Quer saber como é visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu? Vamos contar tudo para vocês, pois fizemos uma visita guiada e amamos!!!
A Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada a 12 km do centro de Foz do Iguaçu e a 13 km da Ponte da Amizade (fronteira com o Paraguai). Muitos acham que ela está próxima as Cataratas do Iguaçu, mas estão em lados opostos. A Usina fica localizada a 31 km das Cataratas.
A Usina de Itaipu é uma obra de dimensões grandiosas, só indo lá mesmo para entender!
Aproveite para conferir nossos artigos:
- Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu;
- Pontos turísticos e melhores passeios em Foz do Iguaçu;
- 10 Melhores lugares para viajar em julho no Brasil
O que muitos não sabem é que existem várias coisas para fazer por lá. Para participar de todas as atividades seria necessário no mínimo um dia inteiro dedicado a Itaipu. Infelizmente não conseguimos dispor deste tempo e tivemos que escolher o que visitar.
Para participar do Circuito Especial é necessário ter 14 anos. Por isso, eu e o Gabriel fizemos a visita panorâmica e o Miranda fez o Circuito Especial. Em seguida nós fomos juntos para o Polo Astronômico. Para fazer estas duas atividades gastamos uma tarde inteira. Chegamos lá às 13:30 e saímos de lá às 19 horas. Mas valeu a pena! Adoramos!
As atividades disponíveis em Itaipu são: visita panorâmica, circuito especial, polo astronômico, iluminação da barragem, refúgio biológico, ecomuseu e passeio de Catamarã. Abaixo comentaremos um pouquinho mais sobre cada uma delas.
Usina Hidrelétrica de Itaipu
No ano de 1995 a Usina passou a ser considerada uma das Sete Maravilhas da Engenharia Civil pela Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis e foi incluída no Guinness Book – o livro dos Recordes – como a maior usina hidrelétrica do mundo em operação.
A grandiosidade da obra e suas dificuldades foram determinantes para ela ser escolhida para esta lista de maravilhas da engenharia.
A construção da Usina envolveu dois países: Brasil e Paraguai. Foi uma obra grandiosa, por envolver a mudança no curso do Rio Paraná, um dos maiores e com maior volume de água do mundo e formou um lago de mais de 1300 km². A obra que começou em 1975 e terminada em 1982, envolveu mais de 40 mil pessoas.
A barragem da usina mede 196 metros de altura (o equivalente a um prédio de 65 andares) e possui uma largura de mais de 7 km. A vazão máxima de Itaipu equivale a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção e em tupi-guarani significa “pedra na qual a água faz barulho”.
Responsável por quase 20% de todo o consumo de eletricidade no Brasil e mais de 90% do consumo paraguaio, Itaipu é gigantesca em todos os sentidos.
O vertedouro da usina, que tem como função descarregar a água não utilizada para geração, tem capacidade para verter 62,2 mil m³/s, 40 vezes mais do que a vazão média das Cataratas do Iguaçu. Pena que não conseguimos vê-lo aberto, mas foi por pouco!
Visita Panorâmica
A visita panorâmica começa no Centro de Visitantes com a apresentação de um filme sobre a construção da barragem e alguns dados atuais da Usina. De lá embarcamos num ônibus para percorrer a Usina.
Durante a visita paramos em dois mirantes de observação e no Porto Kattamaran. Durante todo o passeio um guia foi contando curiosidades sobre a Usina e um pouco da história de sua construção.
Passamos pelo Canal da Piracema e pelo Bosque dos Trabalhadores. Neste local os trabalhadores que completam 15 anos de casa tem direito a plantar uma árvore.
Ao lado de cada uma delas, uma plaquinha indica o nome do homenageado, a data do plantio e os nomes científico e popular do vegetal. No caso dos empregados, há ainda a informação do ano de admissão na Itaipu.
A primeira parada foi no Mirante do Vertedouro. Não demore para descer do ônibus, pois é lá que você poderá tirar a tradicional foto junto do nome da Usina. A parada é rápida e todos querem fotos.
Voltamos para o ônibus para continuar a visita e passamos pelos condutos forçados. Ficamos impressionados com seu tamanho! Sabíamos que era grande, mas não imaginávamos o quanto!
A melhor parte foi passar por cima da barragem. Prepare as câmeras, pois rende belas fotos. De lá teremos uma vista incrível do Rio Paraná com a cidade de Foz do Iguaçu no canto esquerdo.
A segunda parada foi no Porto Kattamaran, local onde dá para apreciar o lago de Itaipu. O local tem restaurante e lanchonete. A parada é super rápida, por volta de dez minutos.
Deu tempo de comermos um salgado e retornamos para o ônibus. Este é o local de onde as pessoas fazem o passeio de catamarã. Não fizemos pois o tempo era curto demais para fazermos tudo.
A última parada foi no Mirante Central. De lá podemos ter uma visão privilegiada da barragem. Nesse local é feita uma breve explicação sobre o funcionamento da usina. Lá tem lojinha, caso tenha interesse em comprar alguma lembrancinha.
A Visita Panorâmica é indicada para quem quer ter uma noção do tamanho de Itaipu, sendo possível contemplar do vertedouro ao topo da barragem de concreto onde estão instaladas as 20 unidades geradoras.
O Gabriel queria muito ver uma turbina de perto, mas como não foi possível… Compramos esta foto para matar a vontade dele!
Circuito Especial
O Circuito Especial, mais longo e detalhado, leva ao interior da usina até chegar a uma de suas turbinas. Este passeio também é feito com um guia especializado em engenharia.
Pra participar do circuito especial, é preciso ter mais de 14 anos, usar calçados fechados e sem salto, usar roupas com comprimento abaixo dos joelhos e apresentar um documento de identidade original. Ah e não pode entrar com bolsas e nem mochilas, mas pode fotografar tudo.
Diferente do Passeio Panorâmico, no Circuito Especial não descemos no Mirante do Vertedouro, apenas passamos por ele. Mas descemos no Mirante Central e também descemos do ônibus em cima da barragem, local que rende ótimas fotos. A parada é super rápida, mas vale a pena.
O ponto chave do Circuito Especial é entrar dentro da Usina! Entramos dentro da barragem principal, repare na foto abaixo a grandiosidade do local e no círculo vermelho no chão, que é o início das turbinas.
O guia nos contou um pouco da história da construção da usina e nos ensinou algumas curiosidades sobre a geração de energia.
Como a Usina é Binacional, tudo nela é divido: 50% do Paraguai e 50% do Brasil. Andamos bastante pela usina até chegarmos à Sala de Controle, onde existe um painel enorme que controla todo o funcionamento de Itaipu com suas 20 turbinas, sendo que o Paraguai utiliza a energia de somente uma turbina e o restante é vendida ao Brasil.
O interessante que na sala de controle existem duas mesas interligadas, uma fronteira… que são usadas pelas equipes dos dos países separadamente e cada qual com seu idioma.
O passeio é super legal e nos mostra em forma real a grandiosidade de Itaipu. Recomendo!
Polo Astronômico
O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho é nada menos que um planetário, observatório e uma plataforma de observações a olho nu – como poucos do gênero em todo o mundo.
Logo que chegamos ao Polo Astronômico fomos recebidos por uma guia que seria responsável pelo nosso passeio. Ela se apresentou e ficamos uns vinte minutos do lado de fora do local, nos explicando sobre o Relógio Solar. Ela também nos ensinou a ver as horas nele. Meu filho adorou, pois ele foi a cobaia.
Depois fomos levados para dentro do Polo e participamos da brincadeira Boliche no Espaço. Lá, mais uma vez o Biel participou e pode sentir qual é o peso da bola de boliche em todos os planetas.
Em seguida tivemos contato com um meteorito de verdade. Foi muito legal poder pegar um em nossas mãos.
O momento mais aguardado pelo meu pequeno era o Observatório. Fomos levados a uma sala, em que pudemos observar o sol, utilizando um dos únicos telescópios solares do Brasil.
Pudemos também ver o sol utilizando uma espécie de filtro e podemos observar as explosões solares, impressionante! E não foi só ele que gostou, todos nós adoramos.
Para terminar a visita, assistimos a uma apresentação no planetário, que durou entre 30 e 40 minutos.
Ao fazer nossas reservas para ir ao polo astronômico, achei que duas horas e meia seria muito tempo, mas não é. É o tempo suficiente para realizar todas as atividades.
Um ônibus leva você até o polo e assim que termina o seu horário ele já está lá para te levar novamente para o centro de visitantes.
Achei minha escolha excelente. Esta é uma atividade que recomendo para quem está com crianças. Tanto que foi a atração de Foz do Iguaçu que meu pequeno mais gostou. Veja o post que ele escreveu 7 atrações imperdíveis para crianças em Foz do Iguaçu.
Iluminação da Barragem
Você poderá ver do mirante central a barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias e depois percorra no ônibus. Gostaria muito de ter feito este passeio, mas como a agenda estava lotada e estávamos no horário de verão, não dava tempo de esperar escurecer, por isso não vimos. Falam que é lindo!
Refúgio Biológico
Neste passeio você percorrerá uma trilha de 2 quilômetros em meio à floresta nativa. O local é uma unidade de proteção, criada para preservar a fauna e flora durante a formação da Usina. Lá vivem vários animais, dentre eles jaguatiricas, quatis, jacarés, etc. A Aline do blog Vem que te Conto participou deste passeio. Veja seu artigo Refúgio Biológico Bela Vista.
Ecomuseu
O Museu abriga o acervo histórico da região e da construção da usina. O pessoal do blog Mineiros na Estrada visitou o museu, veja o artigo Ecomuseu Itaipu. É lá que você pode ver bem de perto uma turbina e também uma maquete gigante da usina.
Passeio de Catamarã
Uma das atrações do local é assistir o pôr do sol num passeio de catamarã no lago de Itaipu. Nós não tivemos tempo de fazer este passeio, mas o pessoal do D & D Mundo Afora fez, veja o artigo Passeio de catamarã.
Informações de Itaipu
Endereço: Av. Tancredo Neves, 6702
Horário de Funcionamento: cada atividade possui um horário de funcionamento específico, a partir das 8 horas.
Site: Itaipu
Onde comprar passeios em Foz do Iguaçu
Em nossas viagens nós já chegamos em nossos destinos com nosso roteiro pronto e com todos os nossos passeios comprados. Fazemos isso para aproveitar ao máximo nossa viagem, pois tempo é dinheiro!!! Então não deixe para organizar seu roteiro só quando chegar na cidade.
Nós compramos nossos ingressos e passeios pela internet. Em Foz do Iguaçu nós recomendamos a Civitatis, uma empresa que atende várias cidades no BRASIL e no MUNDO e presta um atendimento nota dez.
Nela você conseguirá comprar ingressos, transfers e passeios de um dia. Ah e pagando com o cartão de crédito acumulará milhas aéreas para sua próxima viagem. Bom demais né?!
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site. Valeu!!
Mais dicas de Foz do Iguaçu
Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre como é visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu! Se for para Foz do Iguaçu, coloque Itaipu no seu roteiro! Se você tiver um tempinho extra, aproveite que já está perto do Paraguai e vá fazer compras em Ciudad del Este.
Para quem está em Foz do Iguaçu, um dos passeios mais tradicionais é conhecer as Cataratas. Vale a pena ir lá conhecer. Confira as dicas do blog Mapa na Mão sobre as Cataratas do Iguaçu.
Respostas de 30
Muito legal!!!
Demais esse passeio. Quando fui para foz não tive tempo de ir conferir =/. Na próxima vez irei com certeza.
Diego, tenho certeza que você vai adorar!
Que post completo! Foz deve ser demais, quero muito conhecer! Acho eu amaria visitar o polo astronômico e fazer o passeio de catamarã. ♥
Os passeios são tudo de bom, você vai adorar Katarina! Planeje visitar a cidade!
Adorei o post! Eu amo Foz e tenho uma relação de estima com a Itaipu em particular, parte da minha história está ligada a ela. Obrigada por me trazer essas memórias.
Poliana, recordar bons momentos é tudo de bom, né? Que bom que gostou do post.
Concordo com você: crianças adoram tudo o que se refere a planetas e estrelas. Deve ser uma ótima opção, mesmo.
Márcia, que bom que gostou! Bjs
Otimo post!
Visitei Itaipu durante um congresso de Italianística e além da visitação diària que fiz com com colegas, visitamos o local a noite! Foi uma experiência fantàstica!
Juliana, deve ser lindo ver a usina iluminada!
E’ muito lindo!!!!! 😉
Essa visita é mesmo muito legal! Todo mundo que vai à Foz deveria dedicar um tempinho para conhecer! 😉
Concordo com você Tássia.
Fiz todos esses passeios e adorei. O da usina achei muito diferente, saber como funciona tudo lá. E o por do sol em Porto Kattamaran é lindo, uma ótima experiência.
Leo fiquei morrendo de vontade de fazer todos os passeios. Mas quem sabe em uma outra oportunidade.
Que passeio mais gostoso. O bom é que também dá para aprender um montão de coisa, né?
Tenho muita vontade de conhecer Itaipu, quem sabe um dia 🙂 Abs!
Você vai adorar! Foz é incrível!
Fomos à Itaipu fazem algumas semanas, e adoramos conhecer ela. Dedicamos um dia todo no local, então conseguimos fazer o Polo Astronômico, Circuito Especial e ainda fomos ver o pôr-do-sol no Kattamaram. Realmente um passeio muito legal.
Que bom Anderson, Foz é um destino e tanto, né?
Putz, lendo agora sei que preciso voltar para fazer esse circuito mais completo! Quando fui não passamos na sala de controle, mas a barragem valeu a pena! 🙂
Sonia, eu também quero fazer este circuito completo. Só meu marido que foi, fiquei morrendo de vontades!
Nossa, não sabia que tinha esse tanto de coisa pra fazer… Quando fui à Foz, não cheguei a ir em Itaipu, mas agora fiquei com vontade de conhecer…
Você vai adorar! Tem opção para todos os gostos!
Adorei seu post, quando fomos não consegui visitar o Polo Astronômico, mas agora vi que é bem legal e vale a pena. Uma coisa interessante a citar é que eles tem um carimbo especial para o passaporte 😀
Fabio, não sabia sobre este carimbo no passaporte. Vou procurar saber. Obrigada
Eu queria muito ter visitado essa usina, pq parece um passeio muito legal. Infelizmente não tive tempo :/ mas quero muito voltar em Foz pq faltou muita coisa no meu passeio!
Esse passeio é super legal, mas também não tive tempo de ir em todas as atrações. Vale a pena!
eu amei conhecer a Itaipu!! adoro essas construções malucas gigantescas q nem sei como conseguiram construir aheuahe vale muuuito a pena a visita!
Que bom que gostou!