Que tal conhecer a Cachoeira do Abade em Pirenópolis? A Cachoeira é linda!!! Ideal para quem procura contato com a natureza sem ter que caminhar muito.
Se você estiver acompanhado por crianças, esta é sem dúvida uma ótima opção. A trilha tem 400 metros, é toda pavimentada e de fácil acesso. Então é sem dúvida uma ótima opção para famílias.
Quer saber outras dicas do que fazer na cidade? Veja como foi nosso roteiro em Pirenópolis.
⇒ Descubra onde ficar em Pirenópolis dicas de hotéis, imóveis para temporada, opções pet friendly e também casas com cachoeiras privativas.
Como Chegar à Cachoeira do Abade
A Cachoeira do Abade fica localizada em Pirenópolis no Estado de Goiás.
- Da Igreja Matriz do Rosário, localizada no centro de Pirenópolis até a reserva do Abate são 14,9 km.
- Da Igreja Nosso Senhor do Bomfim até lá são 13,7 km.
Siga em frente pela Av. Meia Lua (passe em frente ao Museu Roda dos Tempos) e pegue a Rodovia Parque dos Pirineus. Vá sempre em frente não tem erro. A maior parte do percurso é feito em estrada de terra. Vá com cuidado pois existem muitas depressões!
Reserva do Abade
A Cachoeira do Abade é considerada uma das melhores 10 melhores atrações turísticas de Goiás, chique né? Então programe-se para conhecer. Nós fomos até lá e curtimos muito. Confira nossa experiência.
Ao chegarmos na Reserva do Abade, já havia uma fila de carros esperando para entrar. Passamos com o carro pela portaria, onde compramos os ingressos. Não foi necessário descer do carro. Recebemos as pulseiras de identificação para serem usadas ao longo do dia.
Na hora de comprar seu ingresso você tem que escolher se irá fazer a trilha 1 (400 metros) ou a trilha 2 (2.400 metros). Falaremos um pouquinho sobre cada uma delas. Até janeiro de 2018 a trilha 2 encontra-se inoperante, pois está passando por manutenção.
Nos finais de semana e feriados costuma ter fila de espera para entrar na Reserva. Então já deixo uma primeira dica: chegue cedo. A reserva abre 9 horas, tente chegar próximo a este horário.
Trilha 1 – 400 metros de extensão
Essa é a trilha principal da reserva, pois é por ela que teremos acesso à Cachoeira do Abade, dona da mais alta queda da propriedade.
O trajeto para as cachoeiras é super tranquilo. A caminhada é curta. São aproximadamente 400 metros para chegar até lá. Você não terá que caminhar pelo meio do mato ou passando por cima de pedras. Todo o percurso está pavimentado com estrutura de pedras de Pirenópolis.
O trajeto de ida é super tranquilo, pois é uma descida. Já o de volta é mais cansativo, pois terá que enfrentar uma subida bem íngreme. Mas como só são 400 metros, dá para fazer tranquilamente.
Se você observar a foto abaixo verá no final do caminho de pedras a Cachoeira do Abade.
Ao longo do percurso você poderá admirar a vegetação típica do cerrado brasileiro. Na metade do caminho, tem um mirante. Paramos nele um pouquinho, para admirar a paisagem.
Cachoeira do Cânion
Nossa primeira parada foi na Cachoeira do Cânion, que é super convidativa. Seu poço tem 5 metros de profundidade de águas super geladas!!! Mas quase toda cachoeira é assim, né?
A vantagem da Cachoeira do Cânion é que ela não é tão cheia quanto a Cachoeira do Abade. Nela até consegui tirar uma fotografia sem ninguém por perto, o que é impossível na do Abade.
Para chegar até ela você terá que caminhar por cima de algumas rochas, nada que seja difícil. Mas talvez não seja muito recomendado para pessoas com crianças de colo, pelo fato de ser escorregadio.
Ficamos nela por uns trinta minutos. O Gabriel venceu o medo da água fria e brincou na água com o pai por um tempo. Eu não tive coragem, pois estava mais gelada do que eu poderia aguentar… Deixei para me aventurar na Cachoeira do Abade.
Cachoeira do Abade
A Cachoeira do Abade é a principal da reserva e tem um charme super especial. A profundidade do poço chega a 4 metros, durante o período de cheia. A queda chega a 22 metros de altura e dá um show!
Nossa visita foi no final do período da seca, que ocorre na região entre os meses de maio e setembro.
Ficamos um tempão sentados admirando a cachoeira, que realmente é linda demais! O local é limpo, super bem cuidado e existem várias placas pedindo para que não deixem lixo na cachoeira.
Em frente à cachoeira existe uma “ilha” de areia onde é possível deixar suas coisas e se sentar para curtir a natureza.
No dia de nossa visita a Reserva estava lotada. Então se você ficar em Pirenópolis mais do que um final de semana, tente ir à Reserva durante os dias de semana, pois aproveitará mais seu passeio.
Trilha 2 – 2.400 metros de extensão
Infelizmente esta trilha estava em manutenção no dia de nossa visita. A trilha está passando por uma reforma grande. Além de melhorar sua acessibilidade, ganhará também novos mirantes. A previsão é que a obra finalize em janeiro de 2018.
A trilha tem 2.400 metros de extensão. A maior parte do percurso está pavimentado com pedras e madeiras. Durante o trajeto os visitantes poderão desfrutar de duas outras cachoeiras:cachoeira do Sossego e cachoeira do Landi.
Nessa trilha os visitantes passarão ainda por uma ponte de cabo de aço de 50 metros de extensão. A altura da ponte é de 25 metros de altura, será que você encara esse desafio?
Vamos ter que programar outra viagem para Pirenópolis em 2018 para visitar essa trilha, pois ficamos morrendo de vontade de fazer. Alguns amigos já tinham feito esse percurso e gostaram muito, principalmente das belas cachoeiras.
Gostou da dica? Quer conhecer a Cachoeira do Abade? Então confira esse vídeo, temos certeza de que irá amar!
Restaurante
O restaurante funciona de quinta a domingo das 12 às 15 horas e serve delícias da culinária goiana, com destaque para o frango caipira. Fique atento pois o restaurante não aceita cartão de crédito.
Aos finais de semana o restaurante funciona em estilo buffet. Às quintas, sextas e segunda o restaurante funciona servindo pratos a la carte. Atenção que às terças e quartas não funciona.
Informações:
- Site: www.cachoeiradoabade.com.br
- Telefone: (62) 98145-9597 e 9201-0996;
- Endereço: Estrada Parque km 14 – Fazenda Lavras do Abade;
- Horário de Funcionamento: Todos os dias das 9 às 16 horas;
- Dica Extra: não se esqueça do protetor solar e de repelente de insetos.
Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre a Cachoeira do Abade em Pirenópolis, aguarde que em breve daremos mais dicas sobre a cidade. E você já conhece a Cachoeira? Gostou? Conta pra gente, vamos adorar saber!
Mais dicas de passeios em Goiás
Melhores passeios em Goiânia com crianças
Respostas de 23
Boa! Dica completinha. Gosto muito de trilha e cachoeira, mas de Goiás ainda não conheço nenhuma. Anotado!
Se você gosta de cachoeiras vai adorar essa!
Os meninos sempre aguentam mais que a gente né?! Eu também dei um mergulho e saí logo rs… O lugar é realmente lindo! Adorei as fotos!??
É mesmo, os meninos não tem medo de água fria como nós, kkk. Bjs
Como apaixonada por cachoeiras, tenho que dizer que já estou morrendo de vontade de cocnhecer a Cachoeira do Abade! Ela é bem alta, hein?
Pena que enche bastante lá né? Vocês foram durante semana ou final de semana? Alias, bom saber que tem que chegar cedo se for de fds!
Pena que não rolou a segunda trilha, hein? Mas ai já é pretexto pra vocês voltarem! rss =)
Luiza, nós fomos num domingo. Em breve pretendemos voltar e ir durante a semana, pois é mais tranquilo.
Parece super legal esse passeio! Estou planejando ir ano que vem…. Sabe me dizer se vale tanto a pena quanto a chapada dos veadeiros?
Camila, em Pirenópolis você terá mais estrutura que na Chapada. Ambas tem cachoeiras, mas com belezas diferentes. Se for para a Chapada não deixe de conhecer o Vale da Lua. Super recomendo.
Que cachoeira maravilhosa e que comidinhas deliciosas! Preciso conhecer Pirenópolis urgentemente, parece ser um lugar muito agradável. Amei o post!
Viviane, venha mesmo conhecer. Você vai adorar!
Eu adoro trilhas e cachoeiras, aqui em Minas Gerais temos muitas! Essa cachoeira do Abade pareceu ser muito boa, obrigada pela dica.
Lid, que bom que gostou da dica! A Cachoeira é uma boa pedida!
Que bom que gostou! Programe-se para conhecer, você vai adorar!
Eu adoro programas que envolve natureza…. acho uma curtição.
Adorei seu relato… 🙂
Mirella, que bom que gostou!
achei incrivel essa cachoeira do canion, encantada com esse lugar mais fechadinho poreeeem n sei se ia sobreviver na agua fria nao aheuaheua
Que bom que gostou. Essa cachoeira é linda, venha conhecer.
Que graça essa trilha de pedras e adorei a ponte suspensa. Boas dicas!
Que bom que gostou! Bjs
Esse Brasil não se cansa de me surpreender, viu?!
Cada hora é um lugarzinho novo que descubro!!
Me parece ser uma ótima pedida pra passar um dia inteiro de tranquilidade…
Definitivamente preciso fazer uma viagem por estas bandas!
Abraço!
Murilo, venha mesmo. Você vai adorar!
Em minha viagem pelo estado de Goiás fiz uma passagem rápida para conhecer Pirenópolis, pena que não tive tempo para desbravar as cachoeiras. Adoro estas trilhas que levam até cachoeiras.
Jair, venha com calma. Pirenópolis tem muitas cachoeiras lindas!