O que fazer em Arraial D’Ajuda: Melhores praias e passeios

    19
    1593

    Arraial D’Ajuda um destino pra lá de especial, um lugar perfeito para quem gosta de belas praias e também da culinária baiana. Ficamos uma semana na cidade e vamos te dar um montão de dicas sobre o que fazer em Arraial D’Ajuda, quais as melhores praias e também os melhores passeios por lá. 

    O que muita gente não sabe é que Arraial é um distrito da cidade de Porto Seguro, por isso chegar em Arraial é bem fácil. Porto Seguro recebe voos diários de várias cidades do Brasil. Chegando lá você terá que pegar um táxi ou um Uber até a balsa e atravessar para Arraial. As balsas partem a cada 15 minutos e a travessia é bem rápida. 

    Mapa de Arraial D'Ajuda, mapa de arraial dajuda, mapa de arraial bahia
    Mapa de Arraial D’Ajuda – foto Condomínio Reserva Pitinga

    Arraial ficou conhecida por suas belíssimas praias, por isso escolhemos começar nosso artigo pelo principal motivo de nossa viagem para a cidade: P-R-A-I-A!!! Provavelmente será o seu também…

    Confira também nossos artigos:

    O que fazer em Arraial D’Ajuda

    1. Curtir muita praia

    praia do mucuge, praia do taipe, praia da pitinga, praia do apaga fogo, praias de arraial
    Arraial D’Ajuda na Bahia

    Arraial D’Ajuda na Bahia é um destino perfeito para quem ama praias paradisíacas, por isso a melhor coisa pra fazer em Arraial é curtir muita praia. O destino é considerado como um dos 5 melhores da Bahia!!!

    E por isso vamos começar nosso artigo falando sobre as melhores praias de Arraial D’Ajuda. Anote para não deixar de conhecê-las, pois você vai amar!!! São elas:

    • Praia da Pitinga;
    • Praia do Taípe;
    • Praia do Mucugê.
    praias de arraial da juda, o que fazer em arraial da juda, melhores passeios em arraial da juda
    Praia do Mucugê em Arraial D’Ajuda Bahia

    A primeira praia de Arraial é a Praia do Apaga Fogo. Você dará de cara com ela ao atravessar de balsa o Rio Buranhém. Em seguida vem a Praia de Araçaípe, a Praia dos Pescadores, a Praia do Mucugê, a Praia do Parracho, a Praia da Pitinga e a Praia do Taípe.

    melhores praias de arraial da juda, praias de arraial da juda, praias bonitas de porto seguro
    Praia do Taípe em Arraial D’Ajuda na Bahia

    Mas qual praia devo conhecer? Tudo depende de quanto tempo você terá para curtir Arraial. Não deixe de conhecer as praias de Pitinga e do Taípe se você assim como nós ama praias cheias de falésias. Mas se você quer agito encontrará na Praia do Mucugê. Essas são as 3 principais praias que devem estar no seu roteiro.

    2. Voar de parapente

    voo de parapente em arraial da juda, pular de parapente em arraial da juda, passeio de parapente
    Voo de Parapente em Arraial D’Ajuda

    Você já viveu a emoção de voar de parapente? Se não viveu vamos te dar uma ótima notícia!!! Os ventos de Arraial são ótimos para voos de parapente. Você vai amar!!!

    quanto custa o passeio de Parapente em Arraial D'Ajuda
    Parapente em Arraial D’Ajuda

    Quando programamos nossa viagem já começamos a pesquisar sobre os voos e foi assim que chegamos até a Escola de Parapente Ivan Bla, considerado o melhor piloto de Arraial. Entramos em contato com ele e deixamos nosso voo agendado. 

    O voo dura aproximadamente 15 minutos e custa R$ 250,00 (valor em novembro/2020).

    3. Conhecer o centro histórico e o mirante das fitas

    mirante das fitas em arraial da juda, mirante de arraial da juda, centro histórico de arraial
    Mirante em Arraial D’Ajuda

    O mirante das fitas é um dos principais pontos turísticos de Arraial D’Ajuda e também um dos lugares mais fotografados da cidade. 

    A vista de lá é realmente belíssima, vale muito a pena ir até lá, contemplar o azul do mar contrastando com o verde das árvores e o colorido das fitinhas. 

    O mirante fica localizado atrás da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, que começou a ser construída em 1549.

    No centro histórico estão localizadas muitas casinhas coloridas, uma mais charmosa que a outra, onde estão instaladas lojas, restaurantes, bares… 

    4. Assistir ao pôr do sol no Rio Buranhém

    pôr do sol em arraial da juda, rio buranhem arraial, o que fazer em arraial da juda, passeios em arraial
    O que fazer em Arraial D’Ajuda: assistir ao pôr do sol no Rio Buranhém

    Nós somos apaixonados pelo pôr do sol, quando viajamos sempre procuramos lugares ideais para poder assistir. Em Arraial o pôr do sol mais bonito que vimos foi no Hotel Quinta do Porto onde estávamos hospedados. Repare na foto acima que lindo esse pôr do sol no Rio Buranhém.

    5. Bate e Volta até Trancoso e Porto Seguro

    Impossível ir até Arraial e não reservar um tempinho para conhecer Trancoso e Porto Seguro. Nós reservamos um dia para cada um desses destinos. 

    Bate e Volta de Arraial D’Ajuda a Trancoso

    bate e volta de arraial a trancoso, praia do espelho em trancoso, praias de arraial
    Praia do Espelho em Trancoso – Bahia

    Trancoso, que também é um distrito de Porto Seguro, está localizado a 28 km de Arraial. Destino conhecido por praias paradisíacas e de fama internacional. 

    Em Trancoso está localizada uma das praias mais bonitas do Brasil: a Praia do Espelho. De Arraial até lá são 41 km de distância, mas tem um longo caminho por estrada de terra que não estava em bom estado. É prudente pesquisar antes de ir…

    A praia é linda, com um mar azul meio esverdeado, se encontrando com o Rio e rodeado por falésias. Um lugar lindo para passar o dia, mas vá se preparando pois os preços cobrados pelas barracas de praia são altos. 

    Aproveitamos também para conhecer a Praia dos Coqueiros, dos Nativos e o famoso Quadrado de Trancoso. 

    Quadrado de Trancoso, Trancoso, passeio de arraial a trancoso
    Bate e volta de Arraial a Trancoso

    Bate e Volta de Arraial D’Ajuda a Porto Seguro

    Porto Seguro, porto seguro na Bahia, arraial porto seguro ou trancoso, onde ficar em arraial
    Porto Seguro – Bahia

    Arraial e Porto Seguro estão separadas pelo Rio Buranhém. Basta atravessar a balsa e em aproximadamente 10 minutos estará em Porto Seguro.

    O que não falta em Porto Seguro é coisa pra fazer. Você poderá fazer passeios histórico, visitar aldeias indígenas, ir nas famosas barracas de praia Axé Moi e Tôa Tôa, passear na passarela do álcool ou se adentrar e ir até Coroa Vermelha, curtir a praia. Em breve faremos um artigo com dicas de Porto Seguro, aguarde. 

    6. Caminhar pela praia

    Praia de Pitinga Arraial, Praia de Mucuge Arraial, Praia do Mucuge Arraial
    Caminhada pela praia de pitinga em Arraial

    Caminhar na praia é tudo de bom né?! Nós curtimos de montão e sempre procuramos fazer isso em nossas viagens. 

    Em Arraial caminhamos da Praia de Pitinga para a Praia do Taípe, a caminhada foi bem tranquila e as paisagens são lindas, pois são cheias de falésias. 

    Uma dica é tentar caminhar pela praia no início da manhã ou no final da tarde, por conta do sol que costuma ser bem quente no decorrer do dia. Nós optamos por fazer isso no final da tarde. 

    Dica Extra: Ah, ao longo da caminhada tem uma escada que vai dar em um mirante onde é possível contemplar toda a vista da Praia de Pitinga. Vale muito a pena ir lá se apaixonar ainda mais por Arraial. Descobrimos esse lugar incrível no dia em que fomos voar de parapente, pois os voos saem de lá. 

    mirantes em arraial, mirantes em arraial da juda
    Vista da Praia de Pitinga em Arraial D’Ajuda

    7. Conhecer o Beco das Cores

    Beco das Cores, o que fazer em arraial a noite, passeios em arraial
    Beco das Cores em Arraial D’Ajuda

    O Beco das Cores é um dos lugares mais badalados de Arraial d’Ajuda, uma viela pra lá de charmosa que conta com lojas, restaurantes, bares com música ao vivo e muito mais. Ideal para quem curte agito e badalação. 

    Nós jantamos na pizzaria Pitanga e amamos, não só o local como também a pizza que estava muito saborosa. 

    No local também tem um pub e um espaço para artistas tocarem música ao vivo. Aos finais de semana fica lotado!!! Mas é bem legal. Vale a pena conhecer.

    8. Jantar nos restaurantes charmosos da Rua Mucugê

    A Rua Mucugê é uma das principais ruas de Arraial e também a mais movimentada da cidade. Durante o dia os carros podem transitar por ela, mas durante à noite não é permitido. Apenas pedestres podem circular. 

    Nela existem muitos bares, restaurantes, pousadas e lojinhas. É quase impossível ir em Arraial e não ir à Rua Mucugê. 

    Nós jantamos lá todos os dias!!! Ah e vou deixar uma dica a sorveteria Fior Di Latte, pois o sorvete de lá é tudo de bom!!! 

    9. Passear de quadriciclo

    Passeio de quadriciclo em Arraial D'Ajuda, quadriciclo em porto seguro
    Passeio de quadriciclo em Arraial D’Ajuda

    O passeio de quadriciclo é super tradicional em Arraial. Existem vários roteiros, optamos pelo roteiro que passa na fazenda, no mirante da Praia de Pitinga e vai até a Praia do Taípe.

    A Marina, que é a aventureira da família, disse que foi o melhor passeio que fez em Arraial. Ela curtiu de montão. Disse que é aventura pura.

    10. Tomar um drink coco loko

    melhores passeios de arraial, coisas para fazer em arraial, Praia do Taipe
    Drink Coco Loko em Arraial na Praia do Taípe

    O tradicional drink da região é o capeta, uma bebida com vodka, guaraná em pó, canela e leite condensado. Nós também tomamos, mas gostamos mesmo foi do drink Coco Loko que tomamos na Praia do Taípe. Ele foi eleito o melhor de nossa viagem e olha que experimentamos vários, kkk.

    O Coco Loko é uma bebida a base de coco com vodka, água de coco e leite condensado. Estava divino!!! Não deixe de provar!

    11. Fazer um ensaio fotográfico

    ensaio fotografico em porto seguro, fotografo em porto seguro, fotografo em arraial da juda
    Ensaio fotográfico em Arraial D’Ajuda na Praia do Apaga Fogo

    Nós somos apaixonados por fotos, mas nada como sermos fotografados por um profissional. Nós já fizemos ensaios fotográficos em vários destinos por onde andamos. Vale muito a pena!!!

    Em nossa viagem para Arraial reservamos um horário no último dia de nossa trip para sermos fotografados. Foi ótimo, as fotos ficaram lindas!!! Nós gostamos muito do Roberto e de seu trabalho. Se você quiser viver essa experiência, o Instagram dele é @robertoreisfotografo.

    Praia do Apaga Fogo em Arraial D'ajuda
    O que fazer em Arraial D’Ajuda: Ensaio fotográfico

    12. Se divertir no Arraial D’Ajuda Eco Parque

    Arraial D'Ajuda Eco Parque, parque aquatico de arraial da juda
    Arraial D’Ajuda Eco Parque – foto divulgação

    Se você está procurando dicas sobre o que fazer em Arraial D’ajuda e curte parques aquáticos, precisa colocar no seu roteiro o Arraial D’Ajuda Eco Parque. O parque foi considerado no ano de 2019 o 5°melhor parque aquático da América do Sul.

    Tem atrações para todos os gostos, como o Tambau  um toboágua onde até 4 pessoas descem juntas numa boia, numa pista de 166 m e 17 metros de altura. Bom demais né? Conta ainda com rio lento, piscina infantil, arvorismo, tirolesa e muito mais. 

    13. Experimentar cerveja artesanal

    cerveja artesanal de arraial da juda, cerveja artesanal em porto seguro
    Cervejaria Arraial D’Ajuda

    Nós adoramos cerveja artesanal. Já experimentamos em vários lugares por onde andamos e em Arraial não poderia ser diferente. A cervejaria fica na Rua Mucugê e é bem descolada, repare na foto acima. Nós curtirmos o chope. Se você já experimentou conta aí nos comentários o que achou. 

    Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado de nossas dicas sobre o que fazer em Arraial D’Ajuda. Sabe de alguma outra coisa legal? Conta pra gente, vamos adorar saber. Basta deixar um comentário aí embaixo. Agora vamos deixar para vocês dicas de onde se hospedar na cidade, confira:

    Onde se hospedar em Arraial D’Ajuda

    Nós escolhemos nos hospedar na Praia do Apaga Fogo, que é a primeira praia de Arraial. A principal vantagem de se hospedar nessa praia é que ela é bem pertinho de Porto Seguro, basta atravessar a balsa. A desvantagem é que ela fica longe do centrinho de Arraial. 

    Um amigo nosso tinha se hospedado nesse hotel a alguns anos e gostou muito, falou tão bem do hotel que pensei: quando for para Arraial quero me hospedar nele. E foi isso que nós fizemos….

    Hotel Quinta do Porto

    onde se hospedar em Arraial Dajuda, onde ficar hospedado em arraial da juda, hospedagem em Arraial
    Hotel Quinta do Porto Arraial D’Ajuda – Foto Vamos Por Aí

    O hotel é padrão 3 estrelas, possui 4 piscinas e está localizado entre o Rio Buranhem e a Praia Apaga Fogo. O hotel é bem bonito e tem uma vista linda, pois dele podemos ver Porto Seguro. Ah o hotel fica ao lado do resort de Arraial.

    Os quartos são bem simples, mas confortáveis. Os funcionários são super simpáticos e nos deixaram fazer o check out mais tarde sem maiores problemas. 

    O café da manhã também deixou a desejar uma tapioca e um cuscuz, comidas muito comuns nos hotéis da Bahia. 

    O hotel tem restaurante e serve também drinks e petiscos na piscina. Achei os preços bons, bem melhores do que cobrados nos restaurantes da cidade. Pagamos R$ 35,00 por uma isca de peixe, que estava bem saborosa.

    Bom, nós não somos muito exigentes e gostamos do hotel, achamos que o custo-benefício foi ótimo. 

    Clique aqui para ver mais fotos, valores e disponibilidade


    Pousada Cheiro Verde

    onde ficar em arraial da juda, hoteis em arraial da juda, pousada em arraial da juda
    Pousada Cheiro Verde – Foto Booking

    A Pousada Cheiro Verde é super charmosa, fica na Rua do Mucugê, passamos na frente dela todos os dias. A localização é ótima, pois é perto de bares e restaurantes. Fica bem no centrinho de Arraial. Ela está localizada a 200 m da praia no centro de Arraial d’Ajuda.

    Os quartos da Pousada Cheiro Verde são decorados com detalhes do artesanato típico da região e contam com ar-condicionado, TV via satélite, telefone e frigobar. 

    A pousada é padrão 4 estrelas e possui nota 8,9 de acordo com a avaliação dos hóspedes do site Booking, isso significa que ela é considerada fabulosa

    Clique aqui para ver mais fotos, valores e disponibilidade


    Pousada Erva Doce

    Pousada Erva Doce Arraial, pousadas em arraial, pousada em arraial
    Pousada Erva Doce em Arraial – foto Booking

    Mar Paraíso Hotel 

    onde ficar em arraial da juda, onde se hospedar em arraial da juda, hotel a beira mar em arraial da juda
    Mar Paraíso Hotel – foto Booking

    Ótima opção para quem quer se hospedar à beira mar em Arraial D’Ajuda. O Mar Paraíso hotel tem padrão 4 estrelas e nota 8,3 de acordo com os hóspedes do site Booking, isso significa que ele é considerado muito bom.

    O hotel fica localizado na Praia do Mucugê a 300 metros do centro de Arraial. A localização é perfeita!

    O hotel está situado em meio à Mata Atlântica e conta com uma piscina ao ar livre,  restaurante com vista do mar e um bar no local. Todos os quartos incluem varanda, ar-condicionado, frigobar, cofre e TV de tela plana a cabo.

    Clique aqui para ver mais fotos, valores e disponibilidade

    Dica para quem quer economizar: O hotel Mar Brasil também tem um anúncio no Airbnb, o preço lá costuma ser mais barato do que no Booking, ou até mesmo do que direto no hotel. Acesse aqui para conferir o anúncio, ver fotos e o preço. 


    Confira no mapa abaixo outras opções de hospedagem em Arraial D’Ajuda:

    Booking.com

    Imóveis para Temporada em Arraial D’Ajuda

    Se você curte economizar, talvez uma boa pedida seja reservar um imóvel para temporada. A melhor e mais segura forma de fazer isso é pela plataforma Airbnb. Lá você terá a plataforma intermediando sua reserva e terá para quem reclamar caso haja algum problema. 

    Além disso o Airbnb só libera o pagamento de sua reserva para o dono do imóvel após o seu check in. O Airbnb é rápido, prático e seguro. Já usamos um montão de vezes. 

    Loft para 2 pessoas em Arraial 

    Suíte para 2 pessoas em Mucugê com vista

    Apartamento para 4 pessoas em Arraial

    Apartamento de 1 quarto que acomoda até 4 pessoas, duas no quarto e duas em um sofá cama na sala. 

    A localização do apartamento é estratégica, perto da Rua Mucugê onde estão localizados os bares e restaurantes de Arraial.


    Casa para 8 pessoas no centro de Arraial

    casa para alugar em arraial dajuda, imovel para temporada em arraial da juda
    Casa para 8 pessoas em Arraial D’Ajuda pelo Airbnb

    Casa de 2 quartos que acomoda até 8 pessoas com piscina localizada no condomínio Vila Bahia no centro de Arraial D’Ajuda a 500 metros da praia.

    Casa confortável num ambiente tranquilo, ideal para suas férias.. Ideal para famílias com crianças. Aceita pets de pequeno porte.


    Mansão Mar e Piscina para 12 pessoas

    Blogagem Coletiva: O que fazer em…

    Esse artigo faz parte de uma blogagem coletiva em que vários blogueiros de viagens escolheram escrever sobre “o que fazer em…” com dicas de coisas para fazer em vários lugares no Brasil e no mundo.

    Nós escolhemos escrever sobre o que fazer em Arraial D’Ajuda, destino de nossa última viagem. Convidamos você a ler também os artigos abaixo, pois estão cheios de dicas incríveis!!! Acompanhe também nossas postagens nas redes sociais pela  #oquefazerem…

    19 COMENTÁRIOS

    1. Amei…

      Seguimos suas dicas para Caldas Novas em Dezembro e foi perfeito…

      Agora vamos seguir essas dicas para nossa próxima viagem.

      Seu grupo no face é só de Caldas Novas?

    2. Adorei essas dicas! Na Bahia eu so conheço Salvador. Estou planejando uma viagem para a região de Arraial d’Ajuda para janeiro! Adorei as dicas!

    3. Adorei a lista, farei todos , mas o voo de parapente eu não encaro, queria muito ter essa coragem, pois a visão de Arraial lá de cima desse ser demais!

    4. Nossa, deve ter uns 25 anos que fui para Arraial D’Ajuda. E mudou muito, obviamente!. Amei ler suas dicas sobre o que fazer por lá. Fiquei com muita vontade de voltar! Um lugar que sempre me encantou!

    5. Adorei as dicas, Carol, já visitei Arraial d´Ajuda em um bate e volta de Porto Seguro, fiquei com muita vontade de voltar para passar alguns dias lá. Lendo seu post sobre o que fazer em Arraial d´Ajuda me deu mais vontade ainda, e quem sabe fazer um ensaio fotográfico maravilhoso como o de vocês. Amei!

    6. Tenho uma viagem programada para Porto Seguro no próximo ano. Nem tinha cogitado, mas agora vendo seu post sobre o que fazer em Arraial d`Ajuda, pretendo incluir também no roteiro. Valeu!

    7. Vcs estevirem em Arraial d’Ajuda há pouco tempo. Parece-me um excelente destino para descansar e namorar. Adorei as suas dicas, estou a precisar de uns dias assim.

      • Acabamos de voltar de lá e amamos, um destino na praia para descansar é bom demais!!!

    8. Estive em Porto Seguro 2x, mas a última já tá fazendo 20 anos kkkk Fui passear em Arraial d´Ajuda, mas já percebi neste post que mudou bastante e preciso ir de novo… Várias fotos maravilhosas!

    9. Tanta praia e passeios lindos para fazer em Arraial D’Ajuda! Que maravilha! Adorava conhecer e essa praia de Trancoso merecia minha atenção. Que lugares lindos. Adorei as praias.

    10. Que vontade de voltar à Bahia! Conheço vários lugares no sul do estado mas ainda não estive em Arraial d’Ajuda… esse post me deixou com mais vontade ainda de conhecer essa parte do litoral baiano.

    11. Adorei as suas dicas do que fazer em Arraial D’ Ajuda.

      Estou organizando um roteiro para essa região da Bahia e não tinha considerado me hospedar por lá. Pensei em Trancoso ou Porto Seguro mesmo, mas acho que vale fazer base em Arraial, né?!

      Obrigado!

    12. Carola que delicia seu post sobre o que fazer em Arraial D’Ajuda. Ainda conheço, mas já gostei . Cada lugar mais lindo que o outro. E suas fotos do ensaio ficaram lindas, parabéns !

    13. Que passeio incrível por Arraial D’Ajuda! As praias são lindas e paradisíacas! Que encanto! O Pôr do sol no Rio Buranhém é um verdadeiro encanto! Adorei as opções de bate e volta a partir de Arraial D’Ajuda até Porto Seguro e Trancoso, são ótimas opções de passeio também! Eu adorei!

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: