Carnaval, Frevo e Muita Animação é no Recife

    Recife é a Capital do Frevo e “frevo” significa ferver, agitar e como diz Alceu Valença: “E quando o frevo começa ninguém me segura vem ver como é…” Ninguém consegue ficar parado.

    O carnaval do Recife é conhecido como o carnaval multicultural por reunir vários ritmos como o frevo, o maracatu, o caboclinho, a ciranda, o pastoril profano, o samba, o manguebeat, o afoxé, que são ritmos contagiantes.

    Já pulei muitos carnavais lá, mas o último carnaval que passei no Recife Antigo me deixou ainda mais apaixonada. Fiquei encantada com a decoração da cidade e com a animação do povo. Muitos fantasiados e com sombrinhas de frevo coloridas. É contagiante!

    Carnaval, Frevo e muita Animação é no Recife

    Em Recife o carnaval começa bem antes do período oficial, pelas prévias dos blocos e bailes de carnaval. A abertura oficial esse ano será dia 05 de fevereiro numa sexta feira no Marco Zero e teremos como atração Lenine, Naná Vasconcelos, Johnny Hooker, Otto, Lirinha, Chico Cesar, Luiza Possi, Cannibal, Fred04, Maracatu Nação Pernambuco e Maestro Forró. Artistas que já confirmaram a presença:  A Nação Zumbi, Rappa, Emicida, Jota Quest, Toni Garrido, Jorge Aragão e Fundo de Quintal. E não poderia faltar a Elba Ramalho e Alceu Valença, Silvério Pessoa, Antonio Carlos Nóbrega.

    Esse ano a grande atração será o Camarote Parador Itaipava no Marco Zero e já esta confirmada a presença da Ivete Sangalo, Henrique e Juliano e Aviões do Forró.

    Os homenageados do Carnaval 2016 do Recife são: Clube Pão Duro, Maracatu Nação Porto Rico e o Maestro Forró que levou para o Brasil e o mundo o frevo recifense. O maestro rege a sua Orquestra de cabeça para baixo e faz questão de interagir com os foliões descendo do palco todos enfileirados e o povo vai atrás dançado o frevo mais conhecido: vassourinha. É contagiante, ninguém consegue ficar parado, todos caem no frevo. Veja abaixo o Maestro Forró:

    Carnaval, Frevo e muita Animação é no Recife

    No sábado, sai o maior bloco do mundo, O Galo da Madrugada que reúne mais de 2,5 milhões de foliões. O tema desse ano será “ Galo  Frevo  Manguebeat” e vai homenagear Chico Sciense que foi o líder da Nação Zumbi. Os foliões costumam chegar muito cedo. Antes das 7h o movimento já é grande. O bloco sai as 9:30 e os trios elétricos tocam até as 18:00h. Muitos foliões já saem do Galo para assistir os shows no Marco Zero. Não é necessário comprar camiseta para participar é só acompanhar a multidão. 

    Quem quiser, pode comprar a camiseta oficial do Galo 2016 na sede do bloco na Rua da Concórdia  984 Bairro de São José ou no Supermercado Extra. Ela custa R$ 25,00. O Galo vem com vários carros alegóricos e 30 trios elétricos e muitos camarotes.

    Eu e meu namorado fomos acompanhar o Galo mas quando vimos a multidão não tivemos coragem! Era muita gente, fiquei com medo. Resolvemos ir para Olinda.

    Link com a lista de camarotes para o Galo da Madrugada: Programação Galdo da Madrugada

    Veja abaixo a quantidade de foliões que acompanham o Galo da Madrugada: 

    Carnaval, Frevo e muita Animação é no Recife

    Veja abaixo o Desfile do Galo da Madrugada (Carlinhos Brown):

    Carnaval, Frevo e muita Animação é no Recife

    Na segunda feira de carnaval, acontece a Noite dos Tambores Silenciosos, onde todas as nações de maracatus vão prestar homenagem aos eguns (ancestrais) no Pátio do Terço. À meia noite todos os tambores silenciam para reverenciar os seus antepassados, num espetáculo de grande emoção.

    Recife possuirá ao todo 52 polos distribuídos por toda cidade. Sendo 9 centrais e  34 distribuídos pelos bairros, três infantis e seis corredores de folia, com concertos dos maestros Formiga, Duda, Nunes, Lessa e Edson Rodrigues.  Os palcos centrais ficam no Marco Zero, Praça do Arsenal, Rua da Moeda (Polo do Samba na Moeda), Cais da Alfândega (Rec-Beat), Pátio do Terço (Polo Afro), Pátio de São Pedro, Mercado da Boa Vista, Praça da Independência (Quartel General do Frevo) e Avenida Nossa Senhora do Carmo (Concurso). Os locais destinados à programação para as crianças são os parques Dona Lindu, Jaqueira e Parque de Santana. Procure saber da programação, na central do carnaval no Marco Zero.

    Veja abaixo o Polo do Arcenal no Marco Zero com Alceu Valença:

    Carnaval, Frevo e muita Animação é no Recife

    O carnaval no Recife Antigo é muito organizado, com muitos banheiros químicos, barracas com comidas e muita bebida. Os shows acontecem durante à noite, portando durante o dia a melhor opção é ir para Olinda.

    O frevo é uma dança linda que arrasta multidões. É uma mistura de marcha, maxixe e elementos da capoeira. Uma dança de passos complicados, muita improvisação, que misturam rodopios, gingados, passos miúdos, malabarismos entre outros. Os dançarinos utilizam ainda uma sombrinha colorida (aberta) enquanto dançam.

    Carnaval, Frevo e muita Animação é no Recife

    Os demais dias continuam com muita animação. Na terça feira, no encerramento, tem o encontro das Orquestras de Frevo, que ao amanhecer descem do palco e se misturam com os foliões.

    Nunca me esquecerei do show da Elba Ramalho que assisti no Marco Zero, ela é uma grande cantora e sabe levar a multidão a loucura. Se você pretende passar o carnaval em Recife não perca o show dela, é maravilhoso!!!

    Carnaval, Frevo e muita Animação é no Recife

    Foi um carnaval inesquecível. Voltava para casa quando amanhecia. Ainda assistia os garis limpando a cidade dançando e tocando pandeiro.

     

    Com certeza o Recife tem o melhor carnaval do Brasil! Como dizia o compositor Luis Bandeira: 

    “É de fazer chorar quando o dia amanhece e obriga o frevo acabar 

    Oh quarta feira ingrata chega tão depressa só pra contrariar”

    Dicas:

    Para aproveitar o carnaval em Recife procure não ir de chinelo, principalmente no Galo, pois quando tocam o frevo Vassourinha ninguém segura os foliões e com certeza você vai perder ou quebrar seu chinelo e passe protetor solar.

    Na semana que vem publicaremos um post sobre o Carnaval de Olinda, continue nos acompanhando para não perder! 

    E aí Gostou, Não Gostou? Deixe Seu Comentário: