Qual a melhor idade para levar seu filho à Disney? Será que existe mesmo uma idade certa para conhecer a Terra da Magia? Esse tema é bem polêmico e divide opiniões. Para responder essa pergunta juntei a opinião de 12 mamães viajantes que fazem parte do maior portal especialista em viagens com filhos do Brasil. 

Melhor Idade para Levar seu Filho à Disney

Vou começar contando o que acho e como foi minha experiência. Em seguida convidei as minhas amigas e blogueiras Patrícia Papp, Francine, Adriana Pasello, Ana Luiza Straus, Aline Pires, Claudia Rodrigues, Fernanda Diniz, Andreza Trivillin,Angélica Figueiredo, Patrícia Tayão e Adriana Magalhães para contar com qual idade levaram seus pequenos à Disney pela primeira vez e a idade que acham mais apropriada para a tão sonhada viagem à terra da magia. 

Carol Miranda mãe do Gabriel: primeira viagem com 5 anos

Vamos Por Aí 

Melhor Idade para Levar seu Filho à Disney

Em 2013 o Gabriel estava com 4 anos e era completamente apaixonado pelos personagens da Disney. Amava o Mickey, a Minie, o Pateta, o Buzz Lightyear e muitos outros personagens. Ficava encantado quando íamos nas festinhas de aniversário e ele encontrava os personagens. Assim comecei a pensar que era chegada a hora de levá-lo à Disney. Aliado a isso, ele começou a pedir, pois assistia os canais Disney Chanel e Disney Junior e quando via os parques e personagens ficava vidrado. 

Disney

Melhor Idade para Levar seu Filho à Disney

Assim comecei a planejar minha viagem, ler sobre os parques e escolher quais visitaríamos. Se quiser saber mais, leia o post: Roteiro de Parques na Disney.

Em 2014 montamos um grupo de 6 pessoas que iriam pela primeira vez à Disney: eu, meu marido, meu filho, minha irmã (16 anos), meu irmão e minha cunhada. Quando o Gabriel fez 5 anos recebeu de presente de aniversário sua tão esperada viagem. Que foi maravilhosa!!! Amamos! 

Com 5 anos o Gabriel já tinha passado da altura necessária para andar em muitos brinquedos. E pode aproveitar demais a viagem. O que mais me encantou foi ver o sorriso que ele abria em seu rosto ao encontrar os personagens. Estava maravilhado! Realmente pude entender o motivo do apelido “terra da magia”. Ele andava para todo o lado com seu caderninho de autógrafos e ficava todo animado ao encontrar um personagem novo e pegar seu autógrafo. Ele tem esse caderninho até hoje.  

Bom, nesta viagem levamos uma criança de 5 anos e uma adolescente de 16 anos. Seus interesses eram completamente diferentes. Enquanto eu ficava com o Biel encontrando personagens, tirando fotografias e pegando autógrafos, o restante do grupo ficava indo nos brinquedos mais radicais dos parques. Mas às vezes nos encontrávamos e nos divertíamos todos juntos. Repare na foto abaixo como o Biel era pequenininho, mas estava sentado, atirando e se divertindo. 

Melhor Idade para Levar seu Filho à Disney

Mas se você acha que só as crianças ficam encantadas na Disney, está muito enganado. Minha cunhada gastou um de seus fast-pass para agendar um horário para tirar foto com as princesas. Pois as filas estavam gigantescas. E como meu filho não era lá muito fã das princesas, não fomos conhecê-las. Mas em compensação, tiramos fotos com toda a turma do Mickey e com todos os super heróis. 

Disney

Viajar para a Disney é bom em qualquer idade, mas se tivesse que indicar uma idade para você levar seu filho na Disney, indicaria entre 4 e 6 anos. Com essa idade as crianças ainda acham que os personagens são reais e ficam maravilhados a cada novo encontro. É realmente mágico.

Veja a alegria no rosto do Biel quando encontrou o Mickey pela primeira vez. Essa é minha foto preferida de toda a viagem, pois foi espontânea e me mostrou o quanto ele ficou maravilhado com a Disney. 

Melhor Idade para Levar seu Filho à Disney

Com essa idade adoram se fantasiar e vale muito a pena deixar um horário reservado para que façam isso. O Biel se fantasiou de pirata. Se você estiver com meninas elas vão adorar virar princesas. E também adoram as famosas refeições com personagens. Tente incluir esses passeios no seu roteiro. 

Caso sua intenção seja que seu filho aproveite os brinquedos e as montanhas-russas dos parques, espere ele crescer um pouco mais. Minha irmã de 16 anos se divertiu demais e achou essa a melhor viagem de sua vida. Seus parques preferidos foram o Sea Word e o Discovery Cove. Ela adora animais e achou o máximo poder nadar com um golfinho no Discovery Cove. 

Discovery Cove

No Sea World gostou de poder alimentar alguns animais, de assistir aos belíssimos shows e principalmente de seus brinquedos. O Gabriel foi com ela na Journey to Atlantis e pediu bis. Acho que é impossível não voltar de lá maravilhado.

Sea World

Bom essa é a minha opinião. Veja agora a opinião de dez mamães que também amam viajar com seus filhos por esse mundão afora. E se você também gosta de viajar em família, te convido a seguir o portal  viagens com filhos, assim ficará por dentro de muitas dicas de viagens! Convido você a seguir os blogs abaixo, eu já sigo todos e adoro!!! 

Patrícia Papp mãe da Luiza e do Pedro: primeira viagem com 6 meses

Blog Eu Viajo Com Meus Filhos

Tive a sorte de ir para Orlando com meus filhos mais de uma vez, quando eles tinham idades diferentes. A primeira oportunidade foi quando a Luiza era bebê (seis meses), voltei quando eles eram pequenos e mais tarde quando o Pedro já era adolescente. As experiências foram bem diferentes.

Quando os dois eram pequenos fiquei em um hotel na Disney (PopCentury) e só fui nos parques do complexo. Fizemos essa opção pois achamos que seria mais simples e prático. Nesta viagem não chegamos a alugar carros e conheci os Baby Care Centers de todos os parques (Os Baby Care Centes são locais apropriados para troca de fraldas, amamentação e que tem leite, papinhas, fraldas e fórmulas a venda). 

Eu viajo com meus filhos

Na minha opinião, crianças, adultos sempre aproveitam os parques de Orlando pois eles oferecem atrações para todas as idades. Mas para quem esta se perguntando qual a melhor idade para levar os filhos, recomendo ir com as crianças enquanto elas ainda acreditam na magia dos personagens pois elas ficam encantadas com os encontros que acontecem ocasionalmente e fascinadas com a parada, com o castelo e com os brinquedos. 

Francine mãe do Álvaro: primeira viagem com 11 meses

Blog Viagens que Sonhamos

Já tivemos experiências nos parques da Disney nas mais variadas idades. A primeira vez que levamos o Álvaro, ele tinha 11 meses. Me chamaram de louca, de gastar dinheiro a toa, mas foram dias incríveis e até hoje lembramos com carinho dessa viagem e de como ele olhava encantado para os personagens.

Depois voltamos aos parques, quando ele tinha 1 ano e 10 meses, 4 anos, 5 anos e 7 anos e ainda um cruzeiro Disney na bagagem, quando ele tinha 3 anos.

Viagens que Sonhamos

Com a nossa experiência de visitar os parques em variadas fases da infância, posso afirmar que não existe idade ideal para viajar aos parques e sim fases diferentes.

Nas duas primeiras vezes, ele se encantou com as músicas e o colorido dos brinquedos. Entre os 4 e 5 anos, idade em que ele era apaixonado pelos personagens, ele curtiu demais tirar fotos e pegar autógrafos dos personagens favoritos. Aos 7 anos, ele finalmente passou a curtir muito os brinquedos. 

Cada fase tem seu encantamento por isso ao meu ver não existe idade ideal para levar os filhos à Disney. Mas essa é uma opinião de uma mãe que já curtia os parques antes de ter filho, e adora visitar os parques na companhia do filho, seja em Orlando ou na Califórnia.

Adriana Pasello mãe de Isabel e Samuel: primeira viagem com 1 ano

Blog Diário de Viagem

Já estivemos 3 vezes em parques da Disney nos EUA. Na primeira vez, o caçula estava com 1 ano e a mais velha com 3. Visitar a Disney da Califórnia fez parte de um roteiro de um mês que incluiu várias cidades.

Diário de Viagem

Minha política para a Disney tem sido essa: encaixamos um ou dois parques quando estamos viajando pela região e visitando outras atrações e cidades. Por isso, para nós, não há idade ideal. A decisão depende do tempo e da verba disponível para parques temáticos na ocasião.

Fernanda Diniz mãe da Giovanna: primeira viagem 1 ano e 11 meses

Blog Viagens de Mãe

Antes de ser mãe, eu achava que tinha idade certa pra se levar uma criança na Disney. Acreditava que, antes de completar 5 anos, ia ser dinheiro jogado fora e que a criança não aproveitaria nada. A bem da verdade, eu ainda penso que fazer uma viagem exclusiva pra Disney com uma criança tão pequena talvez seja bobagem mesmo. Mas isso vai de cada um, não é mesmo?
Nunca fui pra Orlando, mas já fui 3 vezes pra Disneyland Paris. Em todas elas, o objetivo da viagem era Paris, mas tirávamos um dia para conhecer o mundo encantado de Walt Disney. A última vez foi em 2017 e já tínhamos a Giovanna. Ela completaria 2 anos no mês seguinte e, ao contrário do que eu imaginava, ela curtiu muito o parque. Eram poucos os brinquedos que ela podia ir (tivemos o azar de pegar alguns em obra), mas naqueles que foram possíveis, seus olhinhos brilhavam e ela pedia mais ao final de cada atração.

Viagens de Mãe

A famosa Parada arrancou aplausos e muitos “uaus”. Pra fechar com chave de ouro, jantamos com as princesas e ela curtiu muito a presença de cada personagem, mesmo não entendendo tanto ainda. Eu conto toda a nossa experiência lá no nosso blog e adianto que foi tudo tão mágico e divertido que faria tudo de novo. Portanto, não acho que exista uma idade certa, existem as oportunidades e o momento adequado pra cada família.

Ana Luiza Strauss mãe do Alex e da Alice: primeira viagem aos 2 anos

Blog Ases a Bordo

Para nós, a Disney vai bem dos 2 aos 102 anos de idade! E olha que podemos falar com conhecimento de causa, pois somos fãs de carteirinha dos parques do ratinho mais amado do mundo. Nossos filhos já foram aos parques da Disney com 2, 3, 5, 6 e 8 anos. Sendo que, uma das vezes, fomos conhecer os parques de Los Angeles. Temos certeza que a cada fase as crianças aproveitam de maneira diferente os brinquedos e as atrações.

Ases a Bordo

Antes de termos filhos, também achávamos que crianças pequenas não iriam aproveitar e muito menos lembrar. Mas estávamos redondamente enganados! Bem pequenas, as crianças realmente acreditam na fantasia. O brilho nos olhinhos quando o Alex, com 2 anos, foi pela primeira vez e conheceu, tocou, abraçou, brincou e beijou, todos os personagens que antes só via nos filmes, é algo que (sim, vou pedir licença para plagiar a Mastercard) não tem preço. Alice conhecendo suas princesas favoritas também foi inesquecível!

Voltamos a Orlando sempre que podemos. A cada ano a cidade se reinventa com novos parques e novas atrações, que fazem com que você sempre tenha novidades para ver a cada visita.

Aline Pires mãe do Roger e da Letícia: primeira viagem aos 3 anos

Blog Por Aí Com os Pires

Por Aí com os Pires

A primeira vez do nosso filho mais velho foi aos 3 anos na Euro Disney, mas nem contamos muito porque não foi bem uma “Viagem para Disney”, foi um encaixe na viagem pela Europa. E como estava grávida, prometemos que iríamos comemorar o aniversário dele de 5 anos na Disney (Orlando). E ele não esqueceu e a comemoração dos 5 anos se aproximava e a viagem também. A caçula estava com 1 ano e muitos falaram para deixá-la, mas nunca nem passou por nossa cabeça deixarmos nenhum de nossos filhos, eles sempre viajaram conosco. E foi a melhor coisa que fizemos.

O Roger teve o encanto da realização do sonho, da comemoração do aniversário e Letícia com 1 ano e 10 meses não parava de sorrir, só Deus sabe o que passava pela cabecinha dela, mas uma coisa eu tenho certeza que essa foi a visita a Disney que nunca esquecerei, já fomos outras 4 vezes a Orlando e cada uma com seu encanto, mas nenhuma se compara a alegria da primeira vez. É claro que agora o Roger tem altura para ir nas montanhas russas radicais e Letícia consegue ir em brinquedos que não ia antes, mas a magia de acreditar que ali na frente dela era o Sr Cabeça de Batata (ele chamava de Tatata) não tem preço.

Se você tem oportunidade de levar seu(s) filho(s) pequeno(s) até 2 anos leve-os, eles iriam brincar em poucos brinquedos, apesar da limitação ser por altura e não por idade, mas a fantasia de acreditar nos personagens de uma forma que irá te encantar e fazer acreditar na magia Disney.

Claudia Rodrigues mãe do Felipe: primeira viagem aos 3 anos

Felipe O Pequeno Viajante

A primeira vez que levamos o Lipe à Disney não teve nada a ver com a idade certa para levá-lo, e sim com bug de companhia aérea. Conseguimos passagens aéreas quase grátis para Orlando e não importava se ele tinha 6 meses ou 6 anos, teríamos ido igual. Coincidentemente, ele tinha 3 anos, e foi uma idade ótima, pois ainda tinha o encantamento de acreditar nos personagens mas, ao mesmo tempo, já era crescido o suficiente para aproveitar os brinquedos.

Felipe O Pequeno Viajante

Acho que o momento ideal para levar os filhos à Disney depende mais do tamanho (em centímetros) do que do número de anos. Se me perguntam qual o momento ideal para levar uma criança à Disney, minha resposta é: quando ela passar dos 1,06m, pois assim poderá aproveitar quase todos os brinquedos mais legais dos parques! A Disney foi a viagem mais cansativa que eu fiz na minha vida inteira, e recomendo com veemência que você não faça do seu roteiro uma maratona de parques temáticos. Aproveite um dia para ficar curtindo a piscina do hotel, outro para compras e outro para passear por Celebration, por exemplo, entre os dias de visitas aos parques. 

Andreza Trivillin mãe da Luna: primeira viagem aos 3 anos

Andreza Dica e Indica

Eu não acho que existe uma idade ideal; cada idade tem suas vantagens. Mas acho que se a família tiver condições deve tentar levar a criança quando ela ainda acredita que tudo aquilo que ela está vendo lá é real: personagens, atrações, shows… Isso mais ou menos entre 2 e 6 anos. É incrível ver a magia através dos olhos das crianças e como todo o mundo de fantasia fica ainda encantador na presença delas.

Levei minha filha pela primeira vez aos três anos. 

Angélica Figueiredo mãe do Pedro: primeira viagem aos 4 anos

Blog Descansa na Volta

É difícil dizer qual a melhor época para levar as crianças à Disney, na minha opinião as crianças curtem em qualquer idade, não faltam brinquedos, personagens e parquinhos para todas as faixas etárias. A decisão acaba sendo dos pais ao avaliar fatores que envolvem: a quantidade de filhos, a diferença de idade entre eles, a preocupação com alimentação, época da viagem x período escolar, entre outras coisas.

Descansa na Volta

Como só temos um filho, optamos por começar quando Pedro tinha 4 anos, na Disney Orlando, depois com 5 anos, Disney Califórnia, e com 6 anos, Cruzeiro da Disney. Nem preciso dizer o quanto amamos! Afinal é um lugar onde todos voltam a ser criança. 

Patrícia Tayão mãe do Isaac: primeira viagem aos 5 anos

Blog Viajar hei

Isaac foi pela primeira vez com 5 anos em 2010. Já fomos 5 vezes e em janeiro vamos pela sexta vez. Já escrevi um post sobre isso e continuo pensando da mesma forma, viajar para Orlando não é uma pechincha. Com dólar nas alturas, temos que nos planejar e realmente avaliar se o investimento vale o que a criança vai aproveitar. 

Blog Viajar Hei

Bebês eu só levaria se no grupo tiverem outras crianças que aproveitarão a viagem. Crianças de 2, 3 e 4 anos só levaria se  dinheiro não fosse problema. Na minha opinião, as crianças passam realmente a curtir e aproveitar os brinquedos, além da magia Disney, somente a partir de 5 anos. Muitas nessa idade ainda têm medo de escuro, barulho, lugares fechados. Eu deixaria esses “medos” passarem,  para que todos possam aproveitar a viagem e fazer valer o alto investimento. Agora, se dinheiro não é o seu problema, leve sempre que tiver tempo, disposição, vontade e saudades do Mickey!

Adriana Magalhães mãe de Arthur e Léo: primeira viagem 5 anos

Blog Atravessar Fronteiras

Atravessar Fronteiras

Depois de anos de ouvir pedidos e pedidos e pedidos, finalmente levamos o Arthur e o Léo à Disney em 2013. Eles tinham 8 e 5 anos, e achei a idade muito boa para o passeio. Passamos cerca de 12 dias em Orlando, íamos aos parques quase todos os dias, o caçula, apesar de ter apenas 5 anos, não era mais bebê e já tinha tamanho para andar em alguns brinquedos radicais, como a montanha russa Everest, no Animal Kingdom, e o Space Mountain, no Magic Kingdom.

A vantagem é que, como o Léo não era bebê, mas era pequeno, levamos o carrinho, onde ele sentava quando estava cansado (e é uma canseira mesmo andar o dia todo num parque com menino dessa idade).

Qual a Idade Ideal para Levar Seu Filho à Disney

Bom, deu para perceber que as 11 mamães que contaram sua experiência aqui levaram seus filhos a Disney entre 6 meses e 5 anos de idade. 

É realmente bem difícil responder essa pergunta, pois a Disney encanta pessoas de todas as idades. Mas se você como eu quer que seu filho se encante com os personagens e aproveite também os brinquedos. Faça a viagem quando ele tiver entre 4 e 6 anos anos, pois com essa idade certamente terá acima de 1,06 metros e poderá aproveitar a Disney de montão!

E você o que pensa do assunto? Já levou seu filho à Disney? Com qual idade? Conta pra gente, vamos adorar saber. Basta deixar um comentário aí embaixo. 
Dica Extra: Já pensou em conhecer a Disney em Tokyo? Então confira as dicas do blog Novo Cálculo da Rota.

Não se Esqueça do Seguro Viagem 

Os Estados Unidos não exigem a apresentação de seguro de viagem para entrada no país. Mas é super recomendável que tenha um, pois imprevistos acontecem. 

Para viajar com tranquilidade é recomendável fazer um seguro viagem. Nós recomendamos o Seguros Promo. Faça sua cotação pelo banner abaixo e garanta 5% de desconto! Basta digitar o código VAMOSPORAI5.

Seguro Viagem

O Seguros Promo é um site de comparação de preços e venda de seguros. Assim você terá o preço de diversas seguradoras. Se quiser saber mais sobre o seguro viagem, leia o post Como contratar um seguro viagem.

Leia Também:

Como organizar uma viagem para o exterior

Magic Kingdom – Refeições com Personagens

Studios Hollywood – Refeições com Personagens

Um dia de Pirata no Parque Magic Kindgdom

Roteiro de Parques na Disney

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Booking.com

15 COMENTÁRIOS

  1. Eu queria levar meu filho com uns 13 anos . Será que ele aproveita muito brinquedos. Hoje ele tem. 7 . Queria um grupo de viagens que me orientasse .

    • Acho que ele vai aproveitar muito. Meu filho foi com 5 anos e amou!!! No facebook tem um grupo de viagens Clube de Viagens Moms dá uma olhada.

  2. Ahhh sou suspeita pra falar! Acho que todas as idades são maravilhosas! Levei meus filhos com 8 e 12 anos, e eles adoraram! Aquele lugar é mágico em todas as idades!

  3. Nada como ouvir experiências de pessoas que já estiveram por lá com os pequenos. Ótimo texto para ajudar as famílias a se decidirem sobre qual momento levar os pequenos. Abraços!

  4. Que legal saber dessas experiências, Carol! O post ficou ótimo. Nunca fui à Disney, mas quero demais, mesmo não sendo mais criança, hahaha.

  5. Gosto muito de viajar e quando se fala da Disney, na hora já quero fazer as malas. Gostei demais do post pois ele me traz ótimas lembranças !!!

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: