5 museus de São Paulo que você precisa conhecer

Conteúdo

Reunimos aqui 5 museus de São Paulo incríveis, que devem estar no roteiro de quem visita a cidade. São lugares encantadores, que fazem parte da história de São Paulo.

Ah e se você pretende economizar ao visitar esses e outros museus de São Paulo, vamos deixar uma dica: todos eles possuem um dia da semana onde o ingresso é GRATUITO. Nós contamos essa e outras dicas no artigo 5 dicas para economizar em São Paulo.

Confira também nossos artigos:

Quantos museus existem em São Paulo?

São Paulo é considerada a capital cultural da América Latina e conta com 110 museus, dá pra acreditar? É a capital brasileira com maior quantidade de museus.

E tem opções para todos os gostos… Mas com tantos museus assim, como escolher quais conhecer? Vamos te ajudar nessa missão, pois reunimos aqui os 5 melhores museus de São Paulo. Aí fica bem mais fácil de conhecer né?

Melhores museus de São Paulo

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga em São Paulo
Museu do Ipiranga em São Paulo

O Museu do Ipiranga é o museu público mais antigo de São Paulo e é um museu especializado em história.

O edifício que abriga o museu é belíssimo e foi projetado entre 1885 e 1890. No ano de 1984 passou a ser a sede do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga.

O Museu conta com um monte de exposições, com ênfase na história. Um passeio incrível. Para quem curte maquetes, é possível contemplar a maquete do museu e também uma maquete que representa a cidade de São Paulo há cerca de 150 anos.

São expostas várias obras representativas dos bandeirantes, de personagens do início da colonização portuguesa e de personagens e eventos ligados à Independência. Um dos destaques do museu é a pintura “Independência ou morte!”, de Pedro Américo.

O Museu do Ipiranga encabeça a lista dos museus de São Paulo que você precisa conhecer na cidade!

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo
Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca é um dos museus de São Paulo que mais gostamos, simplesmente imperdível. Ela esta sempre nas listas que apontam os melhores museus do Brasil.

Pinacoteca foi inaugurada em 1905, estando instalada num prédio super charmoso projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi.

A Pinacoteca é um museu de arte, que possui obras de vários artistas renomados, como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Almeida Júnior, entre outros.

O museu conta com um projeto incrível para quem pretende visitá-lo com crianças: o Projeto Educateca, onde as crianças visitam o museu e se divertem utilizando jogos educativos. Nós levamos nosso filho para viver essa experiência e ele amou. Contamos mais sobre nossa visita a Pinacoteca aqui.

  • Instagram: @pinacotecasp
  • Site: pinacoteca.org.br
  • Gratuito aos sábados.

Museu do Futebol

Museu do Futebol em São Paulo

O Museu do Futebol foi construído embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu em São Paulo e é um dos melhores museus de São Paulo.

Nosso espaço preferido no museu foi a Sala Copas do Mundo. Lá estão retratadas todas as copas do mundo, desde a primeira copa do mundo que aconteceu em 1930. Além de mostrar quem ganhou cada copa, onde foi realizada, foi também apresentado um panorama do que estava acontecendo no Brasil e no mundo naquele ano.

Melhores museus de São Paulo: Museu do Futebol
Museu do Futebol em São Paulo: um dos melhores museus da cidade

Não deixe de ouvir a narração do Galvão Bueno sobre o gol que ele narrou e que considerou com o mais marcante de sua carreira. Foi emocionante. Não vamos contar aqui qual foi o gol para não perder a graça né?!

Outro espaço que faz muito sucesso no Museu do Futebol é a Sala Jogo de Corpo. Lá você poderá bater um pênalti e medir a velocidade do seu chute.

ATENÇÃO!!! A exposição principal do museu do futebol fechou para obras em 6 de novembro de 2023, com retorno previsto para abril de 2024. No momento só é possível visitar a exposição temporária.

  • Instagram: @museudofutebol
  • Site: Museu do Futebol
  • Gratuito às terças-feiras.

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa é um dos melhores museus de São Paulo, não deixe de conhecê-lo. Ele está instalado na Estação da Luz, em frente a Pinacoteca.

O museu ficou foi inaugurado no ano de 2006 e tem o objetivo de valorizar e difundir a língua portuguesa, tanto no Brasil quanto nos demais países onde é falada.

No ano de 2015 o museu sofreu um incêndio de grandes proporções, mas já está funcionado. Foi reinaugurado em julho de 2021.

O museu conta com exposições interativas, tecnologia avançada e uma proposta de imersão na língua portuguesa. Seu acervo apresenta diversos recursos audiovisuais, instalações multimídia e atividades interativas que exploram a história, a diversidade e a importância da língua portuguesa.

MASP

MASP museu de arte de são paulo, ingresso gratuito masp
MASP: museu de arte do Estado de São Paulo

O MASP é um dos museus de São Paulo mais visitados e merece estar na sua lista de lugares para conhecer na cidade.

O Museu de Arte de São Paulo foi fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand e tornou-se o primeiro museu moderno no país.

O Museu passou a funcionar na Av. Paulista em 1968, num edifício projetado por Lina Bo Bardi e passou a ser um dos principais cartões postais de São Paulo.

O MASP possui um acervo com mais de 8.000 peças, dentre elas a maior coleção de arte ocidental da América Latina. Conta com obras de artistas renomados como Portinari, Di Cavalcanti, Monet, Picasso, Van Gogh, entre outros.

No museu você poderá contemplar desde a arte clássica renascentista europeia até exposições modernas de artistas da atualidade. A ideia é provocar, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente e as diferentes culturas.

O Masp realiza uma ampla programação de exposições coletivas e individuais, você pode consultar as exposições que estão acontecendo por aqui.

  • Instagram: @masp
  • Site: masp.org.br
  • Gratuito às terças-feiras.

Dica Extra: Museu Catavento Cultural

Museu Catavento em São Paulo
Museu Catavento em São Paulo

Não poderíamos deixar de fora da lista dos melhores museus de São Paulo o Catavento, pois é um lugar incrível, principalmente para as crianças e adolescentes.

É um passeio que reúne diversão e aprendizado, pois o museu é interativo. Então os visitantes poderão tocar em tudo e participar de oficinas com os mais variados temas.

O Catavento é dividido em quatro sessões:

  • Universo;
  • Vida;
  • Engenho;
  • Sociedade.
Museu Catavento Cultural
Museu Ccatavento em São Paulo

O engenho é a parte que faz mais sucesso, pois é lá que ficam os experimentos de mecânica, eletromagnetismo, calor e outros. Repare na foto acima e repare algumas das atividades que participamos no Engenho.

As crianças ficam um tempão se divertindo com as bolhas de sabão dos mais variados tamanho e também vão a êxtase com as experiências de eletromagnetismo que deixam os participantes de cabelo em pé.

Gostou da dica? Confira em detalhes tudo sobre o Museu Catavento Cultural.

  • Instagram: @museucatavento
  • Site: museucatavento.org.br
  • Gratuito às terças-feiras.

Bom é isso pessoal… Espero que tenham curtido nossas dicas de 5 museus de São Paulo que você precisa conhecer, pois são incríveis!!!

Você já foi em algum deles? O que achou? Deixa um comentário aí embaixo, vamos adorar saber!

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site. Valeu!!

Segue a gente!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

12 respostas

  1. Dessa lista de museus em SP falta conhecer só o Museu do Ipiranga – ainda não consegui me organizar para ir conhecê-lo depois da reabertura. Todos os outros são realmente imperdíveis!

  2. Quando o assunto são museus, com certeza São Paulo não deixa a desejar ☺️ Eu sempre ia no MASP na época da escola, me trouxe ótimas lembranças. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados