Santa Catarina

Escola de Cerveja em Blumenau – Curso de Degustação de Cerveja

Em nossa viagem à Blumenau, visitamos a Escola de Cerveja e fizemos um Curso de Degustação de Cerveja. É um passeio que deve estar no roteiro dos amantes de cerveja. 

A Escola Superior da Cerveja e Malte é a primeira instituição de ensino superior da América Latina focada exclusivamente no setor de bebidas. Lá são ministrados cursos de aperfeiçoamento, técnico, extensão, workshop, graduação e pós-graduação. Veja aqui a grade de cursos oferecidos. 

Escola de Cerveja em Blumenau
A escola não poderia escolher um destino melhor para se instalar. Em março de 2017 Blumenau ganhou o título de Capital Nacional da Cerveja. É lá que ocorre a maior festa popular brasileira ligada à cerveja: a Oktoberfest. Acontecem ainda o Festival Brasileiro da Cerveja e a Sommerfest (mini oktober de verão). A cidade conta ainda com várias cervejarias artesanais. Se quiser saber mais sobre o esse assunto, veja o post Blumenau agora é a a Capital Nacional da Cerveja

Como é a Visita na Escola de Cerveja

Visitamos a Escola a convite, depois de participarmos do Evento Blogando no Vale Europeu. Ficamos encantados. A Escola ocupa uma área de mais de 2.000 m². Conta com biblioteca, laboratório de química, laboratório de fabricação de cerveja, laboratório de Homebrewer, laboratório de microbiologia e várias salas de aula.

Escola Superior de Cerveja e Malte

Quem nos acompanhou na visita foi o sommelière Douglas Nunes, que foi super atencioso. Ele ficou conosco por volta de trinta minutos, tempo necessário para conhecer a Escola. 

Escola de Cerveja em Blumenau

Se você quiser, saiba que é possível conhecer a escola da cerveja. Para participar de uma visita guiada simples, não é necessário fazer agendamento prévio. Basta ir à escola de segunda a sábado das 9 às 17 horas.

Mas acho que nós não nos contentaríamos só com uma visita simples. Optamos por fazer uma visita guiada com direito a degustação. Vamos combinar, né? Blumenau tem tudo a ver com cerveja! Veja nosso post O que Fazer em Blumenau? Cerveja, Cerveja, Cervejaaa…
Pra fazer a visita com direito a degustação é necessário de agendamento prévio pelo telefone (47) 3380-5200 ou pelo e-mail eventos@cervejaemalte.com.br. Menores de 18 anos podem fazer a visitação, desde que acompanhado de seus responsáveis, mas não tem direito à degustação.

Curso de Degustação de Cerveja 

A segunda parte da visita é a mais aguardada pelos amantes da cerveja. Nossa instrutora foi a sommelière Dulce Bachmann, que foi super atenciosa.

Entramos na sala abaixo e sob todas as mesas haviam quatro fichas de degustação, alguns folhetos sobre a escola e um copo de água. Uma dica a  água é para você tomar um gole entre uma cerveja e outra. 

Curso de Degustação de Cerveja 

Primeiramente a Dulce nos contou algumas curiosidades sobre a cerveja. Falou também sobre os ingredientes utilizados para produzir uma cerveja artesanal. Para produzir cerveja é preciso no mínimo água, malte, lúpulo e levedura. 

Achei interessante quando ela nos contou que existem hoje registrados nos guias 150 estilos de cervejas. O estilo de cerveja varia de acordo com os ingredientes adicionados. Normalmente são adicionados frutas, chocolates, arroz, milho, café, ervas, entre muitas outras coisas.

Curso de Degustação de Cerveja  Blumenau

Fiquei impressionada ao saber que apenas 3% da população consomem cerveja artesanal. Os outros 97% não fazem ideia do que estão perdendo!

Em seguida nos contou sobre as principais escolas cervejeiras e suas principais características. São elas: alemã, belga, inglesa e americana. E passamos para a melhor parte: a degustação. Fomos convidados a degustar uma cerveja de cada uma das escolas acima. Foram elas: 

  • Weiss da Schornstein – representando a escola alemã
  • Saison da Das Bier – representando a escola belga
  • Russian Imperial Stout da Bierland- representando a escola inglesa
  • Capivara da Cervejaria Blumenau – representando a escola americana

Curso de Degustação de Cerveja 

Quer saber quais as cervejas que mais gostamos? Eu (Carol) prefiro uma cerveja mais tradicional, por isso gostei mais da Weiss da Schornstein. Já o Miranda que gosta de qualquer tipo de cerveja preferiu a Saison.

Mas você está enganado se acha que degustar é simplesmente experimentar. A sommelière nos explicou o que deveríamos avaliar. Recebemos quatro fichas para anotarmos dados das cervejas que estávamos experimentando.
Ela nos ensinou como avaliar a cerveja, desde sua cor, a consistência da sua espuma, a identificar seus aromas, entre outros.

Para finalizar o curso, recebemos um certificado como participantes do Mini-Curso de Degustação de Cerveja com duração de 1 hora. Se você é como nós, fã de uma boa cerveja artesanal, então não deixe de conhecer a Escola. Vale a pena!

Curso de Degustação de Cerveja 

Espero que tenha gostado de saber um pouquinho mais sobre a Escola de Cerveja de Blumenau. A Escola também faz parte do Vale da Cerveja. Se for à Blumenau não se esqueça de conhecer!

Informações

Site: Cerveja e Malte
Endereço: Rua ElsbethFeddersen, 72 – Salto
Telefone: (47) 3380-5200
Visitas guiadas com degustação: De segunda a sábado às 10:30
Valor: R$ 65,00
Cursos Oferecidos:  Escola – Cursos

Talvez você se interesse por nossos outros posts sobre Santa Catarina:

O que Fazer em Blumenau? Cerveja, Cerveja, Cervejaaa…

O que Fazer em Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil 

O Que Fazer em Balneário Camboriú

Museu Hering: Opção Fora da Rota da Cerveja

Dica de Hotel em Blumenau com Localização Privilegiada 

Dicas de Restaurantes em Blumenau

Atrações Imperdíveis no Beto Carrero

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, faça sua Reserva de Hotéis ou Compre sua Passagem na Guia de Passagens e Hotéis, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

Booking.com

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog. Ficou viciada em viagens há três anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Tem Alguma Dúvida? Gostou? Então Fale Com a Gente:

10 Comentários

  1. Edson Jr disse:

    Muito legal! Adoro cerveja e sempre procuro tipos diferentes para experimentar. Preciso fazer um curso desse.

  2. Oscar Risch - www.viajoteca.com disse:

    Muito legal!! Eu sou do time que prefere um vinho, mas aprendi a gostar de cervejas morando na Alemanha. As cervejas artesanais estão com tudo. Aqui na Asia Hong Kong, Singapura, Tokyo e Ho Chi Mihn são os locais com cena cervejeira mais badalada. Estive em Pomerode 2 semanas antes do Blogando no vale europeu e fui na Schornstein. As cerevejas alemã estavam boas agora a Pale Ale não gostei não..

  3. Muito boa dica! Adoro cerveja e há cervejas artesanais muito boas no mercado! Achei interessante que a fábrica por dentro não tem nada a ver com a única cervejaria que visitei aqui na Europa: a gigante e mundialmetne famosa Guinness! (digo isto não só pelo tamanho, mas também pela disposição/tipo de maquinaria… essa faz-me lembrar uma queijaria mais do que uma cervejaria)

  4. itamarjapa disse:

    Ta aí um curso que eu amaria fazer! Esta escola é sensacional, tem inúmeros cursos maneiros! Ainda quero fazer o curso de mestre cervejeiro, mas falta tempo! 🙂 Adorei o post!

  5. Thiago disse:

    Caramba, apenas 3% da população conhece cerveja artesanal?! Que bizarro. Eu e minha namorada somos apreciadores, com certeza vamos guardar essa dica para fazermos a visita guiada e com degustação hahaha.

  6. Rayane disse:

    Ahhh, que delícia! Aprendi a gostar de cerveja quando morei em Floripa. Fui à Blumenau diversas vezes e visitei várias cervejarias. Sempre experimento as cervejas artesanais, pois acho mais gostosas que as marcas industrializadas brasileiras. Adorei a dica!