Quer saber o que fazer em Brasília? A cidade tem muita coisa legal! Nesse post vamos contar com é uma visita ao STF. Você já leu nosso post O que fazer em Brasília – parte 1? Este artigo é sua continuação.
Estávamos tirando fotos na Praça dos Três Poderes quando ficamos sabendo que teria visitação no STF – Supremo Tribunal Federal. Corremos para lá, pois não iríamos perder a oportunidade de forma alguma.
Ficamos super empolgados de entrar mais alta Corte do País! Para participar da visitação temos apenas que assinar um livro com nossos dados: nome, profissão, cidade e e-mail e passar no raio-X. A visitação é guiada. O guia era muito atencioso e nos contou a história do STF, respondeu a todas as perguntas e nos deu dicas de outros locais com visitação guiada.
Visitamos os salões, a sala onde acontecem os julgamentos, apreciamos a bela arquitetura do local e das obras de arte presentes.
O ponto alto da visitação foi a sala onde ocorrem os julgamentos. Depois das explicações, temos um tempo para tirar fotos no local. O guia contou até o motivo da cor do carpete ser amarelo. Não revelaremos para não atrapalhar seu passeio…
Veja abaixo a escultura A Justiça, feita em 1961 por Alfredo Ceschiatti. Ela representa o poder judiciário como uma mulher com olhos vendados e uma espada. Olhos vendados para representar a imparcialidade da justiça e a espada representa a força, coragem, ordem e regra necessárias para impor o direito. Vale apena apreciar sua beleza.
A visitação acontece aos sábados, domingos e feriados das 10 às 15:30. Para visitas durante em outros dias da semana é preciso de agendamento, feito através de link: Visitação STF. Caso vá a Brasília, não deixe de fazer este passeio!!!
Panteão da Pátria
De lá, seguimos para o Panteão da Pátria e da Liberdade de Tancredo Neves: monumento à liberdade e à democracia, também projetado por Oscar Niemeyer. O local apresenta uma arquitetura modernista simbolizando uma pomba e foi inaugurado em 1985.
Lá estão expostos vários jornais, reportagens e objetos de Tancredo. O público tem contato direto com os assuntos tratados por meio da exposição de cópia de documentos, filmes e tecnologias interativas.
Ele fica localizado na Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios e funciona de de teça a domingo das 9 às 18hs, a entrada é gratuita.
Espaço Lúcio Costa
De lá fomos para o Espaço Lúcio Costa, que é um pequeno museu subterrâneo, localizado sob a Praça dos Três Poderes, inaugurado em 1992 para homenagear o idealizador da capital federal.
Nele consta a maquete de Brasília com 179 m2, conhecida como Maquete Tátil do Plano Piloto, fotos históricas da inauguração da cidade, dá para ver a estrutura das quadras da cidade, do Eixo Monumental, entre outros. Este museu é muito legal, foi o que mais gostamos. A maquete é gigante e ficamos um tempão lá. Não deixe de ir!
Ele fica localizado na Praça dos Três Poderes e funciona diariamente, das 9 às 18 horas e a entrada é franca.
Torre de TV
Em seguida fomos para a Torre de TV, que foi projetada por Lúcio Costa e inaugurada em 1967, é o ponto mais alto do Plano Piloto, com 224 m de altura.
Essa foto foi tirada do terraço do hotel em que nos hospedamos, que ficava de frente para a torre de TV.
Seu mirante a 75 metros de altura rende ótimas fotos, pois proporciona uma vista de 360º da cidade.
Boa opção é deixar para subir na torre no final da tarde, pois assistir ao por do sol de lá, deixa tudo mais belo ainda. De lá você consegue tirar belas fotos também do Estádio Mané Garrincha.
Caso você queira conhecer o estádio é possível, aos sábados das 9 às 11:30 hs. As visitas são gratuitas e duram 40 minutos.
Observe que dá para a ver a cidade de diversos ângulos do mirante da torre. Você não precisa pagar nada para subir até lá.
Pontão do Lago Sul
À noite fomos ao Pontão do Lago Sul, um lugar lindo, às margens do Lago Paranoá com muitos bares e restaurantes, alguns com música ao vivo. Tem opção para todos os gostos! Jantamos por lá e voltamos para o hotel para descansar e recarregar as energias para o dia seguinte.
Dica de Hospedagem em Brasília
Durante esta viagem, optamos por nos hospedar no Hotel Meliá Brasil 21. Já nos hospedamos no Meliá também em outras ocasiões, pois consideramos sua localização privilegiada e atendimento privilegiado. Leia nosso artigo sobre o Meliá Hotel em Brasília.
Mais Dicas sobre Brasília
Pontos Turísticos de Brasília com Visitação Guiada
Respostas de 5
Moro em Brasília e usei seu post para apresentar Brasília para amigas de Minas! Obrigadaa
Nossa, que legal! Adorei saber! Quando for viajar, volte que tenho muitas dicas legais!!!
Muito bom post, mostrando de forma muito legal a nossa cidade. Parabéns!!!!
Que bom que gostou do post! Obrigada!
Já estive em Brasília e a cidade é realmente linda.
Parabéns pelas dicas