10 melhores passeios em Gramado para crianças

Conteúdo

Gramado no Rio Grande do Sul é um destino que agrada pessoas de todas as idades, mas encanta ainda mais os pequenos. Descubra aqui os 10 melhores passeios em Gramado para crianças. E dê atenção especial ao item 9, para não deixar sua criança contrariada!!!

A cidade tem tanta coisa para fazer que ficamos seis dias por lá e não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos.  Confira nosso roteiro em Gramado e Canela de 6 dias.

Gramado é um dos melhores destinos do Brasil para viagens em família. A cidade tem uma infinidade de atrações para os mais variados públicos, em especial para as crianças.

Aproveite para conferir nossos artigos:

Melhores passeios em Gramado para crianças

1. Se divertir na neve no Parque Snowland  

Neve de verdade no Snowland
Snowland em Gramado

O parque Snowland é um dos lugares preferidos das crianças em Gramado. O lugar é maravilhoso! É lá que você terá contato com a neve, pois o parque é gelado!!!

Na Montanha de Neve tem um Castelo, que com certeza encanta a todos. Nele existem algumas pistas para as crianças com a altura de 0,90 cm e 1,30 cm descerem sentadas em boias. 

O Biel ficou triste pois já tinha mais de 1,3 cm de altura e só pode descer no Castelo uma vez. Mas ficou feliz em descer várias vezes na Montanha de Neve.

O parque tem playground de Neve, teatro, vila de jogos entre outros. Realmente tem diversão para todas as idades. Mas sabe o que o Gabriel mais gostou? A Pista de Patinação. Ele amou patinar no gelo, não queria sair de lá.

Então anote a dica e não deixe de incluir no seu roteiro o Snowland. Confira nosso artigo com dicas para conseguir desconto no ingresso do Snowland

2. Procurar o limpador de chaminés no Mini Mundo 

passeio em Gramados para criancas
Parque Mini Mundo em Gramado

Mini Mundo encanta crianças, jovens, adultos e idosos. Meu neto ficou deslumbrado, não só com o parque, mas também com sua história.

Amou saber que que tudo começou com um avô, que atendendo ao pedido dos netos, construiu uma casinha de bonecas e uma locomotiva em miniatura, que deram início a uma cidade em miniaturas.

Primeiro com a história do avô que atendendo ao pedido dos netos, construiu uma casinha de bonecas e uma locomotiva em miniatura, que acabou virando uma cidade em miniatura. Ele prestou muita atenção em toda história que foi contada. 

O guia nos contou que quem encontra um limpador de chaminés terá sorte pela vida toda. O Gabriel foi logo tratando de procurar e encontrou vários!!!

Se você reparar na foto abaixo, na chaminé da primeira casa da direita, poderá ver um vulto preto dentro dela. Esse é o limpador de chaminés. Como lá tudo é feito em miniatura, a foto não retratou muito bem. 

Ao longo de nosso passeio o guia foi pedindo que encontrássemos réplicas de personagens espalhados pelo parque, como a turma do Chaves, o Ayrton Senna, os Beatles, entre outros.

Foi uma aventura e tanto, realmente um passeio imperdível para criança em Gramado. Anote a dica pois a visita guiada é gratuita e torna o passeio ainda melhor.

O lugar realmente é maravilhoso! As réplicas são perfeitas e algumas delas o Biel conhecia como o Museu de Ipiranga e o Jardim Botânico de Curitiba. Gabriel falava o tempo todo que era igualzinho. E são mesmo perfeitas! Não deixe de conhecer.

3. Conhecer a Menor Fábrica de Papel do Mundo

passeios em Gramado com crianças
Menor Fábrica de Papel do Mundo em Gramado

Mundo a Vapor é uma viagem no tempo. Como diria o Biel: no tempo da vovó.  O ideal é fazer uma visita guiada, para conhecer melhor o lugar.

O Biel simplesmente amou!!! Prestou atenção em todas as explicações, respondeu perguntas e ficou deslumbrado em conhecer a menor fábrica de papel do mundo e vê-la funcionando. 

Ele ganhou de lembrança um pedaço do papel que foi produzido na fábrica e guardou com o maior carinho.   

No Mundo a Vapor existem várias réplicas em miniatura de diversas máquinas, repletas de detalhes e em funcionamento, o que torna a visita ainda mais interessante.

O Biel também adorou ver a produção de mini tijolos na Olaria e conhecer todo processo de transformação da argila em tijolo. É muito interessante, foi um passeio diferente e recomendo muito.

4. Conhecer a Casa do Papai Noel

Casa do Papai Noel em Gramado
Aldeia do Papai Noel

Pense em um lugar lindo, mágico!!! Pensou? A Aldeia do Papai Noel é bem mais que isso. É um verdadeiro conto de fadas. A casa do Papai Noel é encantadora. Nela todos os ambientes são decorados com motivos natalinos.

Tem a roupa do Papai Noel pendurada, o escritório do Papai Noel com árvore de Natal lotada de cartinhas e muitos outros lugares. 

A casa ainda é cercada por pinheiros alemães que deixam o local ainda mais bonito. Tem um imenso jardim na frente da casa e uma escadaria cheia de hortênsias. Tiramos muitas fotos e nem preciso dizer que ficaram lindas.

Queria conhecer tudo: a fábrica do Papai Noel, as renas, chalé dos ursos, presépio com bonecos eletrônicos, alojamento do papai Noel, a árvore dos desejos, o trenzinho, a terra da neve e muito mais.

A melhor parte é que a Aldeia do Papai Noel fica aberta o ano inteiro. Esse é um dos melhores passeios em Gramado para crianças. Não deixe de conhecer, vale muito a pena. Nós amamos.

5. Apreciar esculturas feitas de chocolate 

melhores passeios em Gramado com criancas
Esculturas de chocolate

Já imaginou um lugar onde todas as esculturas são feitas de chocolate? Pois é o Mundo do Chocolate é assim. Na entrada tem uma fonte de chocolate enorme! Pena que não é comestível, pois ficamos com vontade de experimentar.

Passamos mais de uma hora apreciando os monumentos simplesmente perfeitos, todos eles esculpidos em chocolates e com uma riqueza de detalhes impressionante.

Nossos preferidos foram o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade, a muralha da China, a Esfinge, as Pirâmides do Egito, o Taj Mahal, a Torre Eiffel entre muitos outros.

Você pode ficar a vontade para fotografar. Porém somente em uma sala você não pode tirar fotos, pois elas são vendidas pelos fotógrafos do Mundo de Chocolate. Não resistimos e compramos algumas. Essa aí de Veneza foi uma delas. 

O perfume do chocolate é maravilhoso e nos acompanha por toda a visita, que termina na Loja de Chocolates. Tivemos que comprar vários, pois o Gabriel queria experimentar todos os chocolates. 

6. Andar num carro de luxo no Salão de Super Carros

melhores passeios em Gramado com criancas
Salão de Super Carros em Gramado

Quem não sonha em entrar numa Ferrari? Era tudo que o Gabriel queria, entrar numa Ferrari e claro tirar muitas fotos. Eram tantos carros lindo que ele não sabia em qual entrar depois da Ferrari.

Na entrada do Salão tinha uma roleta onde você girava e ganhava um prêmio. E sabe o que ele ganhou? Um passeio filmado numa BMW M4. Dá para acreditar?

Ele amou o passeio e realizou o sonho de entrar num carrão daqueles! Pena que estava muito nublado e a filmagem não ficou tão bonita. 

O Super Carros é um dos museus que integra o passaporte dos sonhos Dreamland. O passaporte inclui ingresso para 7 atrações de Gramado + 1 passeio em um veículo do Salão de Super Carros, vale a pena saber mais sobre ele.

7. Comer muito fondue e muito chocolate

melhores passeios com crianças em Gramado
Letreiro eu amo fondue em Gramado

Meu neto se apaixonou pelo Fondue. Todos os dias quando começava a anoitecer ele já perguntava: Onde vamos comer fondue hoje? Então já deu para perceber o que jantamos quase todos os dias né? Fondue!!!

Gabriel logo aprendeu a passar a carne na chapa e gostava de servir a mãe e a avó. Realmente ele tem bom gosto, pois os fondues são deliciosos.

E você também gosta de fondue? Então descubra onde comer fondue em Gramado e também os melhores lugares para comprar jantares com desconto.

É claro que os chocolates não poderiam ficar de fora né? Acho que não teve um dia em que não compramos pelo menos um chocolate. Os preferidos do Biel foram da Florybal Chocolates.

Mas ele adorou de viver a experiência de fazer seu próprio chocolate no Reino do Chocolate. Nem deixou tirarmos foto, quando ficou pronto, foi logo comendo…

8. Andar de Pedalinho no Lago Negro 

andar de pedalinho no Lago Negro em Gramado
Lago Negro em Gramado

Acho que toda criança adora parque e o Lago Negro sabe deixá-las ainda mais encantadas. O lugar é lindo!!! Lá é o lugar ideal para que sejam realmente crianças, tem muito espaço para correr, tem pedalinho para andar, muita natureza, enfim é um lugar maravilhoso. 

No local existem dois tipos de pedalinho: o Cisne e o Barco Pirata. E é claro que o Biel escolheu o Barco Pirata né? Reserve um final de tarde para fazer esse passeio em Gramado, as crianças vão amar!

9. Colecionar as Moedas

Colecionar moedas em Gramado
Souvenires de Gramado e Canela

Em Gramado e Canela o Biel se transformou em colecionador de moedas. Todo lugar que chegava perguntava logo se tinha a famosa máquina com moedas para recordação do local.

A maioria das atrações possuía no mínimo uma máquina de “souvenires” com o nome das moedas. 

Repare na foto acima. Ela foi tirada no Parque Terra Mágica Florybal na hora em o Biel foi tirar sua moeda do parque. Cada moeda custava R$ 5,00 e vem personalizada com o nome da atração. 

Quase todos os parques têm essas moedas. Então ele já entrava no parque procurando a máquina. Ele queria todas, mas combinamos só algumas. Deixamos as outras pra uma próxima viagem à Gramado. 

10. Se encantar com os espetáculos do Natal Luz

Natal Luz em Gramado
Espetáculo Natal pelo Mundo

Para quem visita Gramado entre os meses de outubro e janeiro é imprescindível colocar no roteiro os espetáculos do Natal Luz. 

A cidade fica toda enfeitada e todos os dias no final da tarde tem o acendimento das Luzes de Gramado. O Biel amou!!!

Ele participou do espetáculo com muitas palmas e gritou muito para que as luzes acendessem. Esse espetáculo é gratuito e foi um dos que ele mais gostou.

Assistimos todos os espetáculos, outro que ele também adorou foi o Natal pelo Mundo. Esse espetáculo conta a história de Sofia e seus amigos da fábrica do Papai Noel, que viajam pelo mundo numa aventura encantadora para conhecer as tradições de Natal.

Vale a pena assistir, ficamos encantados. Confira o artigo Natal Luz de Gramado: quais são as atrações pagas e quais são gratuitas.

Passeios que o Biel não curtiu em Gramado

O Biel estava com 9 anos em nossa viagem para Gramado. Amou a cidade e disse que foi sua viagem preferida no Brasil. 

Amou caminhar pelas ruas da cidade, todas enfeitadas para o Natal, amou as lojas de chocolate, o fondue e várias outras coisas. Mas como toda viagem tiveram alguns passeios que ele não curtiu. 

Ele não gostou de ir ao Parque Terra Mágica Florybal e também à Alemanha Encantada. Achou os lugares muito infantis para sua idade. Também não curtiu fazer o Tour Linha Bella.

Curtiu muito as atrações do Natal Luz, só teve uma coisa que ele não gostou: o desfile de Natal. Achou muito bobinho para sua idade e ficou entediado, querendo ir embora. 

Bom, espero que tenha gostado de nossas sugestões de passeios em Gramado para crianças. Sabe de algum lugar legal que deveria estar nessa lista? Conta pra gente, vamos adorar saber! Basta deixar um comentário aí embaixo.

Mais dicas

O que fazer em Gramado: guia de viagem

10 Melhores lugares para viajar em novembro no Brasil

Viagem com crianças no Brasil

Segue a gente!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

18 respostas

  1. Estamos de férias em julho. Pergunta, é um período muito frio para ir com criança?

  2. Adorei esses programas em Gramado com crianças. Chega uma idade, nós gostamos mais do que eles, haha. Muitos boas as dicas, valeu!

  3. Só lugar bacana para as crianças. Sem duvida o mini mundo é um dos melhores locais para as acrianças na minha opinião.

  4. Que maravilha essa cidade hein! Tenho um remorso enorme por não ter ido com meus meninos quando ainda eram crianças, hoje estão mais crescidos mas ainda tenho planos de fazermos uma viagem em família para Gramado.

  5. Adorei seu roteiro de Gramado com crianças, realmente um destino que agrada todas as idades! Eu ficaria doida com as esculturas de chocolate hehehehe

  6. Muito bacana todas essas dicas. Eu mesmo gostaria de visitar todos esses pontos, em especial o Minimundo Ótimas dicas

  7. Gramado é uma delícia de cidade em qualquer época. Existe uma variedade grande de atrações para fazer com criança . Adorei suas sugestões .

  8. Nossa, quanta coisa legal pra fazer! Adorei o Mini mundo, claro, mas estas esculturas de chocolates realmente imrpessionam, principalmente quem já tentou fazer qualquer coisa com chocolate!

  9. Quanta coisa legal tem em Gramado para fazer com as crianças! É um lugar que eu tenho muita vontade de conhecer e agora me animei ainda mais para levar meu pequeno de 8 anos. Obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados