A melhor forma de conhecer a história de Berlim é caminhando, por isso consideramos o walking tour Berlim um passeio imperdível na cidade. Com ele você conhecerá os principais pontos turísticos da capital alemã e também sua história. Nós simplesmente adoramos esse passeio, que foi aprovado e recomendado. E para finalizar o dia com chave de ouro fomos ainda conhecer a Torre de TV de Berlim.
Agora vem comigo que vou te contar tudo sobre esse passeio em Berlim. Se quiser pode também conferir o que escrevemos sobre a Alemanha.
Confira nossos artigos:
- Melhores cidades para viajar para Europa no inverno;
- O que fazer em Bruxelas: melhores passeios;
- Descubra como viajar de trem pela Europa;
O que é um walking tour?
Você sabe o que é um walking tour? É um passeio turístico guiado a pé que ocorre em várias cidades do mundo. Já fizemos vários deles, mas esse em Berlim, foi tudo de bom.
Como contratar um Walking Tour?
Muitas empresas oferecem o “free walking tour” que são passeios gratuitos, que não tem um preço definido. Os guias te apresentam a cidade e esperam receber por isso uma gorjeta. Você contribui com quanto quiser.
Em free walking tours na Europa costumam recomendar que você dê no mínimo 5 euros por pessoa de gorjeta. Confira mais informações sobre o free tour Berlim.
E como saber sobre esses tours gratuitos? Você pode pesquisar na internet ou então nos hotéis onde se hospedará, pois normalmente existem folders explicativos indicando o dia, horário e o ponto de encontro do passeio.
Normalmente esses passeios ficam super cheios. Alguns dos passeios que fizemos tinham mais de 20 pessoas por guia.
Se você gosta de um passeio mais reservado, com menos pessoas, uma boa dica é contratar um walking tour. Você pode fazer isso pela Get Your Guide, que é uma empresa super confiável que vende passeios em vários lugares do mundo.
Você pode conferir mais detalhes sobre esse walking tour Berlim por aqui. Esse passeio é feito em 4 idiomas: espanhol, inglês, alemão e italiano.
Roteiro do Walking Tour Berlim
Reservamos nosso primeiro dia em Berlim para esse passeio, pois assim passaríamos por vários pontos turísticos da cidade e conheceríamos a história por traz deles. A decisão foi perfeita.
1. Portão de Brandemburgo
O passeio que fizemos teve o Portão de Brandemburgo, que é um dos principais cartões postais de Berlim, como ponto de partida e teve duração de 3 horas.
Lá o grupo se reuniu, nosso guia começou a nos contar a história de Berlim e explicar sobre o passeio que teria duração aproximada de 3 horas.
Você acha que o Portão de Brandemburgo está localizado na antiga Berlim Ocidental ou na antiga Berlim Oriental?
Durante a Guerra Fria o Portão de Brandemburgo ficou na parte controlada pelos soviéticos, portanto na Alemanha Oriental. E infelizmente o portão virou símbolo de uma cidade dividida.
2. Memorial do Holocausto
De lá seguimos caminhando para o Memorial do Holocausto. Esse monumento foi erguido para homenagear os 6 milhões de judeus mortos durante o holocausto. E aqui o guia nos contou que o verdadeiro nome do lugar é “Memorial aos judeus mortos da Europa“.
Esse monumento é composto por 2.711 blocos de concreto cinza escuro, distribuídos em fileiras paralelas. Nesses blocos não existe nenhum nome ou nenhuma foto. É realmente um lugar bem triste. Ficamos sem palavras ao escutar os relatos de nosso guia.
3. Bunker de Hitler
De lá seguimos para conhecer o local do último “bunker” de Hitler. O guia fez uma pausa para nos contar fatos históricos daquela época.
O “bunker” era um complexo subterrâneo com cinco metros de profundidade protegido por quatro metros de concreto onde Adolf Hitler passou as últimas semanas do regime nazista.
Esse local foi demolido pelos soviéticos e está recoberto por um restaurante, um supermercado e um estacionamento. O local é sem graça para ser visitado, mas a história do lugar faz com que valha a pena estar no roteiro.
4. Muro de Berlim
Ver de perto o Muro de Berlim era o momento mais aguardado de nossa viagem a cidade e estávamos super ansiosos para vê-lo.
Tínhamos chegado em Berlim na noite anterior e ainda não tínhamos visto o muro. Acho que esse era o momento mais aguardo de nossa visita a Alemanha.
E conhecer o muro durante o walking tour Berlim foi ainda melhor, pois o guia nos contou várias curiosidades sobre ele.
O Muro de Berlim, ou Berliner Mauer foi construído durante a Guerra Fria pela República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental, para impedir que a população fugisse para o lado capitalista, por isso o muro era ao redor de Berlim Ocidental.
Descobrimos que não era um só muro, mas eram dois. Entre os dois muros havia um espaço chamado “faixa da morte”. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista com ordens de atirar para matar quem tentassem escapar.
Muro de Berlim:
- Construído em 13 de agosto de 1961
- Derrubado em 9 de novembro de 1989
Bom não podemos nos alongar demais falando do muro de Berlim, pois o guia ficou um tempão nos contando fatos sobre ele. Relatamos aqui os mais curiosos e importantes em nossa opinião.
5. Topografia do Terror
Bem em frente a “topografia do terror” fizemos uma pausa por cerca de 15 minutos. O local era uma lanchonete, com banheiro para quem quisesse usar.
Nós aproveitamos para atravessar a rua e ir ver de perto um trecho do muro de Berlim. Aqui existe um pedaço do muro de Berlim com aproximadamente 1 km de extensão que permanece intacto.
Não tivemos tempo de visitar a exposição, pois a pausa foi pequena. Mas se você tiver tempo vale a pena, pois lá estão expostas fotos e documentos mostrando o terror vivido em Berlim na era de Hitler.
6. Checkpoint Charlie
De lá seguimos para o Checkpoint Charlie, o mais famoso posto de passagem entre as Alemanhas Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria.
O Checkpoint Charlie não foi apenas um importante local da Guerra Fria, mas também testemunhou inúmeras tentativas de fuga de Berlim Oriental e ver de perto esse local nos fez pensar no tamanho do sofrimento dos moradores da época.
A barreira, o posto de controle, a bandeira e os sacos de areia são todos baseados no local original fazendo com que o local seja um dos mais visitados.
7. Gendarmenmarkt
Fizemos uma parada em uma das praças consideradas como a mais bela de Berlim: Gendarmenmarkt. Realmente o lugar é lindo, as construções são super imponentes e luxuosas. Nela estão localizados:
- Casa dos Concertos – Konzerthaus;
- Catedral Francesa – Französischer Dom;
- Catedral Alemã – Deutscher Dom;
8. Praça Bebelplatz
Foi nessa praça que aconteceu em 1933 mais um fato triste em Berlim: a grande queima de livros. Todos os livros que criticassem os padrões impostos pelo regime nazista foram destruídos. Na Praça Bebelplatz foi construído um memorial ilusório da queima de livros.
Nessa praça está localizado o Hotel De Rome, considerado um dos hotéis mais caros e luxuosos de Berlim.
E foi na Praça Bebelplatz que acabou nosso walking tour Berlim. Nós gostamos demais do passeio e consideramos imperdível para quem visita Berlim e quer conhecer a história da cidade. Passeio aprovado e recomendado.
Ficha técnica do passeio walking tour Berlim
- Início do passeio: Em frente ao Starbucks no Portão de Brandeburgo às 11 horas;
- Término do passeio: Praça Bebelplatz;
- Duração: 3 horas;
- Como encontrar o guia: Guarda chuva vermelho;
- Idiomas: alemão, inglês e espanhol.
Dica Extra: Contemplar Berlim do alto
O walking tour Berlim acaba bem pertinho da Torre de TV, localizada na Alexanderplatz, por isso é uma boa pedida aproveitar que você já está lá perto para conhecê-la.
Nós fizemos isso. O passeio estava previsto para finalizar as 13 horas, então compramos nossos ingressos para a torre e fizemos reserva no restaurante para às 15 horas.
Como ainda estava cedo para irmos ao restaurante, fomos primeiramente até a torre de observação, localizada a 204 metros de altura. O dia estava lindo e conseguimos apreciar Berlim do alto.
A torre de TV de Berlim é a construção mais alta da Alemanha e mede 368 metros. É possível ver a torre de quase todos os lugares em Berlim. Bom demais né?!
Restaurante Giratório Sphere
No andar de cima da plataforma de observação fica localizado o Restaurante Sphere, uma boa pedida para almoçar e contemplar a cidade do alto, pois ele fica a 207 metros de altura. Ah e a visão é 360 graus, pois o restaurante é giratório.
Nosso filho amou, pois nunca tinha ido a um restaurante giratório e foi um de seus lugares favoritos em Berlim. Descubra os outros lendo nosso artigo 13 passeios incríveis em Berlim com crianças.
Para almoçar no restaurante você poderá fazer dois tipos de reservas:
- mesas na janela;
- mesas no ambiente interno;
Nós fizemos a nossa para a janela e achamos que valeu super a pena. Se você pretende almoçar no restaurante, faça sua reserva com antecedência, pois costuma estar lotado.
Ah e também não deixe para comprar seu ingresso para a torre na hora pois pegará fila. Faça isso com antecedência. Nós compramos nossos ingressos ainda do Brasil pela Get Your Guide. Você pode fazer isso por aqui.
Se você comprar somente o ingresso para a torre pagará € 24,50 e se comprar o ingresso juntamente com a reserva da mesa pagará € 27,50.
Nós achamos que compensou, pois na plataforma temos que disputar o vidro com um montão de pessoas. Do restaurante podemos ver Berlim sem ninguém na nossa frente.
Curtiu saber como foi o Walking Tour Berlim e nossa ida ao Restaurante Sphere na Torre de TV de Berlim? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando boas dicas de viagens. Valeu!!!
Mais dicas
O tema viajar pela história rende muitas conversas e trocas de dicas. Por isso vamos deixar aqui alguns artigos de blogs que seguimos com dicas incríveis sobre esse tema.
- Viajante Móvel: O que fazer em Rouen, capital histórica da Normandia.
- Across The Universe: Tudo sobre a visita ao Memorial JK, em Brasília
- Vamos viajar pra onde agora: Viagem pela história do Brasil
- Destinos por onde andei… : Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte
- Viajante Econômica: Museu do Café conta a história do grão no Brasil
- Experiência Barbara – O que fazer na cidade histórica de São João del Rei
- Entre Mochilas e Malinhas – Palácio Quitandinha em Petrópolis: um pedaço da História do Brasil
- Uma Viagem Diferente – 15 Cidades Históricas do Brasil para conhecer
- 6 Viajantes – Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu
- Chicas Lokas na Estrada- Uma viagem na história do Brasil por Minas Gerais
- Blog Dani Turismo: As Ruínas Maias: Chichén Itza, Tulum, Cobá e Uxmal
Bom é isso pessoal… Espero que tenham curtido nosso walking tour em Berlim e tenham feito uma verdadeira viagem pela história…
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.
Respostas de 19
Adoro walking tour, mas quando estive em Berlim, passei um frio terrível e acabamos fazendo mais passeios in door e menos ao ar livre, porque realmente estava bem frio. rs
Muito legal essas dicas! Uma vez vi que é possivel carimbar o passaporte no Check point Charlie, vocês carimbaram?
Espero conhecer Berlim em breve.
Não carimbamos, acredita? Já temos um bom motivo para voltar!
Amo esses passeios onde podemos sair caminhando pela cidade e conhecer os pontos turísticos. A visita guiada torna o passeio ainda mais especial. Adorei conhecer um pouco de Berlim através do seu post.
Ainda não conheço a Alemanha, Carol, mas pretendo muito visitar o país em breve. Com certeza vou querer fazer esse Walking Tour em Berlim, uma das cidades que pretendo conhecer. Quanta história em um único destino, adorei!
Nunca fiz walking tour. Mas fizemos esses pontos turísticos de Berlim por conta própria. Ficamos hospedados perto da Topografia do Terror e tudo fica bem pertinho. Claro que vcs devem ter curtido mais as informações do guia, né? Vou ver se começo a usar este serviço também.
Nós amamos o walking tour justamente pelas informações passadas pelo guia. Experimente e de pois me conte o que achou
Adoro fazer Walking Tour logo no primeiro dia, para ter uma noção do que fazer na cidade. Eu geralmente contrato nas agências oficiais, que ficam localizadas nas estações de trem e, no final do tour, acabo dando um dinheirinho extra para o guia.
Acho fantástico você publicar sobre isso, pois ajuda bastante o viajante novato a entender a dinâmica da cidade com alguém, que mora nela.
Que bom que gostou da dica, já fizemos vários passeios desse e super recomendamos
Adoro um tour guiado! Acho que conseguimos captar muito mais do lugar quando sabemos mais sobre ele, especialmente lugares cheios de história. Já estive 2 vezes na Alemanha mas não conheci Berlim, preciso voltar!
Volte mesmo, você vai amar Berlim
Visitei Berlim duas vezes, em tempos diferentes e me apaixonei por essa cidade. Ainda quero voltar um dia e refazer esse walking tour por Berlim e aproveitar todas essas suas dicas.
Faça mesmo, pois vale super a pena
Carol amei seu post sobre walking tour em Berlin, quando estive na Alemanha não conseguimos subir ateé a Berlim, mas vamos voltar ainda um dia
Volte e faça esse passeio, você vai amar
Berlim está na minha lista de desejos. Adorei essa dica de conhecer a história da cidade fazendo um walking tour. Realmentea melhor forma de explorar a região.
Que bom que gostou da dica
Ai Berlim! Sou apaixonada por essa cidade. Nós fomos em novembro de 2013 sem reserva para o restaurante e conseguimos mesa na janela. Mas tava uma neblina no dia que não vimos quase nada! E free walking tour é tudo na vida, mas não fizemos em Berlim pois não sabia da existência dele ainda!
Que pena que o dia estava nublado, nós pegamos um dia lindo. Quando vc for a Berlim, faça esse passeio, pois vale muito a pena