Visitar uma vinícola é um dos passeios mais tradicionais no Chile. Este passeio não pode ficar de fora de um bom roteiro no país. Descubra aqui como chegar à Vinícola Concha Y Toro, quais os tours disponíveis, quanto custa e muito mais!
Quando comecei a fazer a programação do que iríamos fazer em Santiago, me deparei com uma situação inusitada: tudo fechava na segunda-feira. Dos lugares que eu tinha selecionado para conhecer, o único que abria na segunda-feira era a Vinícola Concha y Toro, no Valle del Maipo.
Então reservei uma segunda-feira para conhecer a Concha Y Toro. Anote essa dica e faça isso você também.
Ah e o passeio à Vinícola é um dos 7 melhores passeios de um dia para quem está em Santiago.
Como chegar à Vinícola Concha Y Toro
A vinícola está localizada em Pirque, que fica a 27 km do nosso hotel no centro de Santiago. Escolhemos ela por ser uma das mais antigas e conhecidas do país. O tempo aproximado de viagem até lá, partindo do centro de Santiago, é de uma hora e meia.
Existe três opções para chegar até lá:
- alugar um carro, mas desistimos ao saber que o trânsito na cidade é caótico e levaríamos um tempão para chegar até lá;
- fazer um tour com as agências de turismo, descartamos por ser bem mais caro, mas é também a forma mais rápida ou
- ir por conta própria, que foi a que escolhemos.
Como chegar à Concha Y Toro de transporte público
- Pegue a linha 4 (azul escuro) do Metro de Santiago até a Estação Las Mercedes.
- Uma vez fora do trem, saia da estação terminal, pegue a saída que diz “Concha y Toro Ocidente”.
- De lá você pode tomar um táxi ou Metrobus (ônibus) para a vinha. Apenas Metrobus N ° 73, 80 e 81 passa na vinha.
Como chegar à Concha Y Toro de carro
- Pegue a rodovia Autopista Vespucio Sur.
- Se vai de leste a oeste da cidade: vire à direita na saída “Salida 39 Departamental Vicuña Mackenna”.
Uma vez fora da rodovia, siga em frente e paralelo a ela para alcançar a Avenida Vicuña Mackenna. Próxima esquina, vire à esquerda e vá para a Vicuña Mackenna sul. - Se vai de oeste a leste da cidade: vire à direita na saída “Salida 39 Vicuña Mackenna”. Vire novamente à direita e metade de um quarteirão depois vire à direita na Avenida Vicuña Mackenna e continue para o sul.
- Cerca de 5 km depois, Avenida Vicuña Mackenna renomeado para Avenida Concha y Toro.
- Continue até atravessar o Rio Maipo (ponte San Ramon) e onde Avenida Concha y Toro termina, vire à direita: você chegou a Avenida Virginia Subercaseaux.
- A primeira entrada à direita é a Concha y Toro.
A forma mais fácil para chegar até a vinícola é contratando uma excursão. Mas como estávamos num grupo muito grande, resolvemos ir por conta própria.
Nós fomos até lá de metrô. Descemos na Estação Las Mercedes (linha 4 azul escuro) e pegamos um táxi até a vinícola (chegamos em 5 minutos).
Demoramos cerca de uma hora e meia para chegar até a vinícola. Chegamos 10 minutos atrasados e perdemos o horário do nosso tour em português que estava marcado para 11:30. Mas conseguimos fazer o tour no horário seguinte, em espanhol. Vale salientar que são extremamente pontuais.
Como é o tour na Vinícola Concha Y Toro
O passeio começa perto da loja principal da Concha y Toro. Dali, fomos em direção a casa onde viveu seu fundador Don Melchor Concha y Toro.
Em seguida fomos conhecer os jardins, que são lindos. Com muitas árvores, flores e um lago que rende belas fotos.
De lá fomos conhecer os vinhedos. Como estávamos no inverno, não conseguimos nem ver nem experimentar as uvas. Em outras épocas do ano é possível experimentar a grande variedade de uvas da vinícola.
O guia nos deixou a vontade para tirar várias fotos.
Confira um artigo sobre as vinícolas em Santiago e as regiões produtoras de vinho no Chile.
De lá seguimos para conhecer a parte interna da vinícola. Vimos como os vinhos são armazenados, a temperatura ideal para conservação e nos foi explicado várias coisas sobre a produção dos vinhos.
A parte mais interessante é quando entramos pela porta (veja na foto abaixo) e é exibido vídeo que conta a lenda do Casillero del Diablo.
Não vou relatar para não perder a graça de sua visita, se você ficou curioso, não deixe de fazer o tour pra conhecer o final da história.
O tour foi rápido, durou meia hora. No final dele acontece a parte que para alguns é a mais esperada: degustação dos vinhos. Foram oferecidos três vinhos:
- o Gran Reserva (branco),
- o Famoso Casillero del Diablo (tinto) e
- o Terrunyo (tinto com 14,5% de álcool).
O que eu mais gostei foi o Gran Reserva, que por ser mais suave, é uma delícia! Achei legal poder levar a taça de recordação. Trouxemos as nossas na mala para o Brasil e não quebraram.
Ao final do tour fomos fazer compras na lojinha, que possui muitos acessórios legais a venda: saca-rolhas, termômetros para verificar a temperatura do vinho, canetas, imã de geladeira, sem falar nos vinhos e espumantes, uma variedade infinita.
Trouxe algumas lembrancinhas para dar de presente. Em minha opinião esse é um passeio para adultos. As crianças não têm muito que fazer e não se interessam por nada.
Como reservar o tour na Conha Y Toro
Entre no site Concha y toro, acesse a opção Tour & Wine Experience e marque sua visita. Você seleciona o tipo do tour Tradicional ou Marques da Casa Concha (veja abaixo a diferença entre eles).
Seleciona o idioma (português, espanhol ou inglês), o horário da visita (entre 10:00 e 17:10) e o número de visitantes. Para o tour Marques da Casa Concha só existe a opção de tour em espanhol. Depois você receberá um e-mail de confirmação da visita.
Valor do tour na Concha Y Toro:
- Tradicional: $ 24.000 pesos chilenos;
- Marques da Casa Concha: $ 38.000 pesos chilenos neste tour não é permitido o ingresso de crianças no salão de cata ou degustação do Tour Marques de Casa Concha.
- Crianças (menores de 18 anos) não pagam pelo tour.
- Valores praticados em agosto/2024.
Diferença entre os tours
Tour
tradicional | Tour Marques de Casa Concha | |
Caminhada pela vinícola e pelo parque |
X | X |
Visita guiada às adegas e Casillero del Diablo, loja e bar de vinhos | X | X |
Vinhedo Pirque Viejo e Jardim com Variedades de Uvas | X | X |
Degustações de vinhos premium | X | X |
Taça de vinho gravada de presente | X | X |
Degustação de 4 safras de Marques de Casa Concha conduzida por sommelier (30 min.) + tábua de queijos finos selecionados | X | |
Duração aproximada | 1 hora | 1 hora e meia |
Preço | CLP$ 24.000 | CLP$ 38.000 |
Atenção: No tour Marques de Casa Concha não são permitidas crianças.
Informações:
- Site: Concha y Toro – você pode escolher o idioma em português.
- Endereço: Av. Virginia Subercaseaux 210, Pirque, Santiago, Región Metropolitana.
- Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10:00 às 17:10 hs.
Outras Vinícolas no Chile
Vinícolas do Valle de Casablanca
Respostas de 16
SERA QUE DA PRA TARAZER A TACA DE LEMBRANCA NA BAGAGEM DE MAO , ESTOU COM ESSA DUVIDA SE O AVIAO IRA PERMITIR
É possível sim…
Amei a dica de como chegar, Carol. Estamos com viagem marcada para o Chile e será muito útil, obrigada. Beijos.
Uaaauuu! Adoro esses posts com tudo mastigadinho. Além de viajar pelos jardins e as dependencias lendo o post, eu amei as informações uteis como as opções de transporte e os valores, claro.
Parabéns pelo post, ficou muito bom e vai ajudar todos que quiserem visitar também 😉
Zelinda, que bom que gostou! Fico super feliz. Bjs
Os vinhos da Concha y Toro são garantia de delícia 🙂 A visita acho que deveria ser feita com mais carinho, achei meio fraca comparada com outras aqui no Chile (o que é uma pena, porque o lugar é maravilhoso!!)
Que bom saber que é fácil e razoavelmente em conta chegar lá por conta própria. Também evito dirigir em lugares caóticos.
Sempre ouço falar deste tour, deve ser bem interessante! E ótimo saber que dá para ir por conta própria de transporte público/taxi. Eu certamente iria assim também, para economizar! Obrigada pelas dicas! 🙂
Também fui de metrô para a Concha y Toro e achei muuuito tranquilo de ir por conta própria. Adorei o tour por lá, só fiquei chateada porque esqueci a minha taça de souvenir na mesa do Wine Bar hahaha
Esse detalhe de horários é tão importante, que nos pode fazer perder um dia. Olha, na primeira vez que fui à capital da República Checa, Praga, não consegui visitar o cemitério judaico porque eles, por tradição religiosa, não trabalham ao sábado. Imagina a minha frustração.
Ainda bem que fizeram uma boa pesquisa prévia e conseguiram aproveitar bem o dia na vinícola. Não contenho a curiosidade, vou lá espreitar a lenda também 🙂
Abraço
Essa vinícola é D+ e a história do vinho El Diablo é muito legal, comprei vários vinhos ai, pois adora essa marca.
Parece uma visita bem interessante… e eu confesso que vinho é, para mim, uma das maravilhas do Mundo 🙂
Ai, que delícia! Ótimo post. Viajar já é uma delícia. Em família então, né?! Tudo de bom!
Amei seu post! Super detalhado! Super bem explicado! Parabéns e mto obrigada pela dica! 😉
Carol… vou fazer o mesmo que vc fez mas fiquei com uma dúvida ida com relação ao atraso de vocês. Vou sair da providência. O metrô é cheio nesse horário? Com quanto tempo de antecedência tenho que sair para não me atrasar?
No mínimo duas horas, é que o trajeto até a Vinícola é demorado. O metrô não estava cheio não. Foi tranquilo, é que é longe mesmo. Espero que goste da visita.