Roteiro em Gramado e Canela de 6 dias

16
1822

Gramado é um destino que agrada pessoas de todas as idades. Ao planejar um roteiro em Gramado e Canela, primeiro é importante que você conheça tudo o que as cidades tem para oferecer, para não ficar arrependido depois, pois o que não falta por lá são coisas para fazer. 

Gramado é considerado como um dos principais destinos de inverno no Brasil. Mas a cidade tem atrações que fazem com que seja movimentada durante vários períodos do ano. 

  • De outubro a janeiro: Natal Luz
  • Março e abril: Páscoa
  • Julho: Festival de inverno
  • Agosto: Festival de cinema de Gramado

Roteiro em Gramado e Canela de 6 dias

Descubra 10 coisas que você precisa fazer em Gramado com crianças

Visitamos a cidade durante o Natal Luz e ficamos completamente apaixonados pela cidade. Nessa viagem levei meu filho e minha mãe. Três gerações de minha família se apaixonaram pela cidade. Confira aqui como chegar a Gramado e como foi nosso roteiro em Gramado. Espero que goste, pois nós adoramos!

Como Chegar a Gramado

Os aeroportos mais próximos de Gramado são o de Caxias do Sul e o de Porto Alegre. O aeroporto de Caxias do Sul está a 66 km de distância. Já o de Porto Alegre está a 115 km. Normalmente os voos mais baratos vão até Porto Alegre. 

De lá você precisará de outro meio de transporte para chegar até Gramado. Você terá algumas opções: 

  • Táxi
  • Transfer
  • Ônibus intermunicipal

Nós fomos de ônibus e voltamos de transfer. O ônibus é a forma mais barata, mas dependendo do horário que você chegar em Porto Alegre não terá essa opção. O último horário do ônibus é as 20 horas, entretanto ele não é direto.  Nós pegamos esse ônibus, ele custou R$ 32,00 mas demorou 2 horas e 30 minutos no trajeto. 

Na volta fizemos o percurso de transfer. Fechamos pela internet com a Touron, uma empresa que vende vários passeios e transfer na Serra Gaúcha. O percurso é feito em mini vans. Nos pegaram no imóvel para temporada onde estávamos hospedados e em uma hora e meia estávamos no aeroporto de Porto Alegre. 

Contrate seu transfer por aqui

Roteiro em Gramado

Ficamos seis dias completos em Gramado e foram dias com muitas atividades. Infelizmente não tivemos tempo de conhecer todas as atrações da cidade, mas conhecemos muita coisa. Saímos de lá com gostinho de quero mais! Confira nossa programação:

passeios em Gramado na Serra Gaúcha

1º dia: Fumacinha, Fonte do Amor, Aldeia do Papai Noel, Parque das Lavandas, Show de Acendimento das Luzes, Noite Italiana

Para começar nossos passeios em Gramado, escolhemos fazer um passeio de Fumacinha. É um city tour que sai de frente da Catedral e passa por vários pontos turísticos da cidade.

Principais pontos turísticos de Gramado: Catedral

O passeio tem uma parada de 20 minutos no belíssimo Lago Negro e dura aproximadamente 1 hora.

Lago Negro em Gramado

Não poderia deixar de ir até a fonte do amor e colocar meu cadeado para selar meu amor. Na frente da fonte tem várias lojas que vendem o cadeado. Paguei R$ 30,00.

Seguimos para a Aldeia do Papai Noel, um lugar que simplesmente me surpreendeu. O lugar é lindo, rodeado de natureza. Vale a visita. Tem a casa do Papai Noel, a fábrica de brinquedos e alguns brinquedos para andar. Não fazia ideia que o parque tinha sido tombado no dia mundial do meio ambiente. As arvore, as construções históricas e a vista do Vale do Quilombo passaram a estar protegidas por lei. 

Roteiro em Gramado: Aldeia do Papai Noel em Gramado

De lá fomos para o Le Jardin Parque das Lavandas. O local é um pouco afastado, mas super bonito. É um local cheio de flores, passeio para quem gosta de belos cenários. 

O show de acendimento das luzes é um dos eventos do Natal Luz e é simplesmente perfeito. Ele acontece todos os dias às 20:30 em frente ao Palácio dos Festivais, entre 25 de outubro e 13 de janeiro de 2019. O show é gratuito e termina com muita neve.

o que fazer em Gramado: show de ascendimento das luzes da cidade

A surpresa de nosso dia aconteceu quando pedimos o Uber para ir até o jantar Noite Italiana. Recebemos uma mensagem “você foi sorteado para andar no UBER do Papai Noel”. Dá para acreditar? E o Papai Noel apareceu lá para nos buscar. Foi muito legal, amamos!!! E por onde passávamos todos acenavam para ele. 

Roteiro em Gramado: UBER do Papai Noel

Sou apaixonada por massas. Quando fiquei sabendo da Noite Italiana coloquei logo no nosso roteiro em Gramado. A Noite Italiana acontece sempre às quintas-feiras  na Cantina Linha Bella.  

O jantar inclui cerca de 20 pratos quentes, como galeto ao primo canto, lasanha, risoto de cordeiro, polenta frita, entre outros, salada e vários tipos de sobremesa. Enquanto o jantar é servido a diversão é garantida. Muita música italiana e até um pequeno teatro. 

Roteiro em Gramado - Noite Italiana

2° dia: Mini Mundo, Reino do Chocolate, Coelho Café Colonial, Bondinhos Aéreos, Fondue, Natal Luz

O Mini Mundo foi o passeio preferido da minha mãe em Gramado. Eu e o Biel também adoramos. O lugar é um espetáculo, com réplicas de vários lugares do mundo reduzidos 24 vezes de seu tamanho original. Confira nosso post Mini Mundo em Gramado para saber como foi nossa visita guiada e o que vimos por lá. 

Roteiro em Gramados: Mini Mundo Parque das Miniaturas

Se você gosta de chocolates vai se deliciar em Gramado. O Reino do Chocolate Caracol. Nesse passeio fomos recebidos pelo maior coelho de chocolate do mundo. Ele pesa 1.640 quilos e tem 2,95 de altura e já entrou para no Guiness Book. 

O Biel pode fazer seu próprio chocolate, escolheu os ingredientes que preferiu e também seu formato. Esperamos trinta minutos para que ele ficasse pronto e levamos de recordação.  Ele amou! Contou para todo mundo que tinha feito um chocolate. Vale a pena reservar um tempinho para os pequenos viverem essa experiência. 

Fomos almoçar no Coelho Café Colonial e pudemos experimentar o melhor café colonial de Gramado. Ficamos impressionados com a quantidade e com a variedade de itens servidos: suco de uva, vinho, café, chocolate quente, frios, pães, biscoitos e bolos. 

Roteiro em Gramado: tomar café colonial

Estava tudo uma delícia. A parte mais difícil foi ter que escolher por onde começarmos, pois queríamos comer tudo!!! O atendimento foi dez e a comida deliciosa. Finalizamos com um chá de maçã, super tradicional na casa e na região. Não deixe de experimentar.

De lá pegamos um UBER até os Bondinhos Aéreos de Canela. Esse é um passeio que deve estar no roteiro de quem ama cachoeiras. Dele é possível ter uma visão privilegiada da Cascata do Caracol, uma  queda d’água de 131 metros de altura. 

Se você ama fondue vai se deliciar em Gramado. A cidade possui vários estabelecimentos que servem a sequência de fondue. Nós fomos em três deles, veja esse post aquiFomos ao Castello de Gazon e comemos fondue de carne, queijo e chocolate. Estava tudo divino!

Fondue em Gramado

O Natal Luz tem quatro espetáculos principais. Um gratuito que é ascendimento das luzes e três pagos, você pode saber tudo sobre eles aqui

Assistimos ao Show Natal pelo Mundo, que acontece na Expogramado e foi o meu preferido. É um teatro musical, que conta sobre o Natal em vários lugares do mundo. Vale muito a pena. 

Show Natal pelo mundo no Natal luz em Gramado

Compre seus passeios em Gramado por aqui

3° dia: Salão de Super Carros, Brasilino Canela, Mundo Gelado do Capitão, Mundo do Chocolate Lugano, Fondue, Natal Luz

Nesse dia tivemos que fazer algumas adaptações em nossa programação, pois choveu até por volta das 16 horas. Mas como o que não falta na Serra Gaúcha são atividades para fazer, então foi bem tranquilo alterarmos nosso roteiro. 

Começamos com o Salão de Super Carros, pois o Biel adora aqueles carrões e ficou encantado com a Ferrari, BMW, entre outros. Tiramos várias fotos com esses carrões e ainda pudemos dar uma volta num BMW M4. Dá para imaginar o tanto que o Biel amou?!

Salão de Super Carros em Gramado

Difícil foi sair de lá, pois o Biel brincou nos simuladores de carro, assistiu o cinema 7D, girou a roleta da sorte e ganhou uma filmagem num passeio de carro. 

De lá fomos em direção a cidade de Canela, paramos para um lanche no Brasilino e fomos passar muito frio no Mundo Gelado do Capitão Jack. Lá a experiência é de 20° negativos.

Mundo Gelado do Capitão Jack em Canela

O ideal é ir com uma roupa mais quentinha por baixo. No local são emprestados um sobretudo, botas e luvas. No local estão expostas várias esculturas de gelo, tem também uma cama, cadeira, um bar e outras atrações. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer a neve, é uma boa pedida. 

De lá voltamos para Gramado e fomos ao Mundo do Chocolate Lugano. O lugar é uma graça e tem várias esculturas de chocolate enormes. Várias delas reproduzem pontos turísticos do mundo. A Torre Eiffel  tem mais de 4 metros de altura e foi esculpida com mais de 800 kg de chocolate. No final do passeio passamos na lojinha e compramos alguns chocolates!

Roteiro em Gramado de 6 dias: Mundo de Chocolate

Como a chuva tinha dado uma trégua, demos umas voltas pelas principais avenidas da cidade. Escolhemos novamente jantar fondue, mas em outro restaurante.

Roteiro de 6 dias em Gramado e Canela Fondue Alpine

Finalizamos nosso dia com outro espetáculo do Natal Luz. Assistimos ao espetáculo musical que acontece no lago: Reencontros de Natal. 

Roteiro em Gramado no Natal Luz

4° dia: Rua Torta, Catedral de Pedra, Voo de helicóptero, Florybal, Mundo a Vapor, Fondue e Natal Luz

A Rua Torta é um dos cartões postais de Gramado. Vale a pena ir lá bem cedinho para conseguir tirar belas fotos. Nós fizemos isso e conseguimos pegar a rua vazia. 

Principais pontos turísticos de Gramado: Rua Torta em Gramado

Seguimos para Canela para conhecer a belíssima Catedral de Pedra. De lá fomos para o aeroclube pois tínhamos horário marcado para voar de helicóptero. 

Canela vista de cima

Existem vários tipos de percursos. Escolhi o que vai até a Cascata do Caracol e vê-la do alto é simplesmente perfeito! Demoramos um pouco mais do previsto pois não me informaram que os voos eram por ordem de chegada. Então atente-se a isso se quiser fazer o voo,  chegue cedo. 

De lá fomos ao Parque Terra Mágica Florybal. O parque é uma gracinha e ideal para quem vai a cidade com crianças pequenas. O lugar que achei mais lindinho foi o Jardim das Fadas, cheio de esculturas de personagens que deixam as meninas encantadas. Tem também uma parte do parque lotada de dinossauros. 

Parque Terra Mágica Florybal m Gramados

No parque tem uma lojinha que vende chocolates, compramos um montão deles, dos mais variados tipos. Não deixe de experimentar, você vai adorar!

Seguimos para o Mundo a Vapor, um dos lugares que o Biel mais gostou. É um passeio para crianças curiosas que gostam de saber como as coisas funcionam. Lá descobrimos como funcionam uma olaria, uma pedreira, uma fábrica de erva mate, etc.

Pudemos ver também a menor fábrica de papel do mundo. E trouxemos para casa de recordação um pedaço de papel fabricado lá na hora e na nossa frente. O Biel fez várias perguntas e ficou super interessado. 

Menor fábrica de papel do mundo no Mundo a Vapor em Gramado

Novamente fomos jantar fondue, pois meu pequeno não queria comer outra coisa em Gramado. Porém fomos ao Restaurante St. Hauberts. 

Roteiro em Gramado: fondue no Restaurante St. Hauberts

Para fechar a noite: Natal Luz. Assistimos ao Desfile de Natal. Achamos o espetáculo mais voltado para crianças pequenas. O Desfile é bonito, mas o Biel não gostou muito. De todos os espetáculos que assistimos esse foi o que ele menos gostou. 

passeios em Gramado - Natal Luz

Confira os melhores lugares para viajar em julho no Brasil

5° dia: Tour Linha Bella, Alemanha Encantada, Lago Negro e Pizzaria Cara de Mau

Começamos o dia fazendo um passeio diferente dos demais. Fomos conhecer as raízes coloniais de Gramado. Nesse passeio saímos da Praça das Etnias às 9 horas e fomos conhecer a parte rural de Gramado. Nós fizemos o Tour Linha Bella

Tour Linha Bela em Gramados: conheça as raízes coloniais da cidade

Conhecemos o Velho Casarão de Visenzo Marcon, a Vinícola Masotti e o Moinho Cavichion. Fomos recebidos pelos proprietários que nos contaram um pouquinho da história de suas famílias. 

Nosso almoço foi na Cantina Linha Bella, recheado de uma deliciosa comida italiana. Por coincidência, foi o mesmo local que jantamos durante a noite italiana. 

Assim que o Tour terminou, aproveitamos para dar  umas voltinhas na cidade, conhecer alguns lugares e repetir outros que gostamos muito, como o Lago Negro. 

Roteiro em Gramado Rio Grande do Sul

Seguimos para a Alemanha Encantada, que é um lugar lindo em frente ao Lago Negro. No local tem uma Torre. No topo dela tem o quarto da Rapunzel. Mas sinceramente achamos bem bobinho. Vale mais pela vista do Lago Negro do que pelo quarto em si. 

Para fechar nossa noite fomos jantar na Pizzaria mais tradicional da cidade. A Pizzaria Cara de Mau. Bom, a primeira coisa que precisamos te contar é que é bem caro ir até lá, entretanto temos uma dica para te dar.

Acompanhe o site Laçador de Ofertas que de vez em quando tem promoção pra lá. Elas acontecem principalmente durante à noite. Pagamos R$ 49,90 por pessoa no rodízio de pizza. 

Pizzaria Porto Cara de Mau em Gramado

Tem pizzas de vários sabores, que são deliciosas!!! E o restaurante é temático, todo decorado com piratas que fazem duas apresentações de shows durante à noite. Tem também um espaço kids, para os pequenos se divertirem. Gostei da pizzaria, mas não acho que o show seja recomendado para crianças pequenas, que podem ficar com medo, pois as luzes se apagam, tem muito barulho… Mas o meu como já é um rapazinho, adorou! 

6º dia: Snowland

Deixamos para o último dia conhecer a Snowland. Esse foi o passeio mais aguardado pelo Biel e também o que ele mais gostou na cidade. 

É um parque temático dedicado a neve e faz frio de verdade, então é importante estar agasalhado para fazer esse passeio. Lá tem Castelo de Neve, Pista de Patinação de Gelo, tubbing, simulador de xxx, cineminha e muito mais. O parque tem uma super estrutura. 

Neve de verdade no Snowland em Gramados

Descubra como conseguir desconto para o Snowland, como é o parque e como foi nossa aventura por lá. 

Chegamos às dez horas, brincamos muito, almoçamos por lá e retornamos por volta das 15 horas para Gramado, pois tínhamos horário marcado com o transfer para nos levar para Porto Alegre. 

Fechamos o transfer com a Touron, pela internet e já viajamos com nossos voucher do transfer. Entramos em contato com a empresa para marcar somente o horário. 

E foi assim que nos despedimos de Gramado, com muitas aventuras, muitas histórias para contar que deixaram muitas saudades, pois a cidade é simplesmente perfeita. 

E quer saber de mais uma coisa? Consideramos Gramado como melhor destino de nossas viagens de 2018 no Brasil. Quer saber os outros 11 lugares que andamos? Corre lá no post para conferir!

Dica de Hospedagem em Gramado

Ficamos hospedados em um flat próximo ao Lago Negro. Confira maiores detalhes sobre ele por aqui

Imóvel para temporada em Gramado

Confira aqui algumas dicas de hotéis em Gramado:

Banner Vamos Por Aí

Mais dicas

Bondinhos Aéreos do Parques da Serra em Canela

Onde Comer Fondue em Gramado

Imóveis para temporada em Gramado

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Se vai viajar:

  • Reserve seu hotel pelo Booking;
  • Compre seus passeios e ingressos pelo Touron;
  • Veja o seguro ideal para cada viagem! Compre seu seguro viagem pelo comparador Seguros Promo;
  • Encontre os melhores preços e compre sua passagem aérea pelo Viajanet e boa viagem!
  • Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos Rentcars; 
  • Clique nos links acima, faça sua pesquisa e compre por lá, você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

16 COMENTÁRIOS

  1. Esse Roteiro em Gramado e Canela de 6 dias é o ideal mesmo! :) Acho que mais ou menos do que isso para ficar na cidade não vale a pena! Adorei saber do calendário de eventos da cidade, mas deve ficar lotadíssimo nesses períodos! :) Amei!

  2. Ja tinha vontade de visitar e conhecer Gramado…agora fiquei com mais vontade !! Adorei o post e anotei as dicas !! :)

  3. Visitar essas cidades no Natal Luz deve ser incrível mesmo!
    Fora de temporada elas já são gracinha e cheia de coisas para fazer, imagina quando os eventos estão a mil.

  4. Acompanhei a viagem de vocês pelo stories e AMEI. Confesso que fiquei super animada pra voltar pra Gramado durante o Natal Luz. Parabéns pelo post, está lindo!!

  5. Estive em Gramado ano passado em janeiro, estava toda decorada com enfeites natalinos, é uma ótima época para ir. Adorei conhecer, levei minha dog e adoramos tantos passeios legais . :) AMAMOS :):)

  6. Que incrível foi relembrar minha estadia em Gramado com seu post .Também fiquei 6 dias e aproveitei bastante, além de comer pra xuxu! Hahahahaha. Fiquei no hotel bem perto da rua coberta e foi show!

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: