Como é o passeio de ônibus turístico em Salvador

Conteúdo

Salvador Bus funciona em Salvador desde o ano de 2007. É uma ótima opção para pessoas que desejam conhecer um pouco da história e os principais pontos turísticos de cidade. Descubra agora como é o passeio de ônibus turístico em Salvador.

Existem seis ônibus circulando na cidade, mas em duas rotas diferentes. Nós do Vamos Por Aí experimentamos e vamos contar para vocês como foi nossa aventura. 

O ônibus é bem bonito e chama muita atenção. Estávamos com três crianças e ficaram super animadas ao ver o ônibus. Ele tem dois andares. Para aproveitar melhor o passeio tente sentar-se no segundo andar, preferencialmente nas poltronas do lado esquerdo, pois como boa parte do passeio é pela orla, você conseguirá ter uma visão privilegiada e tirar belas fotos.  

ônibus turístico em Salvador
ônibus turístico em Salvador

Aproveite para conferir nossos artigos:

Passeio de ônibus turístico em Salvador

O ônibus tem parceria com muitos hotéis da cidade. Para ver a relação completa acesse aqui. Na hora marcada ele passa na frente do hotel e pega os hóspedes que farão o passeio. Como estávamos hospedados no Gran Hotel Stella Maris, às 9:30 em ponto o ônibus estava na frente do Hotel de onde partimos rumo a um passeio turístico em Salvador.

O nosso hotel era o segundo da lista, então tivemos que esperar ele passar em todos os outros hotéis. Confesso que achei um pouco cansativo, principalmente pois estávamos muito ansiosos para chegar nas paradas. 

onibus2
Vamos Por Aí no Salvador Bus: o ônibus turístico de Salvador

Durante grande parte do trajeto, o ônibus vai pela avenida da Orla. Então prepare a máquina que dá para tirar muitas fotos lindas! Na medida em que vamos passando na frente dos pontos turísticos, o guia, utilizando microfone, nos avisa e fala algumas curiosidades sobre o local, em português e inglês. O som é alto e dá para todo mundo escutar e entender muito bem. 

O ônibus faz quatro paradas fixas onde os passageiros podem descer e conhecer rapidamente as atrações. O guia avisa a hora em que deveremos retornar par ao ônibus. Abaixo listamos as paradas e o tempo disponível para visitá-las. 

  • Farol da Barra: 30 minutos
  • Mercado Modelo: 1 hora e 10 minutos
  • Igreja Nosso Senhor do Bonfim da Bahia:15 minutos
  • Memorial Irmã Dulce: 15 minutos

Farol da Barra

O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio fica localizado no dentro do Forte de Santo Antônio da Barra. Foi construído em 1698. É considerado o mais antigo farol da América. Dentro dele fica localizado o Museu Náutico. 

Farol da Barra em Salvador, o que fazer em Salvador, Pontos turísticos em Salvador,
Farol da Barra em Salvador

Achei o tempo destinado a esta parada suficiente para conhecermos o local. Mas não dá tempo de conhecer o Museu. Tiramos algumas fotos, demos a volta no Forte, apreciamos a vista e já estava na hora de volta para o ônibus. 

farol2

Mercado Modelo

Foi inaugurado em 1912 e é o local ideal para comprar artesanato e lembrancinhas de Salvador. É uma das principais atrações turísticas da cidade. 

Infelizmente não tivemos tempo de visitá-lo. Passamos rapidamente dentro dele para poder chegar ao elevador Lacerda. Tivemos que fechar os olhos, pois tinham tantos artesanatos lindos e não podíamos parar nem pra olhar.

Foi bem ruim… mas foi a nossa opção, pois estávamos lutando contra o relógio. Uma hora e dez minutos não dá para visitar tudo o que esta região proporciona. Nossa opção era ir ao Pelourinho e foi o que fizemos.

Elevador Lacerda e Mercado Modelo em Salvador na Bahia
Elevador Lacerda e Mercado Modelo em Salvador

Elevador Lacerda

Foi inaugurado em 1873 sendo o primeiro elevador do mundo a servir de transporte público. Na época de sua inauguração era o mais alto do mundo. É um dos símbolos da cidade de Salvador. Ele liga a Praça Tomé de Sousa na Cidade Alta (pelourinho) até a Praça Cayru na Cidade Baixa (próximo ao Mercado Modelo).

Do alto de suas torres podemos ter uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos, do Mercado Modelo e do Forte de São Marcelo. Tem 72 metros de altura.

Ônibus Turístico em Salvador

Ao descer do elevador na Cidade Alta, fica a sorveteria A Cubana. É lógico que fizemos uma pausa e fomos tomar um sorvete. Não deixe de experimentar. É uma delícia!!! Tomei um de banana caramelada que estava divino. Meu filho tomou um milkshake que não deixou ninguém experimentar.

De lá caminhamos por 1 km e chegamos no Pelourinho. Confesso que foi um pouco complicado, pois estávamos com 3 crianças e o sol estava muito quente!  Mas não poderíamos deixar de ir. 

Pelourinho

O Pelourinho foi tomado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1985. É um dos principais cartões postais da cidade. Lá estão localizados restaurantes, lojas de artesanato, igrejas, centros culturais, casas antigas em estilo colonial e o batuque do Olodum. E agrada a todos! 

Infelizmente não tivemos tempo de aproveitar o local, pois quando conseguimos chegar até lá, já estava na hora de voltar!

Pelourinho em Salvador
Pelourinho em Salvador

Fundação Casa de Jorge Amado

Lá também está localizada a Fundação Casa de Jorge Amado, onde encontra-se o acervo literário do escritor, além de manuscritos originais e muitos painéis sobre seus livros.  Como eu tinha muita vontade de entrar, passei por tudo correndo, pois tinha menos de dez minutos para conhecer tudo. 

jorge-amado

De lá voltamos para o Mercado Modelo, pois lá era o ponto de encontro para retornarmos ao ônibus e continuarmos o passeio. O ônibus saiu exatamente no horário marcado rumo a Igreja de Nosso Senhor do Bom Fim.

Pegamos um pouco de trânsito durante o caminho e um dos meninos dormiu. Os outros ficaram muitos cansados com a caminhada que fizemos para chegar ao Pelourinho e não quiseram descer na Igreja. Meu marido ficou no ônibus com eles. 

Ônibus Turístico em Salvador

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

A Basílica Senhor do Bonfim foi construída entre os anos de 1746 e 1754 e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O O Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana. O local é lotado de vendedores ambulantes que vão querer que você compre de qualquer jeito as fitinhas.

A origem da famosa fitinha do Senhor do Bonfim remete a uma tradição de mais de 200 anos.  Elas têm a medida têm a medida do comprimento do braço direito até o peito da imagem do Senhor do Bonfim, 47 cm. Na frente da igreja de uma ponta a outra os devotos amarram fitinhas e fazem os três pedidos para o Senhor do Bom Fim. É lógico que fiz os meus também… 

Igreja do Bonfim de Salvador, principais igrejas de Salvador, igreja com fitinhas do Senhor do Bonfim amarradas
Igreja do Bonfim de Salvador

Achei que os quinze minutos destinados a visitar o local foi suficiente. Consegui visitar rapidamente a igreja e amarrar minha fitinha. Mas se eu quisesse sentar-se na Igreja e rezar um pouco, não daria tempo. 

Confira as dicas do D & D Mundo Afora sobre sua visita a Igreja do Bonfim.

Memorial Irmã Dulce

Foi inaugurado no ano de 1993 e é uma exposição permanente que contém fotografias, hábitos usados pela religiosa, documentos, livros, diplomas, medalhas e objetos pessoais, além do quarto onde está uma cadeira na qual ela dormiu por mais de 30 anos por conta de uma promessa.

Ônibus Turístico em Salvador

Fizemos no local uma visita guiada e confesso que me surpreendi, pois gostei muito. O guia foi super atencioso e nos contou um pouco da vida de Irmã Dulce. Foi bem rápido, mas valeu a pena. Principalmente pelo fato que se fosse elaborar o meu roteiro na cidade, não colocaria esta atração, mas gostei.

Achei que os quinze minutos destinados a visitar o local foi suficiente.  Esta foi a última parada do passeio. 

Outros Pontos Turísticos 

Durante o trajeto do ônibus turístico de Salvador ele passou em vários hotéis. Um deles foi o Hotel Mar Brasil. Na frente dele está localizado o Monumento Vinicius de Moraes, obra do artista plástico Juarez Paraíso, que homenageia o grande poeta que viveu por seis anos na Bahia.

O Monumento é localizado próximo da casa em que ele viveu. Acho que seria bem legal fazer uma pausa para que pudéssemos descer e tirar fotos no local. Tirei a foto de dentro do ônibus, com ele andando, mas dá pra ver na foto abaixo. 

Durante o trajeto também passamos na frente do Monumento As Meninas do Brasil, conhecido somo As Gordinhas de Ondina. São três esculturas em Bronze da artista plástica Eliana Kértsz, que simbolizam a presença feminina na cultura baiana que são representadas por Catarina, a índia nativa, Mariana; a branca europeia e Damiana,  a negra africana. 

pontos-turisticos

Também passamos pela frente do Dique de Tororó. Ele Foi construído pelos holandeses, no século XVIII, com um espelho d’água de cerca de 110 mil metros quadrados. Dentro dele estão localizadas esculturas feitas pela artista plástica Tati Moreno que representam 8 orixás: Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã.

No final do percurso, o ônibus passa na frente da Arena Fonte Nova, mas não para. Dá apenas para ver o estádio e tirar fotos. Como estávamos sentados no segundo andar, conseguimos pelo menos tirar uma foto. 

Com isso o passeio chegou ao fim. De lá ônibus refez sua rota e deixou os passageiros em seus hotéis. Saímos do hotel às 9:30 da manhã e retornamos às 16:30. 

Quer saber mais dicas do que fazer em Salvador? Veja as dicas do blog Fui ser Viajante Um Salvador: passeios imperdíveis.

Informações sobre o passeio no Salvador Bus

O trajeto feito pelo ônibus é bem grande. Percorremos mais de 80km para visitar as atrações aqui informadas. Gostamos do passeio, mas achamos um pouco cansativo, principalmente as crianças. Acho que pelo fato do trajeto ser longo e de termos pego trânsito em alguns momentos.  Mas é uma forma legal de conhecer os principais pontos turísticos de Salvador no mesmo dia.  

No site é informado que durante todo o percurso o passageiro poderá embarcar e desembarcar em qualquer local, dentro do roteiro já estabelecido, mas isso não acontece assim. Existem duas rotas e isto só é possível em uma delas.  A rota Stella Maris/Itapuã (que foi a que fizemos o passeio) não conta com esta possibilidade.

** Consulte o valor do passeio no Salvador Bus por aqui.

Mais dicas de lugares encantadores da Bahia

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Respostas de 18

  1. oi Carol… este texto está excelente. Tem tudo o que a pessoa precisa saber para tomar a decisão de usar o Salvador Bus ou não. As informações estão precisas, amplas e ainda tem suas impressões, o que acho importante para a nossa avaliação. 🙂 bjs

  2. Que legal! Não costumamos usar esses ônibus turísticos, mas parece ser uma excelente opção para fazer um passeio mais rápido na cidade.

  3. Não sou muito adepta desses ônibus, mas às vezes eles quebram um galho no planejamento da viagem. Quando viajo com a minha mãe, sempre tem um destino que ele acaba sendo a escolha certa 🙂

    1. Usamos este tipo de ônibus em Londres e resolvemos experimentar aqui no Brasil. É bom para conhecer um pouco da cidade!

  4. Aqui no Rio ganhamos um passeio nesse estilo há pouco tempo. Deve ser divertido vê a cidade por outro ângulo!

  5. Para uma visão rápida da cidade é uma boa opção, mas todos os lugares que visitou mereceriam um tempo maior. Fiz todos estes passeios em Salvador e dediquei um tempo bom em cada um, porque Salvador merece ser saboreada com mais calma e tranquilidade.

  6. Nós também não dispensamos um City Tour. è sempre mais seguro este primeiro contato, dentro de uma estrutura de turismo formal.

  7. O tour com o ônibus parece ser uma opção excelente para quem está com o tempo apertado para curtir Salvador. Excelente dica!

  8. Nossa, muito legal! Vou para Salvador em janeiro com minha família e acho que essa vai ser uma boa opção, já que estaremos sem carro. Adorei a dica! 🙂

  9. Nunca vi essas meninas de Ondina, são novas, né?
    Era melhor se fosse hop-on hop-off né?
    Legal!
    Adriana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias