Quando decidimos que iríamos fazer uma viagem ao Rio de Janeiro, pesquisamos sobre os atrativos da cidade. O Museu do Amanhã definitivamente estava em nosso roteiro, tanto por ser uma novidade quanto pela localização.
O Museu do Amanhã foi inaugurado no ano de 2015 na cidade do Rio de Janeiro, com o intuito de seu um museu de artes e ciências. Ele foi projetado pelo espanhol Santiago Calatrava.
Confira também nossos artigos:
- Roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro;
- Melhores passeios no Rio de Janeiro com crianças;
- O que fazer no Rio de Janeiro segunda-feira
Localização do Museu do Amanhã
Localizado na praça Mauá, perto do AquaRio e vizinho do MAR (Museu de Arte do Rio) na antiga Zona Portuária, sua construção já é um espetáculo. Para saber mais sobre o MAR leia o post Museu de Arte do Rio.
Nos surpreendemos com esta parte do Rio, pois a região é complemente nova, restaurada e com muita segurança! Fizemos dois passeios incrível nesta região. Confira nosso artigo conheça um submarino no Espaço Cultural da Marinha.
Quando chegamos notamos a tranquilidade das pessoas com suas câmeras e celulares a postos para tirarem várias fotos daquela obra arquitetônica linda.
Já na entrada do Museu sentimos que aquela seria uma experiência inesquecível, pois nos deparamos com um globo terrestre no teto girando e nos mostrando seu aspecto futurista.
Estávamos ansiosos para conhecermos tudo e compartilharmos esta experiência. Nosso filho de 8 anos já queria entrar mais rapidamente possível.
Na entrada o visitante recebe um cartão magnético que vai ajudá-lo a interagir com algumas atrações. Ele contém seus dados pessoais e você receberá no seu e-mail o resultado desta interação.
No Museu é possível notarmos a interação entre arte e tecnologia, que refletia em suas instalações com luzes e jogos interativos.
Pudemos sentir e interagir com quase tudo no Museu. Isto prendeu demais nossa atenção e faz nossa imaginação e pensamento refletirem sobre o nosso futuro.
O Gabriel ficou maravilhado ao ver tantos computadores e interagiu com vários deles. A interação funcionava assim: você aproximava o cartão e escolhia qual seria o tema de sua interação.
Nesse momento iam aparecendo slides explicando sobre o assunto escolhido. Nosso pequeno só queria usar seu cartão, pois seu nome saía na tela. Ele achou isso o máximo.
O interessante é que o Museu nos faz pensar sobre mudanças climáticas, biodiversidade, população mundial e sua cultura, tecnologias e o crescimento do conhecimento humano de uma forma moderna sem ser enfadonha.
Pudemos também refletir sobre nossa geração, de pessoas extremamente conectadas.
Outro aspecto que devemos falar é sobre sua arquitetura com destaque para sua cobertura que é móvel com placas de captação solar que se movimentam para acompanhar a posição do sol.
Acessibilidade do Museu do Amanhã
Como não deveria deixar de ser o Museu do Amanhã oferece acessibilidade física e também de conteúdo com audioguias, vídeo guias, visita na língua de sinais (Libras) e maquetes táteis.
Algumas atrações nos fazem pensar em tudo o que está acontecendo no mundo. E pudemos parar e pensar no que pode ser feito agora para melhorar nosso planeta.
Sabemos que o Rio tem muitos atrativos, mas não faça a sua visita ao Museu de forma rápida, tire um tempo para aumentar seu conhecimento, brincar e rever seus conceitos. Principalmente se for ao museu com criança, pois o nosso filho não queria ir embora de jeito nenhum.
Depois de nossa visita ao museu paramos para pensar na frase abaixo:
E você sabe o que é amanhã? O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana. Venha você também conhecer o Museu do Amanhã, vale muito a pena!
Nosso filho escolheu ele como um de seus museus favoritos. Conheça os outros museus imperdíveis para crianças.
Informações
Site: Museu do Amanhã
Endereço: Praça Mauá n. 1, Centro
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com última entrada às 17 horas. Às terças-feiras a entrada é gratuita, mas é obrigatório retirar um voucher na bilheteria do museu.
Valor: consulte o valor atualizado no site oficial do museu, acima informado. Tem desconto no ingresso:
- Desconto de 50% para pessoas com até 21 anos; estudantes, portadores de necessidades especiais, servidores públicos do município do Rio de Janeiro; moradores ou naturais da cidade do Rio de Janeiro; clientes do Banco Santander. Mediante apresentação de documento comprobatório.
- Gratuito: crianças com até 5 anos e maiores de 60 anos; estudantes e professores da rede pública de ensino fundamental e médio; funcionários de museus ou associados do ICOM com selo da anuidade; guias de turismo.
Bom pessoal é isso… Espero que tenha gostado do nossas dicas sobre o Museu do Amanhã. Ficou com alguma dúvida? Basta deixar um comentário aí embaixo, que responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para o Rio de Janeiro e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site. Valeu!!
Mais dicas
10 melhores lugares para viajar em janeiro no Brasil;
Passeio em Angra dos Reis de um dia;
Respostas de 13
Adorei como vc relatou o museu. Estarei no Rio e com certeza irei, vou agendar pela internet. Uma dúvida, estou pensando em agendar as 11h, e pelo jeito tem muito o que visitar, lá tem lugar para comer? Ou pode levar um lanche para comer?
Oi Mirian, que bom que gostou. Lá tem restaurante sim, mas infelizmente não sei se é permitido levar lanche
É um museu incrível para adultos e crianças, né? Quero levar todo mundo da minha família lá, acho o prédio lindo, a praça revitalizada também ficou incrível. Um orgulho desse novo pedacinho do Rio!
Preciso urgente retornar ao Rio para conhecer esse museu e toda essa área do centro. Adorei a dica de comprar o ingresso pela internet, bem prático.
Olha Fábio você vai gostar muito do Centro, pois está com muita segurança e com a reestruturação ficou maravilhoso.
Esse museu está super na minha lista. Você descreveu muito bem cada detalhe. Favoritado. Abraços.
Cristina, que bom que gostou!
Olha, vou te falar que não sou muito fã de museu, mas não vejo a hora de ir pro Rio pra conhecer este aí!!
Primeiro que só a arquitetura já vale a visita, e outra, que ele me parece ser completamente diferente de todos os outros que já conheci.
Adorei as dicas!!!
Abraço
Murilo, o museu é incrível mesmo. Quando for ao Rio não deixe de visitá-lo.
Que ótima escolha! Este Museu parece ser realmente muito legal! Espero ter a oportunidade de voltar logo ao Rio! Claro que não vamos deixá-lo de fora! 🙂
Itamar, esse museu é incrível, coloque mesmo na sua lista. Vc vai gostar
Cada vez que vejo um post sobre esse museu fico com mais vontade de visita-lo. Parece ser um passeio muito interessante. Parabéns pelo post, ta bem completo!
Que bom que gostou, obrigada!