10 Melhores lugares para viajar em julho no Brasil 2024

Conteúdo

Você já tem destino para as próximas férias? Reunimos aqui os melhores lugares para viajar em julho no Brasil e com opções para todos os gostos: praias, lugares para curtir o inverno, lugares junto a natureza e parques com águas termais! 

Julho é um mês que coincide com o inverno no Brasil. O inverno acontece de 20 de junho a 22 de setembro. Saber disso é de extrema importância para escolher os melhores lugares para viajar.

Se você quer curtir praia em julho, fique atento, pois em vários lugares do litoral brasileiro costuma chover ou fazer frio nessa época do ano.

Mas não se desespere, pois existem lugares onde você poderá curtir muito sol em julho, onde a temperatura também é boa e a possibilidade de chuva é baixa.

Fortaleza, Chapada dos Veadeiros e Gramado os melhores lugares para viajar em julho no Brasil

Quer descobrir os melhores destinos para viajar no Brasil? Confira nosso espaço “PRA ONDE VIAJAR” e descubra os 10 melhores lugares para viajar no Brasil nos meses de:



ATENÇÃO: A plataforma Booking realizou uma pesquisa e divulgou o resultado com os  destinos mais procurados para as férias de julho. Vai lá conferir o top 10 nacional e o top 5 internacional.

Pra onde viajar em julho no Brasil?

Nesse artigo daremos sugestões de lugares para viajar em julho e que agradam aos mais variados públicos. Você encontrará:

  • Lugares para curtir praia em julho;
  • Lugares para curtir o inverno;
  • Lugares para curtir o ecoturismo;
  • Lugares para curtir parques aquáticos.

1. Fortaleza no Ceará

Praia de Lagoinha no Ceará, Fortaleza destino para curtir praia em julho
Praia de Lagoinha no Ceará

Nós já visitamos Fortaleza nas férias de julho, não pegamos nenhum dia de chuva e nos divertimos de montão! Estava um sol de rachar, você pode comprovar isso lendo nossas matérias sobre Fortaleza e as belíssimas praias do litoral cearense como Morro Branco, Lagoinha, Canoa Quebrada, entre outras.

Um dos passeios tradicionais da cidade é ir até o Mercado de Peixes, comprar peixes frescos e levar para os restaurantes que preparam na hora para você. E a melhor hora do dia para fazer isso é no final da tarde, pois você irá saborear deliciosos frutos do mar e contemplar um belíssimo pôr do sol. 

De quebra você ainda pode curtir o Beach Park, bom demais né? Além disso a cidade é a capital da piada e tem vários lugares para você curtir shows de humor. 25 Dicas de Passeios em Fortaleza.

2. Porto Seguro na Bahia: um dos melhores lugares para viajar em julho no Brasil

Praia em julho em Porto Seguro, vista aérea de Porto Seguro na Bahia
Porto Seguro um dos melhores lugares para curtir praia em julho

Porto Seguro na Bahia é uma ótima opção de viagem em julho. O que não falta na cidade é coisa pra fazer… É um destino que reúne história, praias maravilhosas e a alegria do povo baiano. Bom demais né?

Tente reservar pelo menos um dia para conhecer o centro histórico da cidade, pois foi o local onde o Brasil começou. Se você gosta de agito, não deixe de ir à Passarela do Álcool, pois o lugar é bem animado. Lá existem bares, restaurantes e uma feirinha vendendo artesanato.

De Porto Seguro é possível também fazer vários passeios de bate e volta e conhecer outras belíssimas praias da Bahia, como Arraial D’Ajuda, que está localizada a 6,5 km de Porto Seguro.

Mirante das fitas em Arraial D'Ajuda na Bahia, praias em julho
Arraial D’Ajuda na Bahia

Trancoso é outro lugar que vale a pena conhecer. O vilarejo fica a 76 km de distância de Porto Seguro e é considerado uma das melhores praias da Bahia.

  • Temperatura: entre 21° e 25°.
  • Precipitação (chuva esperada): 83 mm – poderá chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem.
  • O que fazer: 10 melhores passeios em Porto Seguro.

3. São Luís e Lençóis Maranhenses

São Luís do Maranhão um dos melhores destinos para viajar em julho

São Luís, a capital do Maranhão é uma cidade super charmosa, com atrativos para quem gosta de história e também de arquitetura, pois ela abriga belíssimos casarões e sobrados portugueses dos séculos 18 e 19. 

Estando em São Luís, uma boa pedida é conhecer Alcântara: a cidade que parou no tempo. Esse é um dos principais passeios da cidade e fica a pouco mais de uma hora de distância. 

A cidade também é famosa por sua festa folclórica do Bumba-Meu-Boi que acontece na cidade nos meses de junho e julho. Nessa festa bois coloridos invadem a cidade num festival marcado por muita dança.

Para conhecer os Lençóis Maranhenses é preciso escolher uma cidade como base. Você pode optar por Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Santo Amaro é a cidade mais próxima de São Luiz, estando a 240 km de distância. Mas se você não quiser se hospedar por lá, várias agências de turismo de São Luiz fazem o passeio de bate e volta, vão e voltam no mesmo dia. 

Lençóis Maranhenses um dos melhores destinos para viajar em junho, Lagoa Azul no Parque
Lençóis Maranhenses um destino de sonho

A melhor época para visitar os Lençóis ocorre quando as lagoas estão cheias, nos meses de junho, julho e agosto. Portanto é uma ótima pedida para as férias de julho. 

Uma boa pedida é participar da Expedição Rota das Emoções que passa pelos Lençóis Maranhenses, por Jericoacoara e vários outros lugares paradisíacos. 

  • Temperatura nos Lençóis: entre 24° e 31°.
  • Precipitação (chuva esperada): 48 mm – baixa possibilidade de chuva.

4. Gramado no Rio Grande do Sul

Gramado principal destino de inverno do Brasil, pra onde viajar em julho
Gramado principal destino de inverno do Brasil

Gramado é um destino maravilho em qualquer época do ano, mas em julho é ainda mais especial… Julho é um dos meses mais frios do ano em Gramado. Se você der sorte poderá até ver neve por lá. Então prepare seus agasalhos e programe-se para se divertir na Serra Gaúcha. 

Gramado ocupa constantemente a lista de destinos mais procurados por viagens no Brasil. Segundo um levantamento feito pelo Google, no ano de 2023, Gramado foi um dos 10 destinos mais buscados nas pesquisas feitas por brasileiros na temática viagens. 

Já deu pra notar que Gramado é um ótimo destino para viajar em julho no Brasil né?

O clima frio da cidade tem tudo a ver com sua infinidade de restaurantes que servem deliciosos rodízios de fondue, massas, pizzas, churrasco, entre outras gostosuras.

Mas será que Gramado só tem comida? Não!!! A cidade tem o belíssimo Lago Negro, o Parque Mini Mundo, o Snowland e muitos outros lugares maravilhosos.

Gramado é uma ótima opção para viagens em família. As crianças adoram as pizzarias temáticas, a Aldeia do Papai Noel, a Escola da Magia. Confira os melhores passeios em Gramado para crianças e adolescentes.

Além disso a cidade é perto de várias outras lindas cidades gaúchas como Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Garibaldi, ideais para passeios de um dia.

5. Campos do Jordão em São Paulo

Campos do Jordão é um dos principais destinos de inverno do Brasil
Campos do Jordão é um dos principais destinos de inverno do Brasil

Nós já fomos em Campos do Jordão durante o inverno e pudemos ver que faz mesmo frio nessa época do ano. Nós pegamos mais frio em Campos do Jordão do que no Chile no mesmo período!

Dá para acreditar? Ao longo do dia a temperatura ficou por volta dos 12°C, mas à noite ela foi caindo, caindo, caindo…. até chegar a – 2°C às 23 horas. Essa foi a cidade mais fria que visitamos no Brasil.

A cidade é considerada a Suíça brasileira por conta de sua arquitetura inspirada em construções europeias e também por seu clima mais frio.

Em julho a cidade costuma ficar bem cheia, pois além de seus atrativos convencionais, acontece o Festival de Inverno. 

Para curtir as férias de julho na cidade é importante sair da cama mais cedo para aproveitar bem o dia e não pegar os pontos turísticos tão cheios. Não deixe de ir ao Morro dos Elefantes apreciar a melhor vista da cidade. Se você gosta de cerveja artesanal, na cidade é possível visitar a fábrica da Cerveja Baden Baden. 

6. Monte Verde em Minas Gerais

Monte Verde um dos destinos de inverno para viajar em julho, melhores lugares para viajar em julho no Brasil
Pra onde viajar em julho? Monte Verde MG – foto Viajando na Janela

O distrito de Monte Verde, fica localizado em Camanducaia em Minas Gerais. Apesar de estar em Minas, fica mais perto da cidade de São Paulo do que BH, estando a 163 km de distância. 

É um destino procurado não só por quem quer curtir o frio, mas também por quem está procurando romantismo, por isso se você ainda não sabe pra onde viajar em julho, provavelmente Monte Verde seja uma ótima pedida!

Monte Verde está a quase 1600 metros acima do nível do mar, e é conhecida como a Suíça Brasileira de Minas Gerais.

Por ser um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, durante o inverno sua temperatura pode estar até 4°C mais fria do que em regiões bem próximas.

Durante as noites do mês de julho é bem comum a temperatura chegar a bem próximo de 0°C.  

  • Temperatura: entre 10° e 20°.
  • Precipitação (chuva esperada): 56 mm – baixa possibilidade de chuva.
  • O que fazer: o que fazer em Monte Verde

7. Chapada dos Veadeiros em Goiás

Chapada dos Veadeiros um dos melhores lugares para viajar em julho no Brasil
Chapada dos Veadeiros um dos principais destinos turísticos de Goiás

A Chapada dos Veadeiros, fica localizada no Estado de Goiás a 223 km de Brasília. A cidade é o destino perfeito para quem gosta de cachoeiras e de muito contato com a natureza.

O mês de julho é perfeito para conhecer a Chapada, pois será dificílimo você pegar chuva por lá, pois é o período de seca na região.

Algumas das mais belas cachoeiras do Brasil encontram-se na Chapada, como é o caso da Cachoeira Santa Bárbara, da Cachoeira Almécegas, entre muitas outras. O Vale da Lua também é um lugar muito procurado pelos turistas.

Se você pretende visitar a região, confira nosso roteiro de 3 dias na Chapada. Nele contamos as cachoeiras que escolhemos conhecer, onde nos hospedamos e outras dicas que te ajudarão a conhecer o melhor da região, que é um dos melhores destinos para viajar em Goiás. 

  • Temperatura: entre 15° e 26°.
  • Precipitação (chuva esperada): 3 mm – raríssima possibilidade de chuva.
Pra onde viajar em julho, destinos para viajar em julho, ecoturismo em julho
Bonito destino para curtir ecoturismo em julho – foto Depositphotos

cidade de Bonito fica localizada no Mato Grosso do Sul, estando a 312 km de Campo Grande, que é o ponto de partida de muitos turistas que visitam a cidade. 

O inverno é a melhor época para visitar Bonito, pois é o período de seca na região. Por isso é a época ideal para as flutuações nos rios.

Flutuar nos rios de águas cristalinas e estar próximo de vários cardumes é uma experiência maravilhosa, que a maior parte dos turistas quer ter na cidade. É possível viver essa experiência em vários lugares, como o Rio Prata, o Rio Sucuri e o Aquário Natural.

A região ganhou fama pela belíssima Gruta do Lago Azul. Nesse passeio é possível contemplar as rochas, formações geológicas e contemplar as águas de azul turquesa do Lago.

  • Temperatura: entre 15° e 25°.
  • Precipitação (chuva esperada): 59 mm – baixa possibilidade de chuva.

9. Rio Quente em Goiás

Hot Park em Rio Quente, um dos melhores parques aquáticos do Brasil, tobogãs e Praia do Cerrado
Algumas das melhores atrações do Hot Park

A cidade de Rio Quente em Goiás, fica localizada a 170 km de Goiânia e abriga um dos principais parques do Brasil: o Hot Park

Se você quer viajar em julho para algum lugar onde não pegará chuva, acabou de encontrar o destino, pois terá 99% de chances de isso acontecer em Rio Quente. Julho é o período de seca da região. 

O Hot Park é um parque aquático que agrada pessoas de todas as idades. Possui um área verde enorme, vários toboáguas, piscinas aquecidas, piscina de ondas, clubinho da criança, bar molhado, tirolesa e muito mais. 

Além do parque possuir uma infinidade de brinquedos ele conta com a belíssima Praia do Cerrado, repare na foto acima e veja como ela é linda.

E se você for curtir o parque com crianças tem ainda o Hotibum, uma área dedicada a elas e com muitas atrações.  É um destino perfeito, você vai amar!!

Descubra aqui quanto custa ir ao Hot Park

10. Olímpia em São Paulo

Thermas dos Laranjais em Olímpia SP
Thermas dos Laranjais em Olímpia SP

A cidade de Olímpia fica localizada a 440 km de São Paulo e conta com dois parques aquáticos maravilhosos: o Hot Beach e o Thermas dos Laranjais. Nos dois parques você encontrará águas termais, portanto já dá pra ver que tem tudo a ver com inverno. 

Reserve no mínimo um dia para conhecer o Hot Beach e dois para conhecer o Thermas dos Laranjais, pois os parques são bem diferentes.

O Thermas dos Laranjais vem participando todos os anos das listas de melhores parques aquáticos da América do Sul. Ele fica aberto 365 dias por ano e conta com mais de 50 atrações, dá para acreditar? 

Por isso falamos que são necessários pelo menos dois dias para conhecer o parque, que conta com montanha-russa aquática, simulador de surf, vários toboáguas e muito mais.

  • Temperatura: entre 15° e 27°.
  • Precipitação (chuva esperada): 18 mm – baixa possibilidade de chuva.
  • Onde se hospedar:  hospedagem em Olímpia.
Principais pontos turísticos de São Paulo, Sampa Sky, atrações de São Paulo
Sampa Sky uma das mais novas atrações de São Paulo

São Paulo é uma cidade recheada de coisas para fazer e que agrada pessoas das mais variadas faixas etárias. Para os pequenos a cidade conta com uma infinidade de parques, museus, teatros, zoo e muito mais. Confira os 10 melhores passeios para crianças em São Paulo.

Para o público jovem e adulto a cidade conta com inúmeros restaurantes, boates, pubs, museus, shows, teatros e uma série de outras atividades.

Para conhecer a cidade reserve pelo menos um dia para visitar as atrações turísticas localizadas no Centro da Cidade: o Farol Santander, o Edifício Maratazzo, o Edifício Martinelli, a Catedral da Sé são lugares que devem estar em seus planos. 

Se você gosta de restaurantes japoneses, dê um pulo no bairro da Liberdade; se você gosta de comida italiana, corra para as cantinas do Bexiga; se você gosta de pizza encontrará muitas pizzarias saborosas na cidade.

Se você prefere um ambiente romântico, com uma vista incrível da cidade, tem o Terraço Itália. Já deu pra notar que é um destino e tanto, né?

Com passagem aérea

Para viajar nas férias de julho, recomendamos que comece a planejar sua viagem com antecedência, principalmente se utilizará o transporte aéreo para seu deslocamento. 

Para comprar sua passagem aérea, recomendamos que faça isso com 90 dias de antecedência, pois lembre-se JULHO É ALTA TEMPORADA, o que significa que os preços estarão mais altos. 

Tente também não comprar sua passagem de ida para uma sexta-feira e a de volta para um domingo, pois nesses dias o preço da passagem costuma ser mais alto. 

Para descobrir os melhores preços de passagens, recomendamos que use o Skyscanner, que é um comparador de preço de passagens, que te apresenta as melhores opções. Muitas vezes o preço é bem melhor do que se você comprar diretamente no site da companhia aérea. 

Com passeios

A forma mais fácil e rápida de comprar seus passeios pelos mais variados destinos do Brasil e do mundo é utilizando o Civitatis.

Nós sempre fazemos isso, pois assim já chegamos em nosso destino com nosso roteiro completo e não precisamos perder tempo pesquisando passeios, pois tempo também é dinheiro. 

Anote essa dica e faça a cotação de seus passeios no destino que escolher viajar.

Bom, espero que tenha gostado de nossas dicas dos 10 melhores lugares para viajar em julho no Brasil. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível. 

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, compre seus ingressos ou reserve seu hotel usando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!

Segue a gente!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados