Paraná

O Que Fazer em Curitiba – Parte 1

Curitiba é considerada capital ecológica brasileira por ter um dos melhores índices de área verde do Brasil. A cidade possui mais de 29 parques e bosques, como o Parque Tanguá, Bosque Alemão, dentre muitos outros. Tem muita coisa para fazer e acho que o ideal é programar 3 dias na cidade.

Nosso primeiro dia em Curitiba não foi tão proveitoso quanto gostaríamos, pois choveu várias vezes, fazendo com que desviássemos de nosso roteiro. A previsão do tempo não estava do nosso lado, estava previsto chuva para todos os dias. Por isso, aproveitamos que ainda não estava chovendo e começamos nosso passeio pelo Jardim Botânico da cidade.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico foi inaugurado em 1991 com uma área de 245.000 m2. Ele ocupa a primeira posição do site Tripadvisor quando procuramos o que fazer em Curitiba. 

O Que fazer em Curitiba

Sua estufa principal foi construída em estrutura de ferro e vidro abriga plantas características da Floresta Atlântica do Brasil.  Sua construção foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres do século XIX e é um dos principais cartões postais da cidade. 

Jardim Botânico Curitiba

Começamos nossa visita pela Estufa Principal, depois ficamos um tempão abrigados da chuva e fomos conhecer o Jardim das Sensações.

Jardim Botânico Curitiba

O Jardim das Sensações foi inaugurado em 2008 com o objetivo de despertar nos visitantes os sentidos do olfato e do tato, através do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas. Nele podemos pegar nas plantas e sentir o perfume delas. Meu filho adorou, pegou em várias plantas e descobriu um pouco sobre a origem delas. 

Jardim das Sensações Curitiba

Site: Jardim Botânico

Horário de Funcionamento: De segunda a Domingo das 6 às 20 horas.

Endereço: Rua Engenheiro OstojaRoguski, Jardim Botânico

Mercado Municipal 

O Que Fazer em Curitiba - Parte 1 3

Foto retirada do site Mercado Municipal

O Mercado foi inaugurado no ano de 1958 e é um dos locais que merecem estar em seu roteiro. Ele possui uma área dedicada somente ao mercado de produtos orgânicos, sendo o primeiro Mercado Orgânico do Brasil. 

A Praça de Alimentação conta com restaurantes de massas, comida japonesa, lanches, comida brasileira e cafeterias. 

O Mercado é enorme. Demos umas voltas nele e paramos para almoçar. Acertamos em cheio o restaurante. Super recomendo: Box Curitiba. É uma cantina de excelente custo benefício.

Mercado Municipal de Curitiba - Box Curitiba

Gostei tanto que no outro dia tive vontade de almoçar lá novamente, mas como estava bem longe não tive como ir. Comi um Ravioli a Carbonara que estava divino, foi digno de elogios para o gerente do restaurante. . 

Restaurante Box Curitiba

Site: Mercado Municipal

Horário de Funcionamento: Domingo das 7 às 13 horas, segunda das 7 às 14 horas e de terça a sábado das 7 às 18 horas. 

Endereço: Av. Sete de Setembro n. 1865, Centro. 

Bosque Alemão

Desde que chegamos na cidade meu pequeno estava super ansioso para fazer a trilha do livro João e Maria. Para matar sua vontade, aproveitamos que a chuva tinha dado uma trégua e fomos até o Bosque Alemão.

O Bosque foi construído em homenagem a cultura germânica. É super arborizado, bonito e tem um atrativo especial para as crianças. Lá é contada a história do livro João e Maria.

O Caminho dos Contos é uma trilha no interior do bosque onde é contada a história dos irmãos Grimm em vários painéis de azulejo. Como meu pequeno tinha aprendido a ler no começo do ano, foi um passeio divertido e bem diferente, pois foi ele quem leu para nós a história. Ele adorou. Pena que quase no finalzinho da trilha o tempo foi se fechando e tivemos que correr, mas ele não aceitou sair de lá sem terminar a trilha. Pegamos a maior chuva para chegar até o carro…. Ficamos ensopados!

Tem ainda como atrativo a Casa da Bruxa, que é uma biblioteca, onde acontece nos finais de semana A Hora do Conto. 

O Que Fazer em Curitiba - Parte 1 5

Endereço:  Rua Francisco Schaffer, s/n – Vista Alegre

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 6 às 20 horas;Hora do Conto acontece aos finais de semana e feriado às

11, 14 e 16 horas. 

Rua 24 Horas

Rua 24 Horas Curitiba

Como estava chovendo muito, fizemos uma pausa num shopping e seguimos para a Rua 24 horas, pois precisávamos de ir num local fechado. 

A Rua 24 horas é uma galeria cheia de bares, restaurantes, lanchonetes e algumas lojas para quem gosta de antiguidades e objetos criativos, muito legal. Nem preciso de dizer que funciona 24 horas por dia. Ela foi reinaugurada em 2011 e é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Endereço: Rua Visconde de Nácar s/n, Centro.

Horário de Funcionamento: 24 horas.

Centro da Cidade

O Que Fazer em Curitiba - Parte 1 7

Estava no nosso roteiro conhecermos a região central da cidade neste dia, mas em virtude da chuva tivemos que fazer isto no nosso último dia na cidade. Em nosso roteiro estava programamos andar na região central após a visita ao Mercado Municipal. 

Recomendo que comece o passeio pela Rua das Flores, nome pelo qual ficou conhecida a Rua XV de Novembro, que foi inaugurada em 1972 e foi a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil. 

Lá estão localizados muitos edifícios, sobrados, bares, lojas e um canteiro de flores em toda sua extensão.

Bondinho da Leitura

Bondinho da Leitura - Curitiba

Meu filho adora ler e estava super empolgado para conhecer o Bondinho da Leitura, mas chegamos lá e ele estava fechado para férias. O bondinho é assim conhecido por abrigar um acervo com mais de 2.500 livros que podem ser emprestados gratuitamente, desde que a pessoa apresente seu documento de identidade e informe o endereço. 

Endereço: Rua XV de Novembro esquina com a Rua Ébano Pereira

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8:30 às 19:30 horas, e aos sábados das 8:30 às 14:30 horas

Paço da Liberdade Curitiba

Veja na foto acima o Paço da Liberdade. O loca já foi sede do governo municipal. Atualmente é um centro cultural. 

Adoramos Curitiba, a cidade é linda e meu marido já queria se mudar pra lá… Amou a cidade! Pena que pegamos três dias de chuva o que atrapalhou bastante nossa programação. Não conseguimos visitar muita coisa no primeiro dia e tivemos que deixar para o segundo dia. Leia nosso post O Que Fazer em Curitiba Parte 2, e veja nossa correria para conhecer um pouco mais desta linda cidade!

Se você gosta de comida de boteco, veja o post Conheça o Tour Comida de Boteco em Curitiba do blog Apure Guria. Fiquei morrendo de vontade de fazer!

Clima

Curitiba é a capital mais fria do Brasil, possui as quatro estações do ano bem definidas e chove durante o ano todo. Janeiro é o mês que mais chove na cidade. Os meses com menor incidência de chuvas estão compreendidos entre abril e agosto. Portanto, tente programar para visitar a cidade neste período.

Nos meses mais quentes, a temperatura média na cidade fica em torno de 22oC. No inverno fica em torno de 12 oC. Julho é o mês mais frio do ano, onde a temperatura fica em torno dos 9 oC.

Booking.com

Não deixe de ler nossos outros posts O que Fazer em Curitiba Parte 2, O que Fazer em Curitiba na Chuva?,  Parque Unipraias em Balneário Camboriú e Atrações Imperdíveis no Beto Carrero!

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, faça sua Reserva de Hotéis e Compre suas Passagens na Guia de Passagens e Hotéis, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!  
_Promo USA 728x90

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog. Ficou viciada em viagens há três anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Tem Alguma Dúvida? Gostou? Então Fale Com a Gente:

16 Comentários

  1. Adorei as dicas para Curitiba. Vou anotar para próxima vez que for na cidade, já que na primeira só fomos no Jardim Botânico.

  2. Renata Sucena disse:

    Essa cidade é linda! Amei o jardim Botânico e o Palácio de Cristal! 🙂

  3. Adoro Curitiba! Já estive duas vezes a passeio. Com certeza irei voltar no futuro. Parabéns pelo post!

  4. Parabéns pelo post! Gostei muito de saber das opções que Curitiba oferece. Faz muito tempo que não vamos para esses lados, está na hora de voltar.

  5. Salonisses disse:

    Adorei o post, cheio de dicas maravilhosas. Ainda não conheço Curitiba mas já amo hehe

  6. Não me canso de visitar Curitiba. Sempre tem alguma coisa nova e diferente pra fazer!! Ótimo post!! 🙂

  7. Marineira disse:

    Adoro Curitiba! Volto sempre que posso e nunca me canso. Lugar limpo, organizado e com belas praças e parques.

  8. Josiane Bravo disse:

    Tenho até vergonha de dizer isso, mas mesmo morando em torno de 6 horas de Curitiba, acredita que ainda não conheço a cidade. Mas vontade e motivos para ir para lá é o que não falta rs, a cidade é muito linda não é. E pelo que li neste post tem bastante coisa para fazer lá 🙂 Beijos

  9. Gê Azevedo disse:

    Passei batido pelo Bondinho da Leitura! Nem acredito!
    Achei o Jardim Botânico lindsíssimo!

  10. Adoramos Curitiba, quando fomos fizemos um passeio com o ônibus hop on hop off da cidade, e valeu a pena, na minha opinião, pois o serviço é bem realizado, e pudemos conhecer muitos pontos turísticos da cidade.

  11. Muito legal ver a sua cidade do coração pelas lentes e posts de outros viajantes.. Fiz o ensino médio e universidade em Curitiba e hoje meus pais residem ai. Então quando vou ao Brasil é ai que eu fico. Só uma pequena observação o número de parques e bosques em Curitiba aumentou se não em engano são 29 e não 26 como você mencionou no inicio do post.

  12. paulaugot disse:

    Post excelente para quem vai pra Curitiba, vou até compartilhar na fanpage pq acho que todo mundo precisa ler um pouco esses post, excelentes dicas!

  13. Cristiane disse:

    Parabéns, Ana Carolina!O post foi muito bem elaborado, gostei muito das dicas e achei linda a cidade. Pretendo conhecer.