Goiás

Memorial do Cerrado em Goiânia: um passeio que reúne diversão e aprendizado

O Memorial do Cerrado é uma excelente opção para quem procura o que fazer em Goiânia. Ele fica dentro do Campus II da PUC Goiás. O espaço é enorme, por isso não se esqueça de ir de tênis ou com um calçado confortável, pois você andará muito.

O local é super arborizado, tem muitas plantas e até um lago. É memorial é um museu que retrata desde a origem do planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil. É um local único, que reúne história, cultura e muita natureza. 

Memorial do Cerrado em Goiânia: um passeio que reúne diversão e aprendizado

Ele foi criado com o objetivo de vivenciar e estudar o cerrado em todas as suas dimensões. Convido você a conhecer um pouquinho do Memorial. 

Composição do Memorial do Cerrado

  • Museu de História Natural,
  • Vila Cenográfica Santa Luzia,
  • Réplica em tamanho real de uma aldeia indígena e de um quilombo do cerrado,
  • Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa,
  • Fazenda Baraúna e
  • Trilha da Semente Peregrina.

Memorial do Cerrado Goiânia

Compramos nossos ingressos e demos uma volta pela área externa. Repare na foto abaixo várias casinhas coloridas, meu filho correu por elas, brincou um pouco e só então fomos em direção ao Museu de História Natural. Repare o tanto que o local é bem cuidado e bonito.

Memorial do Cerrado em Goiânia: um passeio que reúne diversão e aprendizado 2

Museu de História Natural 

Antes de entrarmos no museu, nos deparamos com um monumento azul, repare na foto abaixo. Seu formato foi idealizado por Oscar Niemeyer e dedicado ao Cerrado Brasileiro, como forma de reconhecimento de sua importância. 

Em seguida fomos surpreendidos pela réplica, em tamanho real, do crânio de um Tyranossauro adulto. As crianças ficaram super empolgadas. Dentro do Museu também puderam encontrar muitos outros dinossauros. 

Memorial do Cerrado em Goiânia 2

Nele estão expostos vários painéis contando a história da Terra. Tinham também informações sobre nosso solo e sobre os minerais. Repare no tamanho do calcário na foto abaixo:

Memorial do Cerrado em Goiânia: um passeio que reúne diversão e aprendizado 3

Pudemos encontrar muitos painéis explicativos sobre o cerrado brasileiro. Os pequenos ficaram super empolgados de ver de perto muitos animais taxidermizados, são animais preservados em sua forma e tamanho real. Vimos tigres, tamanduás, emas, macacos e muitos outros. 

Memorial do Cerrado em Goiânia: um passeio que reúne diversão e aprendizado 4

Memorial do Cerrado em Goiânia: um passeio que reúne diversão e aprendizado 5

Vila Cenográfica de Santa Luzia

Nossa próxima parada foi a Vila Cenográfica de Santa Luzia. Lá estão representados os primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. Lá é possível ver como era a vida nas vilas e cidades goianas, pois etão podemos entrar em casas, fazendas, vendas, cadeia, igreja, prefeitura entre outros.  
Memorial do Cerrado - Goiânia
A casa da fazenda estavam decoradas, retrantando antigas fazendas de nossa região. Os objetos dentro delas foram doados ao Memorial. Tinham camas, quadros, enfeites e muitos outros. As crianças gostaram de ver o pinico embaixo das camas.  
Repare na foto abaixo o armazém e sua riqueza de detalhes. Fiquei encantada com a capela “O Milagre de Santa Luzia”. Acho que deu para perceber na aula de história os pequenos tiveram nesta visita. 
Memorial do Cerrado em Goiânia: um passeio que reúne diversão e aprendizado 6

Quilombo

De lá fomos em direção ao Quilombo. Meu filho ainda não sabia o que era isso e tive a oportunidade de explicar para ele o que era. Ponto positivo para a visita ao memorial, pois gosto de passeios que ensinam alguma coisa para as crianças. 
Memorial do Cerrado em Goiânia: um passeio que reúne diversão e aprendizado 7

O quilombo representado no memorial se inspirou nas comunidades da região centro-oeste brasileira. Tem várias casas com camas, utensílios de cozinha, fogão a lenha, entre outros. 

Memorial do Cerrado em Goiânia: um passeio que reúne diversão e aprendizado 8

Aldeia Indígena Timbira 

O último local que visitamos foi a aldeia indígena. Lá é possível conhecermos em tamanho real a réplica de uma aldeia indígena construída segundo o modelo Timbira – típico da região centro-oeste. Existem várias ocas para visitarmos. Dentro delas pudemos ver alguns animais empalhados nas paredes. Como estava um pouco escuro, as crianças levaram um susto. Também pudemos ver alguns utensílios utilizados pelos índios. 

Memorial do Cerrado em Goiânia: um passeio que reúne diversão e aprendizado 9

Em nossa primeira visita ao Memorial do Cerrado não tivemos tempo de fazer as trilhas e em nossa última visita elas estavam fechadas. Bom que temos um ótimo motivo para voltar ao Memorial, né? 

Informações: 

Site: Memorial do Cerrado

Endereço: PUC-Goiás, Campus II na Av. Engles, s/n Jardim Marilisa

Telefone: (62) 3946 1723

Valor: R$ 12,00 a inteira; R$ 6,00 para crianças de até 10 anos e professores, mediante comprovação. Não aceita cartão nem de crédito nem de débito.

Horário de Funcionamento: De terça a domingo das 7:00 às 17:00

Duração Aproximada: 2 horas

Dica: no local não existe lanchonete nem restaurante. Então não se esqueça de levar água ou alguma coisa para as crianças comerem durante o passeio. 

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Booking.com

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, faça sua Reserva de Hotéis ou Compre sua Passagem na Guia de Passagens e Hotéis, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog. Ficou viciada em viagens há três anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Tem Alguma Dúvida? Gostou? Então Fale Com a Gente:

19 Comentários

  1. Que passeio super interessante, não só pra crianças, mas para os adultos também. Muito bom saber mais sobre a história do Brasil. As trilhas devem ser bem bacanas também!

  2. Fernanda disse:

    Que coisa maravilhosa esse campus da PUC de Goiás, me lembrou bastante os da USP do interior de SP. rs.
    E que museu interessante, até obra de Nyemair tem! Com certeza tentarei passar em uma próxima visita a Goiás 🙂

  3. Analuiza disse:

    Que lugar legal, Carol!!!! Acho tão importante este resgate cultural! Conhecemos tão pouco deste nosso Brasil né?! Gostei especialmente da Vila de Santa Luzia! 🙂 bjs

  4. itamarjapa disse:

    Que delicia de lugar! Parece muito interessante! Ideal pra entretenimento com a família! Gostei muito da Aldeia Indígena Timbira… Adorei a dica! Está anotado!

  5. Oi Carol, tudo joia?! Quando vejo matérias como a sua, tenho maior orgulho em viver em Goiás, que lugar repleto de riquezas né?! Abração!

  6. Juliana Moreti disse:

    Como o Brasil é imenso e cheio de culturas diferentes! Estive em Goiânia ano passado para um congresso, mas ficamos apenas nos campus da UFG. Jà favoritei no Google Maps para uma nova visita!

  7. lid costa disse:

    Ainda nao conheco o Centro Oeste 🙁 Esse parece um passeio bem bacana pra levar os pequenos e é super barato também…12 reais para adultos pra um programa desses..curti!

  8. Que lugar lindo! O cerrado é realmente uma das regiões mais curiosas do Brasil por vários fatores (a culinária pra mim é uma das principais)

    Robba
    http://viajantecolorido.com.br

  9. Super interessante o memorial do cerrado! Essas iniciativas são muito importantes para ajuda r alopngo prazo na preservação dos lindos ecossistemas brasileiros

  10. Que gracinha, Carol! Adorei a dica. Parece ser realmente uma ótima proposta para quem vai para Goiânia (que ainda preciso conhecer).. Com crianças então! Elas devem adorar! 😀 😀

  11. Adorei saber desse lugar!!! Nunca tinha ouvido falar dele… Deve ser bem informativo!!! Já quero conhecer!!!

  12. Helen disse:

    Ainda não tinha ouvido falar desse lugar, mas adorei e pretendo levar minha filha em breve.