Como visitar a Arena da Baixada em Curitiba

Conteúdo

Não sou torcedor fanático de nenhum clube de futebol, mas no 2º Encontro da RBBV fomos convidados pelo Clube Athletico Paranaense para visitar a Arena da Baixada em Curitiba, como é conhecido o seu Estádio Joaquim Américo Guimarães e aceitamos o convite.

Já conhecia a fama do estádio, mas vê-lo de perto e poder entrar em quase todos os locais e até mesmo pisar no seu gramado e bater alguns pênaltis é outra história.

Arena da Baixada
Arena da Baixada de Curitiba – Foto do CAP

Confira ainda tudo o que escrevemos sobre o Paraná e aproveite para ler os artigos:

Primeiro o Trabalho

Tour na Arena da Baixada

Como em todos os nossos Encontros da Rede, participamos de muitas palestras educativas sobre a atração, assim tivemos alguns minutos para aprender sobre a Arena da Baixada.

O Gerente Comercial Gustavo Campos e o Gerente de Conteúdos Digitais Pedro Branco nos passaram toda a história do clube, ações de marketing, shows, curiosidades e também como é a visita e o tour guiado para os visitantes. Realmente é uma Arena multiuso.

A Arena da Baixada

Tour Guiado a Arena da Baixada
Como visitar a Arena da Baixada em Curitiba

Da união de dois clubes, o Internacional e América, que foi concretizada no dia 21 de março de 1924 e cinco dias depois foi empossada a diretoria do novo clube e assim nasceu o Clube Atlético Paranaense.

Muitos anos se passaram e começou uma nova etapa no clube: a Arena da Baixada que foi inaugurada em 24 de junho de 1999. Mas o estádio ainda não havia sido terminado totalmente e as obras finais aconteceram em 2014 e a Arena da Baixada aumentou para 39 mil lugares.

Como foi visitar a Arena da Baixada

Arena da Baixada

Da união de dois clubes, o Internacional e América, que foi concretizada no dia 21 de março de 1924 e cinco dias depois foi empossada a diretoria do novo clube e assim nasceu o Clube Atlético Paranaense.

Muitos anos se passaram e começou uma nova etapa no clube: a Arena da Baixada que foi inaugurada em 24 de junho de 1999. Mas o estádio ainda não havia sido terminado totalmente e as obras finais aconteceram em 2014 e a Arena da Baixada aumentou para 39 mil lugares.

Visita a Arena da Baixada
Estádio Arena da Baixada em Curitiba

Partimos para conhecer uma cabine de imprensa, mas antes eu dei uma passada no banheiro, me espantei com sua limpeza e conservação.

Já na cabine de imprensa fiquei pensando como o Galvão Bueno consegue enxergar os jogadores e falar tão rápido os nomes deles a cada jogada!

Depois passamos pela Zona Mista, Coletiva de Imprensa e aqui foi apresentada a nova comissão técnica do Furacão… brincadeirinha!!!

Nova comissão técnica na Arena da Baixada

Em seguida chegamos ao vestiário do Clube Athletico Paranaense, muito bem montado com banheiras de hidromassagem e relaxamento muscular, duchas e o roupeiro onde ficam enfileirados todos os armários de cada jogador com seu uniforme e a sala de aquecimento.  A

Achei bem legal uma placa com a Contagem Regressiva veja ela aí embaixo:

Arena da Baixada Placa Contagem regressiva
Armário na Arena da Baixada

Enfim chegamos ao gramado, que na realidade é sintético, mas todo o material é importado da Itália à base de fibras naturais e orgânicas (gelfio). Ele parece demais com uma grama natural e foi aprovado pela FIFA.

Gramado da Arena da Baixada

Nessa visita estavam participando os blogueiros do 2º Encontro da RBBV, então nós pudemos até bater alguns pênaltis. Será que eu fiz o gol?

Como é visitar a Arena da Baixada

Olha a emoção da torcida, rezando pelo gol:

Torcedores na Arena da Baixada

Teto Retrátil

Não poderia deixar de falar sobre o teto retrátil e que a Arena da Baixada passou a ser o primeiro estádio da América Latina e o primeiro do hemisfério sul a ter esta tecnologia para estádios de futebol.

Se o tempo estiver normal em Curitiba, o que é raro, o tempo de fechamento ou abertura total do teto é de 25 minutos!

Teto retrátil da Arena da Baixada

Mais uma observação: as entradas contam com um sistema biométrico de reconhecimento de torcedores, sendo assim um sistema muito seguro e que pode identificar torcedores proibidos pela justiça de frequentar jogos de futebol em estádios. Todos os outros estádios deveriam ter este sistema.

Bem amigos da Rede… chegamos ao final de nossa visita e do tour guiado na Arena da Baixada que foi espetacular. Achei todas as dependências da Arena super conservada, limpa e a organização é de primeiro mundo.

Espero que tenham gostado de nossas dicas sobre a Arena da Baixada, mas senão… deixe seu elogio ou critica em nossa seção de comentários.

Informações da visita ao estádio Arena da Baixada:

O tour é guiado e passa por espaços restritos do Estádio Joaquim Américo, como os vestiários.

Site:  https://athletico.com.br/arena/

Endereço: Arena da Baixada entrada pela Rua Buenos Aires. O ponto de venda funciona de terça-feira a domingo das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Horário do tour:  de terça a domingo, às 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h, exceto em dias de jogos.

Valores:

  • R$ 50,00 inteira;
  • R$ 25,00 meia-entrada (valores em novembro/2024);
  • Sócios Furacão têm 50% de desconto com a apresentação de Smart Card e documento oficial com foto.
  • Meia-entrada: estudantes, professores, idosos [acima de 60 anos], doadores de sangue, menores [3 a 12 anos] e portadores de deficiência e acompanhante, com documentação válida;
  • É proibido realizar o tour com alimentos, bebidas e animais.

Quer saber tudo o que rolou durante o Encontro da RBBV em Curitiba? Veja as dicas da Márcia do Blog Mulher Casada Viaja Curitiba recebe blogueiros de viagens.

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Respostas de 22

  1. Como torcedor do CAP, abordei o Miranda Jr. num shopping de Goiânia usando a camisa do Club Atlhetico Paranaense.
    Excelentes dicas da Arena da Baixada. Parabéns!!!

    Abraço!!!

    1. Fala Julio…
      Foi um prazer conversar com vc e ficamos felizes por ter gostado do post!
      Quando conversamos vc estava voltando de Pirenópolis-GO e aí gostou?
      Vc viu que temos alguns posts de lá?
      Abraço!!!

  2. Muito interessante, Miranda! Mesmo para mim, que não torço pra time nenhum. Já fiz um tour guiado pelo estádio do Santos FC e foi bem legal também.

    1. Oi Michele, é um tour guiado diferente para quem não torce para nenhum time, mas é bem interessante e super legal ver as estruturas e a modernidade que lá encontramos!

  3. Bem explicado a forma de como chegar lá na Arena da Baixada… Curitiba é uma cidade linda, mas nunca fui na Arena. Quem é ama futebol certamente vai amar o passeio!

  4. Que legal esse passeio! Adorei as curiosidades como o teto retrátil e a grama sintética, coisas que a gente não se atenta apenas assistindo uma partida pela televisão. Ótima dica!

  5. Que legal deve ter sido conhecer a Arena da Baixada, hem! Meu marido com certeza vai querer fazer esse rolê quando formos a Curitiba. Valeu pelas dicas!

  6. Olha só, como você também não sou super fanática por futebol mas fiquei interessada em visitar a Arena da Baixada. Que lindo!

    1. Olá Cely, ela é multiuso por ser usada tbm para Shows, Palestras, Convenções, etc… Quando vc for a Curitiba aproveite e faça uma visita a Arena da Baixada

  7. Foi mesmo muito bom esse tour! Queria saber se fez o pênalti! O meu o goleiro buscou lá no cantinho, o danado!
    Foi um prazer conhece-lo, Miranda! Um grande abraço!

    1. Jair o prazer foi todo nosso! Olha com respeito ao pênalti o da foto eu tbm não fiz, bati bem no meio e o goleiro catou! Este tour foi muito bom mesmo. Valeu Jair!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias