10 Coisas que você precisa fazer em Pirenópolis

    9
    1549

    Neste post iremos te mostrar 10 coisas que você precisa fazer em Pirenópolis e tornar sua experiência na cidade ainda melhor. Pirenópolis é uma das principais cidades turísticas do Estado de Goiás e também um destino que agrada aos mais variados públicos.

    Piri, como é carinhosamente chamada, conta com belíssimos casarões coloniais, ruas com calçamento de pedras, um montão de cachoeiras, bares e restaurantes descolados que prometem momentos de muita diversão. 

    Pirenópolis em Goiás
    Pirenópolis em Goiás

    Ah antes disso vamos deixar uma dica super especial, de um lugar que curtimos muito nos hospedar em Piri.

    Dica de hospedagem em Pirenópolis

    Nós temos um artigo com dicas de hotéis, pousadas e imóveis para temporada em Pirenópolis, não deixe de conferir, pois tem lugares incríveis, com opções para todos os gostos. Tem pousada com acesso a cachoeira, Airbnb com cachoeira privativa e também hospedagem pet friendly. 

    Escolha um lugar com à sua cara, descanse e aproveite Piri, temos certeza de que você sairá de lá com vontade de voltar. Vamos deixar aqui a dica do último lugar em que nos hospedamos em Piri em janeiro de 2021 e curtimos muito.

    Sanctuary Pirenópolis Suítes e Flats

    hotel pet friendly em pirinopolis, hotel que aceita cachorro em pirenopolis
    Sanctuary Pirenópolis

    O Sancutuary fica localizado a 1,1 km de distância do centro da cidade e possui nota 9,1 no Booking, o que significa que é considerado fantástico!!! Uau!!!

    O Sanctuary possui flats que acomodam de 2 a 8 pessoas. Alguns deles possuem cozinha privativa.

    O local conta ainda com uma piscina com aquecimento solar e uma área verde enorme, que te proporcionará muito contato com a natureza. Ah e também é pet friendly.

    ⇒ Consulte os preços e faça sua reserva no Sanctuary Pirenópolis aqui.

    10 Coisas que você precisa fazer em Pirenópolis

    Tomar banho de Cachoeiras

    O que não falta em Piri são cachoeiras, por isso escolha pelo menos uma e vá recarregar suas energias e tomar um banho de cachoeira.

    cachoeiras de pirenópolis, melhores cachoeiras de pirenopolis, cachoeiras de pirinopolis
    Cachoeira do Cânion localizada na Reserva do Abade em Pirenópolis

    Nós já fomos à várias delas, como a Cachoeira do Abade, a Cachoeira das Araras, a Cachoeira Paraíso, a Cachoeira da Usina Velha…

    Descubra alguma que tenha mais a ver com seu estilo e também com seus acompanhantes. Se você vai a Piri com crianças, ou com pessoas com mobilidade reduzida, com cachorro ou não curte trilhas, a Cachoeira das Araras é perfeita para você.

    melhores cachoeiras de pirenopolis, cachoeiras de pirinopolis
    Cachoeira das Araras em Pirenópolis

    O Biel também curtiu muito a Cachoeira da Usina Velha, pois ele é aventureiro e gosta de se aventurar pelas pedras.

    coisas pra fazer em pirenópolis, o que fazer em pirenópolis, passeios em pirenópolis
    Cachoeira da Usina em Piri

    Voar de balão

    Em janeiro de 2021 passou a ser possível voar de balão em Pirenópolis, bom demais né?! Nós já vivemos essa experiência e amamos!!!

    Foi nosso primeiro voo de balão, onde pudemos contemplar Piri do alto e nos apaixonarmos ainda mais pela cidade.

    Ficou interessado? Confira nosso artigo voo de balão em Pirenópolis e descubra como foi nosso voo, quanto custa, como agendar e muito mais

    passeios em piri, balonismo pirenopolis, coisas pra fazer em piri
    Balonismo em Piri

    Caminhar pelo centro histórico

    Ao caminhar pelo centro histórico de Piri, você encontrará ruas com calçamento de pedras e inúmeros casarões coloniais. Certamente ficará ainda mais apaixonado pela cidade que é super charmosa.

    Centro histórico de Pirenópolis, pontos turísticos de pirenópolis
    Centro histórico de Pirenópolis em Goiás

    É no centro histórico que estão localizados os principais pontos turísticos de Pirenópolis, como a Ponte sobre o Rio das Almas, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, a Ponte Pênsil Dona Benta e o Museu das Cavalhadas. Não deixe de conhecer.

    Tirar foto com os mascarados

    Ao caminhar por Piri você encontrará em vários lugares uma estátua de um bicho chifrudo, que é um símbolo da cidade. Então já deu pra notar que é parada obrigatória quando se procura sobre o que fazer em Pirenópolis. 

    Esses bichos são conhecidos como “Mascarados”, que são símbolos da cultura e tradição da cidade. Eles fazem parte do folclore de Pirenópolis e tem um papel importante durante as Cavalhadas na Festa do Divino. 

    Pirenópolis, Pirinópolis, Piri, mascarados de pirinopolis
    Mascarados de Pirenópolis: símbolo da cidade

    Durante essas festas, as pessoas vestem roupas extravagantes e máscaras com caras de animais (geralmente bois e onças) e saem fazendo algazarras pelas ruas da cidade.

    Então anote essa dica e não se esqueça de encontrar um mascarado e tirar uma foto com ele. Certamente você encontrará vários caminhando pela cidade.

    Se perder pelas vielas e becos da cidade

    Que tal caminhar em Piri sem destino certo? É uma atividade para quem gosta de encontrar lugares charmosos e escondidos, pois Piri tem várias vielas com bares, lojas, pousadas.

    Pirenópolis, vielas de Pirenopolis, coisas pra fazer em pirenopolis
    Pirenópolis

    Foi assim que descobrimos a Garagem Comedoria, uma hamburgueria temática encantadora lá em Piri. No espaço em que ela fica tem outros bares bem legais. Vale a pena conhecer.

    Também caminhando pelas vielas de Piri descobrimos a Fonte dos Desejos, localizada no final da Galeria Centro Histórico, um lugar super charmoso. Nós fomos até lá jogar nossa moeda e fazer um pedido. Vá até lá você também.

    Engordar uns quilinhos com a deliciosa comida goiana

    A culinária goiana é deliciosa… tem aquele gostinho de comida caseira.

    E Piri é cheio de restaurantes onde você poderá se deliciar, como o Restaurante Pedreiras, Venda do Bento, Fazenda Babilônia que são super tradicionais na cidade.

    coisas para fazer em Pirenopolis, comida em pirenopolis , o que comer em piri
    Comida goiana do Restaurante Pedreiras em Pirenópolis

    Nós já fomos algumas vezes no Restaurante Pedreiras e recomendamos. O lugar é super aconchegante, normalmente tem música ao vivo aos finais de semana.

    O restaurante trabalha em estilo buffet com comida e sobremesa incluídos no valor, acesso ao redário, piscina com borda infinita e quiosque nas margens do rio das Almas. O buffet custa R$ 75,00 em janeiro de 2021.

    Se você quer experimentar um prato típico, recomendamos que experimente uma galinhada com pequi, carne de lata, arroz puta rica, panelinhas, empadão goiano ou pamonhas.  Descubra mais sobre a culinária goiana aqui.

    Praticar esportes de aventura

    A cidade de Pirenópolis é cercada de morros, rios, cachoeiras e muito verde. Isso tudo favorece a prática de esportes de aventura que são muito comuns na cidade.

    Você poderá se aventurar fazendo trilhas. Existem opções para todos os gostos, desde percursos curtos, passando pelos moderados e chegando aos longos. Em várias dessas trilhas existem mirantes de onde é possível admirar a Serra dos Pirineus.

    Tirolesa no Salto Corumbá
    Tirolesa no Salto Corumbá

    É possível ainda fazer rapel, tirolesa, arvorismo, boiacross, cavalgada, entre outros.

    Algumas dessas atividades podem ser praticadas no Salto Corumbá, um lugar encantado, com uma cachoeira que certamente te deixará de queixo caído.

    Outro lugar onde você poderá se divertir e praticar esportes é na Fazenda Vagafogo, que fica localizada aos pés do Morro do Frota. Lá é possível fazer o circuito de aventura que é composto por arvorismo, rapel, pêndulos e tirolesas. A duração do circuito completo são de 3 horas. 

    Se deliciar na Rua do Lazer e experimentar a Pizza Quadrada

    A Rua do Lazer é a rua mais famosa de Piri, nela você poderá encontrar vários bares e restaurantes.

    Alguns deles super aconchegantes, com velas em cima das mesas, outros com música ao vivo. É parada obrigatória para quem visita a cidade.

    Rua do Lazer em Pirenópolis, Rua do Lazer em Piri, onde comer em Pirenopolis, restaurantes em pirenopolis
    Rua do Lazer em Pirenópolis

    A pizza Trotamundus é super famosa em Piri. É uma pizza quadrada, servida nos tamanhos pequeno, médio e grande, onde você escolhe 3 ingredientes para que sua pizza seja preparada.

    Em janeiro/2021 a pizza grande custou R$ 48,00 e serviu bem 3 adultos. A pizzaria funciona desde 1998 e faz sucesso não só com os turistas, mas também com os moradores da cidade.

    Experimentar cerveja artesanal

    As cervejas artesanais estão super na moda. Nós curtimos muito e procuramos experimentar pelas cidades por onde passamos.

    cervejarias em piri, pirinopolis, Santa Dica
    Cerveja artesanal de Pirenópolis

    Em Piri a cerveja artesanal é a Santa Dica. Se você não curtir muito bebida alcoólica, pode comprar para dar de presente para aquele(a) amigo(a) que adora uma cerveja.

    Garanto que ele(a) irá adorar. Já fizemos isso e demos para alguns amigos que amam cerveja artesanal. O presente fez o maior sucesso.

    Contemplar o Cerrado Brasileiro

    Passeios onde podemos estar em contato com a natureza são os nossos favoritos. Amamos!!! E desde pequeno levamos nosso filho para curtir a natureza. 

    O cerrado brasileiro é lindo!!! E Piri é um destino perfeito para contemplar e se apaixonar por esse bioma, com suas flores exuberantes, árvores tortas e muito verde. 

    Pirenópolis em Goiás
    Pirenópolis em Goiás

    Se você curte mirantes, em Piri existe o Mirante do Ventilador, no caminho para a Cachoeira do Abade, de onde é possível contemplar a cidade e também a Serra dos Pirineus. Confira essa e outras dicas em nosso roteiro Roteiro em Pirenópolis, com dias de 3 dias para curtir a cidade. 

    Bom pessoal, espero que tenham gostado de nossas dicas de coisas para fazer em Pirenópolis. Sabe de alguma outra coisa legal? Deixe um comentário aqui em baixo que vamos adorar saber. Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco que responderemos assim que possível. 

    9 COMENTÁRIOS

    1. Fui a Pirenopólis e fiquei encantada, principalmente pelos prédios históricos e natureza, é um ótimo passeio pra quem mora próximo a essa região.

    2. Adorei conhecer Pirenópolis pelos seus olhos, parece um destino adorável para explorar em família. O Biel curtiu muito, né? E que curiosos esses mascarados, nunca tinha ouvido falar deles.
      Ótimas dicas

    3. Pirenópolis tá na minha lista. Quero conhecer por que adoro destinos de cachoeiras. Adorei o hotel que vcs se hospedaram tb. Obrigada por compartilhar.

    4. Cidades como Pirenópolis me encantam, quero muito fazer muitas dessas coisas quando for ao Brasil. A comida da região deve ser deliciosa! Parabéns pelo texto, adorei.

    5. Amei as 10 dicas do que fazer em Pirenópolis. Esta é uma cidade que já está na minha lista há tempos. Gostei muito da indicação da hospedagem Sanctuary Pirenópolis Suítes e Flats e de voar de balão. Sensacional!

    6. Muito interessante a cidade de Pirenópolis, cheia de coisas legais para fazer. Adoro passeio na natureza e conhecer o centro histórico das cidades.

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: