Curitiba é considerada capital ecológica brasileira por ter um dos melhores índices de área verde do Brasil. A cidade possui mais de 29 parques e bosques, como o Parque Tanguá, Bosque Alemão, dentre muitos outros. Descubra aqui algumas dicas sobre o que fazer em Curitiba.
Confira também nossos artigos:
O que fazer em Curitiba: Jardim Botânico
O Jardim Botânico é o principal cartão postal da cidade, de acordo com o site Tripadvisor ele ocupa a primeira posição quando procuramos o que fazer em Curitiba. Ele foi inaugurado em 1991 e ocupa uma área de 245.000 m2.
Sua estufa principal foi construída em estrutura de ferro e vidro abriga plantas características da Floresta Atlântica do Brasil. Sua construção foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres do século XIX e chama atenção de todos que visitam o local.
Começamos nossa visita pela Estufa Principal, depois ficamos um tempão abrigados da chuva e em seguida fomos conhecer o Jardim das Sensações.
O Jardim das Sensações foi inaugurado em 2008 com o objetivo de despertar nos visitantes os sentidos do olfato e do tato, através do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas. Nele podemos pegar nas plantas e sentir o perfume delas. Meu filho adorou, pegou em várias plantas e descobriu um pouco sobre a origem delas.
- Horário de Funcionamento: De segunda a Domingo das 6 às 20 horas.
- Endereço: Rua Engenheiro OstojaRoguski, Jardim Botânico
Mercado Municipal
O Mercado foi inaugurado no ano de 1958 e é um dos locais que merece estar em seu roteiro. Ele possui uma área dedicada somente ao mercado de produtos orgânicos, sendo o primeiro Mercado Orgânico do Brasil.
A Praça de Alimentação conta com restaurantes de massas, comida japonesa, lanches, comida brasileira e cafeterias. Foi difícil ter que escolher onde almoçarmos, mas acertamos em cheio nossa escolha, pois a comida estava deliciosa. Vale muito a pena. Anote a dica: Box Curitiba.
Comi um Ravioli a Carbonara que estava divino. Estava tão saboroso que procurei o gerente do restaurante para elogiar. Ah! Acreditem que voltei à Curitiba no mês passado e fui até lá repetir o prato?
- Horário de Funcionamento: Domingo das 7 às 13 horas, segunda das 7 às 14 horas e de terça a sábado das 7 às 18 horas.
- Endereço: Av. Sete de Setembro n. 1865, Centro.
Bosque Alemão
Desde que chegamos na cidade meu pequeno estava super ansioso para fazer a trilha do livro João e Maria. Para matar sua vontade, aproveitamos um momento em que a chuva deu uma trégua e fomos conhecê-lo.
O Bosque foi construído para homenagear a cultura germânica. É super arborizado, bonito e tem um atrativo especial para as crianças: nele existe a trilha do livro João e Maria.
O Caminho dos Contos é uma trilha no interior do bosque onde é contada a história dos irmãos Grimm em vários painéis de azulejo. Como meu pequeno tinha aprendido a ler no começo do ano, foi um passeio divertido e bem diferente, pois foi ele quem leu para nós a história. Ele adorou.
Pena que quase no finalzinho da trilha o tempo foi se fechando e tivemos que correr, mas ele não aceitou sair de lá sem terminar a trilha. Pegamos a maior chuva para chegar até o carro…. Ficamos ensopados!
Tem ainda como atrativo a Casa da Bruxa, que é uma biblioteca, onde acontece nos finais de semana contações de histórias para os pequenos visitantes. Descubra mais sobre o passeio no Bosque Alemão e na Casa da Bruxa.
- Endereço: Rua Francisco Schaffer, s/n – Vista Alegre
- Horário de Funcionamento: Todos os dias das 6 às 20 horas;Hora do Conto acontece aos finais de semana e feriado às 11, 14 e 16 horas.
Rua 24 Horas
A Rua 24 horas é uma galeria cheia de bares, restaurantes, lanchonetes e algumas lojas para quem gosta de antiguidades e objetos criativos, muito legal. Portanto é um lugar perfeito para quem quer tomar uma cerveja no final do dia. Confira ainda as melhores cervejarias de Curitiba.
Nem preciso de dizer que funciona 24 horas por dia né?! Ela foi reinaugurada em 2011 e é um dos principais pontos turísticos da cidade.
- Endereço: Rua Visconde de Nácar s/n, Centro.
- Horário de Funcionamento: 24 horas.
Conhecer o Centro da Cidade
Recomendo que comece o passeio pela Rua das Flores, nome pelo qual ficou conhecida a Rua XV de Novembro, que foi inaugurada em 1972 e foi a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil.
Lá estão localizados muitos edifícios, sobrados, bares, lojas e um canteiro de flores em toda sua extensão.
O ideal é fazer um passeio de pelo menos duas horas no centro de Curitiba para poder conhecê-lo melhor. Nós fizemos um Walking Tour em Curitiba que além de nos mostrar toda a região, também nos contou a história da cidade.
Bondinho da Leitura
Meu filho adora ler e estava super empolgado para conhecer o Bondinho da Leitura, mas chegamos lá e ele estava fechado para férias. Foi tão decepcionante…
O bondinho é assim conhecido por abrigar um acervo com mais de 2.500 livros que podem ser emprestados gratuitamente, desde que a pessoa apresente seu documento de identidade e informe o endereço.
- Endereço: Rua XV de Novembro esquina com a Rua Ébano Pereira
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8:30 às 19:30 horas, e aos sábados das 8:30 às 14:30 horas
Parque Barigui
Em nossa programação estava previsto começarmos pelo Parque Barigui, mas como já amanheceu chovendo, tivemos que mudar nossos planos e começar pelo Museu do Automóvel.
O Parque é lindo e fica na frente do Museu. Não passeamos nele, pois tinham muitas possas de água no chão e estava chuviscando, mas pudemos apreciar um pouquinho de sua beleza. O Gabriel ficou triste pois não alugamos bicicletas para dar uma volta no parque, como tínhamos combinado, mas fica para uma próxima vez.
Museu do Automóvel
O museu é constituído por 150 veículos alternados nas 70 vagas disponíveis para exposição. São vários os destaques do museu, veículos raros em excelente estado de conservação. Ele foi inaugurado em 1976 e é considerado um dos mais importantes do Brasil nesta categoria.
Ao entrarmos no museu demos de cara com um Carro de Corrida de Fórmula 1 – uma McLaren que foi dirigida por Emerson Fittipaldi. Meu filho ficou super empolgado, pois nunca tinha visto um! Tinha também um carro de Fórmula Indy e muitos troféus expostos neste salão.
Na frente da maioria dos carros tem uma placa informando seu nome, marca, ano de fabricação e procedência. Pena que não tem em todos. Acho que o mais velho que vimos foi de 1919.
- Endereço: Av. Cândido Hartmann, 2300 Parque Barigui
- Horário de Funcionamento: de terça a domingo, a partir das 10 horas, consulte no site ou no Facebook, pois o horário varia muito e fecha para almoço em alguns dias.
Torre Panorâmica
Mesmo o dia não estando muito bonito, como a chuva tinha dado uma trégua fomos até a Torre Panorâmica que é uma Torre de Telefonia, da empresa Oi. A única no Brasil com um observatório de turismo aberto para visitação.
Ela está localizada no ponto mais alto de Curitiba e tem 109,5 metros de altura. De lá podemos ter uma visão da cidade em seus 360ograus e contemplar as belas paisagens da cidade, que é contornada pela serra do mar. Repare na quantidade de verde nas fotos, a cidade tem mesmo que ser a capital ecológica do Brasil!
Mesmo o dia estando feio, veja como a vista é incrível!
Na entrada da torre está localizado o Museu do Telefone, com entrada gratuita. Não deixe de visitá-lo.
- Endereço: Rua Lycio Grein Castro Velloso, 191 – Bairro Mercês
- Horário de Funcionamento: De terça a domingo e feriados das 10 às 19:00
Ópera de Arame
É um local lindo, um dos cartões postais da cidade. Foi inaugurada no ano de 1992 e fica no Parque das Pedreiras. Nela ocorrem vários tipos de espetáculos artísticos e culturas. É cercada por um lago, repleto de peixes e uma cachoeira que deixa o local mais belo ainda.
Seu nome vem do estilo de sua construção que é feita em tubos de aço com estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato que nos fazem lembrar a uma construção em arame.
Ficamos mais ou menos meia hora por lá e fomos em direção a nosso próximo destino.
- Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 8 às 20 horas.
- Endereço: Rua João Gava n. 874, Abranches
Parque Tanguá
Foi inaugurado em 1996 como uma das etapas de preservação do curso do Rio Barigui juntamente com os parques Tingui e Barigui. O parque é enorme, tem uma área de 235 mil m2.
Ele ocupa a terceira posição do site Tripadvisor quando procuramos o que fazer em Curitiba. É um dos parques mais frequentados pelos curitibanos, além de ser famoso como excelente local para se apreciar o pôr do sol.
Destacam-se no parque duas pedreiras que estão desativadas e que são unidas por um túnel de 45 metros, que pode ser atravessado a pé.
Podemos ver muita área verde, dois lagos, cascata, um jardim em estilo francês e torres para observação. Do mirante, podemos ter uma visão privilegiada de todo o parque.
- Endereço: Rua Dr. Bemben – Pilarzinho
- Horário de funcionamento: Todos os dias das 8 às 18 horas
Museu Ferroviário e Shopping da Estação
O Museu fica instalado na antiga Estação Ferroviária de Curitiba que funcionou de 1890 a 1985, onde hoje é o Shopping Estação. Nele podemos ver a história das ferrovias no Estado do Paraná. Logo na entrada nos deparamos com uma locomotiva, as crianças acham o máximo!
O museu é bem pequeno, mas bem legal. Reserve meia hora do seu dia para visitá-lo. Depois demos umas voltas no shopping, para ver se a chuva parava, pois estava em nosso roteiro irmos até um o Parque São Lourenço, levar o Gabriel para andar de carrinho de rolimã. Como não parou de chover resolvemos conhecer outro museu.
- Endereço: Shopping Estação: Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças.
- Horário de Funcionamento: De terça a sábado das 10 às 18 horas e domingo das 11 às 19 horas.
Museu Oscar Niemeyer
Eleito 5º melhor museu do Brasil pelo Travellers Choice, premiação do site TripAdvisor no ano de 2018. Este é o museu que você levará mais tempo para conhecer, pois é enorme! Ele é lindo! É um modelo de arquitetura aliado a arte. Ele ocupa a segunda posição do site Tripadvisor quando procuramos o que fazer em Curitiba.
O museu foi inaugurado em 2002, possui 35 mil metros quadrados e é considerado o maior da América Latina. Tem 12 salas expositivas e realiza por ano mais de 20 mostras. Seu acervo contém mais de 2.200 peças de obras de artistas nacionais e internacionais.
Ficamos mais de 30 minutos na fila para comprar os ingressos, quer dizer eu fiquei, pois o Miranda e o Gabriel foram tirar um monte de fotos.
O Gabriel gostou muito de uma sala onde estavam expostas as maquetes de vários locais famosos projetados por Niemeyer. Repare na foto abaixo a maquete do Museu.
Confesso que o Gabriel ficou um pouco impaciente na primeira parte, onde estavam expostas obras de artes, mas gostou quando vimos as maquetes e depois uma exposição com luzes e neon. Saímos do museu na hora em que ele fechou.
Se quiser saber mais sobre como é o Museu, confira as dicas sobre o Museu Oscar Niemeyer dadas pelo blog Let’s fly away.
- Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
- Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 10 às 18 hs.
Antes de pegarmos o carro para ir embora, tivemos que levar o Gabriel para conhecer o ponto de ônibus, ele amou! Queria por tudo ir embora de ônibus, só para entrar no ponto.
Bom é isso. Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre o que fazer em Curitiba. Adoramos Curitiba! Pena que pegamos três dias de chuva o que atrapalhou bastante nossa programação.
Como é o clima em Curitiba
Curitiba é a capital mais fria do Brasil, possui as quatro estações do ano bem definidas e chove durante o ano todo. Janeiro é o mês que mais chove na cidade. Os meses com menor incidência de chuvas estão compreendidos entre abril e agosto. Portanto, tente programar para visitar a cidade neste período.
Nos meses mais quentes, a temperatura média na cidade fica em torno de 22oC. No inverno fica em torno de 12 oC. Julho é o mês mais frio do ano, onde a temperatura fica em torno dos 9 oC.
Para saber mais, leia o artigo o que fazer em Curitiba na Chuva, lá daremos algumas dicas de passeios e falaremos mais sobre o clima na cidade.
Dicas Extras:
- Se você estiver pensando em conhecer Curitiba fazendo o passeio no ônibus turístico, leia as dicas da Paloma do blog Diário de turista: City Tour em Curitiba no ônibus turístico, vale a pena ou não?
- Se você gosta de comida de boteco, leia o post Conheça o Tour Comida de Boteco em Curitiba do blog Apure Guria.
- Quer visitar a cidade de Morretes? A melhor forma é fazendo um passeio de trem. Confira as dicas do D&D Mundo Afora Passeio de trem em Curitiba rumo a Morretes
- Se você estiver procurando dicas de passeio de bate e volta, que tal conhecer a Ilha do Mel? Veja o post da Paloma do blog Diário de Turista: Ilha do Mel: bate e volta saindo de Curitiba.
16 respostas
Adorei as dicas para Curitiba. Vou anotar para próxima vez que for na cidade, já que na primeira só fomos no Jardim Botânico.
Essa cidade é linda! Amei o jardim Botânico e o Palácio de Cristal! 🙂
Adoro Curitiba! Já estive duas vezes a passeio. Com certeza irei voltar no futuro. Parabéns pelo post!
Parabéns pelo post! Gostei muito de saber das opções que Curitiba oferece. Faz muito tempo que não vamos para esses lados, está na hora de voltar.
Adorei o post, cheio de dicas maravilhosas. Ainda não conheço Curitiba mas já amo hehe
Não me canso de visitar Curitiba. Sempre tem alguma coisa nova e diferente pra fazer!! Ótimo post!! 🙂
Adoro Curitiba! Volto sempre que posso e nunca me canso. Lugar limpo, organizado e com belas praças e parques.
Tenho até vergonha de dizer isso, mas mesmo morando em torno de 6 horas de Curitiba, acredita que ainda não conheço a cidade. Mas vontade e motivos para ir para lá é o que não falta rs, a cidade é muito linda não é. E pelo que li neste post tem bastante coisa para fazer lá 🙂 Beijos
Josiane, marque uma viagem até lá, você vai adorar a cidade!
Passei batido pelo Bondinho da Leitura! Nem acredito!
Achei o Jardim Botânico lindsíssimo!
Adoramos Curitiba, quando fomos fizemos um passeio com o ônibus hop on hop off da cidade, e valeu a pena, na minha opinião, pois o serviço é bem realizado, e pudemos conhecer muitos pontos turísticos da cidade.
Muito legal ver a sua cidade do coração pelas lentes e posts de outros viajantes.. Fiz o ensino médio e universidade em Curitiba e hoje meus pais residem ai. Então quando vou ao Brasil é ai que eu fico. Só uma pequena observação o número de parques e bosques em Curitiba aumentou se não em engano são 29 e não 26 como você mencionou no inicio do post.
Olá Oscar,
Ah Curitiba realmente é uma cidade excelente e ficamos felizes por você ter gostado do post. Com respeito ao número de Parques fizemos uma nova pesquisa e encontramos no site da Prefeitura (http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parques-e-bosques-smma/267) o número exato: 29. Muito obrigado pela sua observação!
Ps.: Já mudamos no post.
Post excelente para quem vai pra Curitiba, vou até compartilhar na fanpage pq acho que todo mundo precisa ler um pouco esses post, excelentes dicas!
Paula, que bom que gostou do post! Obrigada por compartilhar!
Parabéns, Ana Carolina!O post foi muito bem elaborado, gostei muito das dicas e achei linda a cidade. Pretendo conhecer.