Acordamos cedo e tomamos nosso café da manhã no Hotel Tarobá, e partimos rumo ao Parque das Aves, localizado a 17 Km do Centro de Foz do Iguaçu, estava ansioso, pois gosto muito de pássaros e animais.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu 1Ao chegarmos fomos à bilheteria trocar nossos Vouchers pelas entradas, e achamos que para um dia normal e baixa temporada havia muito público.

A floresta onde se situa o Parque das Aves faz parte da Mata Atlântica, um dos biomas com maior diversidade do mundo, mas também sob intensa pressão de exploração e destruição, restando, atualmente apenas 7% da sua extensão original. Trata-se de uma floresta densa e úmida, onde diferentes espécies de aves e animais ocupam espaços diferentes e específicos da mata: no chão as perdizes e mutuns procuram por insetos e frutos.

No meio avistamos as gralhas e sabiás. Já no alto as jacutingas e tucanos ocupam as copas das árvores. O parque oferece um ambiente mais natural e estimulante para as aves se reproduzirem.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu 2

Fizemos nosso passeio por trilhas muito bem conservadas e limpas e pudemos conhecer aves brasileiras e de outros países, além de vários tipos de animais brasileiros.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu 3

O que é muito interessante é que temos a oportunidade interagir com as aves, caso elas queiram. Jagutingas, tucanos, saracuras ficam soltas em ambientes enormes e voam e andam de um lado para outro. É muito legal estarmos tão perto destes bichos lindos.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu 4

Ah, não podemos esquecer o Borboletário! Um local fechado por telas e muito verde, com várias espécies de borboletas e muitos, muitos beija-flores, alguns são tão pequenos que quase não conseguimos enxergá-los entre as plantas.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu 5

A estrutura do parque é excelente, pois possui 9 lagos artificiais com cachoeiras e água circulante que passam por filtros biológicos. Desta forma mantem-se a água cristalina. Os lagos são povoados por peixes, jacarés, tartarugas e aves.

Quiosques com lanchonetes, sanitários limpos, wi-fi grátis e uma loja com artigos e lembrancinhas do parque fazem parte desta estrutura.

Vai viajar para Foz do Iguaçu, reserve agora o seu hotel pelo Booking:

Booking.com

 Araras

Em um dos viveiros podemos ficar bem perto das araras, e elas voam sobre nossas cabeças! Este ambiente é chamado de Viveiro das Araras, com 60 metros de comprimento, 15 de altura e 15 de largura, com todo este espaço as araras podem fazer voos incríveis e podemos sentir o soprar de suas asas.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu 6

O parque tem dedicado uma atenção especial a elas, pois das 370 espécies, 26% estão ameaçadas, ou seja, de 4 espécies, 1 está em perigo. Araras azuis, vermelhas, papagaios, ararinhas amarelas, periquitos ficam neste local, elas fazem muito barulho.

Parque das Aves de Foz do Iguaçu

Mas é interessante saber que o parque abriga 37 espécies da família e 7 delas estão ameaçadas de extinção e que a maioria das araras deste Viveiro foi resgatada de ambientes onde sofreram maus tratos, do tráfico e da posse ilegal. Antes de serem levada para o parque muitas delas nem sabiam voar.

⇒ Compre seu Ingresso Aqui ⇐

Casuar

Parque das Aves de Foz do Iguaçu

Uma ave que chama muita atenção é o Casuar, ave que vive no Continente Australiano, que parece uma avestruz, mas que tem cores vibrantes no pescoço e cabeça. Esta ave quando está acuada se torna muito perigosa devido as suas patas que mais parecem com garras.

Cobra – Jiboia

Parque das Aves de Foz do Iguaçu

Tivemos a oportunidade de ver bem de pertinho uma cobra em seu ninho. Um funcionário do parque fica o tempo todo ao lado da cobra e dá informações sobre ela para os visitantes. Ele nos contou que esta nasceu no parque e que é bem mansinha. Ela estava em seu ninho se aquecendo. Fomos avisados para não tocar nela, mas nos aproximamos bastante para tirar a foto. Foi uma experiência bem diferente. Minha esposa ficou um pouco receosa, mas mesmo assim se aproximou. 

Foto com a Arara

Parque das Aves de Foz do Iguaçu

Na saída do parque é possível tirar fotos com uma arara, ficamos uns 20 minutos na fila para conseguirmos tirar a nossa. Pena que nosso pequeno na hora H, ficou com medo e não quis tirar a foto. Mas nós tiramos. 

Foi um passeio muito legal, e nosso filho pequeno gostou muito! E o que mais nos agradou foi poder ver bem de perto várias espécies de aves e até mesmo tocá-las, poder sentir uma vibração diferente que nos fazem pensar nestas criaturas e em seu Criador!

Mapa Parque das Aves

mapa-parque-das-aves

Informações

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 8:30 às 17 horas;

Valor: R$ 40,00 (out/18) Crianças menores de 8 anos acompanhadas de um adulto não pagam;

Endereço: Av. das Cataratas km 17.1 – ao lado das Cataratas do Iguaçu. 

Compre seu Ingresso Aqui

Booking.com

Mais dicas de Foz do Iguaçu

Voo de Helicóptero Sobre as Cataratas do Iguaçu

Hotel em Foz do Iguaçu 

O que Fazer no Parque Nacional do Iguaçu

Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

* Agradecemos ao Parque das Aves por nossos ingressos e à Agência Combo Iguassu que nos concedeu o transfer até lá. 

17 COMENTÁRIOS

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: