Você gosta de conhecer museus? Nós adoramos! E para prestigiar vários museus brasileiros, vários blogueiros de viagem se uniram para falar deles. Nós escolhemos homenagear o Museu do Catetinho em Brasília. Você conhece? Se ainda não conhece, coloque já na lista de lugares que você precisa conhecer, pois irá adorar! 

Ficou curioso para saber o motivo do Palácio se chamar Catetinho? O nome foi sugerido por Dilermando Reis, em homenagem ao Palácio do Catete, residência oficial do Presidente da República no Rio de Janeiro. Também ficou conhecido como “Palácio de Tábuas”, por ter sido construído todo em madeira. 

Museu Catetinho em Brasília

O Catetinho foi projetado por Oscar Niemeyer. Ele foi a primeira construção de Brasília. Sua obra foi iniciada no dia 22 de outubro de 1956 e finalizada no dia 31 de outubro do mesmo ano. Levou apenas dez dias para ficar pronto.

Em novembro de 1956 foi inaugurado, com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek. 

Placa do Catetinho Primeira Construção de Brasília

O Presidente não chegou a morar no Palácio. Ele apenas se hospedava durante os dias que passava acompanhando a construção da nova capital. O Catetinho foi utilizado por JK até a inauguração do Palácio da Alvorada no ano de 1958.

O Catetinho abrigou diretores e engenheiros da Novacap e também personalidades que visitavam a cidade em construção, como o presidente de Portugal Craveiro Lopes. 

A pedido de JK no ano de 1959 o Catetinho foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Já deu para notar sua importância para a história de Brasília, né? 

Museu do Catetinho

Reserve uma hora para conhecer o museu do Catetinho. Você não precisará mais do que isso. Mas garanto que valerá a pena. O local está muito bem conservado. Além disso você poderá aprender um pouco mais sobre a construção de Brasília. 

Você conhece as 7 maravilhas de Brasília? 

Catetinho Brasília

O Catetinho tem dois andares. No primeiro andar você poderá encontrar a cozinha e sala das refeições. Neste andar também ficam expostos vários documentos, quadros e fotografias mostrando como foi a construção do Catetinho e de Brasília. 

Cozinha do CatetinhoNo segundo andar eram onde ficavam localizados os aposentos de JK, os quartos de Oscar Niemeyer e Bernardo Sayão, a sala de despachos, e outros aposentos como o quatro de hóspedes. Todos os ambientes preservam o mobiliário da época.

Na sala de despachos estão expostos quadros de JK, máquina de escrever e mobiliários da época. 

Sala de Despachos do Catetinho em Brasília

Nos quartos você também poderá ver além de seu mobiliário completo os trajes utilizados pelas autoridades. 

Aposentos do Catetinho

Você também poderá ver um traje completo de JK e de Sarah Kubitschek, repare na elegância:

Traje de Sarah e JK exposto no Catetinho

Do lado de fora do Catetinho você poderá encontrar uma estátua, homenageando o presidente JK.

Estátua de JK

Se você ainda tiver um tempinho, sugiro caminhar por uma pequena trilha que leva até o olho d’água, que é uma nascente de água cristalina. Aproveite também para apreciar a vegetação típica do cerrado brasileiro. 

Pontos turísticos de Brasília com visitação guiada

Catetinho

Como Chegar ao Catetinho

Como chegar ao Catetinho em Brasília

O Museu do Catetinho fica localizado na saída para o Gama, na BR-040. De lá até a Torre de TV, localizada no Eixo Monumental, são 24 km. Acredito que a melhor forma para você chegar ao Catetinho é de UBER. Quer ter uma ideia do valor? Acesse aqui

Da Torre de TV até lá a corrida de UBER sairá por aproximadamente R$ R$ 45,00. 

Se você pretende ir de ônibus, consulte a linha que deverá utilizar no trajeto no site Moovit. Você gastará mais de uma hora para chegar até lá. 

Informações:

Endereço: BR-040 km 0, Trevo do Gama – Park Way.

Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 9 às 17 horas.

Valor: gratuito.

Dica de Hospedagem em Brasília

Meliá Hotel Brasília

Em nossas duas últimas viagens à Brasília nos hospedamos no Meliá Hotel. O hotel tem localização privilegiada, em frente a Torre de TV e ao lado do Parque da Cidade. Confira nosso post Meliá Hotel: conforto e localização privilegiada.

Blogagem Coletiva Museus Brasileiros

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #museusbrasileiros  #lutomuseunacional, onde vários blogueiros de viagens se uniram para escrever sobre vários museus brasileiros!!! Só tem dica boa, vale a pena conferir!  

Não deixe de ler os outros posts:

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Booking.com

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, reserve seu hotel pelo Booking ou compre seu seguro viagem pelos Seguros Promo, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

24 COMENTÁRIOS

  1. Ai, queria ter visitado esse museu na minha última vez em Brasília, mas ele fica bem fora de mão e eu nunca tô de carro hehehe

  2. Sou fã de JK e adoraria visitar este museu, palco do início de Brasília e valorizado por Juscelino ainda a tempo. São atitudes como a do ex-presidente que me faz ter orgulho do nosso patrimônio nacional, e sentir a grande perda do Museu Nacional recentemente. Amei o post, quero muito conhecer o Catetinho. Beijos.

  3. Quando estive em Brasília passeando com a família, acabamos não indo conhecer o Museu do Catetinho, justamente por que ele fica um pouco afastado. Foi ótimo conhecê-lo por aqui Carol.

  4. Nunca estive em Brasilia, mas jà o coloquei na lista (e quero sim fazer a trilha para ver o olho d’água e um pouco da vegetação típica do cerrado brasileiro.

  5. O Catetinho… só o nome já é simpático! Muito interessante conhecer essa primeira construção de Brasília e ver como era a vidinha de JK ali, quando tudo começou. Muito bom preservar essa memória. Adorei o post.

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: