O Que Fazer em Recife

    Falar do lugar que mais amo é complicado, pois Recife faz parte dos meus sonhos, minha infância, minhas raízes. Sinto um amor incondicional por essa cidade e carrego comigo um imenso orgulho de ser Pernambucana. Espero que goste de minhas dicas sobre o que fazer em Recife

    O que fazer em Recife

    Recife a Veneza Brasileira, nasceu na foz do rio Capibaribe, rodeado pelos recifes o que gerou o nome a cidade no século XVII. Paranampuka, em tupi, significa “o mar que bate nas pedras”. E foram os índios que batizaram com esse nome o estado de Pernambuco.

    Recife cortado por rios, construída em cima do mangue, capital do Frevo, Ciranda e Maracatu, cidade de prédios coloniais, igrejas, pontes, rios, praias, museus, artesanatos, cultura, uma rica gastronomia, o famoso bolo de rolo (não deixe de experimentar, é uma delícia) e de gente alegre e hospitaleira. Darei algumas dicas sobre o que fazer em Recife.

    O que Fazer em Recife?

    Marco Zero

    Marco Zero de Recife

    Existem alguns lugares que não devemos deixar de conhecer ao visitar essa cidade maravilhosa. A Praça Rio Branco, conhecida como ”Marco Zero” é o local onde nasceu a cidade.  É uma praça aberta de frente para o rio a beira do cais do porto e fica localizada no Recife Antigo. O monumento marca o inicio da história da capital pernambucana. No centro do chão da praça, o artista plástico pernambucano Cícero Dias fez a Rosa dos Ventos, inspirada em sua obra “Eu vi o mundo…. Ele começava no Recife”

    No lugar dos antigos armazéns foram construídos o Centro de Artesanato de Pernambuco aberto diariamente, das 10:00 às 20:00 horas e a Central do Carnaval ponto de apoio aos foliões. Existem muitos Bares e Restaurantes que estão quase sempre cheios, principalmente à noite. E fica bem perto de todo centro histórico que podemos conhecer caminhando.

    Os principais eventos culturais do Recife acontecem no Marco Zero, que no carnaval se transforma em palco para os grandes artistas. O carnaval no Recife Antigo é maravilhoso. A cidade enfeitada, muito colorida, muitos banheiros químicos, tem vários palcos pela cidade e na Central do Carnaval eles distribuem folhetos informando sobre toda programação do carnaval Multicultural. O povo é muito animado e se você estiver na cidade e souber de algum show no Marco Zero, não perca, vale a pena.

    Parque das Esculturas

    Do Marco Zero, ainda podemos atravessar de barco para o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, conhecido internacionalmente pelo seu trabalho com peças de cerâmica.

    Foi eleito em 2015 pelo TripAdvisor como o Melhor Museu da América do Sul. Merece sua visita! O horário de visitas é de terça a domingo das 13 às 17 horas e custa R$ 30,00 (out/2018). Para maiores informações, acesse: Instituto Ricardo Brennand. 

    O pessoal do blog Cantinho de Ná já visitou o local e fez um post contando sua experiência. Confira: Instituto Ricardo Brennand. 

    Rua do Bom Jesus

    A Rua do Bom Jesus, conhecida como antiga Rua dos Judeus, é pequena, estreita com prédios da época colonial, são edifícios antigos e coloridos, uma rua com paralelepípedos e pedras portuguesas. Nesta rua foi construída uma das primeiras Sinagogas da América em 1636/1654. Nessa rua também funciona a Embaixada dos Bonecos gigantes do carnaval, com bonecos representando Alceu Valença, Chacrinha, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Capiba, Lampião entre outros. No domingo é dia de feira do Artesanato.

    O Que Fazer em Recife 3

    O Projeto Circuito da Poesia distribuiu pela cidade 12 esculturas de artistas da cultura pernambucana. Esses monumentos são encontrados em locais que fizeram parte do cotidiano dos artistas ou em lugares que foram citados pelos poetas. Fiz questão de tirar uma foto com Antonio Maria na Rua do Bom Jesus. Artistas homenageados: João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Mauro Mota, Capiba, Chico Science, Carlos Pena Filho, Antônio Maria, Solano Trindade, Ascenso Ferreira, Joaquim Cardozo e Luiz Gonzaga.

    O Que Fazer em Recife 4

    Torre Malakoff

    A Torre Malakoff foi construída entre 1853 e 1855 para servir como observatório astronômico e portão do Arsenal da Marinha.  Esse é um dos pontos turísticos mais famosos do Recife, que hoje funciona um espaço cultural, voltado às artes visuais e à música. Você pode visitá-la de terça a sexta, das 10:00 às 18:00 hs, aos sábados das 15:00 às 18:00 hs e aos domingos das 15:00 às 19:00 hs . A entrada é gratuita. 

    O Que Fazer em Recife 5

    O Paço da Alfândega é um Shopping Center localizado no Recife Antigo em frente ao Rio Capibaribe. É uma construção do ano de 1732, e por um século, foi o Convento dos Oratorianos. Quando em 1826, passou a funcionar a Alfândega do Recife. No ano de 2003 foi restaurado, e se transformou em um importante ponto comercial, conservando a arquitetura original.  Vale à pena fotografar e admirar o rio Capibaribe do terraço no primeiro andar. 

    Quem visita Recife não pode deixar de passear pelas pontes. São várias na cidade: Duarte Coelho, Mauricio de Nassau, Ponte da Boa Vista, Princesa Isabel entre outras. A ponte da Boa Vista tem uma beleza especial por ser toda feita em ferro, sempre colorida dando muito charme e alegria para quem passa, veja abaixo:

    O Que Fazer em Recife 7

    Capela Dourada

    Outro lugar que não podemos deixar de conhecer é a Capela Dourada, da ordem dos Franciscanos. Foi construída no século XVI e XVII e sua decoração é barroca. Seu nome vem da quantidade de ouro que cobre a talha de madeira que forra os espaços das paredes, altares e teto. É uma das Capelas mais bonitas do Recife. Não deixe de visitar. Ela fica localizada na Rua do Imperador Dom Pedro II, 160 – Santo Antônio, seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11:30 e das 14 às 17:00 hs e aos sábados, apenas no turno da manhã. Para maiores informações: (81) 3224-0530.

    O Que Fazer em Recife 8

    Casa da Cultura

    A Casa da Cultura Luiz Gonzaga, antiga Casa de Detenção do Recife foi a penitenciária mais importante de Pernambuco. Esse antigo presídio foi transformado em comércio para artesanato local. As antigas celas foram transformadas em lojas, lanchonetes e associações culturais. Muitas toalhas bordadas, cerâmicas, objetos de madeira e barro etc,  tudo muito bonito. Vale a pena conhecer e se quiser comprar lembrancinhas para os amigos e familiares, esse é o lugar certo.Normalmente tem cantores tocando músicas regionais. Veja por dentro:

    O Que Fazer em Recife 9

    Praia de Boa Viagem

    O sol nasce muito cedo em Recife e a praia de Boa Viagem tem uma orla linda. São 7 km de areias branca, coqueiros, piscinas naturais e água morna. Quiosques padronizados, chuveiro, pista de Cooper, calçadão, quadra de vôlei, cadeiras para alugar, guarda sol e muita comida gostosa.

    Devido aos ataques de tubarão só é permitido o banho nas áreas das piscinas naturais (antes dos arrecifes) e com a maré baixa. O surf está proibido e a praia tem muitos avisos sobre os ataques de tubarão. Na parte da tarde a sombra dos prédios cobre a areia, deixando o clima mais gostoso ainda. Amo Recife e espero que você conheça e também ame!

    Se quiser dicas de restaurantes de quem conhece bem a cidade, indico: Entre Amigos (com três unidades na cidade), Bargaço Estrela do Mar.

    Espero que tenha gostado de minhas dicas sobre o que fazer em Recife. Se você tem alguma boa dica para compartilhar, deixe nos comentário logo abaixo.

    Dica Extra: Um dos lugares mais belos do litoral de Pernambuco é a Ilha de Fernando de Noronha. Muitas pessoas que visitam Recife aproveitam para conhecer esse cartão postal do litoral de Pernambuco. Nós ainda não fomos, mas vontade não falta… Por isso reunimos aqui dicas de outros amigos que já foram até lá. Confira: 

    Fernando de Noronha, sonho brasileiro dicas do do blog Vivendo a Vida pelo Mundo

    Como economizar em Fernando de Noronha – dicas do blog Caminhos me Levem

    Pôr do sol de Fernando de Noronha qual o melhor ponto – dicas do blog Across the Universe

    Mais dicas de Pernambuco

    Melhor Passeio de Buggy em Porto de Galinhas

    Praia dos Carneiros

    Praia de Maracaípe

    Porto de Galinhas

    Olinda

    Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

    Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, reserve seu hotel pelo Booking ou compre seu seguro viagem pelos Seguros Promo, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: