Roteiro em Foz do Iguaçu 5 dias

Conteúdo

Foz do Iguaçu no Paraná foi um destino que nos surpreendeu! Amamos os dias que passamos na cidade e só temos coisas boas para compartilhar! O povo é hospitaleiro e recebe muito bem os turistas. Nesse roteiro em Foz do Iguaçu daremos dicas de passeios, restaurantes e hospedagem. 

Nós, como a maioria das pessoas que visita Foz, aproveitamos para conhecer mais dois países na mesma viagem. Visitamos: 

  • Puerto Iguazú na Argentina – localizada à 15 km de Foz;
  • Ciudad del Este no Paraguai – localizada à 12,5 km. 
Tríplice fronteira: roteiro em foz do iguaçu indo também para a argentina
Foto retirada da Oriente Mídia

DICA EXTRA: Confira nosso artigo com os principais Pontos Turísticos de Foz do Iguaçu e Melhores Passeios. Esse artigo está com os valores atualizados de todos os passeios tanto no Brasil, quanto na Argentina e no Paraguai. 

Como ir do Aeroporto para o Centro de Foz do Iguaçu

O aeroporto de Foz do Iguaçu fica localizado a 17 km do centro da cidade. Para chegar até Foz você pode alugar um carro, contratar um transfer ou ir de uber/táxi.

Se você preferir alugar um veículo, recomendamos que faça isso pela Rentcars que é um comparador de preços de aluguel de veículos e funciona como o Decolar, faz o comparativo e te apresenta a melhor opção. Você reserva pela internet e paga quando chegar ao destino e retirar seu veículo.

Se você preferir, pode contratar um transfer para te levar do aeroporto até seu hotel. Você pode verificar o valor e reservar seu transfer por aqui

Em nossa viagem fomos de transfer, que nos esperou no aeroporto e nos levou para o hotel.

Roteiro em Foz do Iguaçu

1º Dia – City Tour + Itaipu + Noite Italiana

Começamos o dia cedo, tomamos um delicioso café da manhã no Hotel Tarobá. Às 9 horas em ponto estávamos na frente do Hotel Bogari, que era o ponto de encontro de nosso city tour.

O passeio foi feito em ônibus turístico e teve duração de 3 horas. Fizemos um passeio panorâmico pela cidade e pudemos descer do ônibus em três paradas:

  • o Marco das Três Fronteiras,
  • a Mesquita Islâmica e
  • o Templo Budista

Para saber mais sobre este passeio, confira nosso artigo city tour em Foz do Iguaçu. 

Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu
Templo Budista em Foz do Iguaçu

Às 13:00 saímos do hotel rumo à Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada a 12 km do centro da cidade. Lá nos dividimos: eu e o Biel fizemos a visita panorâmica na Usina e o Miranda fez o Circuito Especial.

A diferença entre os trajetos é que no circuito especial os participantes entram dentro da usina e podem vê-la por dentro. Mas nesta atividade não podem entrar menores de 14 anos.

roteiro de 5 dias em foz do iguaçu
Usina Hidrelétrica de Itaipu

Às 16:00 fomos ao Polo Astronômico. É um passeio maravilhoso, principalmente para quem está com crianças. Este foi o passeio que meu filho mais gostou em Foz do Iguaçu. Lá podemos ver de perto um meteorito e observar o sol utilizando um telescópio de observatório espacial.

o que fazer em foz do iguaçu
Polo Astronômico em Itaipu

A Usina é enorme e tem muitas atividades. Se você ficar mais tempo na cidade, recomendo que reserve um dia inteiro para ficar por lá e participar de todas as atividades. Para saber quais são elas, confira em nosso artigo como é visitar a Usina de Itaipu.  

Nós adoramos o passeio e recomendamos. É impressionante ver o tanto que a Usina é grande. Só dá para ter noção quando estamos lá. 

Saímos de lá por volta das 18:45. Fomos ao hotel rapidamente, pois às 20:30 tínhamos reserva no Hotel Bella Itália para a famosa Noite Italiana.

Nós amamos!!! Para quem adora massas não pode deixar de experimentar o rodízio servido no hotel. Para deixar o ambiente mais agradável ainda, o ambiente conta com música ao vivo aos finais de semana. Para saber mais sobre este jantar acesse Noite Italiana

melhores passeios de foz do iguacu
Jantar Noite Italiana em Foz do Iguaçu

Nosso primeiro dia em Foz do Iguaçu foi super corrido, mas conseguimos fazer todas as atividades que estavam programadas. 

2º Dia – Parque das Aves + Voo de Helicóptero + Cataratas do Iguaçu Brasil + Noite na Argentina

Saímos do hotel às 9 hs em direção ao Parque das Aves, onde permanecemos até por volta das 11:30.

O parque é lindo, muito bem conservado e proporciona momentos maravilhosos junto a natureza. Lá pudemos tocar em araras, ver uma cobra bem de perto e muitas outras espécies. Para saber mais sobre nossa visita, acesse Parque das Aves

Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu 2
Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Saímos de lá e fomos viver uma experiência incrível, que recomendo demais: ver as Cataratas do alto.

O passeio é rápido, dura por volta de dez minutos, mas é maravilhoso. Foi perfeito. Para saber mais sobre esse passeio, confira nosso artigo voo de helicóptero sobre as Cataratas

Cataratas do Iguaçu: roteiro em foz do iguaçu
Voo de helicóptero sob as Cataratas do Iguaçu

De lá fomos para o Parque Nacional do Iguaçu, nos apaixonar ainda mais pela região. Ver as Cataratas de perto é tudo de bom! Logo que chegamos no parque, alugamos um guarda-volumes para colocar nossas coisas.

Fizemos um lanche rápido e fomos fazer a trilha das Cataratas. Por volta das 15 horas fizemos o Macuco Safari, um dos mais tradicionais passeios do parque. Nele embarcamos num barco e chegamos bem pertinho das quedas. É lindo e emocionante

Cataratas do Iguaçu: melhores passeios, preço
Cataratas do Iguaçu

Só conseguimos sair do parque por volta das 18 horas, mesmo assim foi muito corrido. Se você quiser fazer todos estes passeios no mesmo dia, sugiro que chegue mais cedo no Parque das Aves, pois ele abre às 8 horas. 

Para fechar nosso dia com chave de ouro, resolvemos ir à Puerto Iguazú. A cidade está localizada a 18 km de Foz.

É necessário atravessar a fronteira, pois a cidade fica na Argentina. Nossa passagem na fronteira foi super tranquila e em poucos minutos chegamos ao Bar do Gelo, um lugar que estávamos super ansiosos para conhecer.

Eu e meu marido curtirmos muito, mas nosso filho não e tivemos que sair de lá mais rápido do que gostaríamos. Mesmo assim a experiência foi ótima. De lá fomos assistir um show de tango e experimentar o tradicional bife de Chorizo. Para saber mais, veja nosso artigo noite em Puerto Iguazú na Argentina.

Icebar Iguazú: roteiro em foz do iguacu passeio até a argentina
Icebar Iguazú em Puerto Iguazú

3º Dia – Cataratas do Iguaçu – Lado Argentino

Quando começamos a montar nosso roteiro, vários amigos me falaram que o dia destinado a conhecer as Cataratas da Argentina era um dia super cansativo, pois teríamos que andar muito. Por isso não era recomendado marcar nenhuma atividade durante à noite. E assim fizemos. E vamos repassar esse conselho para vocês: não marquem outra atividade nesse dia, pois provavelmente você ficará muito cansado!

Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu 4
Lado Argentino das Cataratas do Iguaçu

Tente evitar também fazer esse passeio aos finais de semana, pois o parque fica lotado e você não conseguirá aproveitar tanto.

Infelizmente não tínhamos outro dia livre e tivemos que conhecer as Cataratas da Argentina num domingo e pudemos ver de perto como ele fica lotado e como as filas são demoradas.

Saímos super cedo do hotel, o ônibus nos pegou 7:50 rumo à Argentina. Demoramos aproximadamente quarenta minutos para passar pela imigração e quando chegamos no parque ele já estava cheio. Ficamos mais de uma hora na fila para pegar o trem que leva perto da Garganta do Diabo.

Tivemos que caminhar muito e o Biel ficou super cansado. Pudemos contemplar a Garganta do Diabo e também com a quantidade de água. Pudemos aprecias as quedas brasileiras. A vista é realmente linda!

Garganta do Diabo Argentina - passeios na cataratas do iguaçu lado argentino
Garganta do Diabo no lado argentino

Como o parque estava muito cheio, tivemos que encarar mais uma hora na fila aguardando o trem para voltar para o parque, debaixo de um sol de rachar!!!  Isso desanimou nosso filho, que não quis mais passear pelo parque. 

Para descansar um pouco, fizemos uma pausa para almoço. Escolhemos o restaurante La Selva. A comida estava deliciosa. Recomendo. Depois do almoço demos mais umas voltas no parque e retornamos para Foz do Iguaçu. 

melhores passeios em foz do iguacu
Restaurante La Selva

Infelizmente também pegamos muito trânsito em nossa volta para Foz do Iguaçu e demoramos para cruzar a fronteira. Sorte que não tínhamos nada planejado e ficamos descansando no hotel.

4º Dia – City Tour + Compras no Paraguai + Rafain

Já tínhamos ouvido falar que segunda-feira é um ótimo dia para fazer compras em Ciudade del Este. Então na hora de montar nosso roteiro, não tivemos nenhuma dúvida: iríamos às compras na segunda. Esta é uma dica preciosa, anote!

Decisão acertada. A cidade não estava lotada e pudemos aproveitar bastante. Optamos por fazer o City Tour das 9 às 12 e fazer as compras até às 16:30 horas.

Gostamos de conhecer um pouco da cidade, conhecer suas comidas e bebidas típicas e ver seus principais pontos turísticos: Catedral San Blas, Lago da República, Igreja de São Lucas e Salto Monday (três quedas d’agua com 40 metros de altura). 

Assim que nosso city tour terminou fomos às compras. Para nós que não iríamos comprar muitas coisas, o tempo foi suficiente. Se quiser saber detalhes do nosso passeio, acesse City Tour e Compras no Paraguai.

compras no Paraguai
Compras no Paraguai

Chegamos ao hotel e ainda deu tempo de levar nosso filho na piscina, antes de sairmos para jantar.

Fomos nos despedir de Foz em alto estilo, assistindo um show latino-americano e comendo um delicioso churrasco na Rafain Churrascaria. O show nos mostra um pouco do folclore de oito países Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Uruguai e México.

Aqui deixamos mais uma dica importante: não vá a churrascaria sem fazer reserva, pois ela é lotada! E olha que fomos numa segunda-feira. 

Rafain Churrascaria
Show na Rafain Churrascaria

5º Dia – Vale dos Dinossauros + Museu de Cera + Exposição Maravilhas do Mundo

Reservamos nosso último dia em Foz do Iguaçu para visitarmos alguns dos parques do complexo Dream Parks Show. Para quem viaja com crianças é um passeio que deve estar no seu roteiro em Foz do Iguaçu. Se você também pretende conhecê-los uma boa pedida é compra o combo, pois assim poderá visitar todos os parques. Confira os valores aqui

Nosso filho estava sonhando com este dia. Desde que chegamos em Foz, ele queria saber o dia que iria ao Vale dos Dinossauros. Escolhemos fazer este passeio no último dia, pois nosso voo seria na parte da tarde e de lá já fomos para o aeroporto. 

Chegamos por volta das 9 horas e as atrações ainda estavam vazias. Começamos pelo Vale dos Dinossauros, que é um passeio a pé. Ao longo do percurso encontramos muitos dinossauros, que emitiam sons e se movimentam. 

Vale dos Dinossauros Foz
Vale dos Dinossauros em Foz do Iguaçu

De lá fomos ao Museu de Cera que é uma ótima oportunidade para mergulhar no mundo da fantasia. Estão expostos vários ícones da música, do cinema e da história em tamanho real. O Gabriel até aproveitou e trouxe para casa de lembrança sua mão de cera. 

Museu de Cera Foz
Dreamland Museu de Cera de Foz do Iguaçu

Para finalizar fomos à Exposição Maravilhas do Mundo, é um lugar incrível para quem adora viajar. Lá encontramos a miniatura dos principais monumentos construídos pelo homem, como a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, Torre de Piza, entre outros. 

roteiro de 5 dias em foz do iguaçu indo no paraguai e argentina
Exposição Maravilhas do Mundo

Para visitar as três exposições gastamos em média duas horas e meia. Para saber mais sobre nossa visita e conferir detalhes sobre cada um dos lugares por nós visitados, confira nosso artigo Dreamland – Museu de Cera de Foz do Iguaçu.

Fiz abaixo um resumo para vocês do que fiz dia a dia. Quem sabe não te inspira a montar seu roteiro?

DiaManhãTardeNoite
SextaCity TourUsina de ItaipuJantar Noite Italiana
SábadoParque das Aves  Voo de Helicóptero CataratasCataratas Iguaçu – Brasil

Macuco Safari

Noite na Argentina
DomingoCataratas do Iguaçu – ArgentinaCataratas do Iguaçu – ArgentinaDescansar no Hotel
SegundaCity Tour e Compras no ParaguaiCity Tour e Compras no ParaguaiRafain Churrascaria
TerçaMuseu de Cera, Vale dos Dinossauros, Exposição Maravilhas do MundoViagem de volta

Onde comprar passeios em Foz do Iguaçu

Em nossas viagens nós já chegamos em nossos destinos com nosso roteiro pronto e com todos os nossos passeios comprados. Fazemos isso para aproveitar ao máximo nossa viagem, pois tempo é dinheiro!!! Então não deixe para organizar seu roteiro só quando chegar na cidade.

Nós compramos nossos ingressos e passeios pela internet. Em Foz do Iguaçu nós recomendamos a Civitatis, uma empresa que atende várias cidades no BRASIL e no MUNDO e presta um atendimento nota dez.

Nela você conseguirá comprar ingressos, transfers e passeios de um dia. Ah e pagando com o cartão de crédito acumulará milhas aéreas para sua próxima viagem. Bom demais né?!

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site. Valeu!!

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

Estivemos por cinco dias em Foz do Iguaçu e decidimos nos hospedar no Hotel Tarobá. Acertamos em cheio na escolha. O hotel é três estrelas e tem um ótimo custo-benefício.

É bem localizado, perto dele tem tudo que precisamos: restaurante, pizzaria, lojas, terminal de ônibus, zoológico da cidade, supermercado, entre outros. Confira nosso artigo contando tudo sobre o hotel Tarobá.

Bom pessoal é isso… Espero que tenha gostado do nosso roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em te ajudar! Basta deixar um comentário aí embaixo. 

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

45 respostas

  1. Boa tarde, qual é a melhor forma de transporte para as atrações? Uber funciona bem? Vale a pena alugar carro? Carro alugado entra na Argentina? Obrigado

    1. Acho que funciona bem Uber na cidade e que não precisa de alugar carro.

      1. Oi Carol, vc foi qdo? Será que no início do ano que vem (jan/março/2022) estará liberado todos esses pontos turísticos, principalmente pra ir à Argentina e Paraguai?! Tô louca pra levar meus pais… mas essa covid não passa.

        1. Juliana, difícil prever né? Pois quando achamos que esta chegando ao fim, vem uma nova cepa né?! Mas espero que sim

  2. Seu blog é ótimo,rico em informações sem ser cansativo de ler,continuarei seguindo suas viagens e também copiando seus roteiros kkk,tudo de bom.

    1. Hariel que ótimo!!! Fico bel feliz que você tenha gostado! Aproveite para nos seguir no facebook e no instagram.

  3. Nossa, Adorei suas dicas vou utilizar muitas delas, pois vou dia 11/02/19 e já sei o que vou fazer para poder aproveitar cada minuto.

    1. Rodrigo, fico feliz que tenha gostado das dicas, espero que aproveite muito Foz do Iguaçu.

  4. Oii adorei seu roteiro. Me interessei muito, pois sempre foi um sonho fazer uma viagem assim (minha 1° grande viagem ). Tenho muitas dúvidas em relação de como planejar um roteiro e do valor pra duas pessoas. Ficarei grata se puder esclarecer minhas dúvidas. Moro em Pará de Minas MG

  5. Muito bom o post. Vc me indicaria alguém lá ou uma cia que realize os transfers para os passeios? Como vc se deslocou lá? E o city tour com quem fez?

    1. Cláudia, fiz o city tour com a Loumar Turismo. Na cidade fiz pacote de transfer. Exitem duas empresas que fazem esse serviço a Loumar e a Iguaçu City Pass. Dá uma olhada.

  6. Estive em Foz do Iguaçu a muitos anos atrás, estou querendo muito voltar. Tem várias atrações desse post que ainda não conheço.

    1. Quando voltar a cidade, aproveite e conheça estes lugares. Você vai adorar!

  7. Que passeio fantástico!!! Tenho mesmo de explorar esta zona do Brasil 🙂 Há mesmo tanta coisa fantástica ness país.

  8. Que saudade de Foz! Foi um dos lugares no Brasil que mais gostei de visitar! E ainda tinha o brinde da triplica fronteira, a gente ainda faz viagem internacional no pacote hehe. Ficou super completo teu roteiro, um ótimo guia pra quem vai por lá!

  9. Nossa, tem tanta coisa pra se fazer por lá hoje em dia. Fui há muitos anos e não tinha quase nada! Se voltar, com certeza vou ao Parque das Aves pois fiquei encantada com posts que li sobre o lugar.

    1. O Parque das Aves é realmente incrível, você vai adorar! Bjs

  10. Sensacional! A gente adorou Foz do Iguaçu e nem chegamos a fazer todos os passeios que você sugeriu! Vamos ter que voltar!

    Clau

    1. Claudia, também pretendo voltar, pois ainda não fiz tudo que queria…

  11. O roteiro que vocês propõem parece bem completo e interessante. Adoraria poder passar este número de dia em Foz e poder testar as atividades que vocês propõem.

  12. O Iguaçu é magnífico. Não sei se vale a pena ficar tanto tempo, mas para quem tem esse tempo disponível, há mesmo um montão de coisas para fazer.

  13. Que vontade de conhecer esse lugar mágico! quando chegar a hora sem dúvida que este seu artigo vai ajudar muito!

  14. Foz do Iguaçú é legal mesmo nè? Mas olha, não sabia que tinha tanta atração assim. Como mudou! E amei a noite de massas, nossa, delícia! Adorei o post e as sugestões.

  15. Foz é inesquecível, né?! Sou suspeita pra falar porque gosto demais desse lugar.

  16. Seu roteiro ficou muito legal! Adoro Foz. Já fui duas vezes a passeio e voltaria.

  17. Este é definitivamente uma zona que quero muito conhecer. Espero que consiga em breve 🙂

  18. Sou tão suspeita em comentar qualquer coisa porque eu amo muito essa cidade, é dos meus lugares favoritos da vida! Adorei seu post, me encheu de saudade. Abraços

  19. roteiro mais do que completo, Foz é uma cidade bem diplomática, serve pra todos os gostos.

  20. Adorei Carol! Já adiei duas vezes nossa ida à Foz e agora de novo, acredita? Usarei o seu roteiro como referência! Amei! Beijos!

  21. Adorei! Tenho muita vontade de conhecer Foz do Iguaçu e anotei as suas dicas.

  22. Nossa… adorei o post! Estou louca para voltar a Foz, fui a muitos anos atrás. Tem várias atrações que você, que ainda não conheço.

    1. Você vai adorar! Eu me apaixonei por Foz! Fiz muita coisa, mas não tudo que gostaria. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.