10 Melhores lugares para viajar em setembro no Brasil 2024

Conteúdo

Quer saber pra onde viajar em setembro? Preparamos uma lista com os 10 melhores lugares para viajar em setembro no Brasil e tem opções pra todos os gostos: praias, cachoeiras e cidades históricas. 

Setembro é um mês de transição… saída do inverno para chegada da primavera, uma das estações mais belas do ano!!! E justamente em setembro, acontece em Holambra a festa das flores, sendo por isso um ótimo destino para viajar em setembro. Ao longo do artigo falaremos mais sobre Holambra. 

melhores destinos para viajar em setembro no Brasil, melhores lugares para viajar em setembro no Brasil
Jalapão, Curitiba e Jericoacoara alguns dos melhores destinos para viajar em setembro

Quer descobrir os melhores destinos para viajar no Brasil? Confira nosso espaço “PRA ONDE VIAJAR” e descubra os 10 melhores lugares para viajar no Brasil nos meses de:



Por que viajar em setembro? 

Quem aí gosta de curtir belos destinos sem aquela muvuca de pessoas? Nós adoramos!!! Por isso normalmente planejamos nossas férias fora da alta temporada. E o mês de setembro é uma ótima escolha.

Bom, mas por que viajar em setembro

  • Não ser alta temporada;
  • Clima ideal, nem quente demais nem frio demais;
  • Preços mais baixos;
  • Baixa probabilidade de pegar chuva;
  • Lugares menos lotados.

Um dos principais motivos é economia, pois como setembro não é considerado alta temporada, os preços costumam estar bem mais amigáveis. E esse já é um motivo e tanto não é mesmo?

Por isso reunimos aqui os 10 melhores lugares para viajar em setembro e ajudar você a planejar sua próxima viagem.

Pra onde viajar em setembro no Brasil

Infelizmente no ano de 2024 o feriado de 7 de setembro cairá num sábado… Que triste né? Pois os feriados prolongados são perfeitos para planejar uma viagem rápida e fugir da correria do dia a dia.

1. Itacaré na Bahia

praias em setembro no Brasil, pra onde ir em setembro, viagem em setembro
Melhores lugares para viajar em setembro: Itacaré

A Bahia é um estado pra lá de especial, recheado de praias MARAVILHOSAS e Itacaré é uma delas!!! O destino está na lista das melhores praias da Bahia.

O aeroporto mais próximo de Itacaré fica localizado na cidade de Ilhéus, por isso é uma ótima pedida conjugar os dois destinos numa mesma viagem. Nós já fizemos isso e amamos!

Sabe o que você vai amar em Itacaré? A quantidade de coqueiros e de mata verde que ficam ao redor das praias, deixando a paisagem ainda mais encantadora.

Não deixe de conhecer a Praia de Jeribucaçu, a Praia da Concha, a Prainha, visitar uma fazenda de cacau e fazer um bate e volta até a Península de Maraú.

  • Temperatura: entre 22° e 34,5°.
  • Precipitação (chuva esperada): 82 mm – poderá chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem.

2. Jericoacoara no Ceará

pra onde viajar em setembro, destinos para viajar em setembro no brasil, Pedra Furada em Jericoacoara no Ceará
Pedra Furada em Jericoacoara no Ceará

Jericoacoara no Ceará é o sonho da maioria das pessoas apaixonadas por praias, pois é considerada uma das mais belas praias do Ceará e também do mundo.

Jeri fica no litoral leste do Ceará, um destino que facilmente pode ser combinado com Lençóis Maranhenses ou então com Fortaleza

A vila de Jeri também é puro charme, pois as ruas não são asfaltadas, são todas de areia. Um lugar perfeito para estar em contato com a natureza. 

A Pedra Furada é um dos principais cartões postais de Jeri e por isso um dos passeios mais procurados da cidade.

Outro passeio imperdível é ir até a Duna do Pôr do Sol no final da tarde apreciar o belíssimo entardecer de Jeri.

Também coloque no seu roteiro ir até Mangue Seco ver os cavalos marinhos, conhecer a Lagoa Azul, a Lagoa do Paraíso e curtir muita praia. 

  • Temperatura: entre 22° e 34°.
  • Precipitação (chuva esperada): 4 mm – raríssima chance de chuva
  • Onde se hospedar: hotéis em Jericoacoara.

3. Paraty no Rio de Janeiro

Roteiro em Paraty
Paraty no Rio de Janeiro

Paraty é um destino pra lá de especial pois reúne praias, cachoeiras e um centro histórico encantador, repleto de casarões coloniais. Temos certeza de que você vai adorar a cidade. 

Em Paraty é imprescindível fazer um passeio de escuna pelas ilhas da região, um passeio de jeep pelas cachoeiras e ir até Trindade. Confira como foi nosso roteiro em Paraty.

Estando em Paraty também é possível se planejar para passar o dia em outras duas cidades que possuem praias maravilhosas: Ubatuba em São Paulo e Angra dos Reis no Rio. As cidades estão distantes de Paraty 72 e 95 km respectivamente.

  • Temperatura: entre 12° e 24°.
  • Precipitação (chuva esperada): 200 mm – possivelmente choverá.
  • O que fazer: melhores passeios em Paraty. 

4. Holambra em São Paulo

Bloemen Park Holambra - flores
Holambra um destino perfeito para viajar em setembro no Brasil

A cidade de Holambra em São Paulo é famosa por ser a cidade mais holandesa do Brasil e também por ser a cidade das flores.

Setembro é um mês ideal para viajar para a cidade, pois acontece a Expoflora que é o principal festival da cidade, por isso não poderia ficar de fora de nossa lista de melhores lugares para viajar em setembro no Brasil. 

A cidade é pequena, mas encantadora, em um final de semana é possível conhecê-la. Não deixe de visitar os campos de flores da cidade, o moinho e experimentar doces de flores.

No ano de 2024, no dia 30 de agosto terá início a Expoflora, que é o principal festival da cidade. A festa terá duração até 29 de setembro e conta com uma vasta programação com muita música, gastronomia e muitas flores. Confira tudo sobre a Expoflora.

  • Temperatura: entre 12° e 25°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 98 mm – poderá chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem.
  • O que fazer: o que fazer em Holambra

5. Jalapão em Tocantins

lugar para viajar em junho, viagem em junho, férias em junho
Melhores lugares para viajar em junho: Jalapão TO

O Jalapão é hoje um dos destinos dos sonhos de muitos turistas que amam ecoturismo.

A região conta com paisagens paradisíacas, com suas dunas alaranjadas, serras, chapadões, cachoeiras e fervedouros. 

O Parque Estadual do Jalapão conta com uma área de preservação ambiental de 34 mil km².  No parque é possível encontrar inúmeros rios, riachos cachoeiras, e nascentes de água cristalina.

Muitas dessas nascentes são chamadas de fervedouros, por causa do borbulhar constante e que torna impossível o banhista afundar.

Para uma viagem ao Jalapão estar completa é necessário reservar um dia para conhecer o Fervedouro Bela Vista, que é considerado o mais bonito da região.

Repare na beleza dessa água azul transparente rodeado por uma mata verde. Super convidativo não é mesmo? 

  • Temperatura: entre 19° e 25°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 20 mm – baixa possibilidade de chuva.

6. Vitória no Espírito Santo

destinos para viajar em setembro no Brasil
Melhores lugares para viajar em setembro: Vitória ES

Vitória no Espírito Santo é um ótimo destino para o mês de setembro, principalmente para quem estiver interessado em economizar. O destino não é muito caro e conta com belíssimas praias. 

Além disso a cidade fica a 7 km de Vila Velha e a 60 km de Guarapari, então dá para você aproveitar a viagem para conhecer além de Vitória essas duas belas cidades do Espírito Santo. 

Em uma viagem a cidade, você precisa conhecer as Praias Curva da Jurema, Praia de Camburi e a Praia da Costa que fica em Vila Velha. 

  • Temperatura: entre 20° e 27°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 76 mm– baixa possibilidade de chuva.

7. Ouro Preto em Minas Gerais

pra onde viajar em setembro no brasil, por que viajar em setembro, vantagens de viajar em setembro
Pra onde viajar em setembro? Ouro Preto MG

Você sabia que Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO? 

Daí você já consegue imaginar sua importância histórica e cultural para o Brasil. Ouro Preto abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, com importantes obras de Mestre Ataíde e Aleijadinho.

A melhor forma de conhecer a cidade é caminhando. Coloque um tênis confortável e prepare-se, pois a cidade é cheia de ladeiras de paralelepípedo, mas valerá a pena, pois a cidade é encantadora. 

Não deixe de visitar o Museu da Inconfidência, a Igreja de São Francisco de Assis, a mina de Chico Rei e se puder conheça outras cidades da Estrada Real.

A temperatura média em Ouro Preto no mês de setembro é de 22ºC, sendo 17ºC a mínima e 26ºC a máxima. É um mês em que não costuma chover muito na cidade.

  • Temperatura: entre 17° e 26°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 105 mm – poderá chover, mas provavelmente não atrapalhará sua viagem.

8. Melhores lugares para viajar em setembro: Curitiba no Paraná

Memorial Ucraniano de Curitiba
Memorial Ucraniano em Curitiba: opção perfeita pra viajar em setembro

Quer saber porque setembro é um ótimo mês para viajar para Curitiba?

Pois é quando a temperatura começa a esquentar na cidade. Não é tão frio como os meses de julho e agosto e as chuvas ainda não são tão frequentes, fato que deve ser levado em consideração, pois é uma das capitais mais chuvosas do Brasil.

A cidade é encantadora, com uma infinidade de parques, museus e seu jardim botânico que é o cartão postal da cidade. 

Uma boa notícia para quem pretende conhecer Curitiba é que não é um destino muito caro e tem uma infinidade de passeios e atrações turísticas gratuitas ou então com preços bem acessíveis. 

Jardim Botânico, Parque Tanguá, Bosque Alemão, Museu Niemeyer e Ópera de Arame são lugares que devem estar no seu roteiro.

  • Temperatura: entre 11° e 22°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 149 mm – possibilidade de chuva.

9. Balneário Camboriú em Santa Catarina

Balneário Camboriú
Balneário Camboriú

A grande vantagem de viajar para Balneário Camboriú em setembro é baixa temporada, assim os preços são mais amigáveis e a cidade não está tão lotada.

Se possível tente programar sua viagem para segunda quinzena de setembro, para pegar temperaturas mais altas. 

A cidade é encantadora e uma das mais visitadas de Santa Catarina. Fica próximo a Florianópolis, Bombinhas e de Penha, onde fica localizado o Parque Beto Carrero. Então você poderá aproveitar e conhecer também essas cidades em uma única viagem.  

Ah não deixe de reservar um dia para curtir o Parque Unipraias e se deliciar com a melhor vista da cidade, você vai amar. 

  • Temperatura: entre 14° e 22°C.
  • Precipitação (chuva esperada): 162 mm – possibilidade de chuva.

10. Estado de Goiás: Cristalina, Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros, Caldas Novas…

Se você está procurando pra onde viajar em setembro no Brasil, acabou de encontrar um Estado inteiro: o nosso Goiás. 

O Estado de Goiás é uma ótima opção para viagens em setembro e conta com destinos pra lá de encantadores com opções para quem quer curtir parques aquáticos, cachoeiras, rios, cavernas e cidades históricas. 

A Chapada dos Veadeiros é uma opção perfeita para quem gosta de contato com a natureza, pois conta com trilhas desde as mais simples até as mais complexas que levam a cachoeiras belíssimas.

Goiás conta ainda com Caldas Novas, que é a maior estância hidrotermal do mundo e é também um dos principais destinos turísticos do Estado.

A cidade conta com vários parques aquáticos que prometem momentos de muita diversão para toda a família. 

Quer conhecer outros lugares encantadores em Goiás para você conhecer?

Nós publicamos um artigo com os 10 melhores lugares para viajar em Goiás, passa por lá para conferir. Temos certeza de que você já vai querer fazer as malas e vir conhecer Goiás. 

No mês de setembro as chuvas são muito raras no Estado de Goiás. Durante o dia é bem comum os termômetros marcarem 30ºC e podem até passar um pouquinho. A temperatura mínima não costuma ser inferior a 18ºC. 

Dicas para economizar na sua viagem

Com passagem aérea

Para organizar sua viagem é necessário que comece a planejar com certa antecedência, principalmente quando você utilizará o transporte aéreo para seu deslocamento.  

Para comprar sua passagem aérea recomendamos que faça isso com no mínimo 30 dias de antecedência, pois se fizer isso com menos tempo pagará bem caro por suas passagens. Então se está planejando viajar em setembro no Brasil comece a programar sua viagem por volta de julho. 

Tente também não comprar sua passagem de ida para uma sexta-feira e a de volta para o domingo, pois nesses dias o preço da passagem costuma ser mais caro. 

Para descobrir os melhores preços de passagens recomendamos que use o Skyscanner, um comparador do preço de passagens, que muitas vezes tem preço melhor do que se você comprar na própria companhia aérea. 

Com passeios

A forma mais fácil e rápida de comprar seus passeios pelos mais variados destinos do Brasil e do mundo é utilizando sites como o Civitatis.

Nós sempre fazemos isso, pois assim já cheguemos ao nosso destino com nosso roteiro completo e não precisamos perder tempo durante nossa viagem pesquisando passeios, pois tempo também é dinheiro.

A Civitatis é uma empresa que vende não só passeios no Brasil, mas no mundo inteiro. Já utilizamos inúmeras vezes.

Bom, espero que tenha gostado de nossas dicas dos 10 melhores lugares para viajar em setembro no Brasil. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível. 

Se nossas dicas te ajudaram a planejar sua viagem e você quiser retribuir nossa ajuda, compre seus ingressos ou reserve seu hotel usando nossos links. Você não paga a mais por isso e nos ajuda a manter nosso site e garantir que continuaremos compartilhando muitas dicas de viagens. Valeu!!!

Segue a gente!

Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados