Visita ao Palácio do Planalto em Brasília

    0
    283

    ATUALIZADO EM:

    Brasília é uma cidade surpreendente. Já fomos à cidade várias vezes e sempre conhecemos alguns lugares novos. Durante essa viagem, fizemos o principal roteiro turístico de nossa capital federal e contamos tudo para vocês. O ponto alto do dia de hoje foi uma visita guiada e gratuita no Palácio do Planalto

    Se quiser saber dicas de onde nos hospedamos em Brasília acesse aqui. Se quiser saber quais outros locais visitamos em Brasília, veja nossos posts: 

    Palácio do Planalto

    No Palácio do Planalto acontece aos domingos um  tour guiado. Adoramos! Se for a Brasília não deixe de fazer.

    visita guiada ao palacio do planalto em brasilia
    Palácio do Planalto em Brasília

    O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo do Brasil. Lá também está localizado o Gabinete Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É lá que o Presidente da República comanda todos os Ministérios. Ele está localizado na Praça dos Três Poderes. 

    O Palácio foi projetado por Oscar Niemeyer, sendo um dos primeiros edifícios construídos na cidade e inaugurado em 1960. Ele possui quatro pavimentos. 

    Palácio do Planalto: como é a visita guiada
    Visita guiada ao Palácio do Planalto em Brasília

    Chegamos ao Palácio e tivemos que aguardar aproximadamente 20 minutos para começar a visitação. Ficamos sentados em umas cadeiras assistindo a um vídeo sobre Brasília. Ao iniciar nosso tour a primeira coisa que vimos foi o carro oficial da Presidente da República, repare na foto abaixo. 

    como agendar uma visita ao Palácio do Planalto
    Veículo oficial do Presidente da República em Brasília

    De lá entramos no Palácio e pudemos ver de perto as salas aonde acontecem as reuniões presidenciais. Gostei muito, pois normalmente só vemos estas salas pela televisão. Ter a oportunidade de ver de perto foi muito válido. 

    Visitação Palácio do Planalto: como agendar
    Visita guiada ao Palácio do Planalto em Brasília

    O Palácio é lindo por dentro, exibe muitos quadros e objetos de arte. Para amantes de arquitetura o passeio é show! Repare na beleza desta rampa!

    Palácio do Planalto
    Visita guiada ao Palácio do Planalto em Brasília

    Conhecemos alguns gabinetes e pudemos ver bem de pertinho o Gabinete Presidencial. Caso você vá até Brasília, é um passeio que recomendo que faça, vale muito apena. 

    Palácio do Planalto
    Gabinete Presidencial no Palácio do Planalto

    A visitação no Palácio do Planalto é gratuita e acontece aos domingos das 9:00 às 13:40. Para maiores informações, acesse Visitação Presidência. A visitação dura cerca de 30 minutos e entram 20 pessoas por vez. 

    Gabinete Presidencial Palácio do Planalto
    Gabinete Presidencial Palácio do Planalto

    De lá seguimos para o Palácio da Alvorada, que fica localizado às margens do Lago Paranoá, a uma distância de 4,5 km. 

    Palácio da Alvorada

    Palácio da Alvorada
    Palácio da Alvorada em Brasília

    O Palácio da Alvorada é a residência Oficial do Presidente da República e foi o primeiro edifício a ser inaugurado em Brasília no ano de 1958. Também foi projetado por Oscar Niemeyer. 

    O Palácio é aberto a visitação às quartas-feiras das 15 às 17 horas. As senhas começam a ser distribuídas às 13 horas. Se quiser maiores informações acesse Visitação Palácio

    A visitação é conjugada com o Palácio da Alvorada e o Palácio do Jaburu e dura aproximadamente 1 hora. 

    De lá fomos para nossa última parada em Brasília: a Torre de TV. Do Palácio até lá foram 8 km de distância. Subimos novamente na torre, para nos despedirmos de sua vista maravilhosa de Brasília e fomos passear na tradicional feira de artesanato da torre. 

    Torre de TV em Brasília

    visita a Torre de TV, Palácio do Planalto e Palácio da Alvorada em Brasília
    Torre de TV em Brasília

    A feira de artesanatos da Torre é o local ideal para comprar lembrancinhas da cidade, artesanatos em couro e madeira, roupas, pedrarias, sapatos, bijuterias, roupas de boneca, comidas típicas entre outros. Ela funciona aos sábados e domingos das 9 às 18 horas.

    Caso você ainda consiga visitar mais alguma coisa na cidade, sugiro o Memorial JK, localizado a 2,5 km da torre. Ele é um museu que também foi projetado por Oscar Niemeyer e dedicado ao fundador da cidade e ex-presidente Juscelino Kubitschek.  Ele funciona de terça a domingo das 9 às 18 horas. Se quiser maiores informações acesse Memorial JK.

    o que fazer em Brasília? Passeios para fazer em Brasília
    Memorial JK em Brasília

    Dica de Hospedagem em Brasília

    Durante esta viagem, optamos por nos hospedar no  Hotel Meliá Brasil 21. Já nos hospedamos no Meliá também em outras ocasiões, pois consideramos sua localização privilegiada e atendimento privilegiado. Leia nosso post Meliá Hotel em Brasília: Conforto e Localização Estratégica. 

    Meliá Hotel
    Meliá Hotel em Brasília: em frente a Torre de TV

    Mais dicas de Brasília

    Pontos Turísticos de Brasília com Visitação Guiada

    Você Conhece as Sete Maravilhas de Brasília?

    Museu do Catetinho em Brasília

    O que Fazer em Brasília – Parte 2  

    Dica de Hotéis em Brasília 

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: