Já pensou em entrar num helicóptero, num navio de guerra e num submarino no Rio de Janeiro? Então o Espaço Cultural da Marinha é o lugar onde você conseguirá fazer tudo isso e deve estar no roteiro de quem visita à Cidade Maravilhosa . É um passeio incrível que agrada pessoas de todas as idades. Nós adoramos, quer saber como foi nosso passeio?
No dia em que fomos ao Espaço Cultural da Marinha a maré estava alta e isso atrapalhou um pouco nosso passeio, pois não pudemos entrar nem no submarino nem no navio… Pudemos apenas visitar as áreas comuns.
Por conta dessa experiência nada agradável, já deixamos uma dica: verifique como está a maré antes de ir até lá, pois se o mar estiver agitado e a maré alta, você não conseguirá visitar nem o submarino nem o navio.
Confesso que ficamos super decepcionados, pois queríamos muito entrar num submarino de verdade. O Biel ficou arrasado, por conta disso tivemos que ajustar nossa programação para voltar outro dia.
Se você pretende visitar o Museu do Amanhã, programe-se para ir ao ECM no mesmo dia, pois ficam na mesma região. Fizemos isso. Fomos caminhando, o percurso foi de 1,5 km, mas foi bem tranquilo.
Como é o Espaço Cultural da Marinha
O Espaço Cultural da Marinha foi inaugurado no ano de 1996 e está localizado nas antigas docas da Alfândega no centro do Rio de Janeiro.
É um local aberto (então já dá para saber que não é uma boa opção para dias de chuva), onde estão expostos:
- um submarino;
- um navio;
- a NAU do Descobrimento;
- um helicóptero;
- armas e bombas.
É de lá que são feitos passeios de barco pela Bahia de Guanabara e para a Ilha Fiscal.
Submarino-Museu Riachuelo
Esse submarino foi construído na Inglaterra em 1973 e passou a fazer parte da armada brasileira em 1977.
Ficou em operação por mais de 20 anos e somente no ano de 1997 passou a ser um submarino-museu aberto à visitação pública.
É realmente incrível entrar num submarino e ter noção de como a tripulação vivia. Dentro dele, pudemos ver os ambiente cenográficos.
Elegemos o submarino como a melhor das atrações do Espaço. Meu filho achou o máximo as “portas” que encontramos dentro dele. Repare na foto abaixo, veja que para passarmos por elas precisamos nos abaixar. Achou o máximo ter que abri-las e fecha-las. Estava se sentindo um verdadeiro marinheiro.
Dentro do submarino o espaço existem vários bonecos, representando a tripulação. Tem o camarote do comandante, o banheiro, a cozinha, o armamento que usavam, entre várias outras coisas. Dá para termos uma noção de como viviam por lá.
Gostamos demais de conhecer um submarino. E não foi só meu pequeno que gostou não, todos nós adoramos. É um passeio que agrada pessoas de todas as idades.
Navio-Museu Bauru
Esse navio foi construído nos EUA e lançado ao mar em 1943. Passou a fazer parte da Marinha do Brasil em 1944, quando recebeu o nome de Bauru para homenagear a cidade de mesmo nome no Estado de São Paulo.
O NAU prestou serviços por quase 40 anos. No ano de 1982 virou um navio-museu e foi aberto à visitação pública.
Na foto abaixo você pode ver meu pequeno entrando a bordo do navio. Ele achou o máximo. Logo que entramos fomos para um computador interativo, contando acontecimentos sobre a II Guerra Mundial.
Em seguida fomos conhecer o dormitório dos marinheiros, os armamentos e muito mais.
Andar pelo navio foi muito gostoso, uma experiência bem diferente. Fora a vista maravilhosa que é possível ter de lá.
Helicóptero-Museu Sea King
Esse helicóptero é utilizado por Marinhas do mundo inteiro para identificar ameaças submarinas, por isso é ideal para operações de salvamento.
O helicóptero é equipado com sonar e pode ser armado com mísseis para atacar navios. Ainda existem muitos deles ao serviço da Marinha do Brasil.
No segundo dia de nossa visita o helicóptero estava aberto e o Biel pode entrar e ver como é um helicóptero de guerra por dentro. Ficou super empolgado.
Nau dos Descobrimentos
Que tal voltar ao passado e descobrir com eram as viagens nos tempos das grandes navegações? Esta é a proposta da Nau dos Descobrimentos, que abriga uma exposição sobre a vida a bordo no final do século XV e início do século XVI.
Infelizmente não pudemos entrar na Nau em nenh
um dos dias que estivemos no Espaço Cultural. Agora já temos um bom motivo para voltar, né?
Ilha Fiscal
Que tal visitar o cenário do evento conhecido como o Último Baile do Império? Foi na Ilha Fiscal que ele aconteceu, alguns dias antes da Proclamação da República. O “castelinho” como é conhecido, é uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.
Infelizmente não deu tempo de fazermos esse passeio. Mas a Carol do blog Viajar Correndo foi até lá e fez um post contando tudo, veja o post Ilha Fiscal.
Esse passeio é feito de quinta a domingo e em feriados e dura em média 2 horas. Para confirmar o horário do passeio, no site da Marinha, logo aí embaixo.
Como chegar ao Espaço Cultural da Marinha
- de metrô: a estação mais próxima é a Carioca, mas tem também a Uruguaiana
- de VLT: Linha 2 e descer na estação Praça XV
- de UBER.
Informações
- Site: Marinha
- Endereço: Av. Alfred Agache s/no, Praça XV, Centro.
- Horário de Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 11 às 17 horas. A bilheteria fecha 30 minutos antes. Em virtude do Espaço ser um local aberto, exposto ao tempo, por motivo de segurança será fechado ao público em caso de fortes chuvas.
- Valor: confira no site o valor atualizado.
- Atenção: Quem comprar o ingresso para o passeio marítimo ou para Ilha Fiscal, tem direito de visitar o Espaço Cultural da Marinha.
Bom pessoal é isso… Espero que tenha gostado do nossas dicas sobre o Espaço Cultural da Marinha. Ficou com alguma dúvida? Basta deixar um comentário aí embaixo, que responderemos assim que possível.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem para o Rio de Janeiro e você quiser retribuir nossa ajuda, reserve seu hotel ou compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site. Valeu!!
Mais dicas do Rio de Janeiro
Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro
Respostas de 23
OBS…GOSTEI MUITO, VOU LEVAR MINHAS FILHAS E NETOS OK. ESTAMOS A BORDO. EU TRABALHEI MUITOS ANOS EMBARCADO EM PLATAFORMAS DE PETRÓLEO, NAVIOS PLATAFORMA, TRABALHEI EM MAIS DE 80% DAS PLATAFORMAS DA BACIA DE CAMPOS, USINAS NUCLEAR DE ANGRA DOS REIS E OUTROS…TRABALHEI A BORDO DE SUBMARINOS. OBS…SÃO MAQUINAS INCRÍVEIS E MORTAIS E SILENCIOSAS, SÃO VERDADEIRAS MÁQUINAS NINJJJAS E DE DAR MEDO OK. OBS…EU SOU TÉCNICO ESPECIALISTA EM ELETRÔNICA/INSTRUMENTAÇÃO/AUTOMAÇÃO E INSTRUTOR DE INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS INDUSTRIAIS. OBS…INSTRUMENTOS DE PRESSÃO, NÍVEL VAZÃO, TEMPERATURA, DENSIDADE, VISCOSIDADE, PH E OUTROS…EU TENHO MAIS DE 60 ANOS, TENHO BOAS HITÓRIAS REAIS PARA CONTAR AOS MEUS NETOS OK.
Tenho certeza que seus netos vão amar, principalmente com tantas histórias. Sua visita será mais rica ainda!
Não sabia desse Espaço Cultural da Marinha, muito interessante. Estive recentemente no Museu do Amanhã e poderia ter aproveitado para emendar nesse passeio, como você sugeriu. Mas agora vai ficar para a próxima!
Vá mesmo que o passeio é ótimo, vale a pena.
Ai que legal! Sou apaixonada por histórias da Marinha e de tudo que envolve esse mundo. Acho que em outra vida fui um peixe (ou uma caravela ahahahah). Que passeio bacana. E o teu pequeno curtiu horrores né? A cara dele de feliz está o máximo. Beijos
Márcia, ele adorou o passeio! E não foi só ele não, viu! Todos nós adoramos. Quando for ao Rio, vá conhecer, você vai adorar. Bjs
Faça mesmo, pois vale a pena, é muito legal!
Gente, que loucura! Eu adoraria entrar num submarino de verdade! Legal demais 🙂 Na minha próxima visita ao rio visitarei o Espaco Cultural Marinha com certeza (espero que seja logo!)
Gabriela, é um passeio ainda pouco explorado, mas muito legal. Você vai adorar!
Que legal! Super interessante. Parabéns
Obrigada
Que maneiroooo!!! Eu sempre quis entrar em um submarino e não tinha noção de que isso era possível. Eu vou!
Gisele, você vai adorar. Vá mesmo!
Deve ser espetacular entrar num submarino! Que boa experiência descreves aqui, para mim era optimo porque sou um fã de história militar. Obrigado pela partilha!
Pedro, fico feliz que tenha gostado da dica. Programe-se para conhecer.
Oi Carol!!!! Uma pena que a maré não deixou vocês visitarem a Nau do Descobrimento. Mas, como você mesma disse, é um bom motivo para voltar! Eu também nunca consegui visitá-la, acredita? He he he…
Em relação ao submarino, gostei da experiência. No entanto, fico imaginando como não deve ser nada agradável trabalhar horasssss dentro de um deles, né? Tudo bem que a gente se adapta a tudo na vida, massss…
Muito obrigada por citar o post sobre a Ilha Fiscal. Espero que ajude os seus leitores no planejamento da visita a esse local com tanta história interessante…
Abraços,
Carolina
Carolina, que bom que gostou do post. Concordo com você que não deve ser nada agradável trabalhar dentro deles por horas. Eu mesma não conseguiria nunca, mas para visitar é uma ótima opção. Espero voltar e conseguir explorar todas as atrações do local. Bjs
Esse passeio é muito interessante. Levei meu sobrinho de 11 anos e ele adorou. Vale muito a pena. Bjs
Que massa!!!! Eu adoraria entrar em um submarino, ver como é por dentro e um pouco do funcionamento. Se eu ia ficar na maior felicidade, bem posso imaginar como não deve ter ficado o pequeno! rsrs
Pena não terem podido entrar na nau: deve ser uma viagem deliciosa voltar a este passado, sem sair do presente! 🙂
Que legal! Não sabia que tinha um submarino ali. Deve ser muito legal visitar! E são muitas coisas para visitar na área, né?
Fabia a área é uma ótima opção para passeios. É linda e o Espaço da Marinha imperdível!
Nem acredito que ainda não conheço o Rio de Janeiro, adorei estas dicas, tudo anotado aqui para quando for até lá.
Alessandra, o Rio de Janeiro é lindo, vale a pena conhecer. Você vai adorar!