O Mini Mundo em Gramado foi simplesmente um dos lugares que mais gostei em nossa viagem, pois é um passeio que deslumbra pessoas de todas as idades. Fui com minha mãe e com meu filho e saímos de lá encantados! 

Como o nome sugere o Mini Mundo é um parque todo construído em miniaturas. Nele estão representadas construções de vários lugares do mundo, porém em miniatura. Tudo no parque foi feito 24 vezes menor que seu tamanho original, como resultado lembramos facilmente da principal. 

O Mini Mundo é uma grande cidade, assim você poderá encontrar nele casas, castelos, aeroporto, ferrovia, prefeitura, igrejas e muito mais. Como resultado sairá de lá encantado. 

Visita ao Mini Mundo em Gramado

Reserve duas horas para poder conhecer o parque com calma. De preferência faça uma visita guiada, certamente você não irá se arrepender. Assim conseguirá não só apreciar as belíssimas réplicas do parque, como também descobrirá muitas curiosidades sobre elas e sobre o parque. 

O Alexandre foi nosso guia e nos fez sairmos de lá encantados com o Mini Mundo e querendo voltar. 

Nossa visita ao Mini Mundo começou pelo lugar que deu início ao parque: a casinha de bonecas que Sr. Otto Hoppner construiu para sua neta brincar. Foi ali que o Alexandre, nosso guia, nos contou como tudo começou.

ferrovia que deu início ao parque Mini Mundo em Gramado

O Mini Mundo certamente começou como um lugar para os netos do Sr. Otto se divertirem. Desta forma ele construiu uma casinha de bonecas para sua neta e logo depois uma ferrovia para seu neto.

Posteriormente ele permitiu que os hóspedes de seu Hotel Ritta Röppner também tivessem acesso a este lugar mágico.

Achei super curioso conhecer um pouco da história do Mini Mundo e assim descobrir que ele foi criado como um brinquedo. Finalmente em 1983 o parque foi aberto ao público.

Confira aqui onde nos hospedamos em Gramado

Algumas Réplicas do Mini Mundo

Algumas construções no Mini Mundo chamam muita atenção dos visitantes, sem dúvida o Castelo de Neuschwanstein na Alemanha é uma delas. Se você é apaixonado pela Disney, diante disso saberá que o Castelo da Cinderela foi inspirado nele.  

Castelo de Neuschwanstein em miniatura no Mini Mundo

A Torre de TV de Hamburgo na Alemanha tem 270 metros de altura, no entanto a do Mini Mundo tem 4 metros e como resultado é a construção mais alta do parque. Portanto de onde você estiver no parque poderá vê-la. 

Torre de Hamburgo no Mini Mundo

Museu do Ipiranga

A obra do parque que demorou mais tempo para ficar pronta foi o Museu do Ipiranga,  devido a tantos detalhes e em vista disso é considerado a obra mais elaborada do parque.

Foram dois anos de muito trabalho, mas ficou idêntica ao Museu que está localizado na cidade de São Paulo.

Falo isso pois já conheci de perto o museu. Os detalhes da réplica são encantadores. Você sabia que o Museu do Ipiranga tem 171 janelas e 84 portas? E a réplica do Mini Mundo tem as mesmas quantidades de janelas e portas?

Veja uma foto do Museu do Ipiranga em São Paulo, para poder confrontar com sua réplica. Para isso confira nosso post onde damos dicas de passeios no Ipiranga em São Paulo

Castelo do Príncipe de Mônaco

O Castelo de Mônaco é considerado como a segunda obra mais elaborada do parque, já que foi gasto um ano e oito meses para ficar pronto. É simplesmente perfeito! Não acha?

Preste atenção nos detalhes da construção abaixo. Veja se você consegue reconhecer uma pessoa, preste atenção hein! A cor de sua roupa é vermelha. 

Castelo do Príncipe de Mônaco no Mini Mundo em Gramado

Conseguiu reconhecer? É o nosso campeão de Fórmula 1, Ayrton Sena.

Novas Obras

O parque está sempre buscando ampliar a quantidade de obras expostas. Para isso ele precisa ter acesso a planta do lugar que pretende representar e é com base nela que constrói suas réplicas. Mas fiquei bem triste ao saber que é bem mais difícil e burocrático fazer obras brasileiras do que de outros lugares do mundo. Uma pena né?!

O Mini Mundo tem uma preocupação constante de sempre trazer ao parque novas réplicas. Normalmente todo ano duas novas obras são inauguradas no parque. 

No ano de 2018 foram agregadas duas novas obras: 

  • Automóvel Club da Argentina;
  • Jardim Botânico de Curitiba.

A mais nova réplica do Mini Mundo foi o Jardim Botânico de Curitiba, que passou a ser exposta no mês de novembro e dessa maneira tivemos o privilégio de contemplar sua beleza. 

Quiz Mini Mundo

Vamos ver se você é bom de observação. Então repare na foto abaixo por trinta segundos, porque vou te fazer uma pergunta.

Beatles no Mini Mundo em Gramado

Qual grupo de rock está representado?

Dica: atrás da árvore de natal tem uma faixa de pedestres, para ver olhe atentamente. Descobriu? Os Beatles estão lá!!!  Desta forma o Mini Mundo representou a clássica foto dos Beatles atravessando na faixa de pedestres e um fusca branco estacionado. Confira aqui a foto. 

Quer mais uma? Agora observe essa foto por trinta segundos. 

Turma do Chaves no parque de miniaturas Mini Mundo em Gramado

Que personagem de TV você conseguiu encontrar?

Ainda não? Então vou dar uma dica, está bem no meio da foto, de frente ao coreto. Reparou a turma do Chaves? o Chaves, o Kiko e a Chiquinha? Legal né!

Personagens do Mini Mundo

Ao caminhar pelo Mini Mundo, possivelmente você poderá encontrar os 5 personagens do parque.

    • Ursinho Gui;
    • Ursinha Ana;
    • Bruxa Ju;
    • Limpador de Chaminés;
    • Princesa Ana.

Nós encontramos três deles em nossa visita.

Personagens do Mini Mundo em Gramado

Confira aqui todas as atrações da Serra Gaúcha

Informações

Site: Mini Mundo

Endereço: R. Horácio Cardoso nº 291 – Planalto.

Horário de funcionamento: todos os dias das 8:30 às 18:00.

Valores: (Dezembro/2018).

  • Adulto: R$ 36,00;
  • Crianças de 3 a 15 anos e melhor idade R$ 18,00;
  • Crianças de até 2 anos não pagam ingresso. 

Enfim espero que tenha gostado de nossas dicas sobre o Mini Mundo em Gramado. Entretanto se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário aí embaixo, pois teremos o maior prazer em te ajudar!

Mais dicas

Roteiro em Gramado e Canela de 6 dias

Bondinhos Aéreos do Parques da Serra em Canela

Onde Comer Fondue em Gramado

Imóveis para temporada em Gramado

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Se vai viajar:

    • Veja o seguro ideal para cada viagem! Compre seu seguro viagem pelo comparador Seguros Promo;
    • Encontre os melhores preços e compre sua passagem aérea pelo Viajanet e boa viagem!
    • Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos Rentcars; 
    • Ganhamos uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

*Agradecemos ao Mini Mundo por ter nos concedido os ingressos para realização desse passeio. 

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: