11 Lugares que Você Precisa Conhecer em Roma

    13
    1453

    Roma, também conhecida como Cidade Eterna,  recebe inúmeros turistas de todas as partes do mundo, que desejam conhecer a linda arquitetura da cidade e também saber um pouquinho mais da história por traz de cada monumento. Nesse post você vai descobrir os principais pontos turísticos de Roma, qual a melhor época para viajar para a Cidade Eterna e onde nos hospedamos por lá.  

    Roma foi nosso primeiro destino internacional. Não sei se isso influenciou, mas nos apaixonamos pela cidade. Em nossa primeira noite na Itália meu marido disse que se fôssemos embora no outro dia a viagem já teria valido a pena. Acho que foi amor a primeira vista. Espero que você também se apaixone pela cidade!

    11 lugares que você precisa conhecer em Roma: Coliseu
    Coliseu

    Principais Pontos Turísticos de Roma

    Talvez você já conheça alguns dos pontos turísticos de Roma, ou por já ter ouvido falar ou por que viu em filmes. Mas para você ter a certeza e já ir com a sua programação prontinha, vamos relembrar alguns deles, que você não pode deixar de fora de sua viagem. 

    1. Coliseu

    É um símbolo da Roma Imperial. O local é também conhecido como Anfiteatro Flaviano. É o maior anfiteatro já construído. Sua construção começou em 72 d.C e foi concluída em 80 d.C.

    Era utilizado para combate entre gladiadores. No ano de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Não é para menos né? O lugar é fascinante. 

    Principais pontos turísticos de Roma: Coliseu
    Coliseu

    Esse era o lugar que eu mais queria conhecer em Roma. E amei! Valeu muito a pena. Fomos até lá de metrô e foi super tranquilo. Basta pegar a Linha B e descer na estação  Colosseo.

    Vale muito a pena visitar o Coliseu por dentro. Mas é importante comprar seu ingresso com antecedência, pois as filas são enormes. O horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano. Abre todos os dias às 8:30, mas o horário de encerramento varia entre 16:30 e 19:00. Confira aqui o horário de funcionamento e o valor dos ingressos do Coliseu. 

    2. Fórum Romano

    Nesse local por anos a vida pública, cultural e econômica era desenvolvida. Segundo dados históricos era no Fórum Romano, onde aconteciam ainda os cultos religiosos e outras reuniões importantes.

    Fórum Romano em Roma na Itália
    Fórum Romano

    Simplesmente é um museu a céu aberto. O lugar nos deixou fascinados, reserve pelo menos duas horas para caminhar com calma e contemplar a imponência das construções romanas. 

    3. Fontana di Trevi

    É um local que deve estar no roteiro de todo mundo que visita Roma. Quem não sonha em jogar uma moeda lá e fazer um pedido? Eu, como a maioria dos turistas, fiz isso. Dizem que jogar uma moeda em suas águas garante sua próxima visita à Roma.

    A Fontana di Trevi é sem dúvida um dos mais conhecidos pontos turísticos de Roma. é a maior fonte barroca da Itália. É uma obra prima de Nicola Salvi e Giuseppe Pannini. Difícil é encontrar o local vazio assim para tirar uma bela foto. 

    Melhores pontos turísticos de Roma: Fontana di Trevi
    Fontana di Trevi

    Dizem que vale a pena visitar o local tanto de dia como de noite. Nós só fomos durante o dia e estava lotada!!! Foi bem difícil conseguir uma foto sem que estivesse lotada de pessoas. Infelizmente não tivemos tempo de repetir a dose e ir até lá durante à noite, mas vontade não faltou.

    É possível chegar até lá de metrô. As Estações mais próximas são a Barberini e a Spagna da linha A. 

    4. Castelo de Santo Ângelo

    O Castelo de Santo Ângelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano está localizado às margens do Rio Tibre.  A região é linda, principalmente no final do dia. Assistir ao por do sol de lá é uma ótima pedida. 

    Ele foi construído em 123 d.C. para ser o túmulo do Imperador Adriano e de sua família; depois foi utilizado como um posto militar, em seguida uma prisão. No ano de 1906 passou a abrigar um museu.

    Castelo de Santo Ângelo em Roma na Itália
    Castelo de Santo Ângelo

    O lugar é belíssimo. Mesmo que você não queira visitar o museu, vale a pena passar por lá para conhecer.

    Esse foi o primeiro lugar que conhecemos em Roma, talvez por isso guardo com carinho lembranças desse lugar. Fomos até lá no final da tarde e assistimos a um belíssimo pôr do sol. 

    5. Panteão

    O Panteão é uma das mais bem preservadas estruturas romanas antigas e que funciona até hoje. É uma igreja dedicada a Santa Maria dei Martiri.

    Ao entrar no Panteão, não deixe de olhar para cima e reparar em sua cúpula. Trata-se da maior cúpula de concreto sólido reforçado do mundo. O lugar é imponente e vale a visita, que é gratuita. 

    Panteão na Cidade Eterna na Itália
    Panteão

    6. Vaticano

    O Vaticano é uma cidade-Estado que existe desde 1929. É a sede da Igreja Católica e é a menor entidade territorial do mundo, administrada por um Estado. Possui apenas 44 hectares e seu território está dentro da cidade de Roma, separadas por um muro. 

    As principais construções dentro do Vaticano são a Praça e a Basílica de São Pedro, a Capela Sistina e os Museus do Vaticano. 

     

    Cidade do Vaticano
    Vaticano

    Confira o roteiro de um dia no Vaticano do blog E Aí Férias. 

    7. Basílica de São Pedro

    Parada obrigatória e indispensável especialmente para os turistas que prezam pela sua fé e religião católica.

    Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Foi considerada o maior projeto arquitetônico de sua época. 

    Basilica de São Pedro no Vaticano
    Basílica de São Pedro

    A construção do atual edifício começou em 18 de abril de 1506 e foi concluída em 18 de novembro de 1626.

    8. Museus do Vaticano

    Os museus da cidade estão na lista dos museus mais importantes do mundo, onde você pode encontrar algumas obras muito conhecidas e maravilhosas como de Rafael, Leonardo, Giotto e também Caravaggio e ainda pode conferir as lindíssimas pinturas de Michelangelo.

    Para quem tem o interesse de visitar este ponto turístico, saiba que é preciso se organizar e adquirir os ingressos antecipadamente. Você pode comprá-los pela internet.  

    Museus do Vaticano
    Museus do Vaticano

    9. Piazza Navona

    Essa é uma das praças mas famosas de Roma. A Praça Navona ou Piazza Navona é rodeada de restaurantes. Então programe-se para ir até lá no final da tarde, pois você poderá conhecê-la e depois comer uma pizza ou uma massa num dos seus vários restaurantes. Nós fizemos isso!!!

    Praças mais importantes de Roma: Praça Navona
    Piazza Navona

    A maior atração da Piazza Navona são as fontes construídas sob o mandato de Gregorio XIII Boncompagni. 

    10. Monumento a Vittorio Emanuele II

    O Monumento foi projetado em 1885 por Giuseppe Sacconi e inaugurado em 1911. O local é um luxo só. Construído em puro mármore branco, apresenta uma escadaria super charmosa, além de colunas, fonte, estátuas e um terraço panorâmico. 

    Este é um dos lugares mais charmosos de Roma, então prepare-se para muitas fotos. 

    Monumento a Vittorio Emanuele II: lugares para conhecer em Roma
    Monumento a Vittorio Emanuele II

    Repare na visão panorâmica em 360° que temos de Roma do terraço. Vale muito a pena subir. Você terá que pagar para subir pelo elevador, mas vale a pena. Não deixe de ir até lá para não se arrepender depois. 

    Vista panorâmica de Roma
    Roma, Itália

    11. Piazza di Spagna

    Provavelmente você já deve ter visto alguma fotografia de Roma de uma praça com uma escadaria super charmosa. Pois é esta é a Praça da Espanha. 

    A Piazza di Spagna fica localizada perto da Via dei Condotti, a famosa rua de Roma destinada às compras. Nela estão localizadas várias lojas, não deixe de dar uma passadinha por lá. 

    Praça da Espanha em Roma
    Piazza di Spagna

    A escadaria com 135 degraus, foi inaugurada pelo papa Bento XIII em virtude do Jubileu de 1725. No centro da praça está a Fontana della Barcaccia esculpida por Pedro Bernini e seu filho. 

    Dica Extra: Confira as dicas do blog Mapeando Mundo sobre o Roma Pass.

    Qual a melhor época para viajar para Roma

    A cidade está aberta para receber turistas todos os dias do ano e é possível aproveitar o local assim como a sua beleza, de diferentes formas. No entanto, para que você consiga aproveitar da melhor forma a sua viagem, os meses mais indicados para este destino são os meses de abril e maio, por ser época da primavera que tem pouca chuva e a temperatura chega próximo dos 20°.

    • Alta temporada: junho, julho e agosto;
    • Baixa temporada: dezembro e janeiro.
    Temperatura em Roma na Itália e meses que mais chovem em Roma
    Informações do site Climate-data

    Meses que mais chovem em Roma

    • Outubro;
    • Novembro;
    • Dezembro.

    Meses que menos chovem em Roma

    • Junho;
    • Julho;
    • Agosto.

    Temperatura média em Roma durante o ano

    Temperatura em Roma mês a mês
    Informações do site Climate-data

    Julho é o mês quente em Roma. A temperatura média fica em torno de 24.4 °C. Já o mês mais frio é janeiro, com temperatura média de 7.7°C.

    Nós visitamos Roma no mês de outubro. Durante o dia a temperatura estava agradável, mas bastava o sol se esconder para ficar frio. Então é bem importante ter sempre em mãos um agasalho, pois você precisará dele no final do dia e principalmente durante à noite.

    Para que você tenha uma ótima viagem, além de ter uma excelente programação e saber o melhor mês para sua viagem a Roma, você não pode esquecer do seguro viagem que é obrigatório para os destinos europeus.

    Onde nos Hospedamos em Roma

    Escolhemos nos hospedar no Hotel Meliá Aurelia Antica. O hotel não está localizado no centro da cidade, mas dispõe de transporte, pago a parte até o Vaticano. O hotel é padrão 4 estrelas e tem todo o conforto necessário para uma ótima hospedagem. 

    No hotel tinha também um restaurante que servia pratos a la carte, onde jantamos por duas vezes. Comida saborosa e preço normal do praticado na cidade. 

    Confira aqui alguns hotéis disponíveis em Roma

    É Obrigatório fazer Seguro Viagem para Viajar para Itália?

    Sim, é obrigatório. Para entrar na Itália é necessário ter um seguro de viagem no valor mínimo de  € 30.000

    Vinte e cinco países da Europa assinaram o Tratado de Schengen estabelecendo essa obrigatoriedade. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

    Nós recomendamos o Seguros Promo, que é um comparador de seguros. Ele funciona como a Rentacars. Apresenta o valor de várias seguradoras, para você escolher qual plano prefere. Faça já sua cotação pelo link abaixo e garanta 5% de desconto, basta digitar o código VAMOSPORAI5. Veja aqui Como contratar um seguro viagem.

    Europa 1

    Espero que tenha gostado de nossas dicas e tenha colocado os principais pontos turísticos de Roma no seu roteiro pela Cidade Eterna. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário aí embaixo, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

    Dicas Extras:

    Se tiver tempo faça um passeio até Pompéia a cidade devastada pelo vulcão Vesúvio, dicas do blog Tur Mundial. 

    Confira ainda 40 dicas de atrativos em Florença, dicas do D&D Mudo a Fora.


    Mais dicas sobre a Europa

    O que fazer em Sintra

    7 Cidades encantadoras em Portugal

    Alpes Suíços: um passeio cinematográfico

    Suíça: 5 Lugares que Devem Estar no seu Roteiro

    Como organizar uma viagem para o exterior

    Nosso roteiro pela Europa

    Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

    Se vai viajar:

    • Reserve seu hotel pelo Booking;
    • Compre seus passeios e ingressos pelo Touron;
    • Veja o seguro ideal para cada viagem! Compre seu seguro viagem pelo comparador Seguros Promo;
    • Encontre os melhores preços e compre sua passagem aérea pelo Viajanet e boa viagem!
    • Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos Rentcars; 
    • Clique nos links acima, faça sua pesquisa e compre por lá, você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

    13 COMENTÁRIOS

    1. A Fontana di Trevi é meu monumento favorito, acho linda demais! Gostei do Vaticano mais do que eu achei que fosse gostar, a Capela Sistina é maravilhosa!

    2. Carol, acho que a paixão não tem a ver com o fato de ser a primeira cidade internacional visitada, não. Roma é apaixonante só de olhar as fotos! Adoro todos estes lugares, mas só andar pela cidade já me satisfaz.

    3. Ainda não fui a Roma, mas sonho com esta cidade. Dicas preciosas para visitar a cidade! Sonhando em conhecer o Coliseu e o Fórum Romano. Ótimo post!

    4. Que delícia lembrar de Roma! Também gosto muito de lá, acho que por ser esse misto de história, do desenvolvimento europeu e ainda com um pouquinho de caos (aquele trânsito maluco kkkk). Adorei seu relato, obrigada por compartilhar.

    5. Uma lista completíssima! Que saudades de Roma! Deixaria a dica de em uma visita do Fórum Romano se estiver sol colocar protetor e chapéu. Quando fui estava um calorão e não tinha uma sombra! Eu me queimei muito lá. Mas valeu a pena rsrs É imperdível.

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: