A cidade de Évora em Portugal fica localizada a 132 km de Lisboa, sendo um dos principais passeios de bate e volta de quem visita Lisboa. Descubra aqui o que fazer em Évora, como é o clima na cidade, como chegar até lá e algumas dicas para facilitar sua viagem.
Um destino tranquilo com a dose certa de aventura. Um lugar que você pode se perder no tempo ou simplesmente pegar sua mochila e viajar por ele do jeito certo. Évora, o coração do Alentejo é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Europeias Mais Antigas.
Évora é considerada uma cidade-museu e além de tudo em 1986 o centro histórico da cidade foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Ao visitar a cidade, ganhará uma incrível experiência multicultural e que com certeza te fará atravessar séculos.
Confira também nossos artigos:
- Principais pontos turísticos de Lisboa;
- 7 praias do Algarve que você precisa conhecer;
- 10 melhores cidades para curtir a Europa no inverno
Como ir de Lisboa à Évora
A cidade de Évora está localizada a 130 km de Lisboa. Você pode chegar em Évora de carro, ônibus ou trem, mas recomendo que vá de trem, por ser um transporte muito comum na Europa e com paisagens encantadoras. Além disso você pode contratar uma excursão.
De ônibus
Se você pretende fazer o percurso de ônibus, a empresa Rede Expressos faz o trajeto e os ônibus partem do Terminal Rodoviário Sete Rios, ou do Terminal Lisboa Oriente, de onde partem trens, ônibus e metrô. Existem muito mais opções de horário no Terminal Rodoviário Sete Rios do que no Terminal Lisboa Oriente. O custo da passagem é a partir de 10,60€.
O tempo de duração da viagem varia de acordo com a estação escolhida e com o trajeto, mas em média dura 1:30.
De trem – comboio
Se você pretende fazer o percurso de trem a empresa CP – Comboios de Portugal é quem faz o trajeto. Os trens partem das estações: Cais do Sodre, Entrecampos, Oriente, Rossio, Santa Apolonia e Sete Rios. As estações Sete Rios, Entrecampos e Oriente tem também acesso ao metrô.
As passagens custam a partir de 7,00€. Aqui deixo uma dica importante: as passagens começam a ser vendidas com 60 dias de antecedência. Então para garantir as melhores tarifas, compre o mais rápido possível.
O tempo de duração da viagem varia de acordo com a estação escolhida, mas em média dura 1 hora e 30 minutos. Se você partir das estações Rossio ou Santa Apolonia, gastará em média 2 horas para o percurso.
Se você nunca viajou de trem, confira nosso artigo descubra como viajar de trem pela Europa.
Excursão de um dia
Se você não gosta muito de fazer os passeios por conta própria, é possível contratar uma excursão de um dia partindo de Lisboa. Você pode fazer isso de sua casa, pela internet e é super rápido.
Confira aqui quanto custa esta excursão.
Évora: o coração do Alentejo
Évora é uma das 10 principais cidades turísticas de Portugal, sua proximidade com Lisboa faz com que seja muito procurada pelos turistas.
Partindo de Lisboa, no comboio (Trem) de Entrecampos, temos uma viagem tranquila e com uma vista privilegiada. A viagem dura cerca de 1 hora e 30 minutos, o transporte dispõe de tomadas e alguns assentos com mesa para aqueles que viajam á trabalho.
Durante a viagem conseguimos observar pessoas de todas as regiões do mundo. Famílias grandes, casais, grupo de jovens e também aventureiros que escolhem conhecer a cidade de uma forma única e independente.
Chegando ao destino descemos em uma estação que é digna de uma cena de filme, tipicamente portuguesa com azulejos pintados à mão com nomes da história do mundo.
Assim que entramos na cidade, subimos uma rua toda arborizada que prende a atenção dos turistas. O primeiro monumento que impacta já na entrada é o Monumento aos Mortos da Grande Guerra. Este monumento com 11 metros de altura, realmente atrai a atenção pela imponência que transmite.
Um pouco mais a frente já chegamos a outro ponto de referência da cidade: o Jardim Público. Lá encontra-se uma grande variedade de cores e referências fortes da arquitetura antiga.
Há vários monumentos de interesse cultural, como as Ruínas da Muralha Medieval (séc. XVI) e o Palácio de D. Manuel. Bem no meio do jardim, nós avistamos um Coreto do Séc. XIX. Durante décadas aquele mesmo coreto foi usado para inúmeras apresentações musicais.
Ruínas Fingidas
Outro ponto interessante desse Jardim, são as Ruínas Fingidas. Elas foram construídas com materiais arquitetônicos de ruínas de vários monumentos da cidade.
E ainda tivemos o privilégio de avistar pavões por cima delas, geralmente o canto deles ecoa por todo o Jardim, atraindo a atenção de todos e contribuindo com o ar romântico e sossegado que o mesmo oferece.
Capela Dos Ossos
Continuando o passeio pela cidade, vamos em direção à Capela Dos Ossos. Conhecida no mundo todo e por vezes, até mesmo temida. Construída no século XVII, a Capela Dos Ossos faz menção à fragilidade e transitoriedade da vida.
Na época, teve-se a situação da superlotação dos cemitérios e assim a ideia de construir uma capela de ossos por iniciativa de três frades franciscanos, resolveu o problema.
Hoje em dia, milhares de turistas de todas as partes do mundo dão de cara com a sinistra inscrição logo na entrada: “NÓS OSSOS QUE AQUI ESTAMOS, PELOS VOSSOS ESPERAMOS.” Se for corajoso, vale a pena conferir.
Rua 5 de Outubro
A próxima parada obrigatória é na Rua 5 de Outubro, a qual na verdade, não vale a pena ficar parado. Com várias lojas dos dois lados da rua, a Rua 5 de Outubro quase sempre está cheia.
Nesse lugar estratégico poderá encontrar todo tipo de presentes, principalmente aqueles feitos de cortiço, uma marca da região.
Templo Romano
Essa rua charmosa dará acesso ao cartão postal de Évora! O Templo Romano ou também conhecido como Templo de Diana, é uma prova impressionante da presença romana na história de Portugal.
Essa rua charmosa dará acesso ao cartão postal de Évora! O Templo Romano ou também conhecido como Templo de Diana, é uma prova impressionante da presença romana na história de Portugal.
Para melhorar, ao lado do templo temos a Biblioteca Pública de Évora, que sempre promove eventos relacionados á arte e cultura livres para o público.
Museu de Évora
Sendo assim, ao sair da Biblioteca avistará o Museu de Évora, que apesar de ter sido remodelado em 2009, sua fachada está com o aspecto impecável, sendo as mudanças maiores apenas interiores.
Vale a pena conferir as várias exposições temporárias como também exposições que são de caráter e importância para a história de todo o mundo.
Sé Catedral de Évora
Além disso, temos também outro marco nessa mesma região, a Sé Catedral que já pelo seu tamanho chama a atenção de todos. É a maior catedral medieval de Portugal e não há paralelo no país. Toda em granito, é marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. Sua construção foi finalizada em 1250.
É possível subir ao terraço da Catedral, de onde é possível apreciar a cidade de Évora.
Praça do Giraldo
Todos os caminhos de Évora levam à belíssima Praça do Giraldo. Na praça está localizada a Igreja de Santo Antão e uma fonte de mármore em estilo barroco que possui 8 bicas. Cada uma das bicas está associada a uma das ruas que levam à Praça.
Aqueduto de Évora
Infelizmente não tive tempo de ir conhecer o Aqueduto da Água de Prata, que foi criado para abastecer a cidade em 1537. O aqueduto tem 18 km de extensão.
Fábrica de Pastéis
Quando recuperar o fôlego depois de tanta história, arte, cultura e arquitetura, descendo a mesma 5 de Outubro, em uma das ruas estreitas e super convidativas, está a famosa Fábrica de Pastéis.
A primeira impressão que temos é de um lugar pequeno e sossegado, mas basta três passos e pode se ver o quanto o ambiente é irresistível. A iluminação é própria para o descanso depois de tantas atividades.
Mais ao fundo vemos a decoração ‘caseira’ que cria o ar de hospitalidade, como se pudéssemos ouvir o “seja bem-vindo à nossa casa”.
A comida não deixa a desejar em nenhum ponto. O menu oferece mais dos que os incríveis pastéis de nata e assim é garantido que todos fiquem devidamente satisfeitos.
Na volta pra Lisboa, apesar de se sentir fisicamente cansado, por conta especialmente das subidas, com certeza se sentirá bem mais abastecido de histórias e de muitas e muitas fotos.
O comboio que faz a volta geralmente é mais vazio e assim temos o privilégio de desfrutar de um pôr-do-sol ímpar que juntamente com a playlist certa faz tudo valer a pena.
Como é o Clima em Évora
O clima em Évora é mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos chuvosos e amenos. A temperatura média na cidade é de 15,9°C. Confira na tabela abaixo a temperatura da cidade durante todos os meses do ano.
O inverno ocorre entre os meses de dezembro e março, que são os meses em que ocorrem as temperaturas mais baixas, principalmente durante à noite e pela manhã.
O verão coincide com a alta temporada na Europa. Ele ocorre entre os meses de junho e setembro. Este é também o período com as temperaturas mais altas na cidade.
Bom pessoal é isso… Esperamos que tenham curtido nossas dicas sobre o que fazer em Évora. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando boas dicas de viagens. Valeu!!!
Mais dicas sobre a Europa
Cidades encantadoras em Portugal
Óbidos: um dia na principal cidade medieval de Portugal
Respostas de 25
Parabens , muito esclarecedor. Abrindo a fronteira para turistas , estarei de malas prontas para conhecer esse lindo lugar top.
Olá , em 2019 fui a Évora para um intercâmbio entre PENEDO em Alagoas e a Universidade de Évora em Portugal, foi uma viagem maravilhosa , além dos estudos visitamos vários lugares tudo lindo ,vale a pena conhecer Évora
Oi Vanuzia, que bom que gostou de Évora. É uma cidade encantadora não é mesmo?!
Meus parabéns matéria linda, deu-me vontade de conhecer Évora, fotos perfeitas 👌🏽👌🏽👌🏽
Júlia amei as fotos conseguiu passar o quanto é bela a cidade de Évora
Gostei. Eu vivi dois anos em Evora. E fiquei com saudades ao ler este artigo. Parabéns a autora.
Extremamente bem elaborado o artigo. Explora os recantos e encantos de uma cidade que desconhecia. Queremos mais!!!
Oi João que bom que gostou das dicas, em breve teremos mais dicas sobre Portugal, fique ligado.
Estamos planejando ir a Portugal no final do ano! E com certeza esse roteiro do que fazer em Évora ajudou muito
Fernanda, fico feliz por ter gostado das dicas
Eu adoro Évora! Faz muito tempo que não vou lá mas morro de saudades. Quero voltar para rever esse templo de Diana que sempre me encantou.
Oi, Carol!
Adorei o post e estou louca pra conhecer Évora, você acha que fica muito corrido conhecê-la durante um stopover de três dias em Lisboa?
Oi Paula, é ideal reservar um dia para conhecer a cidade, pois vc precisará se deslocar até lá, mas vale muito a pena. Bjs
Não vou a Évora desde criança e o meu filho ainda não conhece. Tenho que remediar isso, porque não temos mais nenhum Templo como esse em todo o país
Que encanto de cidade, vale muito incluir no roteiro em Portugal, aliás já vou incluir no meu.
Excelentes dicas! Estou planejando ir para Portugal ano que vem e já vou colocar Évora no roteiro, graças a esse post =) Obrigada!
Que bom que gostou de nossas dicas sobre Évora
Que linda a cidade de Évora! Adorei a Capela dos Ossos e todo ar medieval. Em uma volta a Portugal terei que conhece-la.
Andrea, a cidade é super charmosa, né? Fico feliz que tenha gostado das dicas
Confirmo: Évora é mesmo das cidades mais encantadoras de Portugal… e neste post encontramos tudo sobre como visitar.
OI Rui, fico feliz que tenha gostado das dicas!
Tenho muita vontade de ir até Évora, o Alentejo parece ser uma região mágica… adorei suas dicas! 😀
Estudei na Espanha com uma colega de Évora! Tanto que ela me cobra pra visitá-la e até agora nada! Muito o que fazer na cidade! Adorei saber!
Oi Maria, fico feliz que tenha gostado das dicas
Gostei muito das dicas sobre Évora!! Já quero conhecer! Obrigada