede do poder político da capital: o Palácio da Liberdade e as Secretarias de Estado. 

A praça conta com coreto e fonte luminosa. Seus traçados e os jardins, foram inspirados no Palácio de Versalhes na França. 

Lá funciona o Circuito Cultural Liberdade. Inaugurado em 2010 com a transferência da sede do poder para a Cidade Administrativa. Lá funcionam vários museus e espaços culturais, dentre eles o Museu Mineiro, o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Gerais Vale, o Centro Cultural Banco do Brasil. 

Praça da Liberdade

Foto tirada do site Circuito Cultural Liberdade

Centro Cultural do Banco do Brasil

O prédio onde está instalado o CCBB teve sua construção iniciada no ano de 1926. Desde o ano de 2013 funciona no local o CCBB, uma parceria entre o Banco do Brasil e o Governo do Estado de Minas Gerais.

Logo que entramos no Edifício, que foi projetado por Luiz Signorelli, nos deparamos com uma majestosa escadaria feita em granito, com seu corpo em metal.

11 Coisas para Fazer em Belo Horizonte 8

É a sexta instituição cultural mais visitada no Brasil, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper. No dia de nossa visita estava acontecendo a Exposição comciência. E é claro que visitamos, não perdemos a oportunidade. 

11 Coisas para Fazer em Belo Horizonte 9

Horário de Funcionamento: De quarta a segunda das 9 às 21 horas.

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários.

Programação: CCBB BH

Site: CCBB BH

Valor: Para visitar as exposições o acesso é gratuito. Teatro, dança, ópera e cinema são atividades pagas. 

Choperia Albanos

Depois de um dia turistando pela cidade, nada melhor do que comer uma boa comida e tomar uma cerveja bem gelada! E fizemos isso!!! Fomos muito bem atendidos na Choperia Albanos, que foi aprovada e recomendada por nada menos que 150 blogueiros.

Coisas para Fazer em Belo Horizonte

Horário de Funcionamento: De terça a sexta das 18 às 01 horas, sábados e feriados das 12 às 01 e domingos das 12 às 20 horas.

Endereço: Rua Pium-í 611 – Anchieta

Site: Albanos

Veja na foto abaixo vários blogueiros que estiveram presentes no Encontro da RBBV. Se quiser saber quais blogs estiveram presentes, leia nosso post Encontro da Rede Brasileira dos Blogs de Viagens. Você consegue encontrar eu e o Miranda na foto abaixo? Dica eu estava de blusa preta e o Miranda de camiseta azul.

11 Coisas para Fazer em Belo Horizonte 11

Espero que tenha gostado de nossas dicas! Se você sabe de outras coisas para fazer em Belo Horizonte bem legais, divide conosco. Basta deixar seu comentário. 

Minas Gerais tem muitos lugares lindos! Você já conhece Ibitipoca? Vejas as dicas do blog Vivi na Viagem: O que Fazer em Ibitipoca. Quer conhecer um Eko Park perto de Governador Valadares? Veja as dicas do blog Foco no Mundo: Vale Silvestre Eco-Park: diversão e aventura em Governador Valadares.

Booking.com

Talvez você se interesse por nossos outros posts O Que Fazer em Ouro Preto? Dica de Hotel em Belo Horizonte

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, faça sua Reserva de Hotéis ou Compre sua Passagem na Guia de Passagens e Hotéis, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Dia do Consumidor 728x90

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog. Ficou viciada em viagens há três anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu parar de viajar mais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Tem Alguma Dúvida? Gostou? Então Fale Com a Gente:

24 Comentários

  1. comer muito e beber mais ainda 🙂 Mas adorei esse retrô tour! vai entrar no roteiro da próxima viagem pra BH com certeza!

  2. Eu adorei conhecer Belo Horizonte, pena que não deu para fazer tudo dessa lista porque a passagem por lá foi rápida demais.

  3. Josiane Bravo disse:

    Quanta coisa bacana para fazer em BH. Como mineira, tenho até vergonha de falar que ainda não conheço a capital do meu estado 🙁 Algo que tenho que fazer urgente.

    Beijos

  4. Sou suspeita pra falar, mas BH é incrível, né? hahaha Amei conhecer vocês aqui no encontro!!

  5. Fiquei com uma vontade de ter ido, mas as datas que estava no Brasil não bateram. Estou com muita vontade de conhecer a Igrejinha, vejo fotos dela em todos os cantos. É esse mercado central parece demais, 400 lojas é muito. Abraços.

  6. Este encontro deve ter sido bem giro 🙂 Acompanhei alguns artigos sobre ele! Não conheço a cidade e parece ser bem gira. Tenho muita curiosidade em ver a igreja de São Francisco de Assis, que original!

  7. Martinha disse:

    Belo Horizonte sempre um encanto, e ainda com o Encontro junto, sucesso!! Alguns lugares ainda não conheço, preciso voltar.. 😉

  8. Post lindo demais, eu amei conhecer BH e foi muito bom relembrar o encontro lendo seu post.
    Dicas ótimas ❤

  9. Juliana Moreti (turistando.in) disse:

    Queria muito ter ido a esse encontro! Deve ter sido uma delìcia!
    Muito bom esse teu roteiro!
    😉
    BH é uma delìcia!

  10. Mapa na Mão disse:

    Quanta opção legal para se visitar em Belo Horizonte! Adorei o post. Amei, especialmente, a Praça da Liberdade, o mercado público e a Casa do Baile. Deve ser maravilhoso. Abraços.

  11. Leo Vidal disse:

    Muito bom seu roteiro de Belo Horizonte. Adoro a região da Pampulha e não importa quantas vezes já fui à capital mineira, sempre volto lá. Gostei de algumas dicas de restaurante, vou tentar conhecer quando voltar a BH.

  12. Adorei seu post! Belo Horizonte é uma cidade encantadora né? Fiquei com saudades do EncontroRBBV2016! rs. Foi muito bom conhecer vocês. Beijos!

  13. Concordo com as suas sugestões e achei Belo Horizonte muito recepctiva e linda! Que arquitetura! Adorei o encontro da RBBV também e conhecer os blogueiros, até a próxima!

  14. Rui Baptista disse:

    Vejo que a Belo Horizonte sobram motivos de interesse para uma demorada visita 🙂