Sintra é uma cidade bem charmosa que está localizada a 25 km de Lisboa. É também um dos principais destinos turísticos de Portugal. A cidade encanta com seus palácios, jardins e um castelo em ruínas. Em 1995 a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Descubra aqui o que fazer em Sintra.

Sintra Portugal

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra, também conhecido como Palácio da Vila, foi utilizado pela família Real Portuguesa até o ano de 1910. Ele está localizado bem no meio do centro histórico da cidade. A partir de 1940 passou a funcionar como museu. Nele podemos observar os estilos arquitetônicos gótico, mudéjar, manuelino, entre outros.  Palácio Nacional de Sintra

A visita passa por várias salas e aposentos, como a Sala Moura, a Sala dos Arqueiros, a Sala dos Cisnes, a Sala das Audiências, entre outras.   

Horário de funcionamento: Todos os dias das 9:30 às 18:00

Valor:  8,50 euros; 7 euros para pessoas entre 6 e 17 anos e maiores de 65 anos. 

Site: Parques de Sintra

Andar pelo Centro Histórico

Adoramos andar pelas cidades que visitamos. É uma excelente forma de conhecê-las. E não foi diferente com Sintra. Andamos muito pelas lojinhas da cidade e compramos muitas lembrancinhas! Tem tanto artesanato bonito. Não tem como resistir. E compramos várias miudezas.  

O que Fazer em Sintra

Sintra - Portugal

Binhoteca e Piriquita

A Binhoteca e a Piriquita são dois lugares que você não pode deixar de ir se gosta de experimentar as bebidas e comidas típicas dos lugares que visita. 

A Binhoteca é um ótimo local para quem procura comprar vinhos portugueses. Mas a grande atração do local é a Ginja, ou ginjinha para os íntimos, que é um licor da fruta ginja, que é muito similar a cereja. É um pequeno fruto redondo de cor vermelha de sabor agridoce.

Lá eles são servidos em copinhos de chocolate. É claro que você pode comê-los no final. Não deixe de experimentar, é uma delícia. Gostamos tanto que compramos algumas garrafas para trazer para o Brasil. 

Sintra - Ginja

A Casa Piriquita foi fundada em 1862 e é um local muito tradicional na cidade. É parada obrigatória para os amantes de doces. Os que mais fazem sucesso são os travesseiros e as queijadas. 

Os Travesseiros são pastéis recheados com doce de ovos e com um toque amendoado, mas com o segredo tão bem guardado que apenas a família direta tem acesso à receita do recheio.

As queijadas são pequenas e deliciosas tartes feitas a partir de queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e um pouco de canela, envolvidas numa massa crocante. Não deixe de experimentar, pois são deliciosos! 

Palácio Nacional da Pena

Fica localizado no topo da Serra de Sintra, a 500 metros de altitude. O Palácio da Pena é uma das principais expressões da arquitetura romântica do século XIX, sendo o primeiro palácio da Europa neste estilo. 

Lá funcionava um convento que foi comprado por D. Fernando de Saxe Coburgo-Gotha, que era apaixonado por Sintra. Ele resolveu construir lá o palácio de verão da família real, por volta de 1836. No Castelo foram usadas formas arquitetônicas e decorativas portuguesas nos estilos neo-gótico, neo-manuelino, neo-islâmico e neo-renascentista.  

O Palácio nos fascinou por sua grandeza, cores e formas. Ao chegar lá, compramos nossos ingressos, pegamos o transfer e fomos conhecê-lo. 

Palácio Nacional da Pena

Palácio da Pena - Sintra

Palácio da Pena - Sintra

Dentro do Castelo, pudemos observar o Quarto do Rei, o Quarto da Rainha, muitas salas e aposentos. Reserve pelo menos duas horas para poder visitar o local com calma, pois vale a pena. Saímos de lá fascinados. 

Palácio Nacional da Pena

Horário de funcionamento: Todos os dias das 10:00 às 18:00

Valor:  11,50 euros; 9 euros para pessoas entre 6 e 17 anos e maiores de 65 anos. 

Site: Parques de Sintra

Castelo dos Mouros

Para quem gosta de apreciar belas vistas, não deixe de visitar o Castelo. Do alto de suas muralhas podemos vislumbrar desde a serra até ao oceano Atlântico. Ele foi construído no século IX pelos Mouros norte africanos para proteger a cidade de Sintra. Ficou abandonado por muitos anos até que no século XIX, foi restaurado pelo Rei Fernando II.

Castelo dos Mouros Sintra

O blog Vou na Janela visitou o Castelo e tem um post explicando tudo sobre ele. Confira Castelo dos Mouros em Sintra.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 10:00 às 18:00

Valor:  6,50 euros; 5 euros para pessoas entre 6 e 17 anos e maiores de 65 anos. 

Site: Parques de Sintra

Palácio Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Foi construída entre os anos de 1904 e 1910, no final do período da monarquia. Pertenceu à Viscondessa da Regaleira e depois foi adquirida e ampliado pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro. Junto com Luigi Manini um arquiteto e cenógrafo italiano fizeram um projeto de arquitetura e paisagismo super criativo para o local. 

Na quinta, além de outras construções encontram-se o palácio, a Capela da Santíssima Trindade e um lindo jardim, que faz referência a mitologia, ao Olimpo, a Camões e outros. 

O local é famoso principalmente por causa do Poço Iniciático, uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral por onde se desce até ao fundo do poço. A escadaria é constituída por nove patamares separados por lanços de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante. O poço está ligado por várias galerias ou túneis a outros pontos da quinta.

Palácio Quinta da Regaleira

Horário de funcionamento: Todos os dias das 10:00 às 18:00 – confirme pois o horário é alterado durante o ano. 

Valor: 6,00 euros; 4 euros para pessoas entre 6 e 17 anos e maiores de 65 anos. 

Site: Regaleira

Museus de Sintra

Caso ainda te sobre tempo, o que é pouco provável, a cidade tem vários museus. Escolha o de sua preferência e faça uma visita. 

  • Museu de Artes de Sintra, 
  • Museu Anjos Teixeira, 
  • Casa-Museu de Leal da Câmara,
  • Museu Ferreira de Castro,
  • Museu de História Natural de Sintra.

Para saber mais acesse Museus de Sintra

Como Chegar a Sintra

Trem/Comboio – O trem parte de Lisboa da Estação Rossio, no centro da cidade. Você pode chegar a estação pela linha verde de metrô. Tem trem o dia todo, desde às 6 horas da manhã até as 0 horas. A viagem dura 30 e custa 2,20 euros cada trecho. Tem trem de dez em dez minutos. Para confirmar os valores e horários, entre no site Comboios de Portugal.

A estação de trem fica a 1,5 km do centro histórico. Você pode ir andando ou pegar um ônibus turístico – linha 434 (passa por lá, pelo Palácio de Pena e pelo Castelo dos Mouros). O valor é de 12 euros para usar o transporte por um dia. Caso queira compra só um trecho também é possível. Para consultar os valores acesse Scotturb.

Veja abaixo o mapa turístico de Sintra. Este trajeto é feito pelo ônibus da linha 434 pela Scotturb.

Mapa de Sintra Portugal

Visitamos Sintra durante nosso passeio maravilhoso na Europa. Quer conhecer nosso roteiro? Acesse Nosso Roteiro Para Europa

Seguro Viagem Obrigatório em Portugal

Você sabia que ao viajar para Portugal é obrigatória a contratação de um seguro de viagem no valor mínimo de  € 30.000?

26 países da Europa assinaram o Tratado de Schengen estabelecendo essa obrigatoriedade. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito. Nós recomendamos o Seguros Promo. Faça já sua cotação pelo link abaixo e garanta 5% de desconto!

Europa 1Outras cidades encantadoras em Portugal são Porto e Óbidos. Confira as dicas do blog Estrangeiras sobre o que Fazer em Porto. e do blog Ligado em Viagem sobre sua visita à Cave do Vinho em Porto. O blog Mapa na Mão visitou Óbidos e fez um post com muitas dicas legais: o que fazer em Óbidos

Leita Também:

Como Organizar uma Viagem para o Exterior

Oceanário de Lisboa

 Alpes Suíços: Um Passeio Cinematográfico

Qual o Limite Para Compras no Exterior? 

Roteiro de um dia em Verona

Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, reserve seu hotel pelo Booking ou compre seu seguro viagem pelos Seguros Promo ou alugue seu carro pelo Rentcars, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

21 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ana Carolina, nunca tive vontade de conhecer Portugal. Na verdade, quando me perguntavam, eu sempre dizia: “está na lista, mas mais para o final”. Hoje em dia tenho repensado a tal lista e acho que irei em breve. Dos pontos que você citou, o Palácio Nacional da Pena parece ser realmente incrível!
    Gostei muito do post, bem explicativo. Já está salvo para futuras consultas!
    Boas viagens!!!
    Abraços
    Carolina

  2. Eu amei Sintra, não fosse pelo fato de que arrombaram nosso carro alugado e levaram nossas coisas … Mas realmente é uma cidade encantadora! Seu post ficou lindo! Um abraço!

E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: