15 Principais Pontos Turísticos de Goiânia

    35
    6220

    Quer conhecer Goiânia e não sabe por onde começar? Reunimos aqui os principais pontos turísticos de Goiânia para te ajudar nessa missão. Tenho certeza que você irá adorar a capital do Estado de Goiás.

    Reunimos também as melhores feiras de Goiânia, informações sobre a melhor época para viajar para Goiânia, dicas de bares, restaurantes e hospedagem. 

    Se você estiver visitando a cidade com crianças, não deixe de ler também passeios em Goiânia com crianças.

    Principais Pontos Turísticos de Goiânia

    Letreiro Eu amo Goiânia

    Principais pontos turísticos de Goiânia Letreiro Eu amo Goiânia
    Letreiro Eu amo Goiânia na Praça do Sol

    Se você adorar tirar foto com o nome das cidades onde visita, não deixe de ir até a Praça do Sol no Setor Oeste e tirar a foto com o letreiro eu amo Goiânia.

    Este letreiro é relativamente novo na cidade, mas já se tornou um dos principais pontos turísticos e parada obrigatória para quem visita a cidade.

    Nessa praça tem um parquinho infantil e um parque para cachorros. O local costuma ficar cheio de moradores aos finais da tarde, que fazem caminhada na praça e levam as crianças para brincar.  

    Aos domingos a partir das 16 horas ocorre no local a Feira do Sol. Nela são vendidas roupas, comidas, artesanato e outros. Falaremos mais sobre esta feira no final do artigo, onde daremos dicas com as melhores feiras de Goiânia.

    Se seu objetivo for tirar a foto com o letreiro, domingo não é um bom dia, pois a praça fica lotada por conta da feira.

    • Endereço: Rua 9 – Praça do Sol – Setor Oeste

    Centro Cultural Oscar Niemeyer

    Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia
    Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia

    O Centro Cultural é composto por uma praça de 26 mil metros quadrados, pelo Museu de Arte Contemporânea, pelo Palácio da Música e por uma Biblioteca.

    Nos finais de semana e nos finais da tarde o local fica repleto de jovens e crianças andando de skate, patins e bicicleta.

    Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, 4490 – Setor Fazenda Gameleira

    Descubra aqui onde se hospedar em Goiânia

    Memorial do Cerrado

    Pontos turisticos de Goiania Memorial do Cerrado
    Memorial do Cerrado em Goiânia

    Você curte conhecer a cultura dos lugares por onde anda? Se a reposta for sim, reserve um tempinho na sua agenda para conhecer o Memorial do Cerrado.

    O memorial retrata desde a origem do planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil. É um local único, que reúne história, cultura e muita natureza. O local é enorme, então reserve no mínimo um período do dia para ficar por lá. 

    O Memorial é formado pelo Museu de História Natural, pela Vila Cenográfica Santa Luzia, pela Fazenda Baraúna e pela réplica em tamanho real de uma aldeia indígena e de um quilombo do cerrado. 

    Para saber mais, leia o post Memorial do Cerrado: um passeio que reúne diversão e aprendizado

    • Endereço: PUC-Goiás, Campus II na Av. Engles, s/n Jardim Marilisa
    • Horário de Funcionamento: De terça a domingo das 7:00 às 17:00

    Reserve seu hotel em Goiânia aqui, você não paga a mais por isso

    Museu Pedro Ludovico Teixeira

    Museu Pedro Ludovico Teixeira em Goiânia
    Museu Pedro Ludovico Teixeira

    O Museu é na verdade a casa onde Pedro Ludovico viveu, por isso muitos conhecem como Casa de Pedro Ludovico e não Museu.

    Pedro Ludovico Teixeira foi o fundador da capital de Goiás, justamente por isso é uma figura muito importante na cidade. Para quem curte passeios históricos e culturais esta é uma opção perfeita.

    Ao visitar o museu você fará uma visita é guiada, que é gratuita. Vale muito a pena, nós já fomos lá conferir e contamos como foi nossa experiência aqui

    A Casa de Pedro Ludovico foi construída em 1934 em estilo art decó. Lá estão expostos objetos pessoais do fundador de Goiânia e de sua esposa. Além de ver os objetos expostos você conhecerá um pouquinho mais sobre a fundação de Goiânia.

    • Endereço: Rua D. Gercina Borges Teixeira n. 133 – Centro
    • Horário de Funcionamento: De terça a sexta das 9 às 17 horas; Sábados, domingos e feriados das 9 às 15 horas

    Museu Zoroastro Artiaga

    Museu Zoroastro em Goiânia
    Museu Zoroastro Artiaga

    Inaugurado em 1946 foi o primeiro museu de Goiânia. Nele você poderá ver objetos relacionados aos índios de nossa região. Sua arquitetura em art déco é um charme a parte. O acervo do museu é de mais de quatro mil peças, algumas delas sobre a cultura indígena e ao folclore. 

    Nós levamos o André do Blog Meu Destino para conhecer o Museu e ele escreveu um post contando detalhes do museu. Confira: Visita ao Museu Zoroastro Artiaga.

    • Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 13 – Centro
    • Horário de Funcionamento: De terça a sexta das 9 às 17 horas; Sábados, domingos e feriados das 10 às 15 horas

    Beco da Codorna

    Beco da Codorna em Goiania
    Beco da Codorna em Goiânia

    É um museu de arte urbana localizado no centro da cidade. É um local para quem adora grafites. Lá você encontrará vários deles. O mais famoso foi pintado por Dequete. Se for até lá não deixe de tirar a foto clássica, repare na foto acima. 

    • Endereço: Av. Anhanguera, 5331 – Centro

    Monumento às Três Raças

    Monumento as 3 raças em Goiania
    Monumento às Três Raças na Praça Cívica em Goiânia

    Esse monumento, cujo nome oficial é Monumento a Goiânia é uma escultura de bronze e granito esculpido por Neusa Morais em 1968.

    Esta obra representa à miscigenação de três raças: os índios, os negros e os brancos –  as três etnias que ajudaram a construir a capital e é uma forma de homenagear os imigrantes que escolheram Goiás como seu novo lar. Por isso este monumento é um dos principais pontos turísticos de Goiânia.

    • Endereço: Praça Cívica – Centro

    Praça Cívica

    Praça Civica em Goiania
    Praça Cívica

    A Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecida como Praça Cívica, foi construída em 1933, sendo o marco inicial da construção de Goiânia.

    Nela estão localizados importantes edifícios cívicos de Goiânia, como o Palácio das Esmeraldas (residência oficial do Governador), o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Museu Zoroastro Artiaga e o Monumento às Três Raças.

    Aos domingos a pista central que contorna a praça Cívica fica fechada para trânsito de veículos, por isso muitos goianienses vão até lá andar de bicicleta, skate, patinete, entre outros.

    É possível locar bicicletas no local, pois existe uma estação da GyndeBike.

    • Endereço: Praça Cívica – Centro

    Catedral Metropolitana de Goiânia

    pontos turisticos de Goiania Catedral
    Catedral de Goiânia

    A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora foi a primeira Igreja católica de Goiânia. Ela foi construída em estilo moderno-eclético, com influência de alguns estilos europeus da arte sacra moderna, como o neorromântico, neobasilical e neogótico.

    • Endereço: Praça Dom Emanuel, s/n – St. Central

    Parque Flamboyant

    Parque Flamboyant em Goiânia
    Parque Flamboyant

    Sem sombra de dúvidas, quem pretende conhecer os principais pontos turísticos de Goiânia, precisa conhecer o Parque Flamboyant, pois o parque é o queridinho dos goianienses.

    O parque é um dos principais cartões postais da cidade. Ele está no Jardim Goiás, bem pertinho do principal shopping de Goiânia: o Shopping Flamboyant.

    O Parque Flamboyant é um lugar lindo, como pista para caminhada, ciclovia, jardim japonês, 2 lagos e parquinho infantil. Para quem gosta de andar de bicicleta ou patinetes elétricos, é possível, pois no local existem vários veículos da Yellow, que são locados por meio de aplicativo.

    Às sextas-feiras a partir das 17 horas ocorre uma feirinha com várias opções de comida.

    • Endereço: Rua 15 nº 103 – Jardim Goiás

    Parque Vaca Brava

    Parque Vaca Brava em Goiânia
    Parque Vaca Brava

    Se você perguntar em Goiânia onde fica localizado o Parque Sulivan Silvestre provavelmente a resposta será não sei. Mas esse é o verdadeiro nome do Parque Vaca Brava, porque ele é chamado assim já é outra história que você pode conhecer lendo o artigo “Parques que adoro em Goiânia”

    Ele fica localizado em frente ao Goiânia Shopping no Setor Bueno, região nobre de Goiânia. Você pode reservar um período do dia para ir ao parque, caminhar, apreciar a natureza, fazer um passeio de bicicleta ou patinetes elétricos e depois aproveitar e ir lanchar no shopping.

    Bom, agora que já te demos dicas sobre os principais pontos turísticos de Goiânia e também das principais feiras da cidade, vamos te dar dicas de bares e restaurantes em Goiânia, dica dada por moradores da cidade heim?!

    • Endereço: Av. T-10, s/n – St. Bueno

    Bosque dos Buritis

    O Bosque dos Buritis é um dos cartões postais da cidade e também um dos parques mais antigos. Possui 141.500 metros quadrados. É cercado por árvores, lagos, e várias plantas rasteiras. No local também está localizado o Monumento a Paz Nacional, o Museu de Arte de Goiânia e um orquidário. 

    Endereço: Rua 1 nº 605 – Setor Oeste

    Lago das Rosas

    Lago das Rosas - Principais Pontos Turísticos de Goiânia
    Lago das Rosas

    O Lago das Rosas foi construído na década de 40 e é o parque mais antigo da cidade, talvez por isso seja um dos pontos turísticos preferidos pelos moradores da cidade.

    Lá também é localizado o zoológico de Goiânia, um lago com pedalinhos, pista para caminhada e parquinho infantil. 

    • Endereço: Alameda das Rosas, 957 – St. Oeste

    Jardim Botânico

    Jardim Botânico Goiânia
    Jardim Botânico

    O Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira foi inaugurado em 1978 e é a maior área verde de Goiânia. O local possui nada menos que um milhão de metros quadrados. Lá você poderá apreciar um pouco mais das belezas do cerrado. Lá também tem lago e pista de caminhada. 

    O local fica um pouco afastado da “área turística” da capital, justamente por isso não é muito visitado pelos turistas, que preferem conhecer outros parques.

    • Endereço: Entre a Alameda do Contorno e as Avenidas Botânico, Jardim Botânico e Antônio de Queiroz Barreto no Setor Pedro Ludovico

    15 Antiga Estação Ferroviária de Goiânia

    Este é o mais novo ponto turístico de Goiânia, pois foi reformado recentemente e passou a abrigar um museu e também uma locomotiva a vapor.

    A antiga Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada no governo de Mauro Borges no ano de 1952, sendo uma das últimas construções da cidade em estilo Art Déco.

    O Museu Frei Confaloni funciona desde maio, mas foi oficialmente inaugurado em outubro de 2019 na Antiga Estação Ferroviária. Nele estão expostos painéis de  Frei Confaloni. 

    • Endereço: Praça do Trabalhado – Av. Goiás.
    • Valor: gratuito

    Extra: Gra Rooftop – Veja Goiânia do Alto

    Pôr do sol em Goiânia
    15 Gra Rooftop

    O pôr do sol de Goiânia é um show a parte. Então se estiver programando conhecer a cidade, reserve um tempinho no seu roteiro para assistir a um belíssimo pôr do sol no Gra Rooftop. O pub fica localizado no Edifício Órion no Setor Marista.

    O Gra Rooftop foi inaugurado no mês de julho de 2018, sendo considerado o bar mais ALTO DO BRASIL!!!

    Então reserve uma mesa e vá até lá por volta das 17 horas, assim poderá ver a cidade por vários ângulos tanto de dia quanto de noite. Vale muito a pena! 

    rooftops de Goiânia
    15 Gra Rooftop
    • Endereço: Av. Portugal nº 2653 – Setor Marista.
    • Horários de funcionamento: quinta e sexta a partir das 18 horas; sábados e domingos a partir das 16 horas. 
    • Reservas: 98181-0814

    Mais dicas sobre Goiânia

    Além dos principais pontos turísticos de Goiânia, vamos dividir com vocês outras dicas para aproveitar nossa cidade.

    Goiânia é famosa por suas inúmeras lojas de roupas, que estão localizadas principalmente no setor Norte Ferroviário. Nós gostamos muito do Shopping Mega Moda, que é o principal centro comercial da região.

    Onde se hospedar em Goiânia

    Bom, se você quer conhecer os melhores bairros para se hospedar em Goiânia, leia nosso artigo onde se hospedar em Goiânia.

    Nele vamos te mostrar as melhores opções de hospedagem conforme o tipo/interesse de sua viagem, principalmente nos casos de trabalho e lazer. 

    Confira aqui todos os hotéis em Goiânia. Você também pode utilizar o mapa abaixo para encontrar um hotel que se encaixe na faixa de preço e localização que você preferir. 


    Booking.com

    Feiras em Goiânia

    Goiânia é famosa por suas feiras de roupa, comida e artesanato e é conhecida por ser a capital brasileira das feiras. A cidade conta com inúmeras opções, mas vamos deixar aqui nossas feiras favoritas, para que você programe-se para conhecer as melhores feiras de Goiânia. São elas:

    Feira do Cerrado

    Para quem está interessado em conhecer o melhor da cultura e do artesanato de Goiás, a Feira do Cerrado é o local certo. Lá você poderá tomar um delicioso café da manhã e comprar muitas lembrancinhas de nossa capital.

    Para saber mais sobre a feira, confira nosso artigo: Feira do Cerrado – A Melhor Feira de Artesanatos de Goiânia

    • Quando? Todo domingo;
    • Que horas? Das 9 às 13 horas;
    • Onde? No Parque da Criança, no Jardim Goiás – Rua 72.

    Feira da Lua

    Se você está interessado em comprar roupas este é o local certo. A Feira da Lua conta com uma infinidade de bancas que vendem roupas, sapatos, bijuterias, bolsas, comidas, enxovais para recém nascidos entre outros. 

    Se você que experimentar a culinária goiana, experimente os empadões goianos que são vendidos por lá. Outra dica são as tortas doces, que são deliciosas. 

    • Quando? Todo sábado;
    • Que horas? Das 15:30 às 21:30 horas;
    • Onde? Na Praça Tamandaré no Setor Oeste. 

    Feira do Sol

    Nos pontos turísticos de Goiânia nós falamos sobre o Letreiro Eu amo Goiânia, que fica localizado na Praça do Sol. É nela que acontece aos domingos a Feira do Sol. Mas durante a feira não será uma boa pedida tirar a foto com o letreiro, pois normalmente a feira fica lotada. 

    A Feira do Sol é menor do que a Feira da Lua, mas também conta com bancas que vendem roupas, sapatos, bijuterias, bolsas, comidas, entre outros. Além disso esta feira tem um espaço reservado para pets, onde são vendidos cachorros e acessórios para eles. 

    • Quando? Todo domingo;
    • Que horas? Das 16:00 às 21:30 horas;
    • Onde? Na Praça do Sol no Setor Oeste. 

    Feira Hippie

    A Feira Hippie é a maior e mais tradicional feira de Goiânia. Ela é considerada como a maior feira ao ar livre da América Latina e funciona desde o final da década de 60. Este é o local indicado para quem quer comprar roupa barata. A feira é enorme e normalmente lotada. Então coloque um sapato confortável e dirija-se ao Setor Norte Ferroviário. 

    Lá você encontrará inúmeras bancas que vendem enxovais para recém nascidos, roupas de cama, roupas, sapatos, bijuterias, bolsas, comidas, artesanato, entre outros.

    • Quando? Todo sábado e domingo;
    • Que horas? Das 8 às 18 horas aos sábados e das 8 às 14 horas aos domingos;
    • Onde? Na Praça do Trabalhador no Setor Norte Ferroviário.

    Feira da OVG 

    Lá você encontrará inúmeras bancas que vendem roupas, sapatos, bijuterias, bolsas, comidas entre outros.

    • Quando? Todo quarta-feira;
    • Que horas? Das 16 às 22 horas;
    • Onde? Na Rua T-38, esquina com a avenida T-13 no Setor Bueno.

    Bares, Restaurantes e Pizzarias em Goiânia

    Bom, agora que já te demos dicas sobre os principais pontos turísticos de Goiânia e também das principais feiras da cidade, vamos te dar dicas de bares e restaurantes em Goiânia, dica dada por moradores da cidade heim?!

    Bares em Goiânia

    • Celsin & CIA;
    • Glória Bar e Restuante;
    • Bahrem;
    • Boteco Posto 15.

    Restaurantes em Goiânia

    • Carne de Sol 1008;
    • Mau Nenhum;
    • Bar do Peixe;
    • Chão Nativo;
    • Coco Bambu.

    Pizzarias em Goiânia

    • Casa São Paulo;
    • Fábbrica di Pizza;
    • Pitigliano,

    Melhor época para viajar para Goiânia

    Goiânia é uma cidade quente, na verdade muito quente. Em Goiânia faz calor o ano inteiro, então prepare-se para trazer na mala muita roupa de calor: shorts, vestidos, camisetas… Você só precisará trazer um casaco se viajar para cidade entre abril e julho, meses em que o tempo costuma esfriar um pouco. Mas é só um pouquinho viu?

    Os meses que mais chovem em Goiânia são novembro, dezembro e janeiro. Nestes meses do ano costuma chover todo dia no final da tarde a à noite. Como a cidade tem muitos parques, pode ser que neste período você não consiga aproveitá-los se vier para a cidade durante estes meses. 

    melhor epoca para viajar para goiania, como é o clima em Goiania
    Fonte: Site Clima tempo

    Os meses mais quentes em Goiânia são agosto, setembro e outubro, quando a temperatura na cidade fica constantemente superior a 30°C. Outra coisa que você precisa saber se pretende viajar para Goiânia nos meses de agosto e setembro é que estes meses o clima na cidade é muito seco, então é preciso tomar muito líquido.

    Dito tudo isso, consideramos que a melhor época para visitar Goiânia é entre os meses de fevereiro e julho, pois durante estes meses a temperatura na cidade não é tão alta e você poderá se divertir de montão na capital de Goiás.

    Bom é isso… Espero que tenha gostado de nossas dicas com os principais pontos turísticos de Goiânia e que elas te ajudem a conhecer a cidade em que moramos e que amamos! 

    Mais Dicas sobre Goiás

    Quanto Custa ir ao Hot Park

    Salto Corumbá: Um lugar para quem ama a natureza

    Hotel Prive Riviera Park: Hospedagem perfeita em Caldas Novas

    Desconto no Hot Park

    Roteiro em Pirenópolis

    Trindade no roteiro da fé

    O que fazer em Goiás Velho com crianças

    Festival Italiano de Nova Veneza

    Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

    • Se vai viajar:

      • Reserve seu hotel pelo Booking ou pelo Hoteis.com;
      • Veja o seguro ideal para cada viagem! Compre seu seguro viagem pelo comparador Seguros Promo;
      • Encontre os melhores preços e compre sua passagem aérea pelo Viajanet e boa viagem!
      • Clique nos links acima, faça sua pesquisa e compre por lá, você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

    35 COMENTÁRIOS

    1. Nossa, quanta coisa legal para fazer em Goiânia. Não sabia que a cidade tinha tanta coisa legal. Valeu por compartilhar.

    2. Nunca imaginei que em Goiânia tivesse tanto lugar interessante para conhecer. A lista está ótima.

      • Que bom que gostou! Venha conhecer Goiânia

    3. Não imaginava que houve tanta coisa para se fazer em Goiania. Super post! Adorei as dicas de restaurante (adooooro dica de gastronomia). Post salvo!

    4. O beco da codorna é como o beco do Batman em São Paulo, tem vários grafites?

      • Sim isso mesmo, é um lugar cheio de grafites incríveis.

    5. Liany Garves Nogueira

      Adorei seu post! Não é sempre que vemos relatos de pontos turísticos em Goiânia né! Eu mesma, apesar de já ter viajado muito pra Goiânia a trabalho, não conheço quase nenhum ponto turístico. Ficava sempre pelos parques e pelos maravilhosos restaurantes heehe

      • Oi Liany, fico bem feliz com seu relato. Agora quando voltar a Goiânia, já tem dicas de lugares para conhecer. Bjs

    6. Que lugares lindos e quanto sol! Nem tô mais acostumada a ver mais isso aqui na Holanda, rs

      • Fico feliz que tenha gostado dos lugares

    7. Adorei esses principais Pontos Turísticos de Goiânia! Mas o beco de cordona conquistou o meu coração. Dá bela fotografias para o instagram. :D

    8. Ia já hoje! Anotei todas as dicas, preciso muito conhecer.

    9. Não conheço Goiânia ainda e ver um pouco da cidade pelos seus olhos e fotos foi surpreendente. Não sabia que tinha legado de Oscar Niemeyer por lá. Agora é aguardar uma passagem barata e ir conhecer.

    10. Eu nem sabia que tinha tanta coisa assim para fazer em Goiânia, que demais! Como adoro um bom museu, fiquei bem interessa no Zoroastro, deixei aqui anotado para conhecer um dia.

      • Bruna, tenho certeza que você vai gostar! Bjs

    11. Christian Gutierrez

      Os pontos turísticos de Goiânia são incríveis não conhecia todos esses que vc comentou, quando fui pra lá fiquei pouco tempo, tenho que voltar para visitar o que faltou. Qual o ponto que vcs mais gostaram?

      • Parque Flamboyant e Centro Cultural Oscar Niemeyer são nossos favoritos

    12. Gabriela Torrezani

      Que linda é Goiania, morro de vontade de conhecer, já que minha melhor amiga de infância nasceu aí e sempre me contou maravilhas! O Centro Cultural Oscar Niemeyer me chama super atenção!

      • Gabriela, venha conhecer. Você vai adorar a cidade. Bjs

    13. Ruthia Portelinha

      Ficou um roteiro bem interessante e equilibrado, com lugares naturais, para as crianças correrem, lugares históricos e culturais. Porquê que o parque se chama vaca brava… adoro a originalidade toponímica brasileira

      • Oi Ruthia, o nome Vaca Brava é um apelido, pois antigamente era parte de uma fazenda que tinha muitas vacas não-domesticadas da região, que era um brejo e um pequeno bosque com espécie nativa de fauna e flora.

    14. Faz muuuuitos anos que estive em Goiania e lendo teu post me dei conta de que não conhecia quase nada, da sua lista eu só visitei os parques, mas lembro que na época eu gostei bastante deles :)

      • Que bom que conheceu os parques, mas volte à cidade para conhecer os outros lugares. Você vai gostar!

    15. Michele da Costa

      Gostei muito das dicas, principalmente do por do sol! Estive em Goiânia há quase três anos, para um Congresso, então não tive tempo de ver a cidade. Um abraço!

      • Que bom que gostou das dicas, venha mais vezes à cidade. Bjs

    16. Carlos e Gleidys

      Uma cidade que nunca me despertou interesse turístico. Muito legal saber de todos estes atrativos. Quando passarmos por Brasília vamos dar uma esticada em Goiânia. Obrigado pelo artigo.

      • Tomara que gostem da cidade. Eu adoro!

    17. Ficou completo o post, pude conhecer boa parte destes atrativos graças à sua ajuda.
      Muito obrigado!

      • Que bom que gostou da cidade André!

    18. Aline Rodrigues

      Que linda Goiânia, menina! Nunca tinha visto uma lista assim. Adorei saber o que tem pra fazer na cidade.

      • Oi Aline, que bom que gostou da lista, venha conhecer Goiânia.

    19. Lu Campos Assis

      Acompanho vocês e adoro ler sobre Goiânia. Fico doida de vontade de conhecer mais esse cantinho do Brasil.

      • Oi Lu, venha mesmo, tenho certeza que você vai adorar! Bjs

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: