10 Melhores Cidades para viajar para a Europa no inverno

35
1801

ATUALIZADO EM:

Quando você pensa em inverno na Europa o que vem na sua cabeça? Frio? Montanhas cobertas de neve? Paisagens encantadoras? Para te ajudar a planejar sua viagem reunimos aqui as melhores cidades para viajar para a Europa no inverno

Ao planejar uma trip para a Europa no inverno é importante saber uma coisa: você pegará frio. Mas o frio não atrapalha uma viagem, o que atrapalha uma viagem é a chuva, então vale a pena pesquisar cidades em que não costuma chover nessa época do ano. Nós fizemos isso e nossa trip foi perfeita. 

cidades para conhecer na europa no inverno, paris no inverno, viagem no inverno, viajar no inverno
 Paris durante o Inverno na Europa

⇒ Leia o artigo Roteiro Espanha e Portugal no inverno

Vantagens de viajar para Europa no inverno

Nós vivemos essa experiência com nosso filho e gostamos muito. Elencamos abaixo os principais motivos de termos escolhido viajar para Europa no inverno.

Economia

Durante o inverno você conseguirá economizar com os principais custos de sua viagem que são as passagens e também a hospedagem. Esse já é um motivo e tanto não é? Pois o inverno na Europa é considerado como baixa temporada. 

Férias escolares

As férias escolares no Brasil são maiores no final do ano do que em julho. Esse foi um dos principais motivos de termos escolhido época do ano para nossa viagem, pois levamos nosso filho. Como ficamos 48 dias na Europa se viajássemos em julho ele perderia muitos dias de aula. Em dezembro isso não aconteceu. 

Atrações turísticas mais vazias

Como o inverno coincide com a baixa temporada na Europa, as cidades costumam ficar bem mais vazias do que o normal. Isso resulta em atrações turísticas mais vazias, fazendo com que o tempo gasto em filas seja bem inferior do que em outras épocas do ano. Bom demais né? Pois ficar um tempão em filas é chato demais.

Neve

Taí outro motivo que nos fez escolhermos o inverno para nossa viagem. Gostaríamos de ver as montanhas cobertas de neve. Bom, mas a neve não ocorre em todas as cidades. Então pesquise os lugares em que neva durante o inverno para não se decepcionar. 

⇒ Confira 20 dicas para organizar uma viagem para o exterior

 Grindelwald na Suíça

Grindewald na Suíça, Grindewald nos Alpes Suíços, inverno na europa
 Grindewald nos Alpes Suíços

Quando se pensa em inverno na Europa a Suíça está no topo dos destinos, pois conta com cidadezinhas lindas, que parecem ter saído de um conto de fadas. 

Nós conhecemos algumas delas, mas elegemos Grindelwald como a mais charmosa. 

O caminho até Grindelwald já é super charmoso. Fomos de trem partindo de Interlaken, a viagem durou aproximadamente 30 minutos, onde pudemos contemplar lagos congelados, montanhas cobertas de neve e casas rodeadas por montanhas. 

Em Grindelwald pegamos o teleférico para Mannlichen, o percurso foi de 20 minutos recheado de belas paisagens, típicas de inverno. 

cidades para ir na europa no inverno, onde ir para europa no inverno, neve na europa no inverno
 Mannlichen nos Alpes Suíços

Grindelwald é um destino muito procurado para quem pretende conhecer a também é a região de Jungfrau e do Monte Eiger. Tenho certeza que se você conhecer Grindelwald irá se apaixonar. 

Innsbruck na Áustria

destinos de inverno na Europa, lugares para ver neve na Europa no inverno, cidades bonitas da Áustria
 Innsbruck nos Alpes Austríacos

Um destino simplesmente perfeito, que nos encantou e é ideal para quem ama belas paisagens e quer conhecer os Alpes Austríacos.

A cidade é um encanto, rodeada por montanhas cobertas de neve e atravessada pelo Rio Inn. A principal atração de Innsbruck é a montanha Nordkette, de onde é possível ter uma vista maravilhosa da cidade.

Para chegar até a montanha você terá que embarcar num funicular e em seguida num teleférico e em aproximadamente 30 minutos chegará a uma estação de esqui. 

Lá você estará a 2.256 metros e poderá se encantar com uma vista perfeita do que a maioria dos turistas quer ver na Europa no inverno: muita neve. Além disso poderá contemplar a melhor vista da cidade de Innsbruck.

Innsbruck nos Alpes Austríacos
Innsbruck nos Alpes Austríacos

Esse foi um dos passeios preferidos de nossa viagem, em breve escreveremos um artigo sobre a cidade. Aguarde. 

Albufeira no Algarve em Portugal

Europa no inverno, cidades para conhecer na Europa no inverno, melhores destinos para Europa no inverno
 Praia de São Rafael em Albufeira em Portugal

O Algarve é um destino paradisíaco que leva todos os anos uma infinidade de turistas a Portugal, pois conta com praias que fazem parte da lista das mais belas do mundo.

Albufeira é uma cidade encantadora que possui belíssimas praias com falésias como as de São Rafael, da Coelha, dos Pescadores e das Falésias. A cidade é muito bem estruturada, com uma série de hotéis, bares, restaurantes e imóveis para temporada. 

O destino é perfeito para o inverno, pois a temperatura média é de 15º e não costuma chover, por isso é a época ideal para caminhar sob as falésias e contemplar a beleza da região.

⇒ Confira 7 Praias do Algarve que você precisa conhecer

Gibraltar

onde ir na europa no inverno, praias na europa no inverno, mar mediterrâneo
 Europa Point em Gibraltar

Que tal contemplar belas paisagens do Mar Mediterrâneo? Isso é possível em Gibraltar, uma península de território britânico que separa a Europa da África. 

De Gibraltar você poderá contemplar a beleza do rochedo se misturando com o azul do mar. Simplesmente perfeito… 

Estando em Gibraltar, desde que o dia esteja claro e sem neblinas, é possível ver a olho nu a África. Quando lemos sobre isso não levamos muito a sério, pois o Estreito de Gibraltar tem mais de 50 km de extensão, mas pudemos comprovar que o fato é verídico. Uma experiência ímpar que vale muito a pena. 

No inverno a temperatura média em Gibraltar é de 13ºC, sendo que a temperatura média mínima é de 9ºC, entretanto a sensação térmica pode ser menor por conta dos ventos.

Nazaré em Portugal

Nazaré em Portugal
 Destinos para curtir a Europa em Nazaré – Portugal

A cidade de Nazaré é rodeada de belas praias, mas ficou famosa por suas ondas gigantes, fato que atrai inúmeros surfistas para a cidade, especialmente os mais corajosos, pois as ondas podem chegar a mais de 20 metros de altura.

A melhor época para ver as ondas gigantes em Nazaré e entre os meses de outubro e março, que coincidem com as estações de outono e inverno na Europa. 

As ondas gigantes ocorrem na Praia do Norte em Nazaré e podem ser observadas do farol – Forte de São Miguel Arcanjo. Também vale a pena ir até lá no final da tarde e contemplar um belíssimo pôr do sol.

ondas gigantes de Nazaré
 Inverno: melhor época para ver as ondas gigantes de Nazaré

Berlim na Alemanha

cidades mais importantes da Europa, capitais mais importantes de Europa, Berlim no inveno
 Berlim na Alemanha

Berlim é uma das principais capitais de Europa e foi uma cidade que roubou os corações dos três integrantes do Vamos Por Aí em nossas aventuras na Europa. De todas as capitais que conhecemos, foi nossa preferida. Confira 13 passeios incríveis em Berlim com crianças.

Visitar Berlim é embarcar pela história. Ver de perto uma cidade que já foi dividida e foi palco de tantos episódios que estudamos nos livros de história.

A melhor forma de conhecer a cidade é fazendo um tour guiado, pois além de ver as grandes construções, será possível ouvir sua história. E nada melhor que o Muro de Berlim para representar a importância histórica da cidade. 

o que fazer na europa no inverno, onde ir na europa no inverno
 Muro de Berlim

Em Berlim no inverno a temperatura média varia de -2ºC e 5ºC. Costuma fazer muito frio em Berlim no inverno, mas não costuma chover, pelo menos não aquelas chuvas que duram o dia todo, como ocorre em outros países da Europa. Pode ser também que neve, mas não é garantido. 

Coloque Berlim em seu roteiro pela Europa no inverno, é uma decisão perfeita. 

Sevilha na Espanha

cidades para visitar na europa no inverno, onde ir na europa no inverno
 Plaza de Es­paña em Sevilha

Sevilha na Espanha é uma cidade linda e um destino perfeito para quem quer viajar para Europa no inverno mas não quer pegar muito frio.

Os dias costumam ser ensolarados e é comum que a temperatura fique por volta de 18ºC, entretanto as noites costumam ser mais frias, com temperatura por volta de 8ºC. 

Sevilha é a capital da Andaluzia e também a capital do flamenco. A cidade é apaixonante, super animada e com uma vida noturna intensa.

Na cidade o que não falta são bares e restaurantes que servem os famosos tapas, que são petiscos deliciosos!!!

Além de agito a cidade tem inúmeras construções históricas importantes como sua Catedral Gótica, o Real Alcazár, o Arquivo Geral das Índias, a Plaza de Es­paña, o Metropol Parasol, entre outras. 

Paris na França

10 Cidades para viajar para a Europa no inverno
 Cidades para viajar para a Europa no inverno: Paris na França

Grande parte dos viajantes sonha em conhecer Paris, por isso a cidade está constantemente na lista de melhores destinos de viagens. 

Paris é sempre Paris, um destino apaixonante em qualquer época do ano. E no inverno pode até nevar na cidade, então prepare os casacos, pois estará frio.

Mas tem uma boa notícia, no inverno as chuvas são menos comuns que na primavera e a temperatura costuma ficar entre 1º e 7ºC.

Durante o inverno a cidade estará mais vazia e você poderá curtir as atrações turísticas da cidade com filas bem menores. Então provavelmente conseguirá aproveitar melhor sua viagem.

Não deixe de incluir no seu roteiro Torre Eiffel, Arco do triunfo, Museu do Louvre, Jardim de Luxemburgo e a Avenida Champs-Élysées. Confira os principais pontos turísticos de Paris e melhores passeios na cidade com crianças, além de outras dicas. 

Praga na República Tcheca

Praga na República Tcheca, destinos na Europa, Eurotrip
Praga na República Tcheca

Praga na República Tcheca fica localizada no Leste Europeu, sendo um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa. A cidade é famosa pelo seu extenso patrimônio arquitetônico. É puro charme e muito mais do que uma cidade medieval. 

Praga é dona do maior castelo do mundo, título que aparece no Guiness Book, com 70 mil m2 que foi fundado no século IX e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. 

Outra coisa que você precisa fazer na cidade é um passeio de barco pelo Rio Moldava e contemplar a cidade de um outro ângulo. Simplesmente perfeito. Também aproveite para conhecer a Casa Dançante.

E prepare-se pois em Praga curtirá o frio da Europa no inverno, pois a temperatura costuma ficar negativa. Durante o dia a temperatura ficam em torno de 2ºC.

Lucerna na Suíça

inverno na Europa, suíça, cidades para visitar no inverno na suíça, neve na suiça
 Melhores cidades para viajar para a Europa no inverno: Lucerna na Suíça

E para finalizar nossa lista com as 10 melhores cidades para viajar para Europa no inverno teremos que indicar mais uma cidade da encantadora Suíça.

Lucerna é uma cidade linda, rodeada por montanhas cobertas de neve e pelo Lago Lucerne, que dá um charme ainda maior ao local. 

A cidade é uma ótima opção para quem prefere se hospedar em cidades maiores, pois fica na Suíça central e poderá servir de uma ótima base para conhecer as belezas da região.

Os principais passeios são para as montanhas próximas ao Rigi, ao Pilatus e ao Stanserhorn. Nós preferimos fazer um passeio de bate e volta ao Rigi e nos encantamos com as paisagens paradisíacas. 

Nós subimos o Monte Rigi de teleférico, descemos de trem e voltamos para Lucerna de barco, um passeio simplesmente perfeito! 

viagem para europa no inverno, Europe in winter, monte rigi na suiça
 Vamos Por Aí na Suíça

Por que escolhemos essas cidades?

Passamos 48 dias na Europa durante o inverno. Viajamos no dia 12 de dezembro e conhecemos muitos destinos encantadores, mas precisamente 23 cidades. Como em toda viagem, algumas nós gostamos e outras nos apaixonamos. 

Nós pensamos em incluir várias cidades da Europa nesse artigo, como por exemplo Lisboa e Amsterdam. Entretanto costuma chover muito nestas cidades durante o inverno e foi por isso que elas foram cortadas dessa lista.

Nós consideramos que o frio não atrapalha uma viagem, mas a chuva atrapalha e muito, por isso essas cidades ficaram de fora. 

Espero que tenha gostado de nossas dicas e que elas te ajudem a montar um bom roteiro de viagem pela Europa no inverno.

Em breve vamos publicar muitas dicas de nossa Eurotrip. Se quiser saber por onde andamos, corre lá no Instagram e pesquise #vamosporaipelauropa. 

E você já foi para Europa no inverno? Qual lugar mais gostou? Conta pra gente, vamos adorar saber. É só deixar um comentário aí embaixo. 

É Obrigatório fazer Seguro Viagem para entrar na Europa?

Para entrar em outros 26 países da Europa é obrigatório ter em mãos uma apólice de seguro viagem. E esse documento pode ser cobrado no momento em que você passar pela imigração. Confira aqui em quais países o seguro é obrigatório. 

De acordo com o Tratado de Schengen é necessário ter um seguro de viagem no valor mínimo de  € 30.000. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

Confira nosso artigo Como contratar um seguro viagem com dicas para te  ajudar a acertar na escolha do seguro. 

Nós sempre utilizamos o Seguros Promo que é um comparador de preços de seguro. Apresenta o valor e as coberturas oferecidas por várias seguradoras para que você escolha o que melhor atenda suas necessidades.

Faça já sua cotação pelo banner abaixo e garanta 5% de desconto, basta digitar o código VAMOSPORAI5. Ah e se você pagar com boleto bancário garantirá mais 5% de desconto. 

Europa 1

Blogagem Coletiva: Top 10

Esse artigo faz parte de uma blogagem coletiva em que vários blogueiros de viagens escolheram escrever sobre Top 10, dando dez dicas incríveis sobre os mais variados temas. Convidamos você a ler também os artigos abaixo, tenho certeza que você vai amar!!! Acompanhe também nossas postagens nas redes sociais pela #top10

35 COMENTÁRIOS

  1. Maravilha de post! Só destinos incrivelmente lindos! De tudo aí, o que mais gostaria de ver são as ondas gigantes de Nazareth! Já passei horas vendo filmes de surfe (nos tempos em que surfava) sobre estas ondas! Adorei o post!

    • Oi Itamar, que bom que gostou das dicas! Nazaré é uma cidade super charmosa e ver as ondas vale muito a pena

  2. Eu recomendo Londres. Ela tem as cores lindas e acizentadas. Tinha ido no verão, mas conhecer as cores do inverno foi lindo. Fiz o mesmo em Amsterdã… mas lá o frio é cortante… e acabei nao aproveitando muito. Finalizei com Granada na Espanha, fechei o inverno com chave de ouro.

    • Granada na Espanha estava em nossos planos, mas tivemos que excluir de última hora. Londres fomos no outono, mas queremos em breve conhecer no inverno.

  3. Gostei de todas as dicas,mas a Suíça continua minha paixão em qualquer época do ano!! Parabéns pelo post!!

  4. Carol adorei as dicas. Quero muito fazer uma Eurotrip é as suas dicas foram de ouro pra mim. Não tinha pensado em viajar no inverno, mas você me fez mudar de ideia. Muito obrigada!

  5. Uma ideia show elencar as 10 melhores cidades para viajar para Europa no inverno. Também concordo que as chuvas atrapalham mais que o frio. Ótimas dicas e excelentes abordagens no blog !!

  6. Que Top 10 mais incrível, Carol, digno de grandes viajantes que vocês realmente são. Da sua lista só conheço Paris, e também super recomendo o inverno na Europa, pelos mesmos motivos que você mencionou muito bem. Amo o frio e as paisagens com neve, já fui à Europa no inverno também.
    Grande beijo, amei sua lista e parabéns pelas belíssimas fotos.

  7. Já estive na Alemanha em janeiro e dei sorte de pegar temperaturas bem amenas… realmente o que atrapalha mais que o frio é a chuva, que praticamente obriga a fazer mais programas em lugares fechados e não permitem que se conheça muito das cidades. Achei uma linda seleção de destinos na Europa e uma quebra de paradigma, afinal muito gente desiste de viajar no inverno por conta do frio.

  8. Que maravilha! Adoro ler sobre viagens durante o inverno europeu, pois sempre vou no outono ou verão. O frio não me permite ir tão longe .. kkk.. mas super concordo quando diz que a chuva atrapalha mais do que o frio. Amei ver que já foi a Gilbratar. Eu fui há uns 10 anos atrás e vejo pouquíssimas pessoas falando desse destino, bastante curioso.

  9. Excelente top 10 de cidade para viajar na Europa no inverno. Já estive em Berlim nessa época e é muito frio mesmo, mas como você disse não choveu. Acho que vestindo uma roupa apropriada se consegue aproveitar bastante ao viajar no inverno. Como você disse, tem que planejar!

    • Luciana, Berlim é tudo de bom né? Amamos a Alemanha e queremos voltar com mais calma

  10. Mais uma fã de Berlim por aqui também. É minha cidade preferida no mundo! E viajar no inverno é tudo na vida. Amoooo frio! Une o frio, a baixa temporada, menos muvuca. Único problema são os dias mais curtos.

    • Realmente, os dias serem mais curtos é um ponto negativo… mas conseguimos aproveitar bastante msmo assim

  11. Eu adoro viajar no inverno. Fui para Paris no verão e encontrei os lugares lotados. Já tinha me programado para voltar no inverno. Agora, lendo esse post, fiquei com muita vontade de fazer um roteiro assim. Amei a escolha das cidades.

    • Fico feliz que nosso artigo tenha te deixado com vontade de fazer um roteiro assim. Tomara que consiga. Bjs

  12. De todas essas cidades eu so conheço Paris, mas fui durante o verão, achei linda essa foto da Torre Eiffel toda branca com neve. Um sonho é conhecer Grindelwald, ta na minha listinha faz tempo! Adorei as dicas!

    • Você vai amar Grindelwald, parece uma cidade de contos de fadas. Tomara que consiga realizar seu sonho o quanto antes

  13. Nós já moramos no Algarve então somos suspeitos hahaha Desses destinos o que mais despertou nossa curiosidade foi a Áustria e a Suiça 😍

    • Que bom que estão mais perto de lá do que nós e podem se programar para conhecer com mais facilidades do que nós né?!

  14. Carol, eu acompanhei essa viagem e amei conhecer lugares novos com vocês e rever tantos outros. Que bom que agora está tudo aqui pra gente poder pegar as dicas! beijos

  15. Adorei todas as suas dicas para se viajar no inverno pela Europa, por essas 10 cidades! Não sabia que havia tantas vantagens! Adorei as Top 10 cidades! Vou saber planejar melhor as idas à Europa!

  16. Ah, eu tenho tanta vontade de visitar a Europa no inverno. Ainda não vi neve e, claro, isso é um diferencial. Adorei os países e a dica de buscar cidades com menos incidência da chuva, assim não atrapalha a viagem. As paisagens nessa época mudam, mas também tem um charme muito lindo. Vou planejar!

  17. Esse post nos deu saudade de algumas dessas cidades que visitamos, justamente no inverno. Não conhecemos Albufeira, mas achamos uma ideia interessante conhecer uma praia em pleno inverno, ainda mais que adoramos trilhas em falésias.

  18. Adorei ver destinos com paisagens de praias, mesmo que entrar na água seria difícil (e algumas, até no verão né?). Isso tira da cabeça que inverno a gente tem que ir para o frio intenso!

  19. Adorei as dicas .
    Pretendo ia na Europa um dia . E agora sei que ir no inverno pode ser uma boa opção . Obrigada

  20. Realmente ir à Europa no inverno é uma boa para economizar. Já peguei dias bem bons, mesmo no inverno. O ruim é que as fotos nem sempre ficam tão vivas, coloridas, né? Mas nada que uma boa edição não resolva.

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: