Programando conhecer a Terra da Magia? Então vai amar nossas dicas, pois montamos um roteiro em Florianópolis com dicas de passeios, restaurantes e hospedagem.
Nós do vamos Por Aí passamos uma semana em Santa Catarina. Ficamos 4 dias em Floripa e 3 dias em Bombinhas e já saímos de lá com vontades de voltar, pois o Estado é lindo!!!
Confira também nossos artigos:
Curiosidades sobre Florianópolis
- Possui 43 praias; sendo Praia da Lagoinha, Jurerê Internacional, Praia dos Ingleses, Praia Mole e Praia da Joaquina as mais tradicionais.
- 52% de sua extensão está sob proteção ambiental;
- Eleita 10 vezes consecutivas como o melhor destino para se fazer turismo;
- 2º cidade brasileira mais visitadas por turistas estrangeiros;
- Conhecida por suas belas praias e festas de réveillon maravilhosas;
- Patel de berbigão, ostras, sequência de camarão e tainha estão entre seus principais atrativos gastronômicos;
- Temperatura média anual de 21ºC.
Roteiro em Florianópolis: 1º Dia – Praia dos Ingleses
Visitar Florianópolis e não conhecer sua belas praias é um pecado que você não deve cometer. O primeiro lugar que conhecemos na cidade foi justamente a Praia dos Ingleses e adoramos.
A Praia dos Ingleses é uma das mais conhecidas da cidade. Ela fica localizada no norte da ilha. A praia tem mais de 8 km de extensão. Tendo em sua extensão partes onde o mar é calmo e outras onde o mar é bem agitado, ideal para amantes do surf.
Confira as dicas do blog Latitude Infinita sobre a Praia dos Ingleses: onde comer, porque conhecer e muito mais.
A infraestrutura da região é um ponto a destacar. Existe uma variedade de restaurantes, bares, lojas e hotéis. Nos hospedamos no Hotel Porto Sol, localizado a 200 metros da praia.
Chegamos na cidade, fizemos o chek-in no hotel e fomos direto para a praia. O Gabriel adora mar e pode se deliciar à vontade. Brincou na areia, correu, fez amigos. Foi pura diversão.
Almoçamos no Restaurante Grande Família, localizado a beira mar. O restaurante serve várias opções de frutos do mar. Pedimos um peixe grelhado com arroz, fritas e salada que custou R$ 70,00. A fome era tanta que esquecemos de tirar fotos, dá para acreditar?
À noite fomos para a abertura do 2º Encontro de Blogueiros de Viagens em Família. O evento foi no Hotel Castelmar e foi maravilhoso! Jantamos por lá. A comida estava deliciosa. A variedade de pratos servidos foi enorme. O que mais fez sucesso foi a ostra gratinada, nem sei quantas vezes repeti… Floripa é a maior produtora de ostras do Brasil e as ostras estão entre suas maravilhas gastronômicas. Não deixe de experimentar.
A abertura do evento foi maravilhosa, com direito a show de mágica e óculos de realidade virtual para os pequenos. Parabéns ao Castelmar pela organização do evento, foi dez!
Roteiro em Florianópolis: 2° Dia – City Tour pela Cidade
O ideal é reservar um dia inteiro para conhecer um pouco mais da cidade. Fizemos um city tour com a Eco Experiências que super recomendo. A guia, Jaqueline Vargas, foi super atenciosa e nos contou muitas curiosidades não só sobre a cidade e seus pontos turísticos, mas também sobre os costumes locais.
A programação foi puxada, mas amamos! Veja o que conhecemos:
Projeto Tamar
Esse é um daqueles passeios que agrada tanto as crianças como os adultos. O Projeto Tamar está presente em nove estados do Brasil. É responsável pela preservação de tartarugas marinhas, ameaçadas de extinção.
O Projeto Tamar foi inaugurado na praia da Barra da Lagoa, localizada na costa leste da ilha, no ano de 2005. Fica localizado a 25 km do centro da cidade.
Fizemos uma visita guiada no local e adoramos. Ela durou por volta de uma hora e meia. A visita começou com a apresentação de um vídeo falando sobre a preservação das tartarugas.
Em seguida fomos para a parte mais divertida, ver de perto as tartarugas. Se você quiser fazer uma visita guiada, basta se informar na bilheteria dos horários disponíveis. Geralmente existe uma pela parte da manhã e outra à tarde.
No local existem cinco tanques de onde podemos apreciar quatro espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil. Durante toda a visita a guia nos contou várias curiosidades sobre as tartarugas. As crianças interagiram super bem e fizeram inúmeras perguntas.
- Site: Projeto Tamar Florianópolis
- Endereço: R. Prof. Ademir Francisco, 100 – Barra da Lagoa,
- Horário de Funcionamento: Todos os dias das 9:30 às 17:30.
Mirante Manoel de Menezes
Se você gosta de ver as cidades do alto, não deixe de ir ao Mirante. De lá é possível apreciar a Lagoa da Conceição, as dunas da cidade, a Avenida das Rendeiras, o mar da Joaquina, entre outros lugares
É lá também que fica o letreiro “Sou Bem Floripa”, então não deixe de tirar uma foto para guardar de lembrança da cidade.
Almoçar no Restaurante Maria do Mar
O restaurante fica dentro do hotel Maria do Mar. Mas atende ao público em geral e não apenas hóspedes. O restaurante é super charmoso, de frente para o mar, o que tornou nossa experiência ainda melhor.
O restaurante é conhecido por sua tradicional feijoada servida aos sábados há mais de 25 anos. A feijoada já foi eleita pela revista Veja SC como a melhor de Santa Catarina. Pena que estivemos no restaurante na sexta… Mas pretendemos voltar para experimentar.
A comida estava super saborosa, recomendo. O filé ao molho madeira estava divino…
O hotel é de padrão 4 estrelas e super charmoso. As crianças fizeram a maior bagunça na área de lazer, pois tinha parquinho e mesa de ping-pong. Olha aí a galera toda reunida pronta para continuar o city tour.
Conhecer o Centro Histórico
Conhecemos os principais pontos turísticos do centro da cidade, num passeio a pé. Conhecemos a Praça Fernando Machado, o Memorial ao Miramar, a Catedral Metropolitana de Florianópolis, a Praça XV de Novembro, o Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa, a Casa da Alfândega, entre outros lugares.
Leia nosso artigo contando em detalhes tudo sobre nosso roteiro no centro de Florianópolis.
Aproveitamos também para ir ao Mercado Público de Florianópolis, que é uma ótima pedida para quem pretende experimentar a comida típica de Santa Catarina.
Assistir ao Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa
Se você como nós é apaixonado por um belo pôr do sol, não deixe de ir assisti-lo em Santo Antônio de Lisboa.
Segundo o site TripAdvisor Santo Antônio de Lisboa ocupa o 1ª posição dos melhores programas para se fazer em Florianópolis. Então já deu para notar que é uma boa pedida! Nós fomos conhecer e adoramos!!! E o pôr do sol é de tirar o chapéu! L-I-N-D-O!!!
Durante os finais de semana o bairro costuma ficar lotado, pois recebe muitos visitantes interessados pela arquitetura açoriana da região em casas tombadas pelo patrimônio público e também pela variedade de restaurantes.
Para quem gosta de saborear os pratos típicos dos lugares que visita, não deixe de experimentar a sequência de camarão e as ostras gratinadas. Difícil é ter que escolher apenas um, já que os dois pratos são deliciosos! A gastronomia da região é baseada em frutos do mar.
Jantar Pizza na Pizzaria Cabral
Para finalizar nosso dia resolvemos ir comer uma boa pizza. Acertamos em cheio na escolha. Fomos até a Pizzaria Cabral, localizada na Praia dos Ingleses. O lugar é super aconchegante e a comida deliciosa. Se você gosta de camarão, não deixe de provar a pizza de camarão que é deliciosa!
- Endereço: Estr. Dom João Becker, 1039 – Ingleses Norte
Roteiro em Florianópolis: 3º Dia – Passar o dia no Resort Costão do Santinho
Se você vai à cidade e não vai ficar hospedado em um resort, uma boa pedida é tirar um dia para relaxar e curtir todas as mordomias que um resort pode te oferecer. Fizemos isso e adoramos!!!
O Costão do Santinho é um resort 5 estrelas, localizado a beira mar. O que não falta no resort são atividades que agradam não só os pequenos mas também toda a família.
Quando a ocupação do hotel está inferior a 80% ele opera com o sistema day use. Por isso é importante telefonar antes de ir, para não correr o risco de chegar até lá e não ser possível entrar.
Ao comprar seu ingresso de day use já estão incluídos a alimentação e bebidas (menos alcoólicas), empréstimo de toalhas de praia e várias atividades de lazer. O resort conta com alguns restaurantes, bar molhado e um restaurante exclusivo para o público infantil.
Piscina, praia, atividades no spa, arvorismo, caminhada ecológica, sandboard, recreação na piscina, aulas de dança e ginástica, shows na piscina são algumas das atividades propostas pelo hotel.
Acho que a atividade que fez mais sucesso com a meninada foi a trilha ecológica pela Unidade de Conservação Morro das Aranhas. A trilha foi super tranquila de fazer. No final dela nos deparamos com as famosas dunas da região. As crianças ficaram um tempão rolando por elas, foi uma diversão só!
Em seguida os mais aventureiros fizeram o sandboard, que nada mais é do que descer as dunas sentado ou deitado em uma prancha.
Nós também fomos convidadas a conhecer o spa. Enquanto os papais ficaram na piscina com as crianças, as mulheres foram experimentar o circuito das águas.
É uma atividade dentro da piscina, onde a força da água massageia várias partes do nosso corpo. Saímos de lá super relaxadas, foi muito bom.
Já te adianto que um dia será pouco para desfrutar de tudo o que o Costão do Santinho tem para oferecer. Considere ficar mais tempo. Nosso filho não queria ir embora de forma alguma. Adorou, se divertiu demais! Em breve farei um post contando tudo o que fizemos por lá! Aguarde.
- Telefone: (48) 3261 1853 – É recomendado ligar antes para confirmar.
- Reservas: Costão do Santinho Resort
Roteiro em Florianópolis: 4° Dia – Praia de Jurerê + Sequência de Camarão + Parque da Luz
Conhecer a Praia de Jurerê
Reservamos esse dia para curtir a praia de Jurerê, mas nem sempre nossa programação sai como planejamos. O dia amanheceu super fechado, com um vento gelado. Então tivemos que mudar nossos planos.
O Miranda queria muito conhecer a praia, então fez uma caminhada de mais de duas horas com o Paulinho do Blog Viajando por Aí. Graças a esse passeio temos fotos. Pois o dia não estava só feio, estava frio também.
Fomos conhecer o Jurerê Sports Center que é o centro de esportes da região. Piscinas, várias pistas de tênis, espaço para ginástica artística e muito mais.
As crianças brincaram de arco e flecha e correram um pouco. Em seguida nos despedimos de Jurerê e fomos para a região central da cidade.
Experimentar a Sequência de Camarão
Não poderíamos ir embora de Floripa sem experimentar a famosa sequência de camarão, principalmente porque amamos frutos do mar. Então resolvemos ir para a região da Lagoa e encontramos o Restaurante Oliveira.
O Gabriel não come camarão. No cardápio não tinha prato infantil. Chamamos o garçom que se prontificou a fazer um prato com arroz, feijão, bife e batata frita. Cobrou R$ 20,00. Então pedimos este prato e a sequência de camarão.
Neste prato o camarão é servido de diversas formas: ao alho e óleo, à milanesa e ao bafo. As porções vem chegando aos poucos. Depois ainda vem o prato principal, composto por casquinhas de siri, filé de peixe grelhado ao molho de camarão, arroz, batata frita, salada e pirão. Dá para acreditar que não conseguimos comer tudo?
Acertamos em cheio na escolha. O prato estava super bem servido e saboroso. Aprovado e recomendado.
Em Bombinhas tínhamos ido a um restaurante que também optamos por este prato, mas não gostamos. Foi em Floripa que nos deliciamos com a sequência de camarão. Não deixe de experimentar. Vale a pena.
Endereço: R. Henrique Veras do Nascimento, 57 – Lagoa da Conceição
Ir ao Parque da Luz
O último lugar que conhecemos em Floripa não estava nos nossos planos, mas adoramos conhecer. Em nosso último dia na cidade resolvemos nos hospedar mais próximo ao aeroporto e ficamos no Castelmar Hotel. Na frente do hotel estava o Parque da Luz.
O Parque da Luz é bem bonito e conservado. Super arborizado, conta com parquinho com escorregador, balanço e outros brinquedos. Ao caminhar pelo parque podemos ter uma visão privilegiada da Ponte Hercílio Luz.
À noite optamos por jantar no restaurante do Castelmar , pois nosso voo seria bem cedo e teríamos que pular da cama ainda de madrugada.
Adoramos Floripa e gostaríamos de ter ficado mais tempo na cidade. Então se você estiver organizando seu roteiro, saiba que em 4 dias não conseguirá conhecer tudo o que a cidade tem para oferecer.
Outras dicas de Floripa
Veja também as dicas do blog Coisos on the go sobre onde comer e beber muito bem em Florianópolis.
Gosta de praias? Então não deixe de ver as dicas do Turistando.in com todas as praias de Florianópolis.
Passeios de Bate e Volta a partir de Floripa
Santa Catarina é um destino apaixonante. Para quem busca belas praias, o destino é uma ótima opção.
O Estadoé famoso por conta da Serra de Santa Catarina, com cenários encantadores com rios, cachoeiras, florestas, cânions e muito mais. Destacando-se as cidades de Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra.
Vamos deixar uma recomendação para quem vai viajar em casal e quer uma estadia romântica na serra catarinense: as Cabanas Xokleng.
Então coloque já ao menos um bate e volta para conhecer estas belas cidades:
Bombinhas – 72 km
Em nosso roteiro incluímos Bombinhas. Voamos de Goiânia até Navegantes, alugamos um carro com a Rentcars e fomos até Bombinhas. Ficamos três dias na cidade e seguimos para Floripa.
A cidade tem praias maravilhosas e merece estar no seu roteiro. Continue nos acompanhando que em breve daremos mais dicas sobre a cidade. Já adianto que a Praia da Tainha foi a nossa preferida na cidade.
Veja o que já escrevemos sobre a cidade:
Balneário Camboriú – 82 km
O que não falta em Balneário Camboriú são coisas para fazer: Parque Unipraias, fazer o passeio do Navio Pirata, conhecer o Cristo Luz além de desfrutar de belíssimas praias.
Leia nosso artigo o que fazer em Balneário Camboriú.
Parque Beto Carrero, Penha – 116 km
O Beto Carrero foi considerado no ano de 2023 pelo site Trip Advisor como 1º melhor parque de diversão/aquático do Brasil e da América do Sul e promete momentos de muita diversão em família. Então se você ainda não conhece o parque, coloque já no seu roteiro. Você vai adorar!
Confira nosso artigo com dicas de como conseguir desconto no ingresso do Beto Carrero e onde se hospedar.
Praia do Rosa – 90 km
A Praia do Rosa é outro destino muito procurado por quem visita Santa Catarina, ideal para um passeio de bate e volta. O lugar é simplesmente belíssimo!!! Confira o artigo completo do blog Destinos Por Onde Andei com dicas sobra a Praia do Rosa.
Vale também muito a pena reservar uns dias para ficar por lá. Se for fazer isso, sugerimos a Pousada Gauleses, que é super charmosa.
Itapema – 73 km
Itapema é uma das cidades de Santa Catarina que recebe mais turistas. Ela dica localizada a 73 km de Florianópolis e conta com praias encantadoras, como a Meia Praia e a Praia Grossa. Não deixe de conhecer. Descubra várias dicas do que fazer em Itapema.
Dica Extra: outro lugar encantador em Santa Catarina é Praia Grande, mas não é muito recomendado para um passeio de bate e volta, pois fica a 286 km de distância. Se tiver alguns dias a mais, reserve uma boa pousada e curta as belas paisagens da região. Ah Praia Grande é conhecida por ser a cidade dos cânions. Você vai amar!!!
Espero que tenha gostado de nosso roteiro em Florianópolis. Se tiver outra dica legal do que fazer na cidade divide conosco, vamos adorar saber. É só deixar um comentário logo abaixo.
Estivemos em Florianópolis a convite do Floripa Convention para participar do Encontro de Blogueiros de Viagens em Família.
Respostas de 16
Adorei o roteiro. Eu cometi o pecado de visitar Floripa e não conhecer muitas de suas belas praias, mas isso só porque não deu tempo mesmo. O lugar é incrível. Também tive a oportunidade de ver o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa e a experiência é maravilhosa mesmo!
Érica, quem sabe você não volta à cidade para conhecer suas belas praias?
Amo Floripa e adorei o roteiro, bem completinho para curtir bastante. Ainda não fomos ao Resort Costão do Santinho, fiquei com vontade, quem sabe na próxima!?
Aline, vá mesmo ao Costão. Tenho certeza que você vai adorar! Bjs
Adorei seu post e a-m-e-i fazer parte desse grupo, visitando Floripa! Quero voltar muitas vezes pra lá e achei uma ótima a ideia dos programas bate-volta que você sugeriu!! Bjks
Oi Lili, que bom que gostou do post e dos bate volta. São lugares que adorei conhecer!
Que delícia de viagem. Adoro FLN e acho que deveria frequentar mais. Adorei seu roteiro, obrigada por compartilhar.
Poliana, que bom que gostou das dicas! Bjs
Floripa sabe encantar né? Não vejo a hora de voltar nesse lugar! Adorei seu roteiro. Como sempre com excelentes dicas. Parabéns! =*
Keul, que bom que gostou! Bjs
Que post completo Carol! Eu adoro Floripa, já fui algumas vezes. Bombinhas é outra cidade linda. Me deu uma saudades de voltar agora…
Tatiana, que bom que gostou das dicas!
Carol, desculpe ter me referido a voce como Ana.
Não tem problema, pois meu nome é Ana Carolina! Bjs
Olá, Ana estive pela primeira vez em Floripa esse ano e fiquei muito surpresa positivamente com a cidade. Seu post me fez lembrar com saudade dos dias que aí passei.Santo Antonio de Lisboa se destaca com esse lindo por do sol.Desejo voltar em breve, beijocas
Lilian, que bom que meu post te fez sentir saudades da viagem, significa que foi boa né? Bjs