Tudo o que você precisa saber sobre o Salto de Corumbá em Goiás

    21
    3899

    Salto Corumbá está localizado no município de Corumbá em Goiás, a 123 km de distância de Goiânia. É um passeio ideal para amantes da natureza. Possui sete cachoeiras com lagoas, poços e grutas. Todas acessíveis por trilhas. Lá é possível banhar-se nas águas do Rio Corumbá e curtir um dia recheado de muitas aventuras. 

    Além de tudo isso o Salto Corumbá é um local pet friendly, vem comigo que vou te contar tudo sobre esse cantinho encantador de Goiás. E pra você ficar com mais vontade de conhecer o Salto, ele faz parte da lista dos 10 melhores lugares para viajar em Goiás.

    Salto de Corumbá, Salto Corumba, Saldo Corumbá, como chegar no salto corumba
    Salto de Corumbá

    Confira nossos artigos:

    Como é o Salto Corumbá em Goiás

    O Salto Corumbá faz parte dos melhores lugares para viajar em Goiás, já deu pra perceber que você precisa colocar na sua lista de lugares para conhecer né?!

    O local é enorme e permite um dia cheio de atividades, mas se você quiser também pode se programar para passar um final de semana, pois tem hotel e também camping. 

    Prepare as pernas pois você terá que caminhar muito, mas terá uma recompensa incrível: paisagens maravilhosas, repletas de muito verde. Na foto abaixo, tirada da estrada, dá para você sentir um gostinho do que te espera! 

    Salto de Corumbá em Goiás

    Se você vai até lá com crianças, veja nosso post 10 Coisas para Fazer em Salto Corumbá com Crianças.

    Cachoeiras do Salto

    O Salto possui 7 cachoeiras, são elas: 

    • da Garganta,
    • do Ouro,
    • as 3 quedas do Rasgão,
    • da Gruta e
    • a do Salto, que é a principal.

    Todas elas são acessíveis por trilhas que fazem o percurso do Rio Corumbá, que proporcionará um dia maravilhoso junto à natureza. 

    A principal delas é a Cachoeira do Salto com 50 metros de altura. 

    Cachoeira Salto Corumbá

    Começamos nosso passeio pela cachoeira principal. A trilha até lá é de dificuldade média e tem 1,1 km de extensão. Existem algumas placas durante o trajeto dando informações acerca do caminho. 

    A medida que fomos caminhando, fomos nos apaixonando cada vez mais pelo Salto. Repare na beleza da cachoeira principal, cercada de árvores, pedras, rio e muito verde.  

    precisa andar muito no salto corumba, como é o salto corumba, cachoeiras do salto de corumba
    Trilha no Salto Corumbá em Goiás

    Após andarmos uns cinco minutos, avistamos a placa apontando para o Poço Rico e fizemos nossa primeira parada. Paramos mesmo só para apreciar a vista e tirar algumas fotos, pois já havíamos sido informados que o poço era muito fundo, com 16 metros de profundidade e não recomendado para crianças. Como estávamos com meu pequeno, não quisemos arriscar. 

    Salto de Corumba em Goias, Poço Rico no Salto Corumbá, cachoeiras de goiás, cachoeiras do salto corumba
    Poço Rico no Salto Corumbá

    Um ponto que gostaria de parabenizar a equipe do Salto de Corumbá é a existência de salva-vidas em vários locais do complexo. O primeiro que vimos foi na frente deste poço. Isso transmite muito mais segurança para quem está visitando o local. 

    De lá continuamos andando em direção a atração principal do parque, a Cachoeira Salto de Corumbá, com uma queda de 50 metros de altura, que deságua num poço, onde é possível tomar banho. A melhor parte é que a água não passa da altura de nossos joelhos.

    A trilha para chegar lá é de dificuldade média. Meu filho conseguiu fazer tranquilamente, sem dificuldades. Eu é que fiquei um pouco cansada, pois tinham algumas subidas que exigiam um pouco mais de habilidade. É importante levar água, pois não tem nada para comprar durante a trilha e você certamente sentirá sede.  

    trilhas do Salto Corumbá, salto corumba goias, cachoeiras perto de pirenopolis
    Trilhas do Salto Corumbá

    Mas a vista vale toda a caminhada. Me faltam palavras para descrever o tanto que gostamos! Não fotografei mas tinham duas pessoas fazendo rapel nas pedras do lado esquerdo desta cachoeira, acho que deve ser uma aventura e tanto para quem gosta. 

    como chegar no salto corumba, como ir no salto corumba, cachoeiras em goias, salto corumbá go
    Cachoeira Salto Corumbá GO

    Nesta cachoeira também tinha um salva-vidas de plantão, mas ele não precisou entrar em ação, sorte nossa né?!

    Na frente da Cachoeira principal tem uma passarela de onde é possível apreciar a vista de todo o Complexo. Veja na foto abaixo o Rio Corumbá. 

    Salto de Corumbá, Salto Corumbá, como é o salto corumba, cachoeiras do salto corumba
    Salto Corumbá em Goiás

    Não tem como não se apaixonar por esta cachoeira. Ainda existe uma trilha que leva até o topo dela, mas não fizemos, pois não daria tempo. Fica para uma próxima vez. Ficamos pouco mais de uma hora por lá quando decidimos continuar nossas andanças no parque. 

    salto corumbá vale a pena, salto corumbá é bonito, Salto Corumbá
    Cachoeira do Salto Corumbá

    Cachoeira do Rasgão

    A trilha para a Cachoeira do Rasgão foi a mais difícil que fizemos, pois é preciso descer por várias rochas. A cachoeira também é bonita, mas não tanto como as outras duas. 

    cachoeiras de Goias que podem levar cachorro, cachoeiras em pirenospolis pet friendly
    Cachoeira do Rasgão no Salto Corumbá

    Uma boa pedida é deixar para conhecer a cachoeira do Rasgão na hora em que estiver indo ou voltando da Cachoeira do Salto, pois ficam próximas. 

    Estrutura do Salto Corumbá

    No local existe um bar que serve lanches, petiscos, bebidas e outros e também um restaurante que serve comida brasileira por kilo. Em setembro de 2020 o kilo estava saindo R$ 42,00. Além disso tem um outro quiosque vendendo sorvetes e milkshake. Na foto abaixo você pode ver bar e o restaurante:

    Salto de Corumbá em Goiás, estrutura do solto corumbá, tem restaurante no sallto corumba
    Salto de Corumbá em Goiás

    O complexo possui duas piscinas grandes, um parquinho infantil e dois toboáguas. Desde que chegamos no Salto, meu filho já avistou os toboáguas. Não tivemos sossego até levá-lo lá. Na foto abaixo você pode ver uma das piscinas e se reparar no fundo da foto verá o toboágua. Pode parecer longe, mas a caminhada até ele é bem tranquila. 

    como chegar a salto de corumba, como chegar em salto corumba
    Piscina do Salto de Corumbá em Goiás

    Parque Aquático do Salto Corumbá

    Criança ama parque aquático né? Desde que chegamos lá o Gabriel viu o toboágua e estava super ansioso para ir até lá, por isso reservamos um tempinho para matar sua vontade e deixar que ele brincasse nos toboáguas. 

    Tinham dois toboáguas um escuro, mais radical e o outro aberto. Ficamos lá por volta de meia hora e perdemos as contas de quantas vezes nosso pequeno subiu e desceu. Ele gostou mais do aberto. Mais outro ponto positivo para o Salto: a presença de salva-vidas também neste local. 

    parque aquático do Salto Corumbá, piscinas do salto corumba, como é o salto corumba
    Parque aquático do Salto Corumbá

    O Salto Corumbá é enorme, então vale a pena observar a distância entre os lugares que você quer ir para você economizar na caminhada. 

    Do parque aquático fomos para a gruta, pois é mais um dos encantos do Salto e fica perto dos toboáguas. 

    Gruta do Salto Corumbá

    Caminhamos aproximadamente 800 metros para chegarmos em um local maravilhoso, lindo!!! Apesar da trilha para a gruta ser menor do que a da cachoeira Salto Corumbá ela requer um pouco mais de habilidade.

    Na gruta existe uma pequena queda d’água que deságua num lindo poço de águas claras porém geladíssimas, aproximadamente 15°.  

    Salto de Corumbá em Goiás
    Salto de Corumbá em Goiás

    Meu marido e minha cunhada nadaram no poço e se aventuraram um pouco, pois existe um tipo de caverna escondida e eles puderam entrar e apreciá-lá. 

    Nesta gruta meu pequeno corajoso entrou pela fenda existente e foi até a caverna num salão pequeno, notamos a felicidade dele pela conquista de atravessar a fenda e pela aventura realizada. Vimos algumas pessoas brincando no local, entravam no poço, iam nadando até a caverna e de lá passavam por esta fenda, ao invés de ter que nadar tudo novamente, pois o poço é fundo e não dá pé. 

    Salto de Corumbá em Goiás

    Quando saímos da gruta já estava escurecendo. Fomos caminhando em direção a saída, mas ainda fizemos uma parada para apreciarmos o Rio Corumbá, quando nos deparamos com outra cachoeira. Não dava tempo de andar até a parte inferior para vê-la direto, mas pela foto abaixo dá para ver o tanto que é bonita. 

    Salto de Corumbá em Goiás, quanto custa o ingresso do salto corumbá
    Cachoeiras do Salto Corumbá em Goiás

    Salto Corumbá é Pet Friendly

    Já visitamos o Salto Corumbá várias vezes. Em setembro de 2020 voltamos ao Salto mas dessa vez com nossos mascotes Brownie e Estrela, que se divertiram de montão. 

    O Salto Corumbá permite animais de estimação. Se você tem um amiguinho de 4 patas saiba que poderá levá-lo ao Salto Corumbá. Ele poderá tomar banho de rio e fazer as trilhas com você, desde que eles sejam mansos. 

    pode levar animal de estimacao para o salto corumba, passeios em goias que poodem levar cachorros, pet frindly goias, pet friendly cachoeiras que podem levar cachorro em goias
    Salto Corumbá é Pet Friendly

    Nós adoramos lugares onde podemos levar nossos amiguinhos e criamos uma conta no Instagram para divulgar lugares onde nossos pets são bem vindos. Se você curte passeios assim, segue nosso perfil @Petsporai_.

    Quanto tempo ficar no Salto Corumbá

    Como dissemos anteriormente o Salto Corumbá é enorme e tem 7 cachoeiras. Se você quiser conhecer todas elas precisará de no mínimo 2 dias, assim conseguirá se conectar com a natureza e aproveitar o local com calma. 

    O Salto Corumbá conta com uma pousada super aconchegante com piscina aquecida, e um local para acampar. Consulte aqui para saber o valor da hospedagem ao Salto Corumbá.

    O espaço reservado para acampamentos tem estrutura completa, com banheiros, chuveiros, iluminação e tomadas de energia 220V. 

    No dia em que visitamos o Salto, vimos muitas famílias acampando lá. Deve ser uma experiência gratificante acordar e estar próximo de tanta natureza. Mas passeio bom é o que fica com gostinho de quero mais. Meu marido já saiu de lá querendo voltar, mas para acampar, não só para passar o dia. 

    Entretanto se você for apenas passar o dia, é possível que conhecer a Cachoeira Salto Corumbá, a gruta e uma terceira cachoeira a sua escolha. Nós já fomos várias vezes passar o dia, pois moramos em Goiânia. 

    Como Chegar ao Salto Corumbá

    O Salto Corumbá fica localizado no município de Corumbá de Goiás, bem pertinho de Pirenópolis. A distância do centro de Pirenópolis até o Salto é de 31,5 km. Mas aqui deixamos uma boa notícia: a estrada é toda asfaltada e está em boas condições.

    Os aeroportos mais próximos do Salto Corumbá ficam localizados em Goiânia e Brasília. Tanto faz descer em uma ou outra cidade por conta da distância, entretanto  os voos para Brasília costumam ser mais baratos.  

    Chegando em Brasília, você precisará de alugar um veículo para continuar a viagem.  Nós sugerimos que faça isso pela Rentacars, que é uma comparadora dos preços de locadoras de veículos e que te apresenta as melhores opções. Bom demais né? Nós sempre utilizamos em nossas viagens e super recomendamos. 

    Distâncias: 

    • De Goiânia: 123 km  – acesso pela BR-153 e depois pela BR-414. A estrada está em bom estado de conservação e tem um pedágio durante o trajeto no valor de R$ 4,30. 
    • De Brasília: 119 km – acesso pela BR 070 e depois pela BR-414.

    Informações

    • Endereço: BR 414, km 383 – Corumbá de Goiás;
    • Site: Salto Corumbá
    • Horário de Funcionamento: todos os dias das 8 às 18 horas; 
    • Telefone: (62) 3334-8226;
    • Ingresso: R$ 55,00 aos finais de semana e R$ 50,00 durante a semana (valor em setembro/2020) para compras on-line. Na hora os ingressos custam R$ 10,00 a mais. Mais informações no tarifário. Crianças abaixo de 1,35 metros não pagam. 
    • Reservas: Faça sua reserva aqui

    Gostou da dica? Então salve esse pin no Pinterest para você localizar esse artigo com mais facilidade. 

    Leia Nossos Outros Post de Goiás

    Cachoeira do Abade em Pirenópolis

    Restaurante Villa Cavalcare em Goiânia – Saia da Rotina!!!

    Passeios em Goiânia com Crianças

    *Agradecemos ao Salto de Corumbá que por ter nos proporcionado um dia super agradável junto à natureza.

    21 COMENTÁRIOS

    1. Um post super completo, com muitos detalhes e fotos lindas desse lugar maravilhoso e perto de Brasília. Parabéns!

    2. Carol, que delícia foi ler seu post sobre o Salto do Corumbá. Eu já trabalhei muito na região, subi e desci essa cachoeira várias vezes, mas nunca fui somente a lazer e seu relato está super detalhado e com certeza vai ajudar muita gente a aproveitar essas belezas. Vou compartilhar!

    3. Parabéns pelo artigo, ficou muito bom. Amo cachoeiras / grutas e nunca tinha ouvido falar desse local. Achei incrível! Além de parecer ter uma excelente estrutura para receber os turistas.

      • Bruno, o Salto tem sim estrutura para receber os turistas. Marque para conhecer, certamente gostará!

    4. Deve ser bem bacana acampar por lá, hein? E fazer rapel na cachoeira também!!!
      Nada melhor para repor as energias do que ficar perto da natureza, tomar banho de cachoeira e ficar com a família. Parece um programa delicioso mesmo! =)

    5. Já estive no Brasil algumas vezes mas sempre na costa. Natal, Salvador e Rio de Janeiro. Todo um mundo de natureza e cascatas por descobrir… outras vezes irei!

    6. Como se eu não precisasse de mais motivos para regressar ao Brasil, vem você falar dessas trilhas onde nunca estive. Quero muito conhecer isso tudo! Que saudades do Brasil, hein… :)
      Obrigado pelas dicas, valeu! Grande abraço desde Portugal

    7. Uau! Quem gosta de natureza como eu pira com essas fotos! Que lugar lindo. Obrigada pelo post e pelas dicas, quando chegar a minha hora de ir vou dar aquela olhada!

    8. Já conhecia o salto de Corumba, mas você simplesmente ahazou no post. Descreveu muito bem em detalhes e fotos. Parabéns pelo post! Obrigada por compartilhar essas dicas. :)

    9. Que delícia de lugar! As crianças devem amar mesmo. Até eu, que já estou um pouco crescidinha, fiquei morrendo de vontade de aproveitar o toboágua, não julgo o Gabriel! Rs… Adorei o post!

    10. Nossa, tanto lugar bonito e especial no interior do nosso país que nem fazemos ideia, não é mesmo? Lindas paisagens, um prato cheio para os amantes da natureza. Nunca fui, fica a dica. Obrigada pelo post!

    11. Fui várias vezes em Salto de Corumba e cada vez acho mais bonito. Acampei há muitos anos atrás, o local tem toda infraestrutura. Amei….. pena que a água do rio é muito gelada e da gruta então…, sem comentários. Mais aproveitei muito. a beleza do lugar não tem igual. E como vc mesmo falou a vista das cachoeiras e gruta vele toda caminhada.

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: