Passeios Gratuitos no Ipiranga em São Paulo

    11
    592

    Que tal levar seus pequenos para uma tarde cheia de aventuras e totalmente gratuita? Então coloque já no seu roteiro: Museu de Zoologia, Corpo de Bombeiros e Parque da Independência. Essas três atrações estão localizadas na mesma rua. Você caminhará apenas 500 metros e viverá bons momentos em família. Faça já esses passeios gratuito no Ipiranga, seus filhos vão adorar!!!

    Nas férias tiramos uma tarde para passarmos no bairro do Ipiranga e o passeio fez o maior sucesso com os pequenos. 

    Passeios que unem diversão e aprendizado são os meus favoritos. Estou sempre procurando algo novo. Já descobri muitos lugares legais como a Inventolândia: O Museu das Invenções.  Mas vamos voltar à nossa tarde no Ipiranga. Confira o que fizemos:

    Museu de Zoologia da USP

    Começamos nosso passeio pelo Museu de Zoologia da USP, que é um museu de história natural com foco na zoologia. Você sabe o que é zoologia? É a ciência que estuda os animais e as relações entre eles e o ambiente em que vivem. 

    Museu de Zoologia da USP

    Para entrar no museu não é permitido levar bolsas e/ou mochilas. Existem alguns armários disponíveis onde você pode deixar suas coisas e pegar na saída. Temporariamente a entrada do museu esta sendo gratuita. 

    Fizemos esse passeio com a Tati do Blog TripBaby, veja na foto abaixo ela e seu filho que também é Biel, como o meu. 

    Passeios Gratuitos no Ipiranga em São Paulo

    O acervo do museu é composto por inúmeros animais empalhados, fósseis, réplicas de fósseis, entre outros. Mas o que deixa os pequenos encantados são as ossadas de dinossauros.  

    Dinossauro

    Ossada de dinossauro

    Embaixo de cada animal tem uma placa explicativa com o nome do animal, seu nome científico e de onde ele é. 

    Museu de Zoologia USP

    O que mais me chamou a atenção no Museu foi a ossada abaixo. Veja bem e tente descobrir de que animal é: 

    Passeio Gratuito no Ipiranga em São Paulo

    Essa ossada é de uma preguiça-gigante que já foi extinta. Estes animais viveram no período quaternário há mais de um milhão de anos atrás e pesavam mais de 4 toneladas. E aí acertou? Eu passei longe, viu?!

    O museu é pequeno e você não vai gastar mais do que uma hora para conhecê-lo, mas vale a pena, principalmente para despertarmos em nossos pequenos o interesse pelos animais e pelo mundo que nos rodeia. Quem sabe ensinando desde pequenos a respeitar e zelar pelos animais não conseguimos colaborar para termos um mundo melhor? 

    Site: MUZUSP

    Endereço: Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga

    Horário de Funcionamento: De quarta a domingo das 10 às 17 horas. Entrada permitida até às 16:30. 

    Valor: Gratuito (fevereiro/2018). Confirme aqui.

    Corpo de Bombeiros do Ipiranga

    Normalmente os meninos são apaixonados pelos bombeiros. Que tal levá-los para conhecer de perto o corpo de bombeiros? Quando fiquei sabendo que era possível tive a certeza que levaria meu pequeno. 

    Não contamos para os pequenos que iriam ao Corpo de Bombeiros. Essa foi nossa segunda parada. Eles ficaram eufóricos e correram de um caminhão para o outro super animados. Fizemos uma boa surpresa. 

    Passeio Gratuito no Ipiranga em São Paulo

    Vi a dica no blog São Paulo para Crianças. Você pode visitar o corpo de bombeiros todos os dias das 14 às 18 horas. Lá as crianças poderão subir nos caminhões, colocar o capacete dos bombeiros, subir nas motocicletas e conhecer um pouquinho da rotina desses profissionais. 

    Corpo de Bombeiros Ipiranga

    Ficamos por lá uns trinta minutos, mas os pequenos adoraram! Colocaram os capacetes, dirigiram os caminhões. Enfim, fizeram a maior festa!

    Passeio Gratuito no Ipiranga em São Paulo

    Bombeiros Ipiranga

    Se você der sorte também poderá conhecer o canil que funciona nessa unidade. Mas no horário de nossa visita não foi possível, pois a pessoa responsável não estava. 

    Endereço: Av. Nazaré, 301 – Ipiranga

    Horário de Funcionamento: Todos os dias das 14 às 18 horas.

    Valor: Gratuito 

    Parque da Independência/Museu do Ipiranga

    Crianças adoram parque, então escolhemos o Parque da Independência como nossa terceira parada. 

    O Museu do Ipiranga é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo. O museu foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 com o nome Museu de História Natural. Muitos anos depois passou a ser o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga. 

    Infelizmente o Museu do Ipiranga está fechado para visitação desde o ano de 2013, devido a uma reforma. Mas mesmo assim vale a pena ir até lá admirá-lo, pois é lindo! O Museu fica dentro do Parque da Independência. 

    Museu do Ipiranga, São Paulo

    O Parque da Independência foi inaugurado em 1989, com uma área de 161.300 metros quadrados. Fazem parte do Parque o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, a Casa do Grito, um belíssimo bosque e os jardins franceses. Tem até um labirinto para as crianças acharem a saída. 

    Meu filho já está estudando história. Aproveitei para contar para ele que foi naquele lugar que D. Pedro I proclamou a tão famosa frase: “Independência ou Morte”. 

    Parque da Independência

    Site: Museu do Ipiranga

    Horário de Funcionamento: Todos os dias das 5 às 20 horas. 

    Endereço: Rua Brigadeiro Jordão, 149 – Ipiranga

    Espero que tenha gostado de nossos passeios gratuitos no Ipiranga em São Paulo. Se tiver outra dica legal divide conosco, vou adorar saber! Basta deixar um comentário logo abaixo. 

    Dica Extra: 

    Museu do Corpo de Bombeiros

    Os pequenos gostaram tantos de visitar o Corpo de Bombeiros do Ipiranga que resolvemos ir no outro dia ao Museu do Corpo de Bombeiros localizado na Vila Mariana. Infelizmente ele estava fechado. Fomos informados que devido a um servidor ter se aposentado, o museu está funcionando um dia sim e outro não. Então fica a dica: ligue antes de ir. 

    O museu foi inaugurado em 2005 e preserva um vasto acervo com materiais, fotos, documentos e equipamentos, que descrevem a trajetória da instituição e retrata a evolução dos equipamentos e dos serviços de bombeiros prestados. Tem ainda uma área reservada para mostrar os grandes incêndios que aconteceram em São Paulo.

    Museu do Corpo dos Bombeiros

    Site: Museu do Corpo de Bombeiros

    Endereço: Rua Domingo de Morais, 2.329 – Vila Mariana

    Telefone:  (11) 3396-2596

    Valor: Gratuito

    Dica: Ligue antes de ir para confirmar se está funcionando o museu. Fomos no mês de janeiro e nos informaram que só está funcionando um dia sim e outro não. 

    Mais Dicas de São Paulo com Crianças

    Roteiro de 3 dias em São Paulo com Crianças

    Inventolândia: O Museu das Invenções em São Paulo

    Museu da Imaginação: Passeios Imperdível com Crianças

    Cidade da Criança: O 1º Parque Temático do Brasil

    Desconto em Museus e Atrações de São Paulo

    Um Dia de Princesa em São Paulo

    Museu Catavento Cultural em São Paulo

    Wind Up: Paraquedismo Indoor em São Paulo

    Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

    Se vai viajar:

    • Reserve seu hotel pelo Booking;
    • Compre seus passeios e ingressos pelo Touron;
    • Veja o seguro ideal para cada viagem! Compre seu seguro viagem pelo comparador Seguros Promo;
    • Encontre os melhores preços e compre sua passagem aérea pelo Viajanet e boa viagem!
    • Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos Rentcars; 
    • Clique nos links acima, faça sua pesquisa e compre por lá, você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

    11 COMENTÁRIOS

    1. Tô pensando aqui… só os meninos são apaixonados pelos bombeiros? hauhuahahauahu A gente tb pode aproveitar esse tour? uahuahauha Adorei as dicas! Sempre vou a SP e descubro um mundo de coisas que ainda não fiz! Abraços

    2. O parque da Independencia é mesmo muito lindo! Adoro! Agora amei saber da dica do corpo de Bombeiros… Nunca passou pela minha cabeça que fosse aberto à visitação… Adorei! Obrigada pela dica!

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: