Você Conhece as Sete Maravilhas de Brasília?

    7
    705

    Na hora de visitarmos uma cidade pela primeira vez é bem importante sabermos o que ela tem de especial para ser por nós explorado. Pensando nisto, fizemos este artigo, para mostrar à você lugares lindos e que devem fazer parte do seu roteiro em nossa capital. Conheça agora as Sete Maravilhas de Brasília.

    Quer saber como surgiu a história das sete maravilhas de Brasília? Começou no ano de 2008 com o IBOCC (Bureau Internacional de Capitais Culturais) que realizou um  concurso com a participação popular, para eleger os lugares mais representativos da Capital Federal.

    O concurso foi um sucesso, pois mais de 64.000 pessoas participaram da votação, que foi feita pela internet. Confira agora as maravilhas eleitas:

    1. Catedral Metropolitana

    Catedral Metropolitana de Brasília: maravilhas de Brasília
    Catedral Metropolitana de Brasília

    A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília é um dos principais pontos turísticos da cidade. Ela foi projetada por Oscar Niemeyer e merece ter ganho o título de 1ª maravilha de Brasília. 

    Alguns dos destaques da catedral são os vitrais e três esculturas de anjos suspensas. Na entrada da Catedral estão localizadas 4 estátuas de bronze esculpidas por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce que representam os 4 Evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João.

    Apesar da pedra fundamental da Catedral ter sido lançada em 1958 ela só foi inaugurada em 1970. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1991. 

    2. Congresso Nacional

    quais sao as 7 maravilhas de Brasilia
    Congresso Nacional

    Você sabia que o Congresso Nacional tem o nome de Palácio Nereu Ramos? Eu não fazia ideia… Este foi mais um dos belíssimos projetos de Oscar Niemeyer e está localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília.

    O Palácio consiste em um edifício principal, na horizontal, que abriga o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

    É possível fazer uma visita guiada e gratuita para conhecer o local.

    3. Palácio da Alvorada

    Palácio da Alvorada, pontos turísticos de Brasília
    Palácio da Alvorada

    O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República. Ele também foi projetado por Oscar Niemeyer e é considerado uma de suas obras primas.

    Uma tradição de quem visita o local é jogar uma moeda em seu espelho d’água e fazer um pedido.

    É possível fazer uma visita guiada e gratuita no Palácio. O roteiro inclui o hall de entrada, a capela, o Salão do Estado, o Salão Nobre, a Sala de Música, o Salão de Banquetes, a biblioteca e o Jardins. As visitas acontecem às quartas-feiras e o agendamento é obrigatório. Consulte o artigo Pontos Turísticos de Brasília com Visitação Guiada para maiores informações.

    Compre seus passeios em Brasília aqui

    4. Palácio do Planalto

    o que conhecer em Brasilia, lugares bonitos em Brasilia, palacios de Brasília
    Palácio do Planalto

    Essa é mais uma das 7 Maravilhas de Brasília que foi projetada por Oscar Niemeyer. É no Palácio da Alvorada que funciona a sede do Poder Executivo, pois estão nele instalados o Gabinete Presidencial e Casa Civil e a Secretaria-Geral.

    Nós tivemos a oportunidade de visitar o Palácio, uma experiência única. Vale muito a pena. As visitas acontecem durante os finais de semana e inclui o Salão Nobre, Salão Oeste, Salão Leste, Sala de Reunião, Sala de Audiência, Gabinete Presidencial. Também é possível ver de perto o veículo oficial do Presidente da República. Nós vivemos essa experiência e contamos tudo no artigo: Visita ao Palácio do Planalto em Brasília.

    5. Templo da Boa Vontade

    pontos turísticos de Brasília:
    Templo da Boa Vontade

    O Templo da Boa Vontade atrai inúmeros visitantes, não só de Brasília, mas de toda a parte do mudo interessados em buscar a paz que o local transmite. Seu formato em forma de pirâmide com 7 facetas encanta a todos.

    6. Santuário Dom Bosco

    Igreja Dom Bosco
    Santuário Dom Bosco

    A Igreja Dom Bosco, ou Santuário Dom Bosco foi projetado pelo arquiteto Carlos Alverto Naves para homenagear o padroeiro de Brasília São João Belchior Bosco – Dom Bosco.  

    O Santuário tem 80 colunas de 16 metros e é decorado por vitrais em 12 tonalidades de azul. A construção é super imponente e é importante entrar dentro dela para observar a beleza e o efeito que seus vitrais azuis causam no ambiente. Me faltam palavras para descrever.

    7. Ponte JK

    Ponte JK em Brasília,
    Ponte JK

    A Ponte JK foi inaugurada em 2002 e se tornou um dos belos cartões postais de Brasília. Ela foi projetada por Alexandre Chan.

    Além de ter sido eleita uma das Sete Maravilhas de Brasília, a ponte também já recebeu um prêmio super importante no ano de 2003 onde foi reconhecida como a ponte de maior valor estético e ambiental do mundo.

    Outros Monumentos que Participaram da Votação:

    • Palácio do Itamaraty,
    • Supremo Tribunal Federal,
    • Fazenda Velha,
    • Memorial JK,
    • Museu da República,
    • Teatro Nacional Cláudio Santoro,
    • Capela Nossa Senhora de Fátima – Igrejinha,
    • Catetinho,
    • Biblioteca Nacional,
    • Praça dos Três Poderes,
    • Torre de Televisão,
    • Palácio da Justiça,
    • Palácio do Jaburu,
    • Memorial dos Povos Indígenas,
    • Escultura Dois Candangos, 
    • Escultura Meteoro, 
    • Escultura As Iaras, 
    • Mastro da Bandeira na Praça dos Três Poderes.

    Bom é isso pessoal, espero que esse artigo tenha te ajudado a escolher os principais pontos turísticos de Brasília e os mais belos para colocar em seu roteiro por nossa capital. Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo que responderemos assim que possível. 

    Melhores Passeios em Brasília

    Brasília by Night

    Salto de Itibuira

    City Tour em Brasília

    Mais Dicas sobre Brasília

    Hotéis em Brasília

    Museu do Catetinho em Brasília

    O Que Fazer em Brasília

    Visita ao Palácio do Planalto 

    Pontos Turísticos de Brasília com Visitação Guiada

     Gostou da Dica? Então acesse o Facebook e curta nossa página!

    Se gostou deste Post ou de outros e vai Viajar, reserve seu hotel pelo Booking ou compre seu seguro viagem pelos Seguros Promo, pois você não paga nada a mais e ainda ajuda nosso site a continuar dando boas dicas de viagens!

    7 COMENTÁRIOS

    1. Brasília é uma verdadeira festa pra quem gosta de arquitetura. É tão legal conhecer esses prédios por fora, mas muitos deles tem interiores de perder o fôlego, da pra fazer muita Visita guiada.

      Parabéns à linda Brasília e às suas maravilhas

    2. Adorei o post, já tem um tempo que estou pensando em conhecer Brasília, e as sete maravilhas que você descobriu me inspiraram ainda mais.

    3. Euclides Torezan

      Acredita que não conhecemos todas as sete maravilhas de Brasília? Ainda não conhecemos o templo da boa vontade, Santuário Dom Bosco e por incrível que pareça, também não passamos pela ponte JK. No retorno a Brasília irei resolver este problema, muito obrigado pelo seu artigo.

    4. Eu gostei bastante de Brasília e realmente a cidade tem algumas maravilhas. Das citadas no post, eu só não conheci o Santuário Dom Bosco. Adorei a Catedral de Brasília. Diferente de todas que já conheci.

      • A cidade é linda mesmo! Quando voltar à cidade vá conhecer o Santuário, que é belíssimo. Vc vai gostar. Bjs

    5. Amei Brasília, as pessoas tiram conclusões erradas de lá. Estou morrendo de vontade de voltar lá novamente, a cidade é linda.
      Seu post me ajudou muito em minha viagem, através dele fui decidida no que eu queria visitar.
      Obrigada.

      • Eveline, fiquei super feliz com seu feedback, que bom que gostou também da cidade que tanto amo!

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: