Carnaval nas Ladeiras de Olinda

    A cidade de Olinda em Pernambuco é famosa por seu carnaval. E eu, como uma boa pernambucana, já passei muitos carnavais por lá. E vou contar para vocês como é o carnaval em Olinda. 

    Carnaval de Olinda

    No Carnaval, Olinda se transforma para receber milhões de foliões. Suas ruas estreitas e ladeiras seculares transbordam de alegria ao som de muito frevo, troças (blocos pequenos), blocos, fantasias e os famosos bonecos gigantes.

    Sábado de carnaval dia 06 de fevereiro deste ano há meia noite o tradicional Homem da Meia Noite desfilará pelas ladeiras históricas de Olinda abrindo oficialmente o carnaval. Ele completará 84 anos e desfilará homenageando as mulheres.

    O Calunga sai de Bom Sucesso percorre o Largo do Amparo, Quatro Cantos, Rua Prudente de Morais, chegando ao Bonfim. De lá, retorna ao Amparo e passa pelo Guadalupe para chegar ao Cariri, onde entrega a chave da cidade à Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense. Essa é uma tradição e marca o inicio do carnaval de Olinda.

    olinda1

    Quem vai para Olinda tem que ter muita disposição para subir e descer ladeiras atrás dos blocos. Nessa época de carnaval muitos moradores alugam suas casas para turistas e quem puder alugar ou ficar em alguma pousada nas ladeiras de Olinda é uma boa opção. Ter um ponto de apoio é muito importante. Os bares cobram para usar o banheiro e as filas são enormes.

    Alguns blocos são imperdíveis em Olinda pelas suas tradições, são eles: O Homem da Meia Noite, Pitombeira dos Quatro Cantos, Elefante de Olinda, Eu Acho é Pouco, Enquanto Isso na Sala de Justiça, Bloco da Saudade e Bacalhau do Batata.

    Carnaval em Olinda - Pitombeira dos quatro cantos
    Pitombeira dos Quatro Cantos
    Olinda
    Bloco Eu Acho é Pouco

    O bloco Eu Acho é Pouco é um dos mais concorridos de Olinda e nesse carnaval ele desfilará nos dias 06 e 08 de fevereiro.

    Em Olinda o Carnaval é alegre, descontraído. Muitos vão fantasiados. Não falta imaginação nem criatividade e a alegria é geral.

    Carnaval nas Ladeiras de Olinda

    Uma das maiores marcas do Carnaval de Olinda são os Bonecos Gigantes. Esses bonecos são representações de importantes personalidades do Brasil e do mundo. Eles desfilam pela cidade animando os foliões.

    Carnaval em Olinda
    Carnaval de Olinda

    Algumas troças (blocos pequenos) que desfilam em Olinda tem o nome muito interessante, originais e são bem animadas.  Uma delas é “Segurucu” que surgiu de uma brincadeira onde olhavam as meninas e pensavam “Como eu quero tu” que rima com o nome do bloco.

    Outra troça é “Ceroula” o primeiro nome sugerido foi Cueca, mas o este nome foi vetado pela Ditadura Militar, talvez com receio que todos saíssem de cueca pelas ladeiras de Olinda. Assim, resolveram mudar o nome para ceroula.

    Carnaval nas Ladeiras de Olinda

    Os Quatro Cantos em Olinda é tomada por uma multidão, principalmente quando acontece o encontro de blocos no carnaval. Ficou conhecida nos versos da música do Alceu Valença. “Nos quatro cantos cheguei e todo mundo chegou. Descendo a ladeira, fazendo poeira, atiçando o calor.”

     

    O Carnaval de Olinda é sinônimo de alegria, magia, descontração, animação…

    Carnaval nas Ladeiras de Olinda

    E não pense que termina na terça-feira, pois na quarta-feira sai o tão esperado Bacalhau do Batata. O bloco carrega como estandarte o bacalhau e outros ingredientes culinários. Foi criado por um garçom, chamado Batata, que trabalhava durante o carnaval e por isso criou o bloco para poder brincar na quarta feira de cinzas pela manhã. O Pernambucano tem muita energia sobe e desce ladeira dançando os cinco dias sem parar. O frevo, a alegria, a animação correm em suas veias.

    Quem procura brincar, se divertir e gastar pouco vá para Olinda. O carnaval é feito pelo povo. Vale a pena.

    A cidade também oferece outros polos com shows e camarotes.

    • Camarote Mansão do Bonfim. Lucas Lucco, Mc Sapão e Baile da Favorita são apenas algumas das atrações destaques.
    • Camarote Carvalheira na Ladeira com atrações como Alceu Valença, O Rappa e Latino

    Se você gosta de carnaval, deve passar um em Olinda, garanto que ficará para sempre em suas lembranças. Já passei muitos carnavais por lá e pretendo passar muitos outros, pois de acordo com o Hino do Elefante de Olinda:

    “Minha Olinda é sem igual. Salve o seu Carnaval!!!!!!!!”

    Se quiser, acesse o site Carnaval em Olinda para saber mais sobre a programação.

    Leia nosso post sobre o Carnaval no Recife

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: