Suíça: 5 Lugares que Devem Estar no seu Roteiro

Conteúdo

Montar um roteiro pela Suíça na Europa não é lá uma tarefa muito fácil, o país tem tantos lugares maravilhosos, que fica bem difícil escolher quais conhecer. 

A Suíça fica ainda mais especial no inverno e faz parte da lista das 10 melhores lugares para viajar para a Europa no inverno.

Suíça foi um dos lugares mais lindos que visitei em minha vida. Infelizmente conheci somente as cidades de Lucerna e Zurique, mas morro de vontade de voltar. Por isso, convidei minha amiga Fernanda Diniz do blog Viagens de Mãe, que morou vários anos na Suíça para escrever esse guest post, com dicas sobre esse país maravilhoso. Espero que gostem das dicas da Fernanda, pois eu amei!!!

Suíça: 5 lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro
Vamos Por Aí na Suíça

Confira os artigos:

5 Lugares que Devem Estar no seu Roteiro

A Suíça é um país pequeno, porém repleto de atrações. Em se tratando de belezas naturais, desconheço lugar no mundo que tenha tantos lugares lindos pra visitar: lagos, montanhas, parques… não é um país tropical mas é, sem sombra de dúvidas, “abençoado por Deus e bonito por natureza!”

Tive a oportunidade de morar na parte francesa da Suíça durante 4 anos e, acreditem, não conheci tudo de lindo que esse país tem pra oferecer. Mas durante esse período, tive a chance de visitar muitos dos lugares mais lindos que já vi na vida. E, alguns deles, considero imperdíveis para quem planeja conhecer a Suíça.

Selecionei 5 passeios que merecem entrar no seu roteiro, os meus queridinhos. Um misto de cidades e atrações que combinam montanha, lagos e história. Uma forma de você ver um pouquinho de tudo o que a Suíça tem para oferecer.

Algumas dicas práticas

Mas antes da lista dos lugares que selecionei, preparei algumas dicas práticas sobre a Suíça, um guia para iniciantes com informações básicas e necessárias para preparar sua viagem.

Como chegar à Suíça? 

Do Brasil para a Suíça, há opções de voo direto de São Paulo para Zurich pela Swiss AirLines. Outras companhias aéreas fazem o trajeto, porém com conexões, a depender da companhia. Por exemplo, a TAP faz conexão em Lisboa, a Ibéria em Madrid, Lufthansa em Frankfurt.

Minha dica é definir qual será seu destino na Suíça (se Zurich ou Genebra, por exemplo) e, a partir disso, pesquisar as melhores opções de voo combinadas aos melhores preços de passagem. Se você fizer o voo por Zurich, separe um dia para conhecer a cidade.

O mesmo vale para Genebra. São duas cidades importantes no país com muitas atrações, mas não falarei sobre elas aqui. Meu foco é mostrar outros destinos a vocês, mas acho que vale sim passar um dia ou dois nessas super cidades, especialmente se você chegar ao país através delas.

Há quem visite a Suíça saindo de outro país da Europa. Nesse caso, é possível ir de carro ou de trem. As duas opções são muito interessantes, pois você já vai curtindo a paisagem pelo caminho. Para quem visita Paris, é possível ir para Lausanne de TGV (o Trem de Grande Velocidade). Se você estiver na Alemanha, há também opções de viajar de trem para Berna, por exemplo. Ou seja, tudo vai depender do seu roteiro.

Transporte

Lago Blausee na Suíça: lugares para conhecer na Suíça
Lago Blausee

Uma vez na Suíça, transporte não vai ser seu problema. A Suíça é um país que tem um transporte público de fazer inveja. Extremamente organizado, é possível ir de uma cidade a outra de trem ou até de barco. Se você adquirir o Swiss Travel Pass, vai poder usar todos os transportes públicos e ainda terá descontos em algumas atrações no país.

Vale a pena dar uma olhada no site deles e considerar essa possibilidade: Swiss Travel Pas.

Qual a moeda da Suíça?

A moeda utilizada na Suíça é o franco suíço. E sim, tudo o que você já ouviu sobre a Suíça ser um país caro é verdade. Mas nada que um bom planejamento não faça sua viagem possível sem você deixar um rim por lá.

Se você já estiver pela Europa e já tiver euros, alguns estabelecimentos (a maioria deles) aceita euros, porém irão devolver o troco em franco suíço a partir da cotação deles. Então de repente é mais viável já levar um pouco de franco suíço ou trocar nos bancos ou casas de câmbio disponíveis nos aeroportos e também nas estações de trem.

Energia

A voltagem na Suíça é de 220 volts. Existem tomadas de dois pinos (tipo C) e de três pinos (tipo J). Certifique-se de levar um adaptador em sua mala caso esteja carregando aparelhos eletrônicos.

Qual a melhor época para ir à Suíça?

A Suíça é linda em qualquer época do ano, essa é a grande verdade. Há lugares pra ver neve o ano todo, então se você quer neve, não precisa necessariamente ir ao país durante o inverno. Pesquise sobre o Glacier 3000 e a região de Interlaken, lugares que sempre estão cobertinhos de branco. Zermatt também é uma boa opção para ver neve, independente da época do ano (falarei mais sobre essa cidade já já).

Mas na minha opinião, a melhor época de visitar o país dos alpes é maio. A primavera explode em cores, as temperaturas são extremamente agradáveis e ainda é possível ver neve no topo das montanhas.

Quantos dias ficar?

Eu morei por 4 anos e não consegui ver tudo rsrs. Mas acho que para conhecer o principal da Suíça, você precisa de, no mínimo, 5 dias. Tempo suficiente para você visitar os 5 lugares que vou listar agora. Os 5 lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro pelo país dos alpes. Então, vamos a eles:

1º Zermatt e a montanha Matterhorn

Zermatt é uma cidade linda que vai te oferecer uma experiência única: conhecer uma cidade onde carros não são permitidos e visitar uma das montanhas mais famosas do mundo, o Matterhorn.

Zermatt e a montanha Matterhorn
Zermatt na Suíça

Para chegar a Zermatt, se você estiver de carro, vai ter que estacionar na cidade de Täsh, que é a cidade mais próxima e, de lá, pegar um trem para Zermatt. Se você estiver viajando de trem, mais fácil ainda. Uma vez na cidade, não deixe de caminhar pelo centrinho histórico e ver as casinhas de madeira com seus mais de 500 anos.

Se o dia estiver bonito, dali da cidade mesmo você vai ver o Matterhorn. Mas eu recomendo subir uma das montanhas pra vê-lo ainda mais de perto e ter fotos cinematográficas.

Lugares lindos na Suíça
Fernanda Diniz na Suíça

O Gornergrat foi a montanha que subimos, pois é mais recomendada para ir com crianças. No entanto, o Matterhorn Glacier Paradise é o mais famoso, mesmo sendo o mais caro. A subida, que custa 100 francos suíços, te leva até o topo da estação de bondinho mais alta da Europa. De lá, através de uma plataforma, você tem uma vista privilegiada do Matterhorn.

Outra atração do Glacier Paradise é um palácio de gelo. E no verão, dá pra escorregar de boia pela neve. Diversão garantida pra qualquer idade.

Nosso roteiro completo e dicas sobre Zermatt estão em Zermatt e o Majestoso Matterhorn

2º Lago Blausee

A Suíça tem inúmeros lagos espalhados pelo país, cada um com sua extensão, beleza e particularidade. Mas o mais bonito e mais impressionante é, certamente, o Blausee – que significa Lago Azul. O lago tem esse nome porque é realmente um lago azul. Cenário de filme que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Blausee - Lago Azul - Suiça
Lago Blausee

Blausee fica na região de Kandersteg e é possível chegar lá tanto de carro quanto de transporte público. O lago fica dentro de um parque com estrutura para piquenique, parquinho para crianças e um restaurante.

A entrada custa 8 francos-suíços por pessoa de março a novembro. Entre novembro e março, a entrada é gratuita.

cidades mais bonitas da Suíça
Lago Blausee

O Blausee tem seu auge no verão e é possível combinar essa visita com outro lago lindo que fica ali perto, o Oeschinensee. Nós visitamos o Blausee e o Oeschinensee em um dia e é um passeio que recomendo. 

3º Gruyère

É cenário de filme que vocês querem ao visitar a Suíça? Então incluam Gruyère pra completar esse roteiro cinematográfico.

Gruyère na Suíça
Gruyère

A apenas 35 minutos de Berna ou 25 minutos de Vevey, Gruyère é uma cidadezinha medieval localizada numa região alpina. Cenário de filme mesmo, perfeito para as mais variadas fotos (fiz muitas das minhas fotos de gestante lá).

A cidade abriga um castelo medieval extremamente preservado e restaurantes super charmosos. Meu preferido era o Le Chalet, lugar que faz o melhor fondue que já comi na vida.

Roteiro na Suíça: Gruyère
Gruyère

Dicas: A visita ao castelo custa 10 francos-suíços por pessoa e dura cerca de 1 hora. Se for verão, não deixe de passear pelos jardins do castelo. Para comer no Le Chalet, reserve antes. O restaurante é super concorrido e está sempre lotado.

Antes de chegar à cidade, passe pela Maison du Guyère, uma fábrica de queijo Guyére que mostra como o queijo mais saboroso da vida é feito. Durante a visita, você recebe três tipos diferentes de queijo para degustar. Se tiver tempo, estique seu passeio até a cidade de Broc e visite a fábrica de chocolates Cailler, da Nestlé.

4º Berna: a capital da Suíça

Muita gente não sabe, mas Berna é a capital da Suíça, e não Zurich. Berna, além de ser uma cidade incrível, é uma excelente opção de base para sua viagem pela Suíça. Sua localização central permite que você se desloque dali para as principais atrações do país sem precisar percorrer longas distâncias.

cidades para conhecer na Suiça: Berna
Berna – a capital da Suíça

Dentre as principais atrações de Berna estão o Parque dos Ursos, o Rosengarten e o Museu do Einstein. Mas nada se compara ao centro histórico, que é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Lugar para apreciar uma arquitetura marcante, conhecer a famosa torre do relógio (Zytglogge) e ainda passar por diversas fontes de água potável que enfeitam as ruas (são mais de 100 espalhadas pela cidade, sendo 11 ainda da idade média).

Berna: roteiro na Suiça
Berna na Suíça

Veja aqui nosso roteiro completo por Berna com dicas de onde ficar e onde comer na cidade.

5º Vevey

E claro que, por fim, eu puxaria sardinha para a cidade em que tive o privilégio de viver durante 4 anos. Vevey fica na parte francesa da Suíça e parece até cidade cenográfica de tão charmosa. Às margens do Lago Léman, a cidade tem uma vista incrível para montanhas e um cenário bucólico perfeito para descansar a mente.

Vevey: cidades mais belas da Suíça
Vevey na Suíça

E não sou a única que morou lá não. Charles Chaplin também passou os últimos anos de sua vida lá, em Corsier-sur-Vevey (parte alta da cidade). Uma das atrações para quem visita Vevey é exatamente a casa onde ele morou. Localizada em um lugar de vista privilegiada, a casa foi transformada em um museu que conta a história do artista.

Nas margens do Léman, uma estátua em homenagem à Chaplin bem em frente a outro ícone da cidade: a escultura de um garfo fincado na água, homenagem do artista Jean-Pierre Zaugg para o aniversário de 10 anos do Museu da Alimentação, outra atração da cidade também localizado às margens do Léman.

Escultura de Garfo em Vevey na Suíça
Escultura de Garfo em Vevey na Suíça

Curiosidade: o garfo foi colocado no lago em 1995 para as comemorações dos 10 anos do Museu, mas foi retirado em seguida. No ano seguinte, a população votou pela volta do garfo e ele se tornou um símbolo da cidade.

Não há quem visite Vevey e não queira uma foto por ali. Das tradicionais às mais criativas, o garfo já foi até tema de concurso de fotografia promovido pelo Museu.

Passear pela beira do lago, andar pelas ruazinhas do centro histórico e visitar o Museu do Chaplin fazem de Vevey um ponto de passagem muito interessante em sua viagem pela Suíça. Estique seu passeio até Montreux, cidade famosa pelo anula festival de Jazz e uma das mais visitadas na parte francesa da Suíça.

Museu do Chaplin - Vevey - Suiça
Museu do Chaplin em Vevey

⇒ Leia também o artigo Visita à Fábrica da Cailler em Vevey

Carol, obrigada pelo convite para escrever sobre a Suíça aqui no Vamos por aí. Foi um prazer e espero que seus leitores tenham gostado dessas dicas e sugestões de passeios. Se ficou alguma dúvida, entrem em contato conosco que vai ser um prazer ajudar e dar outras dicas de viagem por esse país lindo pelo qual tenho tanto carinho.

Fernanda Diniz – Viagens de Mãe

Ah e se você quiser mais dicas sobre esse país encantador, confira o artigo do blog Mulher Casada Viaja que fez uma viagem de 14 dias na Suíça durante o verão

É Obrigatório fazer Seguro Viagem para Viajar para Suíça?

Sim, é obrigatório. Para entrar na Suíça e em vários lugares da Europa é necessário ter um seguro de viagem com o valor mínimo de € 30.000

Leia nosso artigo como contratar um seguro viagem. nele você saberá tudo o que precisa e ainda garantirá um cupom de desconto para comprar seu seguro viagem com desconto. 

Mais dicas sobre a Europa

Alpes Suíços: Um passeio Cinematográfico!

7 Cidades encantadoras em Portugal

11 lugares que você precisa conhecer em Roma

O que fazer em Bruxelas: principais pontos turísticos

 

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Respostas de 22

  1. Impressionante os detalhes nas indicações! É tudo que um turista precisa saber para programar a sua viagem! Fantástico!

  2. Zermatt e Blausee estão na minha lista de desejos. Suíça é linda demais, o único ruim é ser cara para nós brasileiros rs

  3. Ameeei o post! Conheci só uma partezinha da Suíça e saí com gosto de “quero mais”. Meu maior desejo é conhecer o Matterhorn e eu achava que pra isso, era só chegar em Zermatt. Agora já irei preparada!! Obrigada pelas dicas!

  4. Nossa, estou encantada! Um amigo acabou de voltar de lá e todos os dias mandava fotos e vídeos da Suiça. Sinceramente, acho que tá no TOP 5 de lugares mais bonitos do mundo. Amei suas fotos!

  5. Amei o seu post! Super detalhado!! Agora só fiquei na dúvida em qual época do ano ir…rsrs Tanto no verão quanto no inverno é lindo!!

    1. Carolina a Suíça é linda em qualquer época do ano, mas a primavera é a melhor época para aproveitar melhor o país.

  6. Estou planejando minha viagem de 14 dias à Suíça (eba!) e me descabelando porque quero ir a todos os lugares, ver lagos, subir montanhas, fazer trilha, visitar as cidades e vilarejos. De suas sugestões, só não entrou no roteiro Corsier-sur-Vevey, mas é pura falta de tempo, porque adoraria visitar o Museu Charles Chaplin!

    1. São tantos lugares lindos na Suíça né Márcia que deixa a tarefa de escolher alguns lugares para conhecer dificílima!Divirta-se na Suíça. Bjs

      1. Em junho de 2023 ira ser a minha terceira viagem consecutiva a Suíça. Conheci Zürich, Lucerna, fui a Bahnhof e peguei o trem para Bahnhof de Basel. Na Suiça, fui até os alpes, curti fazer a tirolesa, curti as pessoas, as belas crianças, os lindos cães, os zoos, etc.🗻🇨🇭

  7. Eu também adoro a Suíça. Conheço Zurique, Berna, Lucerna, Friburgo, Genebra e Basileia. Voltaria muitas vezes, se não fosse um país tão caro. Dica de Zermatt anotada. As casinhas com 500 anos devem ser lindas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias