A cidade de Paraty no Rio de Janeiro é um destino super procurado pelos turistas durante férias, feriados e finais de semana. O destino é uma ótima pedida, pois contempla história, praias e cachoeiras. Confira um roteiro em Paraty completo, com dicas para 3 dias.
Descubra ainda qual a melhor época para visitar Paraty, dicas de hospedagem e muito mais.
Os passeios mais tradicionais de quem visita Paraty são: passeio de escuna pelas ilhas da região, passeio de jeep pelas cachoeiras e passeio pelas praias de Trindade. Vamos contar vários detalhes sobre esses passeios, acompanhe.
Paraty: Patrimônio Mundial da Humanidade
No ano de 2019 o conjunto formado pela cidade histórica de Paraty e Bacia da Ilha Grande, em Angra dos Reis foram reconhecidas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Esse título foi extremamente importante, por ser o primeiro título brasileiro na categoria de sítio misto que contempla importância cultural e natural.
Roteiro em Paraty 3 dias
Roteiro em Paraty: 1º dia – Passeio de Jeep pelas Cachoeiras
Passeio de jeep pelas cachoeiras
O passeio de jeep iniciou às 11 horas, com direção ao Parque Nacional da Serra da Bocaina e suas belíssimas cachoeiras. Durante todo o passeio nosso guia foi nos contando muitas curiosidades sobre a cidade de Paraty e sua história. Veja como foi nosso passeio aqui.
Conhecemos a Cachoeira da Usina, a Cachoeira da Pedra Branca e a Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzan.
Depois paramos para almoçar no exótico restaurante do Tarzan, que mais parecia uma casa na árvore. Rodeado de muito verde e com vistas para o poço do Tarzan, foi uma ótima escolha.
Paraty também é famosa por sua produção de cachaça. Ao longo desse passeio também visitamos o Alambique Paratiana e pudemos saber um pouquinho mais como funciona a produção de cachaça e degustar algumas delas.
Clique aqui para maiores informações desse passeio.
O passeio finalizou por volta das 17 horas. Estávamos bem cansados, pois tivemos que caminhar muito durante o dia. Mesmo assim ainda resolvemos dar uma voltinha pela orla da cidade.
A cidade possui muitos bares e restaurantes, alguns dele com música ao vivo. Escolha um de sua preferência para jantar.
Nós preferimos comprar um sanduíche e comer na casa em que ficamos para podermos descansar e estarmos prontos para o dia seguinte, pois teríamos muitas atividades.
Roteiro em Paraty: 2º dia – passeio de escuna + walking tour
Passeio de escuna
Esse é um passeio que deve estar no seu roteiro em Paraty, pois vale muito a pena. Nós fizemos esse passeio com a Escuna Porto Seguro e adoramos. Mas existem muitas outras empresas que fazem esse passeio, como a Netuno que é bem conhecida.
O passeio tem duração aproximada de 5 horas e meia e faz quatro paradas. O roteiro não é fixo, ele é alterado ao longo da semana de acordo com as condições meteorológicas.
Durante nosso passeio conhecemos a Praia da Lula, a Ilha da Pescaria, a Ilha do Mantimento e a Praia do Jurumirim. Confira como foi nossa experiência aqui.
Uma das paradas é destinada a mergulho. Paramos para contemplar os peixinhos.
Walking Tour em Paraty
Nós adoramos conhecer as cidades caminhando… Você também curte? Então essa dica é pra você.
Em Paraty é possível fazer o free city tour. Ele acontece todos os dias às 10:30, exceto quarta-feira. O Ponto de Encontro é em frente a Praça da Matriz.
Não é necessário fazer agendamento prévio, basta chegar até lá neste horário. Para maiores informações, consulte free Tour. Vai lá e já reserva esse passeio, pra não ficar de fora de seu roteiro em Paraty.
Logo que planejamos nossa ida à Paraty, combinamos de fazer este tour. Porém ele acontece pela manhã. Como gostaríamos de fazer outros passeios, preferimos abrir mão deste passeio e fizemos um city tour no final da tarde com um guia de turismo.
Quem nos indicou esse passeio foi o Alexsandro da Eyà Paraty. O city tour acontece todos os dias no final da tarde. O que fizemos teve início às 17:00 e finalizou às 19:00.
Se você gosta de conhecer a história dos lugares em que visita irá adorar este passeio. Caminhamos por duas horas mas nem percebemos, pois o passeio foi super tranquilo.
Ao longo de todo o percursos o guia nos contou também muitas curiosidades sobre a cidade.
Caminhamos por todo o Centro Histórico da cidade. Passamos pelas Igrejas: Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Santa Rita, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e Nossa Senhora das Dores.
Além disso pudemos apreciar os belíssimos casarões coloniais da cidade. Se não tivéssemos feito o tour com o guia, teríamos passado por esse belo casarão, sem saber que era nada menos que a Casa do Príncipe Dom João Henrique de Orléans e Bragança.
O passeio finaliza na Casa da Cachaça. Lá são vendidas cachaças dos principais Alambiques da cidade. Lá também é possível degustar vários deles.
Restaurante & Pizzaria da Cidade
Para finalizar nosso dia fomos jantar no Restaurante & Pizzaria da Cidade. Ela ocupa a 2ª posição no site TripAdvisor no quesito melhor pizzaria de Paraty. A pizza estava muito saborosa, nós aprovamos e recomendamos.
Não deixe de experimentar o Drink Jorge Amado preparado com aguardente Gabriela Cravo e Canela, limão e maracujá. Ela é uma bebida muito tradicional na cidade.
Enquanto nossa pizza era preparada pedimos uma para experimentar. Eu achei forte, mas meu marido gostou.
Roteiro em Paraty: 3º dia – bate e volta até Trindade
A parte mais difícil de um bate e volta até Trindade é ter que escolher que praia ficar. Um dia não é suficiente para explorar tudo, provavelmente você sairá de lá com gostinho de quero mais.
Trindade está localizada a 24 km de Paraty, por isso é bem tranquilo ir até lá e voltar no mesmo dia. Achei a estrada até lá um pouco perigosa, então dirija com cuidado; mas em compensação, a vista é linda!!!
Escolhemos começar pela Praia dos Ranchos local que tem bastante estrutura com muitos bares e restaurantes.
Em seguida fomos caminhando até a Praia do Meio, que fica dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, é uma área de preservação ambiental e não tem estrutura.
Não tem bares, nem restaurantes, nem lanchonetes, nem nada. Por isso leve sua toalha e sua canga para poder se sentar.
Não deixe de subir nas pedras e ter uma visão panorâmica das belas praias de Trindade.
A praia é linda, coma águas mansas e cristalinas, ideal para as crianças brincarem. É da praia do meio que se pega o barco para ir até as famosas piscinas naturais.
Confesso que fiquei bem decepcionada, pois as piscinas estavam lotadas!!! Então ficamos um pouco aflitos com a quantidade de pessoas e em pouco tempo quisemos voltar para a Praia do Meio.
Onde comprar passeios em Paraty
Em nossas viagens costumamos comprar nossos passeios com antecedência. Compramos nossos passeios pela internet e já chegamos em nosso destino com nosso roteiro pronto. Assim conseguimos aproveitar nossa viagem ao máximo.
Para comprar seus passeios em Paraty e também no Rio de Janeiro, recomendamos que utilize a Civitatis, uma plataforma super confiável que vende passeios em diversos lugares no Brasil e no mundo.
Como é o Clima em Paraty
Paraty é uma cidade com clima tropical. A temperatura média anual gira em torno de 23º, um clima super agradável. Nem muito quente, nem muito frio.
Confira os meses que mais chovem em Paraty, os meses mais frios e a melhor época para visitar Paraty.
Meses que mais chovem em Paraty
Normalmente, os meses que mais chovem em Paraty coincidem com os mais quentes. São eles:
- Dezembro,
- Janeiro,
- Fevereiro,
- Março.
Meses mais frios em Paraty
- Junho,
- Julho,
- Agosto.
Durante os meses mais frios, a temperatura mínima em Paraty fica em torno de 16ºC e a máxima fica em torno de 22ºC.
Temperatura em Paraty mês a mês
Confira na tabela abaixo mais informações sobre o clima em Paraty. Quais as temperaturas mínimas e máximas em cada mês.
Isso te ajudará a organizar seu roteiro em Paraty e decidir o melhor mês para realizar sua viagem.
Qual a melhor época para visitar Paraty
A melhor época de visitar Paraty é entre os meses de setembro e dezembro. Nesse período a temperatura estará agradável e a cidade não estará muito cheia, assim você conseguirá aproveitar melhor sua viagem e também economizar em sua hospedagem.
Nós escolhemos o mês de janeiro para visitar Paraty, por conta das férias escolares. Durante os dias que ficamos em Paraty choveu em vários períodos durante o dia e constantemente durante a noite.
Mesmo assim conseguimos fazer todos os passeios que havíamos planejado, pois eram as famosas chuvas de verão que não demoravam muito tempo para acabar.
Considerações Finais
O aeroporto mais perto de Paraty fica no Rio de Janeiro. Descubra como chegar a Paraty.
Achamos que três dias foram suficientes para conhecermos Paraty e Trindade. Mas se você quer curtir praia, reserve mais um dia para Trindade ou então faça outro passeio de barco, pois existem vários roteiros.
Dicas de Hospedagem em Paraty
Qual a melhor região para se hospedar em Paraty? Essa dúvida é muito comum e acomete inúmeras pessoas que visitam a cidade.
Nós consideramos que o centro histórico é a melhor opção, pois lá você estará perto de bares, restaurantes, pontos turísticos e dos lugares onde partem a maioria dos passeios da cidade. Ficando no centro, você nem precisará de carro. Poderá fazer tudo caminhando.
Reunimos aqui algumas dicas de hotéis e pousadas em Paraty. Confira:
Casa Turquesa – Maison D´Hôtes
Essa charmosa Pousada fica com localização privilegiada no Centro Histórico de Paraty. É uma das mais famosas da cidade e também das mais caras. Mas se você gosta de conforto e quer dormir com lençóis em algodão egípcio, vale muito a pena.
Ela possui nada menos que 9,7 de nota no Booking, de acordo com a avaliação dos hóspedes do site, isso significa que ela é considerada E-X-C-E-P-C-I-O-N-A-L, bom demais né?!
Conta com piscina e está bem pertinho do cais da cidade. A casa em que nos hospedamos era em frente a esta pousada.
⇒ Clique aqui para ver mais fotos, valores e disponibilidade ⇐
Pousada Aconchego
Esta Pousada também fica localizada no centro histórico da cidade. Possui quartos que comportam até 4 pessoas. A pousada conta com piscina, mesa de ping pong e de sinuca.
Ela possui nota 9,1 de acordo com as avaliações dos hóspedes do site Booking, isso significa que ela é considerada fantástica.
⇒ Clique aqui para ver fotos, valores e disponibilidade ⇐
Pousada do Ouro
A Pousada do Ouro é uma agradável casa do século XVIII super charmosa, que também está localizada na região histórica de Paraty. Ela possui quartos que acomodam até 4 pessoas e ainda tem piscina. Bom demais né?!
Ela possui nota 9,3 de acordo com as avaliações dos hóspedes do site Booking, isso significa que ela é considerada fantástica.
⇒ Clique aqui para ver mais fotos, valores e disponibilidade ⇐
Pousada do Príncipe
A pousada do Príncipe apresenta arquitetura tradicional de estilo colonial, fica a 3 minutos a pé do centro histórico de Paraty e da Praia do Pontal. Ela também possui piscina, serviços de transfer e quartos com ar condicionado que acomodam até 3 pessoas.
Ela possui nota 8,5 de acordo com as avaliações dos hóspedes do site Booking, isso significa que ela é considerada muito boa.
⇒ Clique aqui para ver mais fotos, valores e disponibilidade ⇐
Bom é isso pessoal… Espero que tenham gostado de nosso roteiro em Paraty. Sabe de algum outro lugar? Conta pra gente, vamos adorar saber… Basta deixar um comentário aí embaixo.
Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir, reserve seu hotel e compre seus passeios utilizando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nossos site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!
Mais dicas sobre o Rio de Janeiro
Roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro
Respostas de 15
Gente, que sonho! Faz anos que quero visitar Paraty mas nunca consigo planejar… é tudo super fofo, que cidade mais graciosa sem contar as praias. roteiro mega completo, parabens!
Paraty é uma delícia e tem tanta coisa pra fazer! Adorei seu roteiro!!!
Que bom que gostou! Bjs
Que delícia. Foram três dias bem aproveitados, com programas bem diferentes (a foto subaquática ficou demais). Eu também gosto de ter um enquadramento histórico dos lugares que visito.
Fico feliz que tenha gostado da foto e de nosso roteiro
Nossa, que saudade! Eu fui para Paraty na minha adolescência e não voltei ainda. Que lindo.
Carol, Paraty é sempre uma boa pedida! Adorei seu roteiro e percebi que ainda falta muito pra conhecer por lá! Vou guardar as dicas de pousadas, porque nunca dormi lá. Sempre vou de passagem ou bate-volta! Próximo à cidade, de qual praia mais gostou? Um abraço!
Adorei o seu post!!! Passei a minha lua de mel lá (infelizmente foi só um fim de semana) e foi super romântico. Fiz alguns desse passeios, como o city tour. Super agradável e prático! É uma cidadezinha deliciosa. Eu queria deixar uma dica: fiquei em uma pousada fora do centro histórico, na praia de Jabaquara. Como estava de carro, achei bem prático, pois era bem pertinho do centrinho (10 min) e fiquei com acesso fácil para a estrada para ir para as cachoeiras e Trindade.
Amei!!! Quero muito conhecer Paraty! Vou aproveitar muito o seu roteiro!! Essa foto da Cachoeira parece um quadro!
Que bom que gostou do roteiro e da foto! Bjs
Que passeio lindo, Carol!! Paraty é mesmo um lugar realmente especial, tanto por sua natureza exuberante como pela cidade tão encantadora.
É muito bem ver um lugar que conhecemos bem, pelos olhos de outro viajante. Sempre descobrimos detalhes que nos passaram desapercebidos. Como foi que perdemos o drink “Jorge Amado”??? rsss Vamos consertar isso logo, logo. Lindo artigo Carol.
Fico feliz que tenham gostado de nossas dicas e espero que gostem também do drink.
Oii, estou planejando ir para Paraty mas nas pesquisas, nenhum voo ia para o aeroporto de lá, só em outros que ficavam super longes. Tem alguma dica de como chegar até lá?
A melhor forma de chegar até lá é pegando um avião até o Rio de Janeiro e depois concluir o trajeto de ônibus ou com uma agência.