O Memorial do Cerrado em Goiânia é uma excelente opção para quem procura o que fazer na cidade. Ele fica dentro do Campus II da PUC Goiás. O espaço é enorme, por isso não se esqueça de ir de tênis ou com um calçado confortável, pois você andará muito.
O local é super arborizado, tem muitas plantas e até um lago. O memorial é um museu que retrata desde a origem do planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil. É um local único, que reúne história, cultura e muita natureza.
Ele foi criado com o objetivo de vivenciar e estudar o cerrado em todas as suas dimensões. Convido você a conhecer um pouquinho do Memorial do Cerrado.
Confira também nossos artigos:
- Principais pontos turísticos de Goiânia;
- Melhores passeios em Goiânia para crianças;
- Onde comer rodízio de pizza em Goiânia;
- Como é o Arca Parque em Trindade
Como é o o Memorial do Cerrado em Goiânia
O Memorial do Cerrado em Goiânia é dividido em:
- Museu de História Natural,
- Vila Cenográfica Santa Luzia,
- Réplica em tamanho real de uma aldeia indígena e de um quilombo do cerrado,
- Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa,
- Fazenda Baraúna e
- Trilha da Semente Peregrina.
Compramos nossos ingressos e demos uma volta pela área externa. Repare na foto abaixo várias casinhas coloridas, meu filho correu por elas, brincou um pouco e só então fomos em direção ao Museu de História Natural. Repare o tanto que o local é bem cuidado e bonito.
Museu de História Natural
Antes de entrarmos no museu, nos deparamos com um monumento azul, repare na foto abaixo. Seu formato foi idealizado por Oscar Niemeyer e dedicado ao Cerrado Brasileiro, como forma de reconhecimento de sua importância.
Em seguida fomos surpreendidos pela réplica, em tamanho real, do crânio de um Tyranossauro adulto. As crianças ficaram super empolgadas. Dentro do Museu também puderam encontrar muitos outros dinossauros.
Nele estão expostos vários painéis contando a história da Terra. Tinham também informações sobre nosso solo e sobre os minerais. Repare no tamanho do calcário na foto aí de cima.
Pudemos encontrar muitos painéis explicativos sobre o cerrado brasileiro. Os pequenos ficaram super empolgados de ver de perto muitos animais taxidermizados, são animais preservados em sua forma e tamanho real. Vimos tigres, tamanduás, emas, macacos e muitos outros.
Vila Cenográfica de Santa Luzia
Nossa próxima parada foi a Vila Cenográfica de Santa Luzia. Lá estão representados os primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. Lá é possível ver como era a vida nas vilas e cidades goianas, pois etão podemos entrar em casas, fazendas, vendas, cadeia, igreja, prefeitura entre outros.
A casa da fazenda estavam decoradas, retratando antigas fazendas de nossa região. Os objetos dentro delas foram doados ao Memorial. Tinham camas, quadros, enfeites e muitos outros. As crianças gostaram de ver o pinico embaixo das camas.
Repare na foto abaixo o armazém e sua riqueza de detalhes. Fiquei encantada com a capela “O Milagre de Santa Luzia”. Acho que deu para perceber na aula de história os pequenos tiveram nesta visita.
Quilombo
De lá fomos em direção ao Quilombo. Meu filho ainda não sabia o que era isso e tive a oportunidade de explicar para ele o que era. Ponto positivo para a visita ao memorial, pois gosto de passeios que ensinam alguma coisa para as crianças.
O quilombo representado no memorial se inspirou nas comunidades da região centro-oeste brasileira. Tem várias casas com camas, utensílios de cozinha, fogão a lenha, entre outros.
Aldeia Indígena Timbira
O último local que visitamos foi a aldeia indígena. Lá é possível conhecermos em tamanho real a réplica de uma aldeia indígena construída segundo o modelo Timbira – típico da região centro-oeste.
Existem várias ocas para visitarmos. Dentro delas pudemos ver alguns animais empalhados nas paredes. Como estava um pouco escuro, as crianças levaram um susto. Também pudemos ver alguns utensílios utilizados pelos índios.
Em nossa primeira visita ao Memorial do Cerrado não tivemos tempo de fazer as trilhas e em nossa última visita elas estavam fechadas. Bom que temos um ótimo motivo para voltar ao Memorial, né?
Informações:
Endereço: PUC-Goiás, Campus II na Av. Engles, s/n Jardim Marilisa
Telefone: (62) 3946 1723
Valor do ingresso do Memorial do Cerrado em 2024: R$ 20,00 a inteira; R$ 10,00 para crianças de até 6 anos e professores, mediante comprovação (valores em novembro/2024).
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Duração do passeio: aproximadamente 2 horas
Dica: no local não existe lanchonete nem restaurante. Então não se esqueça de levar água ou alguma coisa para as crianças comerem durante o passeio.
Mais dicas do Vamos Por Aí sobre Goiás
Onde ficar em Goiânia: melhores bairros e hotéis
Respostas de 21
Olá,
Gostaria de levar meus alun@s de Sociologia.
Eles são pessoas deficientes visuais (cegos e com baixa visão).
Tem guia e/ou Audiodescrição?
Olá, vc precisa entrar em contato diretamente no Memorial do Cerrado para ter essa informação.
Informamos que o Memorial do Cerrado está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O Museu de História Natural, um dos componentes do Memorial, está fechado para reformas, mas as Vilas Cenográficas Urbana e Rural, assim como o Quilombo e a Aldeia Timbira estão aptos a lhes receber.
Levy Silvério
Memorial do Cerrado
Instituto do Trópico Subúmido
Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
(62) 3946-1723
Que passeio super interessante, não só pra crianças, mas para os adultos também. Muito bom saber mais sobre a história do Brasil. As trilhas devem ser bem bacanas também!
Que coisa maravilhosa esse campus da PUC de Goiás, me lembrou bastante os da USP do interior de SP. rs.
E que museu interessante, até obra de Nyemair tem! Com certeza tentarei passar em uma próxima visita a Goiás 🙂
Fernanda, o museu é super interessante. Venha conhecer.
Que lugar legal, Carol!!!! Acho tão importante este resgate cultural! Conhecemos tão pouco deste nosso Brasil né?! Gostei especialmente da Vila de Santa Luzia! 🙂 bjs
A Vila é uma gracinha. O mais engraçado é levar as crianças lá e mostrar a elas como vivíamos há anos atrás. Que bom que gostou.
Que delicia de lugar! Parece muito interessante! Ideal pra entretenimento com a família! Gostei muito da Aldeia Indígena Timbira… Adorei a dica! Está anotado!
Itamar, que bom que gostou da dica. Venha visitar o centro-oeste e conhecer nosso memorial.
Oi Carol, tudo joia?! Quando vejo matérias como a sua, tenho maior orgulho em viver em Goiás, que lugar repleto de riquezas né?! Abração!
Oi Luiz, que bom que gostou das nossas dicas. Goiás é um Estado com muitas riquezas, algumas delas não tão divulgadas quanto merecem, né?
Como o Brasil é imenso e cheio de culturas diferentes! Estive em Goiânia ano passado para um congresso, mas ficamos apenas nos campus da UFG. Jà favoritei no Google Maps para uma nova visita!
Que bom que gostou Juliana, vá mesmo conhecer. Bjs
Ainda nao conheco o Centro Oeste 🙁 Esse parece um passeio bem bacana pra levar os pequenos e é super barato também…12 reais para adultos pra um programa desses..curti!
Lid, venha conhecer. Nossa região é linda!
Super interessante o memorial do cerrado! Essas iniciativas são muito importantes para ajuda r alopngo prazo na preservação dos lindos ecossistemas brasileiros
Que gracinha, Carol! Adorei a dica. Parece ser realmente uma ótima proposta para quem vai para Goiânia (que ainda preciso conhecer).. Com crianças então! Elas devem adorar! 😀 😀
Adorei saber desse lugar!!! Nunca tinha ouvido falar dele… Deve ser bem informativo!!! Já quero conhecer!!!
Ainda não tinha ouvido falar desse lugar, mas adorei e pretendo levar minha filha em breve.
Helen, que bom que gostou!