A Espanha é conhecida por possuir uma arquitetura exuberante que perpassa os últimos dois mil anos de história da humanidade, tendo como primeira influência, a arquitetura levada para lá pelo Império Romano e depois, com a Invasão dos Mouros à Península Ibérica, a arquitetura espanhola recebeu grande influência Árabe.
Além disso, ao longo do tempo, a ela, agregaram-se muitas outras características marcantes, principalmente durante a Idade média, que embora seja considerada a “Era das Trevas”, com retrocessos nas artes e nas ciências, deixou um legado arquitetônico grandioso, com milhares de igrejas, castelos e palácios nos estilos românico, bizantino e gótico naquela região.
Apesar de haver um sem número destas construções em território espanhol, no presente artigo, falaremos sobre 5 palácios na Espanha que todo turista deveria conhecer, traçando uma linha de pensamento que relaciona os estilos que perpassam tais construções ao que foi deixado como legado histórico-cultural que pode ser apreciado até hoje por meio de visitações. Para chegar a estes locais, é possível fazer viagens de trem, carro ou ônibus, saindo de Madrid até a cidade de destino.
Palácios na Espanha
1 – Palácio Real de Madrid
O principal Palácio Espanhol é sem dúvida, o que todos os turistas em passagem pelo país precisam conhecer, é o Palácio Real de Madrid.
Ele é a residência oficial da família Real Espanhola, embora hoje, seja usado apenas para recepções e eventos oficiais, o Palácio Real de Madrid é imponente e exuberante.
Foi construído a partir do ano de 1738 e atualmente é aberto à visitação do público de segunda a domingo, onde o turista pode ver de perto essa bela construção arquitetônica, bem como visitar as galerias de arte que estão em seu interior, e às quartas-feiras, há a possibilidade de presenciar a Troca da Guarda do Palácio.
2 – Palácio de Alhambra em Granada
Para quem gostaria de conhecer um palácio ainda mais antigo, com influências da arquitetura Árabe, é imprescindível uma visita ao Palácio de Alhambra, que fica em Granada na Andaluzia.
O palácio de Alhambra foi construído entre meados do século XII e meados do século XIII, no reinado de Maomé I durante o domínio Mouro na Espanha. O local é grandioso e rebuscado, com paredes repletas de arabescos, inscrições e azulejos, é cheio de simbologia, sendo o palácio Árabe mais conservado do mundo.
Alhambra é considerado Patrimônio da Humanidade. Turistas podem fazer visitas ao Palácio pois existem pacotes para visitação guiada a venda pela internet.
3 – Palácio Real Alcazar de Sevilha
O Palácio Real Alcazar de Sevilha começou a ser construído na Idade Média e passou por um contínuo de reformas ao longo dos séculos, o que faz com que ele apresente características arquitetônicas de diversas épocas, desde vestígios de arte Islâmica, até espaços construídos no estilo gótico.
O Palácio Real Alcazar de Sevilha é a residência da família Real Espanhola quando em estadia em Sevilha e possui além de prédios suntuosos, grandes e belos jardins, que foram construídos e reformados ao longo dos últimos mil anos.
Recentemente, o local ficou em evidência por ter sido usado como cenário para as filmagens de uma série muito popular em todo o mundo: Game of Thrones, adaptação do livro de George R. R. Martin e por isso tem recebido visitas frequentes de fãs da série.
O local está aberto a visitação pública por meio da aquisição de ingressos, que pode ser feita no local, ou pela internet. Sevilha fica a não mais do que 2 horas e 50 minutos de Madrid e você pode fazer essa viagem em um moderno trem Madrid Sevilha de alta velocidade.
4 – Palácio de Aranjuez
Um belo Palácio do século XVI para se visitar, é o Palácio de Aranjuez. Localizado no município de Aranjuez, há cerca de 50km de Madri.
Este palácio encontra-se às margens do rio Tejo e foi usado como residência de campo da monarquia. O ponto forte do local é o seu belo complexo de jardins.
Ele também possui uma grande praça de armas e uma bela fachada de delicados tijolos vermelhos que remonta o estilo rococó do século XVII, quando recebeu sua última grande reforma.
Não à toa, o Palácio de Aranjuez é considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ele está aberto à visitação mediante agendamento com compra de ingressos. As visitas guiadas apresentam diferentes pacotes que são encontrados pela internet em sites especializados.
5 – Palácio Güell em Barcelona
Para além dos belos Palácios de mais de mil anos de existência, há uma importante construção em Barcelona, datada do final do século XIX, em estilo modernista. O Palácio Güell.
Uma bela obra arquitetônica de Antoní Gaudí, não foi residência de família real, mas sim uma encomenda do Conde e Industriário Eusebi Güell.
A construção, repleta de detalhes em ferro e vidro, tornou-se Patrimônio Mundial pela Unesco em 1984 e está aberta a visitação mediante compra de ingressos no local ou pela internet.
A melhor maneira de chegar a Barcelona é uma agradável viagem trem Madrid Barcelona, que leva cerca de 2,5 a 3 horas.
Bom pessoal é isso… Espero que tenham curtido nossas dicas dos 5 palácios na Espanha que todo turista deveria conhecer. Você conhece algum deles? O que achou? Conta pra gente, vamos adorar saber. Basta deixar um comentário aí embaixo.
* Este artigo é um publieditorial. Seu conteúdo foi desenvolvido especialmente para o Vamos Por Aí.
Respostas de 15
Já quero conhecer todos esses palácios quando for para Espanha em janeiro do ano que vem
Tenho certeza de que irá gostar
Desses 5 só conheço 2. O Real Alcazár de Sevilha e o Palácio Guell em Barcelona. E é cada um mais bonito que o outro. Espero em breve puder conhecer os outros 3 da lista, que também parecem maravilhosos.
São lindos mesmo! Quem sabe não se programa para conhecer os outros!
Gosto muito de visitar castelos, fortalezas e adorei sua seleção de palácios na Espanha. Estou estudando uma paradinha na Espanha e o post veio a calhar, obrigada.
Que bom que curtiu as dicas! Bjs
Caramba esses palácios na Espanha são lindos mesmo, eu não sabia que tinham tantos. Já quero conhecer
Você vai adorar! Bjs
Desses cinco, só não conheço o de Alhambra, mas está na minha lista faz tempo. Todos lindos esses castelos que você destaca. Eu acrescentaria o castelo de Astorga, que parece de conto de fadas. A Espanha é um lindo fantástico.
Obrigada pela dica, vou me programar para conhecer
Que lugares incríveis, os palácios na Espanha têm realmente outro nível, da lista só conheço o que é localizado em Madrid, infelizmente não consegui conhecer o Palácio Guell em Barcelona!
Ah, adoro castelos e palácios em geral e já conheci 4 destes do post em diversas viagens pra Espanha – todos exceto o último rs. Quando fui fazer meu intercâmbio lá em 2006, estava em dúvida entre Granada e Sevilha e foi uma foto da Alhambra tipo essa que me fez escolher por Granada! Sevilha tem mais coisa pra ver e é ainda mais animada do que Granada, mas curti demais ter essa vista aí praticamente todos os dias daqueles 3 meses!
Quantas maravilhas! Sempre que tenho oportunidade gosto de visitar lugares históricos, melhor ainda quando são como esses palácios na Espanha super majestosos. Já fui no Palácio Real de Madrid e adorei!
Muito legal essas Dicas, fui a Sevilha e realmente o palácio de lá é muito bonito! Pretendo conhecer os outros com certeza.
Que bom que gostou das dicas!