Tenho recebido muitos e-mails de pessoas que irão ao Chile, mas ficarão somente um dia em Santiago do Chile, pedindo dicas do que visitar na capital. Atendendo a estes pedidos, segue abaixo um roteiro em Santiago, ideal para quer conhecer os principais pontos turísticos da cidade em um dia.
Para fazer este roteiro, você andará 5 km. É importante saber, que não andará tudo de uma vez, pois visitará um local, ficará lá por um tempo para só então ir para o próximo.
Para chegar ao ponto inicial deste roteiro, basta descer na Estação de Metrô Santa Lucía, linha 1 – vermelha. Seu passeio por Santiago terá início no Cerro Santa Lucía, um dos belos cartões postais da cidade e finalizará na La Chascona.
Aproveite para conferir nossos artigos:
- 7 Melhores passeios de bate e volta em Santiago;
- Roteiro de 8 dias no Chile;
- Estações de Esqui do Chile;
- Vinícola Concha Y Toro Por Conta Própria.
O que fazer em Santiago em 1 dia
Reunimos aqui dicas do que fazer em Santiago em 1 dia. Apesar do tempo ser curto, dá pra conhecer várias atrações turísticas da cidade em 1 dia.
O bom desse roteiro é que ele começa e termina em uma estação de metrô.
Cerro Santa Lucía
O Cerro Santa Lucía é um dos principais pontos turísticos de Santiago. É um parque, lindo!
Na entrada principal do Cerro Santa Lucía está localizada a fonte Terraza Neptuno, uma construção belíssima. Os visitantes costumam virar de costas, jogar uma moeda na fonte e fazer um pedido. Nós também fizemos… Alguém arrisca qual foi nosso pedido?
Tem um mirante localizado a 629 metros que possibilita aos visitantes uma visão panorâmica da cidade!
- Horário de funcionamento: todos os dias das 9 às 19 horas
- Endereço: possui duas entradas, a principal é pela Avenida Alameda e a outra pela Rua Merced.
- Valor: gratuito.
Caminhe por 1 km para chegar ao seu próximo destino que é o Palácio La Moneda.
Palácio La Moneda
É o Palácio do Governo do Chile. Você pode visitá-lo por dentro, desde que agende visita. Dependendo do dia em que fizer sua visita, pode ser que consiga assistir a troca de guardas, que acontece às 10 horas, dia sim dia não. Procure se informar.
É possível também fazer uma visita guiada e gratuita ao Palácio. Para isso é obrigatório fazer sua reserva com antecedência no site Visitas Guiadas. Em seguida você receberá no seu e-mail o comprovante de sua reserva.
No dia e horário marcado compareça ao Palácio com seu passaporte do RG, documentos obrigatórios para conhecer o Palácio.
- Endereço: Morandé, 130 – Centro
- Valor: gratuito
Caminhe por mais 800 metros para chegar ao seu próximo destino.
Plaza de Armas
A Plaza de Armas é o marco zero da cidade. É uma praça onde está localizada a Catedral Metropolitana, a Prefeitura e o Correo Central (Correios), neste último funciona do Museu Postal y Telegráfico.
Caminhando por mais 550 metros chegará ao próximo destino.
Mercado Central
Foi construído em 1872, e abriga barracas de peixes, carnes, verduras, frutas, queijos, ervas, agências de turismo, restaurantes e marisqueiras conhecidas pela abordagem descontraída de seus garçons em busca de clientes estrangeiros. O restaurante mais tradicional é o Donde Augusto.
- Endereço: Ismal Valdés Vergara, 900 – Centro
- Site: http://www.mercadocentral.cl/
Andando 700 metros, pelo Parque Florestal, chegará ao próximo destino.
Museu Nacional de Bellas Artes
Construído em 1910, é um dos edifícios mais bonitos da cidade. Tem um acervo com mais de 5.500 obras de artistas europeus e chilenos dos séculos 16 a 20.
Fica localizado no Parque Florestal, um lugar lindo, repleto de árvores altas e frondosas, cheio de banquinhos. Mesmo que você não tenha tempo para entrar, vale a pena tirar fotos.
Do Mercado Central até o Museu de Bellas Artes fomos caminhando pelo Parque Florestal, foi super gostoso. As crianças foram correndo nas longas passarelas e nós contemplando a cidade.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 18:45 horas
- Endereço: Parque Florestal n. 2499, Bellas Artes;
- Valor: gratuito
- Andando 1,1 km chegará ao próximo destino.
Pattio Bellavista
É uma galeria aberta/shopping com vários restaurantes, lanchonetes e lojas que vendem artesanato. Ideal para comprar várias lembrancinhas para trazer para o Brasil. À noite é point de balada.
Andando 500 metros chegará ao próximo destino.
La Chascona
É uma das três casas do escritor Pablo Neruda. Foi construída em 1953 e tem o formato de um navio.
Hoje nela funciona um museu. Você pode fazer uma visita guiada no local que dura em média 40 minutos. Lá você descobrirá que Neruda era um colecionador compulsivo, pois tem muita coisa exposta.
- Horário de funcionamento: De terça à domingo das 10 às 18 horas.
- Endereço: Fernando Márquez de la Plata n. 192 – Bellavista
Bom, você chegou ao final de nosso roteiro em Santiago. Caso queira ir embora, basta dirigir-se para a estação Baquedano de metrô da linha 1 vermelha., que fica perto de onde você estará.
Dica Extra: inclua em seu roteiro em Santiago o Cerro San Cristóbal
Mas se ainda tiver disposição e tempo para mais uma atração, recomendamos que conheça o Cerro San Cristóbal, que fica bem pertinho dali a aproximadamente 300 metros.
É uma montanha com 880 metros, um resquício da Cordilheira dos Andes que faz parte do Parque Metropolitano de Santiago, considerado o maior parque urbano do Chile.
É um dos pontos mais altos da cidade e proporciona uma vista de tirar o fôlego. Você pode subir o cerro andando, de bicicleta, de carro ou de funicular, a forma mais tradicional para os turistas.
Lá ficam a Estátua da Virgem de La Inmaculada Concepción com 14 metros de altura e o Zoológico da cidade, caso tenha interesse em visitar. Veja como foi nossa visita roteiro de 2 dias em Santiago.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10 às 19 horas; segunda das 13 às 19 horas; no verão funciona até às 20 horas.
- Endereço: Pio Nono, 450 Bellavista;
- Site: Funicular de Santiago
As estações de metrô mais próximas ao Cerro são: Estação Baquedano linha 1 vermelha e a estação Patronato linha 2 amarela.
Onde nos hospedamos em Santiago
Quer saber onde nos hospedamos em Santiago? Escolhemos um hotel econômico, com localização estratégica, ao lado de uma estação de metrô. Veja nossas dicas hotel econômico e com localização privilegiada em Santiago.
Bom pessoal é isso… Espero que tenham gostado de nosso roteiro a pé em Santiago . Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aí embaixo que responderemos assim que possível.
Ah e se nossas dicas te ajudarão, utilize nossos links para reservar seu hotel e fazer seus passeios. Você não paga a mais por isso e ajuda nosso site. Valeu!!!
Mais dicas do Chile
Embalse el Yeso por conta própria.
Caímos no Golpe de Taxistas em Santiago
Santiago do Chile com Crianças.
Respostas de 25
Perfeito!! Amei todas as dicas! Conteúdo incrível 👏🏻
Que bom que gostou das dicas! Bjs
Olá, tudo bem?? Adorei o roteiro… você tem ideia de quanto tempo leva? É possível ver tudo no mesmo dia?
Oi Ana Luiza, é possível sim ver tudo em um dia. Basta começar cedo. Lá pelas 9 horas que conseguirá concluir até o final do dia.
Não conheço Santiago ainda.
Ótimas dicas, tão bom conseguir conhecer uma cidade a pe né?
que delícia de passeio! Estou planejando uma viagem para o Atacama e terei algumas horas no aeroporto, vou aproveitar esse roteiro e dar um rolê na city, obrigada!
Angie, tente ficar pelo menos um dia em Santiago, vale a pena!
Ando louco para ir à América do Sul! Mas tudo o que se passava na minha cabeça era visitar os Andes, os desertos, as Pampas, chegar a Ushuaia,.. Agora já fiquei com uma cidade também para conhecer.
Nunca fui a Santiago, uma pena. Me parece ser uma cidade maravilhosa! Adorei o roteiro a pé que vc fez, adoro cidades em que se é possível locomover sem usar transporte!
Larissa, acho que a melhor forma de conhecer uma cidade é andando nela!
Boas dicas! Gostamos principalmente do pattio bellavista a noite, quando vimos muitos restaurantes com música ao vivo. Bem legal!
Jessica, também gostamos do Pattio Bellavista, tannto que foi o único local que repetimos! Deve estar no roteiro de todos que vão à Santiago!
Que ótimo post! Super prático.
Já estivemos em Santiago e conhecemos esses lugares que você mencionou. Tudo lindo mesmo!
Adorei as dicas! Práticas e objetivas para quem não tem muito tempo!!
Estou planejando ir pro Chile ano que vem, mas certamente ficarei mais dias em Santiago.
Mas óbvio que usarei esse roteiro!
hahahaha
Abraço
Murilo,fico feliz por ter gostado de nosso roteiro! Temos muitas dicas do Chile no site, depois dá uma olhada!
Excelente roteiro, eu não conheço Santiago, mas penso em ir em breve pro Chile e ficarei apenas um dia em Santiago, vou guardar esse roteiro porque adoro caminhar nas cidades!
Paula, não vai se arrepender em seguir este roteiro! É bem bacana.
Vou dar uma dica de quase chilena que sou 🙂 pertinho do Bellas Artes tem uma sorveteria… A Emporio La Rosa! Parada perfeita nesse roteiro! E pra mim, o melhor sorvete do Chile
Camila, sua dica está anotada, em uma próxima viagem ao Chile certamente iremos até esta sorveteria. Obrigada!
Muito obrigada pelas informações 🙂
Adorei todas as dicas, serão muito úteis para mim quando for visitar Santiago este ano. Vou pela primeira vez para lá e estarei sem carro. Saberia me dizer se é seguro andar por Santiago, estarei viajando sozinha. Desde já agradeço pela atenção 🙂
Abraços
Josiane Bravo
Josiane, andamos em Santiago sem carro e não tivemos problemas. Nosso hotel era na região central e todos os dias chegávamos tarde. Andamos muito a pé e também de metrô. Aconselho ter os cuidados de sempre, com relação a bolsas. Boa viagem!
Que poster maravilhoso, adorei ! Não tinha noção da distância entre os lugares, ficou ótimo ! obrigada !
Que bom que gostou! Se fizer o roteiro conte para nós depois!
OIEUADOREI