10 coisas que você precisa fazer em Goiânia

Conteúdo

Se você está planejando uma visita à vibrante capital de Goiás, não pode perder estas 10 experiências imperdíveis! Descubra agora 10 coisas que você precisa fazer em Goiânia: de cultura a gastronomia existem opções para todos os gostos na cidade.

Nós do Vamos Por Aí somos moradores de Goiânia e estamos aqui para guiá-lo pelas melhores experiências que nossa cidade tem a oferecer.

De arquitetura encantadora a delícias gastronômicas, de parques serenos a uma vida noturna agitada, Goiânia tem algo para todos os gostos e idades. Prepare-se para ser cativado pela rica história, pela calorosa hospitalidade e pela beleza natural que fazem desta cidade um destino imperdível no coração do Brasil.

10 coisas para fazer em Goiânia, o que fazer em Goiânia

Aproveite para conferir nossos artigos:

Antes de começar nossas dicas com 10 coisas incríveis que você precisa fazer em Goiânia, vamos deixar algumas dicas de onde se hospedar na cidade.

Gostamos muito do Plaza Inn Executive, do Crystal Plaza e do Comfort Suítes. São hotéis confortáveis e bem localizados.

Para saber mais sobre esses e outros hotéis e também sobre os melhores bairros para se hospedar, convidamos você a ler nosso artigo onde ficar em Goiânia – melhores bairros e hotéis.

1. Tirar uma foto com o letreiro Eu Amo Goiânia

Coisas para fazer em Goiânia, letreiro em amo Goiânia localizado na Praça do Sol
Letreiro em amo Goiânia

Se você adorar tirar foto com o nome das cidades onde visita, não deixe de ir até a Praça do Sol no Setor Oeste e tirar a foto com o letreiro Eu amo Goiânia.

O letreiro é um dos principais pontos turísticos e parada obrigatória para quem visita a cidade. Não deixe de ir tá lá garantir sua foto.

2. Conhecer um dos parques da cidade

Parque Flamboyant em Goiânia, um dos lugares que você precisa conhecer em Goiânia
Parque Flamboyant em Goiânia, um dos lugares que você precisa conhecer em Goiânia

Goiânia, a capital do Estado de Goiás, é conhecida por ser a Capital Verde do Brasil. É também o município brasileiro com maior área verde por habitante, ficando atrás apenas do Canadá. Goiânia ainda é considerada uma das cidades com melhor índice de qualidade de vida do país. Chique demais!!!

A cidade tem mais de 40 parques, dá pra acreditar? Com tantas opções, qual parque visitar? Não se preocupe… vamos te ajudar nessa missão.

Os melhores parques de Goiânia são:

  • Parque Flamboyant;
  • Parque Vaca Brava;
  • Parque Areião;
  • Lago das Rosas;
  • Parque Marcos Veiga Jardim.

O Parque Flamboyant é um de nosso preferidos. Ele é considerado como uma das 10 principais atrações turísticas do Estado de Goiás.

3. Saborear a comida goiana

pamonha, uma das comidas típicas de Goiânia
Pamonha, uma das comidas típicas de Goiânia

A culinária goiana é diversificada e saborosa. Se você está de viagem marcada para cidade, precisa experimentar algumas comidas típicas da região. Você vai amar!!!

A culinária goiana tem sabor daquela comidinha caseira feita com muito amor preparada pela mãe ou pela avó, de preferência num fogão a lenha.

Os principais pratos típicos de Goiás são:

  • Galinhada,
  • Frango com Pequi,
  • Empadão Goiano,
  • Pamonha,
  • Arroz a Puta Rica,
  • Carne na Lata,
  • Chica Doida.

Você poderá saborear esses pratos da culinária goiana no Restaurante Chão Nativo, que é um dos mais tradicionais da cidade.

Se você pretende experimentar o famoso empadão goiano ou uma pamonha, o Jerivá é uma ótima pedida. Anote a dica e programe-se para experimentar.

Outra experiência que você precisa viver em Goiânia é ir até um pit dog, um verdadeiro patrimônio dos goianienses especializado em sanduíches. Você vai amar!!! Os pit dogs geralmente abrem no final da tarde e ficam até de madrugada. Nós curtimos muito o Smiley que fica localizado na Rua 10.

4. Ir a uma feira

Goiânia é famosa por suas feiras de roupa, comida e artesanato e é conhecida por ser a capital brasileira das feiras. Por isso, independente do bairro ou do dia da semana, sempre há uma por perto.

É tradição entre os goianienses passear por essas feiras. O hábito tem atraído também turistas interessados em comprar artesanatos, bijuterias, roupas e saborear os pratos típicos de Goiás.

A maior e mais antiga feira da cidade é a Feira Hippie que acontece aos domingos na parte da manhã. Com mais de 6.000 feirantes cadastrados, é considerada a maior feira livre do Brasil. É o lugar ideal para comprar roupas, calçados e também para fazer o enxoval de recém nascidos.

A Feira do Cerrado é outra feira que você precisa conhecer em Goiânia, ela funciona aos domingos de manhã e é o local perfeito para comprar artesanato, presentes e tomar um delicioso café da manhã.

Vamos deixar aqui nossas feiras favoritas, para que você se programe para conhecer:

  • Feira da Lua: sábado à tarde
  • Feira do Sol: domingo à tarde
  • Feira do Cerrado: domingo de manhã
  • Feira Hippie: domingo de manhã
  • Feira da OVG: quarta-feira a partir das 16 hs.

5. Visitar o Centro Cultural Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer
Visitar o Centro Cultural Oscar Niemeyer é uma coisas que você precisa fazer em Goiânia

Se você procura o que fazer em Goiânia, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é um de seus principais pontos turísticos.

Uma boa pedida é visitar o local no final da tarde e ficar para assistir de lá o pôr do sol, pois é uma experiência ímpar.

Projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o centro cultural é conhecido por sua arquitetura arrojada e modernista. O edifício apresenta formas curvas, linhas fluidas e uma estética contemporânea que o torna uma obra de arte em si.

O complexo é composto pela Esplanada da Cultura Juscelino Kubitschek, uma praça de concreto de 26 mil metros quadrados, destinada a exposições, apresentações artísticas, eventos e shows e que abriga quatro edifícios:

  • Biblioteca Bernardo Élis;
  • Museu de Arte Contemporânea (MAC) ;
  • Palácio da Música;
  • Monumento aos Direitos Humanos.

6. Ir a um bar com música sertaneja

bares com música sertaneja em Goiânia, Alabama
Alabama: bar com música sertaneja em Goiânia – foto divulgação

Você sabia que Goiânia recebeu o título de Capital Nacional da Música Sertaneja? Esse título foi estabelecido pela Lei nº 10.753, de 14 de março de 2022, uau!!!

Então, se você curte música sertaneja essa é uma das coisas que você precisa fazer em Goiânia.

Além de ser o local de origem de várias duplas e artistas renomados, a cidade é conhecida por sediar importantes festivais sertanejos, incluindo o Villa Mix Festival, que é um dos maiores do país.

Vamos deixar aqui dicas de alguns bares legais para você ouvir uma boa música sertaneja em Goiânia:

  • Alabama;
  • Velho Texas;
  • Tatu Bola Bar;
  • Rancho 55;
  • Barzim GO.

7. Conhecer monumentos da arquitetura Art Déco

Palácio das Esmeraldas em Goiânia
Palácio das Esmeraldas: um dos monumentos de Art Déco em Goiânia

Goiânia reúne o maior acervo de Art Déco do Brasil, uau!!! Então já deu pra ver que essa é uma das coisas que você precisa fazer em Goiânia. Anote a dica e conheça algumas dessas construções.

Art Decó é um estilo artístico que surgiu na Europa nos anos 20 e influenciou as artes, moda, arquitetura, entre outras áreas. Entre as suas características estão o uso de formas geométricas, ornamentos e design abstrato.

No Brasil esse estilo ganhou relevância na primeira capital planejada do país: Goiânia. Sua arquitetura inicial foi toda pensada nesse estilo artístico.

Existem em Goiânia 22 edifícios e monumentos públicos tombados pelo Iphan como patrimônio cultural, que estão concentrados em sua maioria no centro da cidade.

Confira alguns desses monumentos e programe-se para conhecer:

  • Cine Teatro Goiânia;
  • Palácio das Esmeraldas;
  • Coreto da Praça Cívica;
  • Antiga Estação Ferroviária de Goiânia;
  • Museu Zoroastro Artiaga;
  • Lago das Rosas.

Se quiser saber mais sobre a Art Déco em Goiânia e seus monumentos, assista o vídeo abaixo.

8. Ver a cidade do alto

Gra Rooftop em Goiânia
Gra Rooftop em Goiânia

Se você curte ver as cidades do alto, então essa é definitivamente uma coisa que você precisa fazer em Goiânia: visitar o Gra Rooftop.

O Gra Rooftop fica localizado no Setor Marista no edifício mais alto da cidade. De lá você poderá ver Goiânia a quase 200 metros de altura, uau!!! O rooftop fica no 50º andar do Órion Complex.

De lá você poderá ter uma experiência gastronômica, saborear pratos da culinária francesa assinados pelo chef Ian Baiocchi e ainda poderá contemplar uma vista privilegiada da cidade a 360º.

Uma dica é tentar reservar uma mesa por volta das 17 horas, assim poderá assistir de lá o pôr do sol. Nós vivemos essa experiência e amamos!!! Não se esqueça de fazer sua reserva com antecedência.

9. Tirar muitas fotos legais e divertidas

o que fazer em Goiânia, Beco da Codorna, Parque Flamboyant em Goiânia
Lugares perfeitos para tirar fotos legais em Goiânia

Se você curte painéis pintados com grafite, irá adorar os de Goiânia. Existem vários deles nos mais variados cantos da cidade. Repare na foto acima.

Na foto acima você pode conferir a arte de rua exposta em três lugares diferentes de Goiânia. O primeiro deles fica no Setor Sul, retratando uma mulher afro. Quando os galhos da árvore estão maiores o painel fica ainda mais belo, pois os galhos parecem ser seu cabelo.

A mulher de óculos vermelho fica no Beco da Codorna e a outra no Parque Flamboyant, mas existem vários outros lugares na cidade onde poderá contemplar a arte e tirar muitas fotos legais.

Beco da Codorna em Goiânia
Beco da Codorna: uma dos lugares que você precisa conhecer em Goiânia

Se você procura o que fazer em Goiânia e curte arte de rua, o Beco da Codorna é um lugar que deve estar nos seus planos. Os muros e paredes deste espaço são decorados com grafites coloridos, murais artísticos e outras expressões de arte urbana, criando um ambiente visualmente estimulante e único.

10. Aprimorar seus conhecimentos no Memorial do Cerrado

Memorial do Cerrado Goiânia
Memorial do Cerrado Goiânia: um dos lugares que você precisa conhecer em Goiânia

O Memorial do Cerrado, ou Museu do Cerrado, como também é conhecido, tem a missão de divulgar a rica biodiversidade e cultura do cerrado brasileiro. O local é super arborizado, tem muitas plantas e até um lago.

É um passeio recomendado principalmente para famílias com crianças, pois o Memorial conta com o Museu de História Natural, a Vila Cenográfica de Santa Luzia, o Quilombo, a Aldeia Indígena Timbira e trilhas.

Para saber mais, leia nosso artigo sobre o Memorial do Cerrado.

Goiânia fica perto de várias cidades turísticas de Goiás, escolha algumas delas para conhecer, temos certeza de que você vai amar!!! Pirenópolis, Caldas Novas, Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina e várias outras cidades, cada uma com seu charme.

Confira nosso artigo com as principais cidades turísticas de Goiás, pois lá contamos um pouquinho sobre cada uma delas. Temos certeza que você escolherá uma bela cidade para incluir também na sua viagem.

Pirenópolis é uma dessas cidades que você conseguirá fazer um bate e volta e curtir belas cachoeiras, conhecer o centro histórico e a Rua do Lazer. A cidade fica a 128 km de Goiânia e abriga duas as principais atrações turísticas do Estado: a Cachoeira do Abade e a Cachoeira do Rosário, não deixe de conhecer.


Bom pessoal, é isso… Esperamos que tenham gostado de nossas dicas com 10 coisas que você precisa fazer em Goiânia. Sabe de algum outro passeio legal? Conta pra gente, basta deixar um comentário aí embaixo.

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem, compre seus passeios e reserve seu hotel utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!

Segue a gente!

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

15 respostas

  1. Oi, Carol, tudo bem? Gostoso escrever sobre o lugar onde moramos, né?

    Fiquei aqui pensando nos murais. Se eu fosse o Kobra, faria um de duplas sertanejas para homenagear Goiânia!
    Abraço

  2. Que linda a cidade de Goiânia! Nunca estive por lá e fiquei com vontade de conhecer, amo uma feirinha e adoro parques. Só dispenso os bares de música sertaneja porque não curto muito o estilo.

  3. Ótimas dicas do que fazer em Goiânia. Nunca estive em Goiás, acredita?!? Suas postagens estão me inspirando a desbravar suas cidades!

  4. Realmente, Goiânia é uma cidade linda, com parques maravilhosos. Bem completo seu post gostei muito. Ainda não conheço o Memorial do Cerrado. Já vou aproveitar o feriado e levar meus netos. ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados