O Museu da Imaginação em São Paulo é um passeio imperdível para quem visita a cidade com crianças. A proposta do museu é incrível. Lá as crianças serão convidadas a tocar em tudo, a explorar sua imaginação e fazer o que mais gostam: BRINCAR!
A visita ao museu é guiada e você pode permanecer por lá o tempo que quiser. Recomendo que reserve em torno de três horas, para que as crianças aproveitem bem a visita.
A Lilian foi nossa guia e durante todo o percurso deu asas a imaginação do Biel que estava com 8 anos e da Silvia que estava com 5 anos. E eles simplesmente AMARAM!
ATENÇÃO!!! O Museu da Imaginação acabou de ser reinaugurado em novo endereço, com novas atrações o que promete muitos momentos de diversão em família. Estamos doidos para conferir como ficou o museu após a mudança de sede.
Aproveite para conferir nossos artigos:
- 10 melhores passeios para crianças em São Paulo;
- Principais pontos turísticos de São Paulo;
- 10 Melhores lugares para viajar com crianças no Brasil
Como é o Museu da Imaginação em São Paulo
Como o museu é interativo, após uma breve explicação da Lilian, os pequenos foram estimulados a andar e tocar em tudo. Durante toda a brincadeira aprenderam muito, explorando os sentidos da visão, audição e tato.
Em alguns momentos tiveram que ver, em outros escutar e depois tiveram que pegar nos objetos.
Exposições do Museu da Imaginação em São Paulo
As exposições do Museu da Imaginação são transitórias. Quando visitamos o Museu as exposições em cartaz eram Pequenos Construtores, Descobrindo Van Gogh e Mergulhando com Monet. Vamos falar um pouquinho sobre elas.
Mas atenção, quando você visitar o museu, pode ser que sejam outras exposições.
Pequenos Construtores
Nesse espaço, as crianças são incentivadas a utilizarem sua criatividade e coordenação motora para construírem tudo o que quiserem e conseguirem. Para isso utilizarão blocos de espuma, carrinhos de mão e outras ferramentas.
Aqui as crianças serão transformados em pequenos construtores. Bom demais né?!
Descobrindo Van Gogh
Nessa exposição os pequenos são estimulados por meio de sensações e investigações e entrarão em contato com o universo da arte de Van Gogh. São aquarelas, brilhos, cores, luzes e bolhas nos convidando a fazer parte do universo, da magia, da imaginação e inspiração do artista.
Mergulhando com Monet
Nessa exposição os visitantes são convidados a investigarem as possibilidades do imenso espaço negro onde linhas e contornos refletem as “nymphéas” de Claude Monet, na imensa parede elíptica da L’orangerie em Paris.
Como foi nossa Visita ao Museu da Imaginação
Quando fomos ao Museu da Imaginação, as exposições eram outras. Elas são alteradas de vez em quando, mas a proposta por traz delas segue uma mesma filosofia e valem muito a pena.
Participamos da Exposição Ora Bolas, Sala das Esferas e Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles. Confira abaixo como foi nossa experiência:
Exposição Ora Bolas
Começamos nossa visita ao museu por esta exposição. Em uma sala escura estão penduradas diversas bolas azuis, vermelhas e amarelas no teto. Elas sobem e descem o tempo todo. E as crianças passam a imaginar o que são aquelas bolas, para que estão ali. A Lilian pergunto para o Biel o que ele achava que eram aquelas bolas e ele respondeu: “Acho que é o Sistema Solar”.
Durante todo o tempo em que permanecemos na sala, nossa guia fez várias perguntas para os meninos e conseguiu entrar no mundo da imaginação deles.
Sala das Esferas
Já posso adiantar que amei a proposta desta sala. Aqui é apresentada um releitura da obra de Pablo Picasso, feita pelos artistas Paulo Mercadante, Ninetta Rabner, Adriana Rizkallah e Norma Grinberg.
Logo que chegamos à sala, a Lilian falou para os meninos explorarem o lugar e encontrarem coisas que fizessem barulho. E eles fizeram a maior bagunça. Pegaram em tudo. Acho que não teve nada que escapou do Biel e da Silvia. Exploraram todos os cantinhos da Sala das Esferas.
Depois a Lilian fez uma brincadeira super legal com eles. Pediu que fechassem os olhos, escutassem um barulho e dissessem o que aquele som lembrava. Foi super divertido.
O Biel disse que o barulho era de uma ampulheta; já a Sílvia disse que o barulho era de uma panela fritando. Quer saber que barulho era? Era o barulho das areias de uma praia. Ficamos encantados com as repostas dos meninos, viu como foram estimulados a imaginar?
Em seguida a Lilian convidou o Biel para ler um texto escrito na parede por Bel Lacaz.
Ela convida os visitantes a entrarem no mundo de Paulo Mercadante que desconstrói fotografias, Ninetta Rabner que usa a pintura para mostrar seu estudo das obras, Adriana Rizkallah que preenche o espaço da sala com enormes bolas coloridas de papel machê e a leveza das cerâmicas de Norma Grinberg.
O Biel foi lendo linha por linha do texto e convidado a procurar os objetos que foram pintados por aquele artista. Foi super divertido. Ao entrar nesta sala já me apaixonei pela proposta do museu: levar as crianças a imaginar e brincar. Foi isso que meus pequenos fizeram nesta sala. Amei!
Exposição Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles
Infelizmente quando visitamos o Museu, essa exposição ainda não estava funcionando. Ela iria ser inaugurada na semana seguinte. Mas pude entrar e tirar algumas fotos. A exposição retrata a união do lifestyle do skate com a arte contemporânea.
Como tudo no museu esta exposição também leva as crianças a imaginar. Alguns skates ficam suspensos em cabo de aço e trazem várias imagens que representam o espaço sideral, como explosões de luz, buraco negro e galáxias.
Atração Fixa do Museu da Imaginação: Espaço das Estações
Saindo das exposições, todos os visitantes são levados ao Espaço das Estações Lúdicas. Esse espaço é permanente no Museu da Imaginação em São Paulo.
Só de entrar nesse espaço já sabia que daria trabalho tirar os pequenos de lá. É um espaço que convida as crianças a brincar como antigamente. Meus pequenos já foram correndo para a casa na árvore.
Achei a proposta desta casa na árvore super legal. Você está vendo este cano transparente na foto abaixo? Reparou que o Biel esta colocando sua mão dentro dele? Ele estava colocando um pano bem fininho dentro do cano, que é sugado e sai voando por cima da casa. É super divertido.
A Silvinha se divertiu muito ali. Nos panos estão desenhados borboletas, folhas, pipas… Esse brinquedo realmente é um passeio pelo mundo da imaginação.
Existe também uma estação de música, com microfone, bateria, guitarra, violão e teclado para as crianças tocarem. O mais legal é que para escutarem o som por elas produzido, tem que usar os fones de ouvido. Como meu filho quer ser um astro do rock, é lógico que ficou bastante tempo por ali.
Ele também adora games e desafios. Adorou ter que pedalar em equipe para vencer o desafio: ajudar os personagens a atravessar uma ponte. Aqui é retratada a importância do trabalho em equipe.
Outra atividade em equipe que achei super interessante foi a “O poder das águas”. Nela as crianças aprendem sobre o poder das águas na geração de energia. Elas tem que ficar apertando firme as pistolas e mirando nos geradores de energia. A medida que eles rodam a energia é produzida as luzes laterais do brinquedo se acendem.
Está vendo na foto abaixo a Silvinha e sua mamãe olhando dentro dos cubos laranja? É uma brincadeira super divertida. Dentro de cada cubo encontramos os olhos de um animal diferente.
Perdi as contas de quantas vezes eles brincaram na Estação das Bolas Malucas. A Silvinha não queria sair de lá. As crianças podem interagir com bolas gigantes penduradas no teto e circular pelas redes flexíveis presas nas paredes. Diversão garantida.
Quer conhecer todas as atividades disponíveis na Estação Lúdica, então entre no site Museu da Imaginação e descubra. Dividi com vocês os lugares que meus pequenos mais gostaram de brincar. Já adianto que saíram de lá chorando, pois não queriam ir embora.
Dica para aproveitar melhor sua visita:
Para conferir tudo o que vai rolar no Museu da Imaginação em São Paulo, entre no site do museu e confira a programação com todas as oficinas previstas. Existem várias tipos de oficinas, dentre elas:
- Cartões postais;
- Bonecos em miniatura;
- Grafite;
- Fantasia, entre outras.
Tente também visitar o museu durante a semana, e de preferência pela manhã, pois não pegará o museu tão lotado como acontece aos finais de semana.
Informações sobre o Museu da Imaginação
- Site: Museu da Imaginação
- Endereço: Rua Virgílio Wey nº 100
- Horário de Funcionamento: de terça a domingo e feriado em dois períodos de atendimento: das 08:30 às 13:00 e das 14:00 às 18:30.
Espero que tenha gostado de nossas dicas sobre o Museu da Imaginação em São Paulo. Você já foi ao museu? Gostou? Conta pra gente, vamos adorar saber! Basta deixar um comentário logo abaixo! Confira agora dicas de hospedagem na cidade.
Dica de Hospedagem em São Paulo
Acertar na localização do hotel facilita e muito a viagem, né? Pensando nisso, sugerimos que escolha um hotel nas proximidades da Avenida Paulista. Escolhemos nos hospedar no Ibis Paulista, que é um hotel econômico de ótimo custo benefício. Veja nosso post contando tudo sobre o hotel IBIS Paulista.
Na região também existem muitos outros hotéis, como o Meliá Paulista, Transamerica Executiva Paulista que acomodam até 4 pessoas no mesmo quarto e o Blue Tree Paulista, que acomoda até 3 pessoas. Ressalto que não nos hospedamos nestes hotéis para darmos nossa opinião sobre os serviços prestados. Porém a localização é ótima.
A Avenida Paulista é recheada de atrativos. Confira aqui um Roteiro Completo na Avenida Paulista.
Mais Dicas de Viagens
Roteiro de 5 dias em São Paulo com Crianças
10 Melhores lugares para viajar em junho no Brasil
Por que levar seu filho à Casa das Ideias em São Paulo
Respostas de 25
Gostei muito deste museu. Você acha que uma criança de quatro anos aproveita ou é para crianças maiores?
Acho que uma criança de 4 anos vai adorar o museu e se divertirá de montão!
Me lembrou muito o MIM de Santiago! É muito divertido (pra adultos também!) 🙂
O Museu é realmente incrível, mas seu foco principal são as crianças. O MIM tinha várias atividades que envolviam também os adultos.
Adorei a proposta, mas o preço está meio alto mesmo para os padrões de São Paulo.
Nossa, adorei este lugar, não tenho mais crianças em casa, mas quero conhecer com certeza.
Alessandra, que bom que gostou! Bjs
Adorei! Não conhecia e com certeza irei recomendar para os amigos com crianças. Muito legal que eles incentivem os pequenos a brincarem e explorarem o ambiente! Achei muito legal também eles chamarem de Museu, para ajudar as criança a assimilarem desde cedo esse tipo de lugar 🙂
Fernanda, a proposta do local é incrível! Vale a pena! Bjs
Que museu diferente!!! Ainda não o conhecia… E deve ser incrível visitá-lo com crianças… Elas devem aproveitar muito!!!
É realmente um passeio maravilhoso, super recomendo!
Gente! Que lugar legal, eu nunca tinha ouvido falar. Obrigada por compartilhar a dica 🙂
Poliana, fico feliz que tenha gostado da dica! Bjs
Muito interessante e bem-feito este museu. Vou passar para o meu irmão, que tem filhos. Só achei o preço caro, ainda mais pra quem tem mais de duas crianças, como é o caso dele. Acho que SP deveria fazer uma cartão que valesse para vários museus e também colocar um dia de entrada gratuita
Renata, se São Paulo tivesse um cartão assim seria bom demais!
quanta coisa legal para as crianças, eu ia fica maluca se fosse novinha ali aheuahea muito legal o nome da sala ora boolas
Eu também adorei! O museu é apaixonante!
Adorei sua cobertura Carol! Não vejo a hora de ir também!!!
Você vai adorar Daniela, o museu é dez!
Que passeio incrível! Adorei. O preço é um pouco acima dos museus mas tenho certeza que deve valer a pena. Uma excelente dica para quem viaja com crianças!
Que bom que gostou!
Muito legal, especialmente por ensinar as crianças a interagirem com museu e gostarem!
Só achei o preço um pouco salgadinho para famílias 🙂
Abs
Mirella esta interação das crianças com museus é super importante. Que bom que gostou.
Muito legal!!!! Bem interativo e dando asas a imaginação das crianças.
Cristiane, esta interação dos pequenos com os museus é muito importante. Eles amaram!