Você gosta de museus? Nós adoramos!!! E hoje falaremos sobre a Pinacoteca de São Paulo, um dos mais importantes museus do Brasil.
A Pinacoteca tem um projeto incrível para quem visita o museu com crianças: o Projeto Educateca. Nele as crianças visitam o museu brincando. Legal né? Vamos te contar também sobre esse projeto. Fique ligado.
A Pinacoteca de São Paulo é um museu que está constantemente ocupando as primeiras posições da lista de melhores museus do Brasil, de acordo com a premiação Traveler’s Choice do site TripAdvisor, entre outros. A Pinacoteca faz parte da lista dos 5 melhores museus de São Paulo.
Aproveite para conferir nossos artigos:
- 10 melhores opções de hospedagem em São Paulo;
- 5 dicas para economizar em São Paulo;
- O que fazer em São Paulo com crianças;
- O que fazer em São Paulo segunda-feira, dia em que muitas coisas fecham na cidade.
Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca é considerada um dos um dos 15 principais pontos turísticos de São Paulo e também como um dos melhores museus de arte brasileiros e fica localizado no Jardim da Luz no centro de São Paulo.
A Pinacoteca foi inaugurada em 1905, estando instalada num prédio projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.
O prédio é super charmoso, com suas paredes de tijolos.
O acervo da Pinacoteca é enorme e conta com obras de vários artistas renomados, como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Almeida Júnior, entre outros.
A Pinacoteca de São Paulo apresenta exposições temporárias e permanentes. O primeiro andar é destinado para as exposições temporárias e o segundo andar para as exposições permanentes.
O museu abriga um dos maiores e mais acervos da arte brasileira, com mais de dez mil peças, destacando-se a Coleção Brasiliana integrada por trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país. Como por exemplo, a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do modernismo brasileiro.
Projeto Educateca da Pinacoteca
Chegamos à Pinacoteca e vimos um cartaz “Use nossos jogos educativos“, fomos até o balcão e pedimos maiores informações. Ficamos surpresos e super empolgados com o que ouvimos.
Os jogos educativos fazem parte do projeto “Educateca” onde as crianças visitam o museu e se divertem utilizando jogos. Nós vivemos essa experiência e vamos contar tudo para vocês.
Como participar
É bem simples participar. Ao entrar na Pinacoteca, procure o balcão de informações que está localizado no térreo do lado esquerdo.
Escolha no “menu de jogos” até “três jogos” de acordo com sua preferência, preencha um formulário com seus dados pessoais e dados do(s) jogo(s) que escolheu e deixe um documento de identificação com foto, que ficará retido até a devolução do kit. A participação é gratuita.
Jogos do Projeto Educateca
Os jogos propiciam a interação em família e estimulam um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras em exposição.
Existem oito jogos disponíveis. Confira abaixo como são alguns deles:
- Olho Vivo: nesse jogo a criança visitará as exposições permanentes da Pinacoteca, terá que olhar atentamente, ler algumas pistas e descobrir a obra certa.
- Qual é a Obra: nesse jogo a criança terá que fazer um desenho. Irá receber algumas instruções e terá que desenhar. Depois terá que visitar a Exposição Arte no Brasil, localizar qual arte ela desenhou e comparar com seu desenho.
- Símbolos: Nesse jogo a criança terá que associar símbolos às exposições da Pinacoteca e responder algumas questões, como: “qual obra mais esquisita? Por quê?”
- Jogo de Palavras: cada jogador irá sortear uma palavra e procurar nas exposições da Pinacoteca uma obra que tenha relação com o sentido da palavra.
- Cara a Cara: nesse jogo cada participante terá que fazer perguntas para tentar adivinhar o personagem do outro. É igual o jogo Cara a Cara, entretanto aqui os personagens são famosos, pois foram retratados em quadros famosos.
Nossa Experiência
Fizemos a visita à Pinacoteca com nosso filho de 10 anos e jogamos dois jogos: Cara a Cara e Olho Vivo. Achamos fantástico!!!
O empréstimo dos jogos educativos é bem simples e gratuito. Para isso você deverá fazer seu cadastro e deixar um documento de identificação com foto.
Em seguida recebemos um kit contendo uma pasta, os jogos escolhidos, um bloco para anotações, lápis, binóculo e lupa. Todos esses itens cabem na pasta.
Bom, o Biel não é muito de ficar observando quadros, ele prefere as exposições interativas; mas esse projeto fez com que ele curtisse nossa visita ao museu e enxergasse as obras com outros olhos.
Gostaríamos de parabenizar a Pinacoteca por esse projeto, que deveria ser seguido por mais museus, pois isso aproximaria às crianças das obras de arte. Confira abaixo os jogos que o Biel escolheu:
Jogo Cara a Cara
Quando jogamos o Cara a Cara achei que era bobinho, pois é da mesma forma que o jogo tradicional da Estrela, onde precisamos descobrir de quem é a cara que o nosso adversário esconde.
Sentamo-nos em um banco e jogamos.
Depois fomos andar pelo museu e fiquei bem surpresa quando o Biel chegou me falando: “mamãe, olha o meu personagem do cara a cara“.
Depois disso mudei minha opinião, pois isso aproximou meu filho das obras de arte. Ele conseguiu localizar todos os personagens do jogo, leu o nome das obras e quem as pintou.
Jogo Olho Vivo
Toda criança gosta de ser detetive né? E esse jogo é perfeito para os pequenos curiosos que estão doidos para resolver um mistério!
E esse foi nosso jogo preferido. Ele deve ser jogado durante à visita nas exposições permanentes da Pinacoteca, localizadas no segundo andar.
O jogo funciona assim: você entra nas salas, olha atentamente as obras que estão expostas. Depois você tem que pegar a carta condizente com aquela sala, ler as duas pistas que foram dadas e tentar descobrir qual era a obra.
Deverá ainda anotar o nome de todas as obras que encontrar e o nome do artista.
O jogo foi super legal. É uma forma de fazer com que as crianças interajam com as obras.
O Biel não gosta muito de apreciar quadros, mas ele adorou viver essa experiência na Pinacoteca. Esse projeto fez com que ele visitasse o museu com outros olhos e saiu de lá querendo voltar para jogar os outros jogos.
** Confira nosso roteiro no centro de São Paulo – Estação Sé de Metrô
Exposições Temporárias da Pinacoteca
Visitamos a Pinacoteca em abril de 2019 e pudemos contemplar a exposição de Ernesto Neto. A exposição é interativa, onde os visitantes são convidados a interagir com as obras.
Estão expostas mais de 60 obras de Ernesto Neto que são elaboradas com materiais como meias de poliamida, esferas de isopor e especiarias.
Na obra acima os visitantes são convidados a tirar seus sapatos e interagir com a escultura, que tem uma abertura por onde até 5 pessoas entram por vez.
Desta forma o visitante e apreciador poderá tocar, sentir e entrar na obra e assim ter os sentidos estimulados.
Nossa visita à Pinacoteca de São Paulo foi dez!!! Superou nossas expectativas, principalmente as do Gabriel. Ficamos mais de três horas no museu e não conseguimos ver tudo, bom que já temos um motivo para voltar né?
Se você for a São Paulo com crianças, não deixe de ir à Pinacoteca e jogar os jogos do Projeto Educateca, tenho certeza de que vão adorar!
E você já sabia desse projeto? Conta pra gente, vamos adorar saber. É só deixar um comentário aí embaixo.
Informações
Site e valores: Pinacoteca
Horário de Funcionamento: De quarta a segunda das 10 às 17:30
Endereço: Praça da Luz nº 2 – Luz
Estação de Metrô mais próxima: Estação Luz
Bom pessoal é isso… Espero que tenha gostado do nossas dicas sobre a Pinacoteca. Ficou com alguma dúvida? Basta deixar um comentário aí embaixo, que responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site. Valeu!!
Leia as outras dicas da #Museum Week 2019
A Museum Week é uma semana destinada para M-U-S-E-U-S, em que vários blogueiros de viagens compartilham dicas dos mais variados museus do Brasil e do mundo!
Nós escolhemos falar sobre a Pinacoteca em São Paulo, confira também as dicas dos outros blogs participantes:
- Cantinho de Ná – Top 3 museus em Nashville: música, história e arte;
- Let’s Fly Away – 7 Museus em Chicago: Museum Week;
- Destinos por onde andei… – Royal Ontario Museum, Toronto, o que ver?
- Viagem Lado B – Museu do Futebol
- Qualquer viagem. Eu vou! – Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil – Bairro da Liberdade;
- Uma Viagem Diferente – 5 Museus para conhecer em Santiago do Chile;
- Foco no Mundo – Museus em Nova York: 5 opções imperdíveis que fogem um pouco do comum;
- Mapeando Mundo – Museum Week 2019: Top 5 museus para ver Monet;
- Chicas Lokas – Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro;
- Tripping Unicorn – Museu das Civilizações Asiáticas em Singapura;
- Viagens Invisíveis – Museu do Vinho em Cafayate, Argentina;
- Recordações de Viagens – Museu de Arte Digital em Tóquio: Mori Building Digital Art Museum teamLab Borderless;
- Mulher Casada Viaja – Um dia no Museu Catavento de São Paulo;
- Fui ser Viajante – Museus de Madrid: como visitar os mais famosos de graça!
- Dani Turismo – Museu Emílio Goeldi em Belém;
- Trilhas e Cantos – Os Museus de Zagreb, na Croácia.
Respostas de 24
Quando fomos à Pinacoteca estávamos sem os meninos, adoramos e quando voltamos com eles com certeza vamos levá-los, temos certeza que vão adorar.
Que bom que gostou da dica
Carol, que maneiro essa opção de pegar um jogo para interagir melhor com as obras expostas. Será que uma criança de 40 anos tb pode? kkk… Estou indo para Sampa e sempre gosto de visitar a Pinacoteca. Ela é fantástica! Parabéns para a equipe que mantém essa relíquia em pé com obras sensacionais.
Oi Danielle, fico feliz que tenha gostado da dica. E acho que criança de 4 anos também pode! kkk
Eu AMO a Pinacoteca, mas ainda não levei meu filhote! Adorei a ideia desse projeto e achei muito interessante!
Tenho certeza que seu filho vai adorar!
Estive em São Paulo algumas vezes e por conta da correria, nunca visitei a Pinacoteca. As propostas interativas parecem atraentes para todas as idades. ótima dica!
Um dos meus museus favoritos no Brasil! Sempre que vou a SP visito
Fiquei muito curiosa em conhecer o museu, achei o prédio muito lindo e o acervo parece muito bom.
Mas fiquei particularmente encantada com esses jogos educativos! Que iniciativa sensacional! Mais museus deveriam fazer isso, tornar o conteúdo atrativo para as crianças e ajudar a formar a nova geração de frequentadores de museus.
Lindo post!
Adoro a Pinacoteca, as obras e o prédio, não canso de visita-la!
Nas últimas vezes que fui la, reparei que havia crianças com jogos, mas não sabia como funcionava. Seu post explicou super bem e fiquei com vontade de levar meu sobrinhos para experimentar. 😉
Oi Lais, tenho certeza que seus sobrinhos vão adorar! Depois que levá-los lá me conta o que achou. Bjs
Acho muito legal quando os museus criam iniciativas pensando nas crianças. Na era da tecnologia, acho isso muito importante!
Débora, nós também amamos programas assim e valorizamos muito. Fico feliz que tenha gostado da dica! Bjs
Adoro a Pinacoteca, para mim um dos museus mais interessantes de Sampa. Essa interação é muito interessante. Belo post.
Diego, fico feliz que tenha gostado do post
Sou louca para conhecer a Pinacoteca, principalmente pela sua arquitetura maravilhosa. Rendem ótimas fotos e a gente aprende um pouco mais sobre arte.
Que interessante a forma como eles integram as crianças ao acervo, com brincadeiras divertidas, atiçando a curiosidade e interesse dos pequenos, amei!
Grande beijo à família Miranda, adoro viajar com vocês!
OI Gisele, também adoro viajar com você! Fico bem feliz que tenha gostado da dica e tenho certeza que você vai amar a Pinacoteca. Bjs
Carol, que delícia saber que há um projeto educativo na Pinacoteca mesmo para famílias. Já fiquei encantada ao observar as arte-educadoras com grupos de escolas quando estive lá pela úlima vez. Que bom, isso me dá tanta esperança!
Márcia, também fiquei encantada por esse projeto e já estou torcendo para que se espalhe pelos outros museus brasileiros.
Pinacoteca de São Paulo e o Projeto Educateca para Crianças é muito interessante. Usar jogos e outros meios lúdicos para aproximar adultos e crianças das obras do museu é incrível. Adorei conhecer no post.
Adorei! A Pinacoteca é linda, museu de primeiro mundo. E o prédio também é lindíssimo. Não conhecia a Educateca para crianças, mas achei a iniciativa excelente. Ótima maneira de fazer com que as crianças se interessem e participem. 🙂
Que bom que gostou da dica do projeto Educoteca, é bem legal! Bjs
Já visitei várias vezes a Pinacoteca em São Paulo e acho muito legal essa interação com as obras de artes. Amo museus interativos. Ótima dica para quem viaja com crianças.
Que bom que gostou! Bjs