10 Melhores lugares para viajar em agosto no Brasil 2024

Conteúdo

Quer viajar em agosto e não sabe pra onde? Então confira a lista que preparamos com os 10 melhores lugares para viajar em agosto no Brasil, com opções para todos os gostos!!!  

Agosto é um mês que coincide com o inverno no Brasil. O inverno vai de 21 de junho 23 a setembro. Saber disso é de extrema importância para escolher os melhores lugares para viajar.

Para quem pretende curtir o frio uma boa pedida é optar por cidades da Região Sul. Já pra quem pretende curtir praia, o Nordeste conta ótimas opções.

Além disso, agosto é um mês de baixa temporada, assim você pegará as cidades mais vazias e conseguirá ainda economizar. Bom demais né?!

Melhores destinos para viajar em agosto no Brasil, pra onde viajar em agosto

Quer descobrir os melhores destinos para viajar no Brasil? Confira nosso espaço “PRA ONDE VIAJAR” e descubra os 10 melhores lugares para viajar no Brasil nos meses de:



Pra onde viajar em agosto no Brasil?

Infelizmente no mês de agosto não acontece nenhum feriado… Que triste né? Pois os feriados prolongados são perfeitos para planejar uma viagem rápida e fugir da correria do dia a dia.

Mas dos 10 destinos listados abaixo três tem festividades no mês de agosto, são eles: Holambra e Barretos em São Paulo e Gramado no Rio Grande do Sul. Anote essa dica e programe-se para conhecer.

1. Holambra em São Paulo

Moinho de Holambra, pontos turísticos de Holambra, o que fazer em Holambra
Pra onde viajar em agosto no Brasil? Holambra é uma ótima escolha

A cidade de Holambra em São Paulo é famosa por ser a cidade mais holandesa do Brasil e também por ser a capital nacional das flores. A cidade é um charme e também um destino perfeito para viajar em agosto no Brasil.

No ano de 2024, no dia 30 de agosto terá início a Expoflora, que é o principal festival da cidade. A festa terá duração até 29 de setembro e conta com uma vasta programação com muita música, gastronomia e muitas flores. Confira tudo sobre a Expoflora.

Holambra é uma cidade pequena, mas encantadora. Em um final de semana é possível conhecê-la. Como a cidade fica a 130 km de São Paulo, é também uma ótima opção de passeio de bate e volta.

Estando em Holambra é imprescindível fazer um passeio panorâmico e conhecer o Moinho dos Povos Unidos, uma fazenda de flores e outros pontos turísticos da cidade. Vale muito a pena. Já fizemos e curtimos muito.

2. Cristalina em Goiás

o que fazer em Cristalina Goiás
Garimpo da Fazenda Sucupira em Cristalina: um dos melhores destinos para viajar em agosto

Cristalina, a cidade dos cristais, é um dos 10 melhores lugares para viajar em Goiás. Uau!!! É um destino perfeito para amantes de ecoturismo, pois conta com belíssimas cachoeiras, a Pedra Chapéu do Sol, garimpos e o Adventure Park.

Viajar em agosto para Cristalina é uma ótima pedida, pois você pegará dias ensolarados e a possibilidade de chuva é quase nula.

A cidade fica localizada a 130 km de Brasília, sendo uma ótima opção de viagem para um final de semana. Em dois dias será possível conhecer muitos atrativos da cidade.

Estando em Cristalina, não deixe de ir ao Mercado dos Cristais e caminhar pelas lojinhas que comercializam todo tipo de peças esculpidas com cristais.

Coloque também no seu roteiro uma visita a Fazenda Sucupira, para conhecer o Adventure Park e também ver de perto um garimpo.

  • Temperatura: entre 15° e 28°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 14 mm – rara possibilidade de chuva.
  • O que fazer e onde se hospedar: o que fazer em Cristalina

3. Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul

melhores passeios em Canela - Parque do Caracol
Serra Gaúcha um destino perfeito para viajar em agosto – Parque do Caracol – foto Depositphotos

Essa dica é para quem pretende viajar em agosto e curtir o friozinho do inverno brasileiro. A Serra Gaúcha é a escolha perfeita. Para quem pretende pegar neve no Brasil, agosto é o mês com a maior probabilidade de acontecer.

As principais cidades da Serra Gaúcha são Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Farroupilha e Nova Prata.

A região é belíssima e conta com paisagens cinematográficas. É um destino de sonho para muitos… A região é perfeita para amantes de vinho, famílias com crianças e também para casais.

Em agosto acontece em Gramado o Festival de Cinema, que é um dos principais eventos da cidade. No ano de 2024 acontecerá entre os dias 9 e 17 de agosto.

4. Fortaleza no Ceará

onde ficar em Fortaleza: melhores bairros e dicas de hotéis
Fortaleza um dos melhores lugares para viajar em agosto no Brasil

Pra quem procura um destino para curtir praia em agosto irá amar Fortaleza, que é a escolha perfeita. Em agosto você pegará dias ensolarados e não pegará chuva. Bom demais né?

O litoral do Ceará conta com praias belíssimas como Morro Branco, Lagoinha, Canoa Quebrada e Cumbuco. A boa notícia é que todas elas ficam perto de Fortaleza e é possível fazer passeios de um dia até lá.

Você pode combinar Fortaleza com Jericoacoara e conhecer os dois lugares numa mesma viagem. Muitos turistas optam por dividir a estadia, ficando metade do tempo em Fortaleza e a outra metade em Jeri.

Além de curtir praias, bons restaurantes, você poderá ainda se divertir no Beach Park, que é um dos melhores parques aquáticos do Brasil. Bom demais né?

5. Cabo Frio no Rio de Janeiro

Praia das Conchas em Cabo Frio
Praia das Conchas em Cabo Frio – foto Secretaria de Turismo de Cabo Frio

Cabo Frio é um dos melhores lugares para viajar em agosto no Brasil e curtir praia, pois a cidade conta com muitas opções.

Cabo Frio é uma das principais cidades que fazem parte da Região dos Lagos, região repleta de belas praias e também lagoas.

Cabo Frio conta com uma ampla rede hoteleira, inúmeros restaurantes e também ótimas praias. A cidade é a principal escolha dos turistas que visitam a região.

Cabo Frio fica localizado entre as cidades de Búzios e Arraial do Cabo, por isso numa mesma viagem você conseguirá conhecer essas três famosas cidades do Rio de Janeiro.

As principais praias de Cabo Frio são: Praia do Forte, Praia das Conchas e Praia do Peró. Não deixe de conhecê-las, pois são belíssimas. Quer descobrir qual foi nossa favorita? Confira em nosso artigo sobre a Região dos Lagos.

  • Temperatura: entre 20° e 24°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 39 mm – rara possibilidade de chuva.

6. Lençóis Maranhenses

Melhores lugares para viajar em julho: Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses um dos melhores lugares para viajar em agosto no Brasil

 O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o principal destino turístico do Maranhão. Seu campo de dunas possui mais de 155 mil hectares. Uau!!! Essa será uma daquelas viagens cheia de paisagens cinematográficas.

A melhor época para visitar os Lençóis é entre os meses de junho, julho e agosto. Nessa época as lagoas estão cheias fazendo com que fiquem ainda mais belas.

Por isso se você procura um destino para viajar em agosto no Brasil essa é uma ótima pedida, pois conseguirá pegar os preços mais baratos do que se deixar para ir em julho, que é altíssima temporada.

Para conhecer os Lençóis é preciso escolher uma cidade como base. Você pode optar por Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Dentre elas, a que recebe maior número de turistas é Barreirinhas, onde estão localizadas duas lagoas famosas a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita.

  • Temperatura: entre 25° e 32°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 11 mm – rara possibilidade de chuva.

7. Caldas Novas em Goiás

Melhores parques aquaticos de Caldas Novas
Di Roma Acqua Park em Caldas Novas

Caldas Novas em Goiás é um destino perfeito para viajar em agosto, pois você conseguirá aproveitar dias ensolarados, sem chuva e o friozinho típico dessa época do ano. Mas o friozinho é bem de leve… pois em Caldas Novas faz calor o ano inteiro.

Caldas Novas é um dos melhores destinos do Brasil para viajar com crianças, pois conta com uma ampla variedade de parques aquáticos, cheios de piscinas bem quentinhas…

A cidade conta ainda com o Parque Estadual da Serra de Caldas, onde é possível curtir um dia junto de muita natureza e tomar banho de cachoeira. Anote essa dica, pois é desconhecida pela maioria dos turistas.

Antes de viajar para Caldas Novas é importante ler sobre seus parques aquáticos e escolher o que mais te agrada, pois cada um deles atende melhor um determinado público.

Estando em Caldas Novas aproveite também para conhecer o Hot Park, que fica em Rio Quente a 30 km de distância.

8. Jalapão no Tocantins um dos melhores lugares para viajar em agosto

Jalapão um dos melhores lugares para viajar em agosto no Brasil
Jalapão um dos melhores lugares para viajar em agosto no Brasil

O Jalapão é um dos destinos mais procurados por amantes de ecoturismo. É uma escolha perfeita para quem procura lugares para viajar em agosto no Brasil.

Em agosto você não pegará chuva no Jalapão, suas águas estarão ainda mais cristalinas e transparentes, tornando sua viagem ainda mais especial.

O Parque Estadual do Jalapão conta com uma área de preservação ambiental de 34 mil km².  No parque é possível encontrar inúmeros rios, riachos cachoeiras, e nascentes de água cristalina.

Muitas dessas nascentes são chamadas de fervedouros, por causa do borbulhar constante de suas águas, que não deixam as pessoas afundarem.

Para uma viagem ao Jalapão estar completa é necessário reservar um dia para conhecer o Fervedouro Bela Vista, que é considerado o mais bonito da região. Anote a dica e programe-se para conhecer.

  • Temperatura: entre 20° e 33°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 1 mm – raríssima possibilidade de chuva.

9. Bonito em Mato Grosso do Sul

onde ir nas férias de julho Bonito MS
Gruta Azul em Bonito no Mato Grosso do Sul

A Região Centro Oeste é perfeita para viajar em agosto, época em que não costuma chover na região e os dias estarão super ensolarados. E Bonito no Mato Grosso do Sul é um dos destinos mais procurados pelos viajantes, por isso é um dos melhores destinos para viajar em agosto.

O inverno é a melhor época para visitar a cidade, pois é a época ideal para as flutuações nos rios. Nesse período as águas estarão ainda mais cristalinas, tornando a experiência ainda melhor e mais bela.

Estando em Bonito, não deixe de conhecer a Gruta Azul e também flutuar em seus rios de águas cristalinas. É possível viver essa experiência em vários lugares como o Rio Prata, o Rio Sucuri e o Aquário Natural.

Se quiser estender um pouco mais sua viagem, pode combinar Bonito e Pantanal. Muitos turistas fazem isso e conhecem os dois destinos numa mesma viagem.

  • Temperatura: entre 16° e 27°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 69 mm – poderá chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem.

10. Barretos em São Paulo

Pra onde viajar em agosto no Brasil
Festa do Peão de Barretos – foto divulgação

Escolhemos terminar nossas dicas de lugares para viajar em agosto com a cidade de Barretos em São Paulo, pois em agosto acontece o principal evento da cidade: a Festa do Peão de Boiadeiros.

No ano de 2024 a Festa do Peão de Barretos acontecerá entre os dias 15 e 25 de agosto e promete muitos momentos de diversão com shows, rodeios e muito mais.

Barretos conta com um resort country com parque aquático termal, mini fazenda e mini zoo, perfeito para momentos de diversão: o Barretos Country Resort.

O Memorial do Peão, a Estância Ecológica Canaã, a Minibasílica de Nossa Senhora Aparecida e o Parque do Peão são alguns lugares que merecerem estar no seu roteiro.

A cidade de Barretos pode ser facilmente combinada com uma viagem a Olímpia, pois a distância entre as cidades é de 52 km.

Olímpia é famosa por abrigar dois parques aquáticos incríveis: o Thermas dos Laranjais (que é o maior do Brasil) e o Hot Beach.

  • Temperatura: entre 18° e 30°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 27 mm – baixa possibilidade de chuva.

Dicas para economizar na sua viagem

Com passagem aérea

Para organizar sua viagem é necessário que comece a planejar com certa antecedência, principalmente quando você utilizará o transporte aéreo para seu deslocamento.  

Para comprar sua passagem aérea recomendamos que faça isso com no mínimo 30 dias de antecedência, pois se fizer isso com menos tempo pagará bem caro por suas passagens. Então se está planejando viajar em agosto no Brasil comece a programar sua viagem por volta de junho. 

Tente também não comprar sua passagem de ida para uma sexta-feira e a de volta para o domingo, pois nesses dias o preço da passagem costuma ser mais caro. 

Para descobrir os melhores preços de passagens recomendamos que use o Skyscanner, um comparador do preço de passagens, que muitas vezes tem preço melhor do que se você comprar na própria companhia aérea. 

Com passeios

A forma mais fácil e rápida de comprar seus passeios pelos mais variados destinos do Brasil e do mundo é utilizando sites como o Civitatis.

Nós sempre fazemos isso, pois assim já cheguemos ao nosso destino com nosso roteiro completo e não precisamos perder tempo durante nossa viagem pesquisando passeios, pois tempo também é dinheiro.

A Civitatis é uma empresa que vende não só passeios no Brasil, mas no mundo inteiro. Já utilizamos inúmeras vezes.

Bom, espero que tenha gostado de nossas dicas dos 10 melhores lugares para viajar em agosto no Brasil. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível. 

Segue a gente!

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

19 respostas

  1. Ótima lista de lugares para visitar no Brasil em agosto. A nossa diversidade é maravilhosa! Temos o frio da serra gaúcha e o calor e espetáculo dos Lençóis!!!

  2. Ameeeei essas dicas! Estava mesmo pensando em ir pra Serra Gaúcha, e como é bom saber que é uma boa época agora em agosto 🙂

  3. Ótimas ideias de viagens para agosto! É um mês menos cheio em todos os destinos porque não é férias e nem tem feriados rs. Sugiro também Campos do Jordão porque além do frio e cidade menos cheia, tem a florada das cerejeiras!

  4. Agosto é o mês do meu aniversário, então tô pesquisando para onde vou neste ano. Nunca tinha ouvido falar sobre Cristalina, gostei!

  5. Ola,
    adorei sua lista de melhores lugares para viajar em agosto! Alguns estão na minha lista, como Jalapão e da lista eu só conheço Cabo Frio e Bonito, que é mesmo imperdível!

    Já anotei outra dicas e a nossa lista de desejos só aumenta!
    🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados