Caímos no Golpe de Taxistas em Santiago

Conteúdo

Ficamos tão chateados por termos caído no golpe de taxistas em Santiago no Chile que resolvemos compartilhar nossa experiência, para evitar que outras pessoas caiam também nesse golpe.

Passamos 8 dias no Chile. Em nosso primeiro dia, fomos ao Mercado Central de Santiago e conversamos com várias pessoas (chilenas e brasileiras) que nos deram algumas dicas sobre Santiago:

  • Cuidado com bolsas, sacolas e carteiras, pois existem muitos batedores de carteira na cidade. Tentaram nos tranquilizar um pouco, dizendo que diferente do que ocorre no Brasil, lá normalmente os assaltos ocorrem sem violência. 
  • Muito CUIDADO COM OS TAXISTAS, pois aplicam dois tipos diferentes de golpes: taxímetro adulterado e cobrança indevida. Na hora de pagar, você deve falar para eles: Estou te dando uma nota de 10.000 pesos, pois alguns falam que você entregou 1.000 pesos e não 10.000. Muito cuidado na hora de pagar!
  • Locais em que geralmente ocorrem os golpes: na região do Patio Bellavista, próximo ao Cerro San Cristóbal e do Costanera Center.
  • Sempre pergunte o preço antes de iniciar a corrida. Se ele não quiser te dar estimativa, não entre, pois pode ser que esteja com o taxímetro adulterado. 
Caímos no Golpe do taxista no Chile
Foto: eve@eveandersson.com

Confira também nossos artigos:

Cuidado para evitar o golpe de taxistas em Santiago

Estávamos extremamente cansados, pois tínhamos andado o dia todo, o que facilitou o golpe. Como nosso grupo era grande, tivemos que pegar dois táxis. Entrei no primeiro, que estava parado no ponto em frente ao Patio Bellavista (uma galeria com muitos restaurantes, lanchonetes, lojas de artesanato).

Esqueci das dicas sobre os cuidados a serem tomados com taxistas: SEMPRE PERGUNTAR O VALOR ANTES! Entrei no táxi e dei o endereço do hotel. Fiquei impressionada com o tanto que o taxímetro mudava rápido de um valor para o outro! 

Nosso hotel era relativamente perto de onde estávamos (4,5 km). Como este foi o primeiro táxi que pegamos no Chile, ainda não tínhamos noção de preço. Na hora de pagar, veio a surpresa, custou 9.000 pesos.

Meu irmão logo atrás perguntou o preço para outro taxista parado no ponto do Patio Bella Vista que não quis dar média de preço. Então ele se lembrou da dica e não entrou. Foi andando até a avenida, pegou outro táxi, que lhe deu estimativa de preço e pagou 5.000 pesos. Fiquei muito triste, mas aprendi a lição, não entrei em outro táxi no Chile sem antes perguntar o valor.

Em nosso último dia no Chile, precisamos pegar táxi novamente no Patio Bella Vista (mesmo lugar em que caí no golpe), perguntei o preço para o táxi que estava no ponto, mas ele não quis me dar previsão. Disse que era pelo taxímetro.

Não quisemos arriscar e fomos andando até a avenida, paramos um táxi que nos deu estimativa, e nos levou até o hotel e cobrou 4.500 pesos. Muito cuidado! Pelo que fiquei sabendo isso é muito comum em Santiago!

Mais dicas do Chile

Estações de esqui do Chile

Vinícola Concha Y Toro por conta própria

O que fazer em Viña del Mar

Segue a gente!

Picture of Carol Miranda

Carol Miranda

Contadora de números e de histórias, funcionária pública, que encaixou em sua rotina maluca seu novo hobby: escrever um blog.
Fiquei viciada em viagens há muitos anos quando fez uma viagem inesquecível para a Europa e de lá pra cá não conseguiu mais parar de viajar!
Mãe do Biel, esposa do Miranda e tutora do Brownie, meus companheiros preferidos de viagens.

Respostas de 48

  1. Em 15/07/24 confirmei involuntariamente o q dizem sobre o risco de pagar taxi na saída do Costaneira Center. Às 19h, muito cansado e com compras, arrisquei pegar um taxi na saída pro Hotel Plaza el Bosque Ebro, ao invés de ir caminhando, pois fica muito perto. Sem experiência na conversão, estranhei mas aceitei tolamente os 18 mil pesos indicados no taxímetro, obviamente adulterado pra multiplicar por 10 o valor. E assim uma corrida de poucas quadras saiu por 107 reais em vez de 10,70. O sujeito ainda disse q ganhei “desconto” de 2 mil pesos (!). Depois do golpe é q me dei conta de detalhes como a música um pouco acima do razoável (pra distrair), do taxímetro iniciar a contagem em 450 pesos (acima do padrão) e ter sido apagado logo q o carro parou. Tentei fazer uma denúncia, mas o site da comisaría pede o RUT (não aceita passaporte ou outros documentos) e o número da polícia (carabineros) fica apenas com uma gravação com informes gerais e pedindo pra aguardar um atendente (passei 10 minutos sem sucesso na linha). Não há algo como delegacia pra turistas como no Brasil. Pensei em ir a uma comisaría próxima, mas desisti pra não perder o resto da noite. Nesse tipo de situação, o turista fica à própria sorte, e se a “atividade” virou um esporte há muitos anos consolidado entre alguns taxistas, ou falsos taxistas, na frente dos principais pontos turísticos, é pq não há medidas efetivas do governo local e assim o crime compensa.

  2. 26/08/23 – Golpe do Táxi, shopping Costanera, cuidado redobrado uma corrida de 700 metros, pq estávamos com compra, o Táxi Preto e Amarelo cobrou 28.00O mil pesos e ainda fez o câmbio de 1 x 100, o correto seria 1 x 163 câmbio do shopping, Taxista FDP ainda em tom de ameaças para se não pagasse não abriria a porta, lamentável gastei R$ 300,00 me devolveu 2.000 pesos de troco.

  3. Não peguem táxi em Santiago
    Taxista do shopping Costanera deu o valor de 7000 até o hotel mas quando chegamos em um percurso de 8 km taxímetro marcava 36000. Só abriu a porta depois q pagamos!
    Uma cilada!

  4. 02/08/2022. NAO PEGUEM TÁXI. Utilizamos várias vezes o Uber sem nenhum problema. Entretanto, resolvemos pegar um táxi no pátio Pátio Belavista. Uma corrida que no Uber estava em 6.000 pesos se transformou em 16.000 pesos no táxi. O taxista fica puxando conversa o trajeto inteiro enquanto o taxímetro faz o serviço sujo. Um ASSALTO.

    1. Que triste saber seu relato, mesmo tantos anos após nossa experiência, esse fato continua acontecendo! Um absurdo mesmo

  5. Sofri tb esse golpe hj, peguei um táxi por um percurso de 4,5km o taxímetro cobrou 38.500 pesos, paguei com 4 notas de 10.000 pesos o filho da p…. trocou duas notas por 1.000
    Para evitar confusões acabei pagando, moral do custo da viagem saiu por quase 60.000 pesos

    1. Essas situações são tão ruins né Luciano? Mas é melhor evitarmos confusão para não estragar a viagem. Fiz esse post justamente para alertar os turistas que vão ao Chile.

  6. Lamentável, Atenção !!!!! outra modalidade , tentaram aplicar o golpe com notas falsas , ou seja quando vc entrega a nota ele troca a nota e pergunta “onde vc pegou esta nota ?” se vc fraquejar , vc paga novamente e ainda pede desculpas …. melhor mesmo e ir de Uber e Metro…

  7. Conosco aconteceu o mesmo! Fomos de táxi ao Costanera, custou 5000 pesos. Na volta, sem perceber, o taxímetro deu um salto e o taxista nos cobrou 20000 pesos, alegando que por ser 22h havia uma taxa noturna, o que descobrimos depois não existir!.

    1. É um absurdo né Cinthya, por isso agora quando viajo só uso uber. Já sabemos ao certo quanto será a corrida.

  8. Nossa que tenso… Muito importante compartilhar sobre esse golpe porque muitas vezes acabamos caindo e com isso eles vão continuar aplicando nos turistas.

  9. Obrigada por compartilhar essa experiência.
    Em Santiago não existe aplicativo (uber, cabify)?
    Vc tem dica de transfer por lá?

    1. Claudia, tem uber sim. Irei no final do mês e vou utilizar. No aeroporto tem transfer direto para o centro. Tem também um ônibus da turbus que leva para o terminal de ônibus no centro da cidade. Vale a pena.

  10. Comigo aconteceu igualzinho… em frente ao Pátio Bella Vista…na hora de pagar não aceitamos e ameaçamos chamar carabineros numa conversa bem tensa, e demos o que deveria ser pago… mas estávamos em dois casais e nossos parceiros são militares aqui no Brasil, e falam espanhol fluente… a pegada com o taxista foi outra… KKKK todo cuidado é pouco!!!!

    1. Que ruim isso né Dani? Nós estávamos com criança, não dominávamos o idioma, então pagamos; mas aprendemos a lição. Bjs

  11. Caraca! É tão chato quando a gente cai nesses golpes. 🙁 Mas, como sempre gosto de extrair coisas boas até das ruins. Hoje vc tá aqui alertando outros viajantes sobre a experiência. Obrigada por compartilhar o seu relato!

    1. Karliany, penso como você e acho muito importante alertar outros viajantes para que não caiam no golpe!

  12. Aww que triste isso que aconteceu com vocês em Santiago. Quando fui para Buenos Aires me falaram que lá é ainda pior, e por isso usei o transporte público mesmo. São muitos taxistas dando troco com notas falsas por exemplo, o que é lamentável :(. Em Santiago, como estava viajando sozinha, optei pelo metrô.

  13. Uma pena o que aconteceu, mas é bom para alertar os turistas! E em Santiago, só ando de transporte público e, caso precise de alguma coisa pela madrugada… só UBER mesmo 🙂

    1. Camila, fiz o post justamente para alertar os turistas, pois foi muito desagradável. Já soube de muitas pessoas que caíram no mesmo golpe no mesmo lugar.

  14. Santiago e Buenos Aires são capitais dos taxistas larápios! Todo cuidado é pouco com eles, é bom andar com um lápis e marcar as notas. Eles são muito “espertinhos”! Lamentavelmente!

  15. Adorei o seu post com dicas valiosas (literalmente $) para quem está indo pra Santiago. Vou em abril e não sabia disso! Obrigada!! 🙂

  16. É assim mesmo. Aqui no México é igual. Eu moro aqui há 3 anos e quando vou entrar no taxi e notam meu acento de estrangeira já querem me aplicar tarifa especia, aí eu já mando parar com isso que eu sei muito bem o quanto custa….rs Quando fomos ao Chile tambem, nos cobravam muito mais.

  17. Estas dicas são muito importantes, porque na hora dos passeios a gente realmente baixa a guarda e acaba caindo em golpes como este. Bom saber!

  18. Que coisa chata, Carol. Eu só peguei táxi duas vezes em Santiago, pois a gente andava de metrô.
    Não tivemos problemas.
    Mas essas dicas servem de alerta para qualquer viagem..

  19. Que horror, gente! Muito importante sua dica. No Rio de Janeiro tem que ter esse cuidado também pois é um golpe comum por lá…

  20. Poxa que absurdo! Valeu mesmo pelo alerta e pelas dicas de como se prevenir. Estivemos em Santiago em 2009 e só tivemos boas impressões do país, espero mesmo que eles resolvam isso, uma pena!

  21. Inacreditável. Também cai no golpe deles. É um absurdo esse tipo de coisa, mas acontece mesmo.
    Achei ótimo o post para alertar e orientar outros turistas.

    1. Eloah, quando contei que tinha caído no golpe, ouvi o mesmo de muitas pessoas… Assim resolvi escrever este post, para divulgar os golpes e onde acontecem!

  22. Aai, pena termos que passar por essas coisas, né?! Infelizmente a gente vê que em várias partes do mundo existem esse tipo de taxistas… triste. Ótimo post pra gente ficar ligado!

  23. No ano passado quando fomos a Santiago, contratamos uma van indicada pelo hotel, no entanto fomos enganados e roubados diversas vezes pelo motorista que desaparecia com nossos objetos, compras, casacos e ate um relogio da minha amiga que se abriu e caiu provavelmente dentro da van, quando voltamos p a van procurar o relogio o motorista disse que nao tinha ficado ali, enfim pode ser mais depois de tantos acontecidos ficamos na duvida, voltei com uma má impressão do país. ?

  24. Cai no mesmo golpe em Santiago eo safado ainda queria chamar a polícia e tudo… me xingou e por ser meu primeiro dia num país estrangeiro em toda a minha vida fiquei apreensivo, acabei pagando e sai bufando de brabo. Segundo pesquisa tinha lida que o pessoal lá é super honesto e que n havia com o que se preocupar e justo na chegada peguei este maldito táxi. Acabei mudando de opinião logo de cara

    1. Fiquei chateado pois mudou toda a forma com que vi o povo é o país… e realmente no decorrer da viagem tive mais algumas experiências com o povo de lá e A má impressão só se reforçou. Espero um dia retornar para mudar de ideia. Não deixem de ir pois é um lindo país, mas todo o cuidado é pouco

      1. Também gostamos muito do Chile, fizemos o post com a intenção de alertar as pessoas sobre os cuidados que devem ter.

  25. Também cai neste golpe e paguei 18mil pesos até o hotel. Como estava sozinha fiquei com medo e paguei. Foi todo o meu dinheiro. Fiquei tão mal que no dia seguinte fiquei doente e não pude ir a um dos passeios. No aeroporto na ida pro hotel também aconteceu igual. Fiquei com trauma.

    1. Caímos hoje no golpe da nota falsa em Valparaiso… demos 20.000 e o taxista depois de enfiar a nota no bolso voltou dizendo que era falsa. Eu fiquei tão brava que mesmo sem falar espanhol consegui ligar pra polícia que apesar de não terem resolvido o problema (não acharam a nota real) foram bastante atenciosos. O taxista queria ir até o banco com meu namorado para receber a corrida, que por sinal já nos havia custado 20.000 5x o valor que ele pediu. Não deixei que meu namorado pagasse de novo. A polícia informou que como eu havia chamado eu ficava no papel de vítima, ou iríamos fazer uma ocorrência na delegacia ou ele iria embora “sem receber” e assim ficou. Achei necessário chamar a polícia para que eles entendem que não é pq não somos do lugar podem nos passar para trás. E o tempo que perdemos esperando a polícia chegar ele poderia estar trabalhando e ganhando mais.

      1. Fiquei muito triste por você! Quando resolvemos publicar este post, foi com a intenção de alertar o maior número de pessoas, para que saibam do que ocorre por lá e fiquem alertas. Espero que o meu caso, o seu e tantos outros deixe nossos leitores com atenção redobrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

RESERVE SUA PASSAGEM

Booking.com

Leia também

Categorias

Artigos relacionados